Vi uns argumentos terríveis para defender a religião e enchurradas de críticas em relação a mesma porque por aqui os ateus e céticos são grande maioria.
Precisamos de religião para sermos felizes? Não.
É ser ignorante ter uma religiosidade? Ninguém até agora me provou que é. Em muitas religiões há sim a presença de ignorância, mas calma lá, falamos de religiosidade como um todo. Eu sou religioso mas não acredito num deus que faça as coisas acontecerem, não creio em nenhum dogma, pecado nem nada do gênero. Eu estou lendo e lendo, várias religiões me vêm à cabeça e APENAS as religiões CRISTÃS se encaixam nos ataques que vocês estão fazendo.
Enquanto não me provarem que qualquer forma de religiosidade é ignorância eu vou continuar batendo nessa tecla... Sou religioso mas nem por isso nada do que a ciência diz contradiz minhas crenças. A única coisa, talvez, é algo que alguns cientistas e céticos dizem: que Divindade(e algo superior) não existem. O que é uma declaração tão sem provas como afirmar sua existência.
O pessoal aqui está se prendendo muito a debater cada argumento que o outro utilizou, e não de fato avançando ou explicando idéias novas. Só vejo o velho "isso é estupido, por que todos sabem que deus não existe" (ninguém usa essas palavras, mas reduzindo a idéia ao máximo, é exatamente isso...)
E outra. Atacar a Religião jogando-a como culpada de guerras e etc... fala sério, é uma das idéias mais fracas que já vi. Humanos guerreiam por tudo, não é a religião que faz isso, é o ódio e a ignorância. E outra, até onde pude me lembrar, as guerras movidas por religião só saíram de dois lugares: problemas políticos fantasiados de guerra santa e instituições inescrupulosas que se dizem a voz de Deus. Cruzadas: igreja católica, uma instituição no mínimo podre cheia de velhos e pedófilos com igrejas revestidas em ouro... religião??? Se eles falam que têm a palavra de Deus problema deles, eu e a maioria das religiões no mundo não vão nessa... guerras no oriente médio? Estudem história e todo o espectro político deles. Guerra santa é a última coisa haver com a história, é uma desculpa para resolver os velhos problemas territoriais.
Desista dessa de que Religião manipula as massas. Algumas instituições religiosas o fazem. Concordo que isso é estúpido, mas daí a atacar a religiosidade como um todo?
Venham com argumentos mais fortes do que isso, por favor.