Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Mar 2011, 21:21

Balela. A maioria dos religiosos usa lógica muito bem na maioria absoluta dos assuntos da sua vida. O fato de ter UMA crença que eles mantêm mesmo contra argumentos lógicos não significa que sejam incapazes de compreendê-los. Da mesma forma que você pode ter uma pessoa totalmente racional e sensata, mas que acredita em horóscopos, ou homeopatia, ou ETs, ou na bolinha de papel do José Serra... :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sampaio em 10 Mar 2011, 21:27

Se alguem conseguir me dar uma argumentação totalmente lógica de que ser religioso é totalmente fail (sem usar religiões especificas), ganha uma passatempo.

Juro que eu consigo e sem muito esforço.

Quer dizer... Vc está querendo dizer "demonstre que não existem motivos lógico-racionais para ser religioso", certo? Não que ser religioso implique em ser irracional em todas as coisas da vida, pq isso obviamente não é verdade.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Madrüga em 10 Mar 2011, 21:41

Mas aí não tem aquela coisa de não poder representar Maomé visualmente? Se alguém representou, os caras podem achar ofensivo, simplesmente.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Iuri em 10 Mar 2011, 21:45

Sampaio escreveu:Quer dizer... Vc está querendo dizer "demonstre que não existem motivos lógico-racionais para ser religioso", certo? Não que ser religioso implique em ser irracional em todas as coisas da vida, pq isso obviamente não é verdade.

Na verdade não. A minha proposta é a seguinte: Demonstre que existe motivo lógico-racional para não ser religioso. Lembrando que não haver motivo para ser não é motivo para não ser.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor crudebuster em 10 Mar 2011, 21:50

Iuri escreveu:A escolha do vencedor.

Droga, respondi pro crude de novo.

Que preconceito contra minha pessoa. Vou fundar uma Igreja Crudista e processar você por discriminação. ^_^

Normalmente, as pessoas religiosas coexistem pacificamente. Você nem precisa saber que tambor elas batem pra conviver socialmente.

Você compra coisas delas, discute idéias, discorda, concorda...

Quando uma pessoa mostra sua religião às outras, é como se estivesse falando de suas partes pudendas. Protege, justifica, tira o seu da reta, fala mil maravilhas... E deixa os maus exemplos, os radicais, os que aparecem nas notícias fazendo vexame, os ladrões, os estupradores, os ingênuos que insistem que sua fé mesmo sendo usada para fins malévolos ou mundanos deve ter direito de ser exercida sem restrições completamente fora de seu escudo.

Não estamos falando de algo como gostar ou não de uma religião, ou de bundas desnudas, vadiagem no big brother e axé no carnaval.

Eles gostam de fingir que se respeitam quando algo maior, a liberdade de expressão laica do estado de direito democrático os assenta no mesmo palanque.

É só adicionar poder e massas de manobra que qualquer religião ou falta dela, diga-se de passagem, mostra as garrinhas de sua natureza nada divina, castrando clítorises e prepúcios, apedrejando mulheres, tacando fogo em bruxas e chamando crianças de feiticeiros, sem falar no culto à carga, que é praticamente o cúmulo do absurdo em que a mente humana se meteu aproveitando a religiosidade em sua evolução...

Não precisa ser o Spock e tratar a razão como uma religião, mas evitar esses caras já faz um tremendo bem pra sua cabeça. Sério.

Por essas e outras, antes de apostar biscoito contra ateus, prepare o Visa pros mariachis não fazerem flashmob em você. :)
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Iuri em 10 Mar 2011, 22:01

Não apostei biscoito contra ateus, apenas propus um desafio para qualquer um, ateu ou não (eu não sou religioso também). Você pode tentar também. E eu não tenho medo de mariachis porque não sei o que são :linguinha:

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor crudebuster em 10 Mar 2011, 22:13

Iuri escreveu:Não apostei biscoito contra ateus, apenas propus um desafio para qualquer um, ateu ou não (eu não sou religioso também). Você pode tentar também. E eu não tenho medo de mariachis porque não sei o que são :linguinha:

Não sabe o que são mariachis, nem leu a minha mensagem por puro preconceito e arrogância contra trolls. Estou profundamente ofendido. :furioso:

Vou resumir pra você: Religiões falham porque levam humanos a serem liderados por motivos obtusos de outros humanos, sem chance de discussão ou argumentação em contrário perante o sagrado, que na verdade não passa de fumaça e espelhos, truques baratos que funcionam desde a idade da pedra pra favorecer pessoas que não trabalham ou não queriam trabalhar com a desculpa de que eram responsáveis pela religação do mundano com o divino... Religião.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mariachi
crudebuster

Mensagempor Emil em 10 Mar 2011, 22:24

Tem que ver isso aí. Se o Iuri tiver que ler todas as bobagens que vão escrever, alguém tem que dar passatempo pra ele também.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor crudebuster em 10 Mar 2011, 22:29

Emil escreveu:Tem que ver isso aí. Se o Iuri tiver que ler todas as bobagens que vão escrever, alguém tem que dar passatempo pra ele também.

Que legal. Bom, de fome ele não morre.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Iuri em 10 Mar 2011, 22:56

Crude, você está confundindo religiões com instituições religiosas.
E muitas religiões permitem (mesmo as que não incentivam) sim a discussão e argumentação de certos dogmas. É por causa dessas discussões que acontecem certas cisões, inclusive.

Iuri

Mensagempor Armitage em 10 Mar 2011, 23:04

Crude escreveu:Vou resumir pra você: Religiões falham porque levam humanos a serem liderados por motivos obtusos de outros humanos, sem chance de discussão ou argumentação em contrário perante o sagrado, que na verdade não passa de fumaça e espelhos, truques baratos que funcionam desde a idade da pedra pra favorecer pessoas que não trabalham ou não queriam trabalhar com a desculpa de que eram responsáveis pela religação do mundano com o divino... Religião.

Acho que isso se aplica bem ao ocidente, mas não tão bem ao oriente. O Budismo, por exemplo, prega que você só deve aderir àqueles ensinamentos que concordar. Se não concordar com nenhum, beleza também - o importante é você seguir sua própria razão.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor crudebuster em 10 Mar 2011, 23:20

Iuri escreveu:Crude, você está confundindo religiões com instituições religiosas.
E muitas religiões permitem (mesmo as que não incentivam) sim a discussão e argumentação de certos dogmas. É por causa dessas discussões que acontecem certas cisões, inclusive.

Ah sim, as religiões caíram do céu direto nas cabeças dos crentes, né mesmo? Foi você que pediu argumentos contra todas elas.

Só há algum respeito entre religiões quando todas são tratadas pelas pessoas que as professam como coisa pessoal, de dentro do templo, e da boca pra dentro.

Assim, com a liberdade que o estado secular dá a todas, elas fingem que não vão se matar como faziam antigamente, logo quando aparecia uma cisão, os hereges eram crucificados ou espancados mesmo.

Tudo que há de bom nas religiões pode ser feito sem a necessidade delas; Caridade, altruísmo, busca pela paz interior... O problema é que os caras calmos e ordeiros, como você, acham que esse ninho de cobras pode ser medido e ditado pelas coisinhas bonitas que eles dizem pra atrair trouxas como abelhas ao caldo de cana com pastel de queijo prato.

Faz menos de uma semana eu acho, mataram a tiros um camarada no Paquistão que era favorável a reformas na lei da blasfêmia deles...

Deu poder, ferrou. Toda religião vira uma corrupção e corrida pelo poder só.

Silva escreveu:Acho que isso se aplica bem ao ocidente, mas não tão bem ao oriente. O Budismo, por exemplo, prega que você só deve aderir àqueles ensinamentos que concordar. Se não concordar com nenhum, beleza também - o importante é você seguir sua própria razão.

Ah, o budismo é bonzinho e legal porque não se mete com política. De certa forma nem é religião, é quase filosofia bruta. Não tem deuses, não tem papas, nem imãs, nem nada. Todos os monges são ascetas, um termo muito interessante pra dizer "mendigo com moral".

Quem me dera todas as religiões fossem assim. Não teríamos meninas sem clítoris em países muçulmanos nem padres pedófilos nas catequeses mundo afora. E eu não estaria aqui discutindo essa merda ao invés de exercitar meu português com cousas decentes pra escrever mais oito páginas de Word pro meu conto ridículo.
crudebuster

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Mar 2011, 23:31

Qualquer um que concorde com o crude nesse aspecto precisa se lembrar de uma ressalva:

Lógica pode ser construída com base em qualquer axioma. Empiricamente, não existe raiz de números negativos, mas, dados certos axiomas, isto se torna possível.

Então, argumentar que é necessário ser ilógico ou irracional para se ter uma crença religiosa é... irracional. Eu posso partir de princípios diferentes dos de vocês e chegar a uma conclusão igualmente lógica, válida e concisa, que envolva teísmo.

E ainda que se fale em empirismo, certas ciências também são construídas sobre coisas que ainda não podem ser analisadas empiricamente, e, se podem, ainda não foram.

Não é à toa que utilizam o termo "modelo" para diversos estudos: porque usamos modelos, baseados em ideias lógicas, de "objetos" reais. Estes modelos estão sujeitos a mudança, e não dá para se dizer que um dia representarão perfeitamente o objeto de estudo.

Não quero insinuar que o conhecimento científico é equivalente a conhecimento religioso, ou que o conhecimento científico é inválido. Estou apenas mostrando que as críticas dadas não fazem tanto sentido quanto se apregoa.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Iuri em 10 Mar 2011, 23:47

Crude escreveu:Bastante coisa, mas nada dizendo "porque não ser religioso"

No máximo tu falou sobre barbáries cometidas em nome de religiões, mas a não ser que você esteja insinuando que ter uma fé seja o motivo destas pessoas terem feito estas coisas, então você ainda não respondeu a minha pergunta inicial.

Iuri

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Mar 2011, 23:54

_Virtual_Adept_ escreveu:Qualquer um que concorde com o crude nesse aspecto precisa se lembrar de uma ressalva

Acho que ninguém concorda muito com o que o Crude está dizendo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic