Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor ProxAlestorm em 16 Dez 2010, 22:43

Eltor Macnol escreveu:Eu entendo. Mas a minha pergunta se refere a esse exemplo também. Essas passagens são conflitantes. Em um ponto a bíblia incita violência e discriminação, em outro prega o perdão e amor incondicional ao próximo.

Meu ponto é: se a bíblia contradiz a si mesma, e exige que o leitor já tenha a capacidade prévia de discernir o bem do mal antes de lê-la, ela não cumpre a função de guia ético ou moral.

Bem, isso depende do ponto de vista de cada um, porque pelo fato da mesma ter sido escrita em outros idiomas, que as vezes possuem verbetes sem tradução direta para o port. e a mesma já ter sido traduzia diversas vezes, fica complicado fazer um estudo do livro, para se guiar ética ou moralmente, sem devida orientação. Falo de pessoas que estudam hebraico e grego para tentar explicar as passagens da forma mais clara possível.
Além disso Eltor, o que vc afirma que bíblia incita como discriminação para Deus se chama PECADO e Jesus não diferencia homicídio de adultério, ou mesmo homossexualismo. Na Bíblia, com os católicos gostam de usar não há nada como Pecados Capitais. E não há incentivo de violência, a não ser em leis já abolidas como a do "Olho por Olho e Dente por Dente". Se vc procurar pelo Novo Testamento todo vc não vai achar nenhuma orientação a praticar nenhum tipo de violência. Pelo contrário, até mesmo informa que se vc receber um tapa em um face, vc deve virar a outra face para quem te bateu. Bem esse livro é de certa forma complexo e analisá-lo de forma superficial, como a grande maioria faz, realmente deixa muitas brechas para as "contradições".
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Emil em 16 Dez 2010, 23:08

_Virtual_Adept_ escreveu:Antissemitismo rules!

ProxAlestorm escreveu:Antissemitismo FTW!

Pronto, corrigi pra voces.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Iuri em 16 Dez 2010, 23:13

ProxAlestorm escreveu:E não há incentivo de violência, a não ser em leis já abolidas como a do "Olho por Olho e Dente por Dente". Se vc procurar pelo Novo Testamento todo vc não vai achar nenhuma orientação a praticar nenhum tipo de violência. Pelo contrário, até mesmo informa que se vc receber um tapa em um face, vc deve virar a outra face para quem te bateu.

Não fazer menção a uma prática não é o mesmo que abolir a prática.
Mesmo o dar a outra face não tem nada a ver com matar pecadores (e se você apanhou deve ter tido uma razão :haha: ).

Eltor escreveu:Meu ponto é: se a bíblia contradiz a si mesma, e exige que o leitor já tenha a capacidade prévia de discernir o bem do mal antes de lê-la, ela não cumpre a função de guia ético ou moral.

Vamos considerar que Deus exista, mas não possua uma forma de raciocinio igual a nossa (no sentido de não pensar mesmo... como se ele fosse a "personificação do amor", logo irracional). E considerando que a biblia não foi escrita por Deus, mas sim por homens inspirados por ele (a inspiração será bastante subjetiva, já que O Cara não é muito lógico mesmo) não me parece obrigatória que este livro tenha que ser extremamente conciso e cheio de lógica. Ou seja, talvez ela não explique direito o que é certo e o que é errado, mas isso não muda o fato de que existe um certo e um errado perante Deus :haha:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor ProxAlestorm em 16 Dez 2010, 23:24

Emil escreveu:

I'm a troll, I'm happy! :rolando:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Dez 2010, 23:28

Emil escreveu:

Cara, eu não faço ideia de qual é a filosofia de um judeu, hoje em dia. Mas garanto que ela passa bem longe da Lei Mosaica.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 17 Dez 2010, 00:01

Cara, eu não faço ideia de qual é a filosofia de um judeu, hoje em dia. Mas garanto que ela passa bem longe da Lei Mosaica.

Isso depende muito do secto judaico que alguém faz parte. Os Haredi e os Ortodoxos são adeptos mais estritos das palavras dos Profetas e tem alguma abertura para escritos rabínicos (esse conjunto é chama de Halakha ou Halacho), enquanto versões mais conservadoras veem importância também na literatura "exegética" e "artística" que formam um "corpus" chamado de Aggadah ou Aggadá (numa analogia muito forçada, pense na Halakha como a Bíblia e as Encíclicas Bíblicas soltas pelo Papa, enquanto o Aggadah são as sugestões, parábolas e histórias catequéticas). Esses sectos fazem todo o possível para seguir a Lei Mosaica e tem uma série de invenções e práticas muito peculiares para, por exemplo, não realizar nenhuma atividade proíbida (tais atividades são chamadas de "Melachot" e há listas com 39 atividades, incluindo não cuspir na direção contrária ao vento) no Shabat. Há até uma companhia, a Kosher Innovations dedicada para isso - e isso me lembra de uma história que provavelmente não é verdadeira, onde cristãos que observavam a tradição de só comer pescados na Páscoa tiveram a genial idéia de jogar seus animais ou pedaços deles em lagos e depois pegá-los com varas, afinal, eles passaram a ser "pescados" depois disso. :bwaha:

Já as versão mais "moderninhas", messiânicas e mesmo atéias (Judaísmo Secular ou Humanistas) tentam seguir o "Espírito" da Lei Mosaica - mais ou menos como os "Catolicões" e "Crentões" de hoje em dia fazem.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Dez 2010, 00:07

Elfo, mas eu falo da parte das punições, mesmo.

Ao menos, não ouço falar de judeus matando adúlteras por apedrejamento.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Dez 2010, 11:52

Tchê, o único momento em que eu vejo cristãos renunciando o antigo testamento é quando discutem em tópicos de religião na internet. :b Quando começar a ser vendida (e se popularizar nas igrejas) a Bíblia 2.0, que só tem o Novo Testamento, eu devo dar algum peso a esse argumento.

Aliás, me bateu até uma curiosidade, alguém teria dados concretos de qual a porcentagem dos cristãos que renega o Antigo Testamento?

Além disso Eltor, o que vc afirma que bíblia incita como discriminação para Deus se chama PECADO e Jesus não diferencia homicídio de adultério, ou mesmo homossexualismo.

Cara, chama de pecado algo que é completamente natural à espécie (a muitas e muitas espécies, na verdade), e gera muito preconceito e discriminação por causa disso. Note que isso não se resume ao antigo testamento, no novo também, graças ao Paulo. O que supostamente devia ser o maior ensinamento moral da bíblia ("amai ao próximo como a ti mesmo") não é exatamente forte o bastante pra fazer a maioria dos cristãos deixar essa discriminação de lado.

Também tem outros problemas que são independentes do Antigo Testamento, por exemplo as promessas de cura por oração, que resultam em vertentes como a Christian Science que deixam bebês morrerem por negarem ajuda médica, já que "rezando com fé verdadeira Deus vai curar"... mas aí já são grupos mais radicais.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Cebolituz em 17 Dez 2010, 12:48

Vocês nunca receberam aquelas mini-bíblias de graça no tempo de escola, onde só tinha o Novo Testamento e do antigo só se aproveitavam os Salmos e Provérbios?
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Iuri em 17 Dez 2010, 12:53

Se alguém quiser eu devo ter umas 3 :P
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor ProxAlestorm em 17 Dez 2010, 13:25

Eltor Macnol escreveu:Tchê, o único momento em que eu vejo cristãos renunciando o antigo testamento é quando discutem em tópicos de religião na internet. :b Quando começar a ser vendida (e se popularizar nas igrejas) a Bíblia 2.0, que só tem o Novo Testamento, eu devo dar algum peso a esse argumento.

Aliás, me bateu até uma curiosidade, alguém teria dados concretos de qual a porcentagem dos cristãos que renega o Antigo Testamento?

Além disso Eltor, o que vc afirma que bíblia incita como discriminação para Deus se chama PECADO e Jesus não diferencia homicídio de adultério, ou mesmo homossexualismo.

Cara, chama de pecado algo que é completamente natural à espécie (a muitas e muitas espécies, na verdade), e gera muito preconceito e discriminação por causa disso. Note que isso não se resume ao antigo testamento, no novo também, graças ao Paulo. O que supostamente devia ser o maior ensinamento moral da bíblia ("amai ao próximo como a ti mesmo") não é exatamente forte o bastante pra fazer a maioria dos cristãos deixar essa discriminação de lado.

Também tem outros problemas que são independentes do Antigo Testamento, por exemplo as promessas de cura por oração, que resultam em vertentes como a Christian Science que deixam bebês morrerem por negarem ajuda médica, já que "rezando com fé verdadeira Deus vai curar"... mas aí já são grupos mais radicais.

O A.T não deve ser renegado, você me comprendeu mal amigo. Eu afirmei que apenas algumas Leis foram alteradas e/ou abolidas. Mesmo porque se renegássemos o A.T estaríamos renegando processos como A Criação e as várias profecias, que depois foram cumpridas no N.T.
Além disso pelo fato de Deus nos amar, que ele nos condicionou à regras, ou mandamentos, assim como fazem os pais aos filhos. E portanto, nem tudo que a maioria das pessoas considera como Amor está correto aos olhos do Senhor. Se você considera o homossexualismo como "natural à espécie", gentileza me informe algum tipo de espécie onde 2 seres do mesmo sexo se reproduzem entre si. Gentileza entenda também, que não devemos discriminar as pessoas por suas escolhas, ou mesmas julgá-las afinal Deus nos deu livre arbítrio. Mas há escolhas e escolhas e cada uma delas te guia a um caminho diferente.
Em ralação a cura por Deus, realmente existem pessoas com Dons Espirituais, entre eles a Cura, mas da mesma forma Deus, sendo perfeito, fez do homem um ser inteligente e o capacitou para várias coisas, entre elas estudar medicina e aplicá-la. Da mesma forma te darei outro exemplo: não é porque eu creio que o Senhor guarda a minha vida, que eu irei me aventurar em um lugar ermo, num horário inoportuno, dando brechas ao perigo e colocando minha vida em risco. Deus nos orienta a "vigiar e orar", não apenas a orar.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor GoldGreatWyrm em 17 Dez 2010, 13:50

Many taxonomic groups of animals (mostly invertebrates), do not have separate sexes. In these groups, hermaphroditism is a normal condition, enabling a form of sexual reproduction in which both partners can act as the "female" or "male." For example, the great majority of pulmonate snails, opisthobranch snails and slugs are hermaphrodites. Hermaphroditism is also found in some fish and to a lesser degree in other vertebrates. Most plants are also hermaphrodites.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor ProxAlestorm em 17 Dez 2010, 13:58

GoldGreatWyrm escreveu:Many taxonomic groups of animals (mostly invertebrates), do not have separate sexes. In these groups, hermaphroditism is a normal condition, enabling a form of sexual reproduction in which both partners can act as the "female" or "male." For example, the great majority of pulmonate snails, opisthobranch snails and slugs are hermaphrodites. Hermaphroditism is also found in some fish and to a lesser degree in other vertebrates. Most plants are also hermaphrodites.

That's good you quoted hermaphrodites.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Agnelo em 17 Dez 2010, 14:04

Alestorm escreveu:Se você considera o homossexualismo como "natural à espécie", gentileza me informe algum tipo de espécie onde 2 seres do mesmo sexo se reproduzem entre si.

E eu gostaria que tu me informasse onde está escrito que é necessário gerar prole pra ser "natural".
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor ProxAlestorm em 17 Dez 2010, 14:19

Locke Winchester escreveu:
Alestorm escreveu:Se você considera o homossexualismo como "natural à espécie", gentileza me informe algum tipo de espécie onde 2 seres do mesmo sexo se reproduzem entre si.

E eu gostaria que tu me informasse onde está escrito que é necessário gerar prole pra ser "natural".

Simplesmente é apenas contrário a vida. A ordem natural dos seres vivos seria: nasce, cresce se reproduz e morre, mas realmente muitas pessoas não dão a miníma pra isso. Fazer o que né? Cada um tem direito de "viver" sua vida como bem entender. ^_^
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic