Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Mar 2011, 15:45

_Virtual_Adept_ escreveu:
_Virtual_Adept_, mesmo o Silva tendo exagerado em escolher os exemplos mais absurdos, boa parte do que ele mencionou ("declarando guerra contra individuos ou grupos de crenças diferentes, inferiorizando homossexuais, inferiorizando seguidores de outras crenças"), e que seria supostamente abolido pela tua interpretação do "Cristinho Paz e Amor", é praticado de forma corriqueira por tantas denominações cristãs que eu perderia o meu tempo e o teu postando exemplos aqui.

Você está praticamente se tornando uma encarnação viva da falácia No True Scotsman, dizendo que o cristianismo "DE VERDADE" são apenas quaisquer subgrupos que não pratiquem nenhuma política incômoda, e o resto a gente deve fingir que não existe. Pra quê?

Ou então, vai lá, pega uma passagem pra Brasília e vai convencer o Silas Malafaia que a cruzada dele pra negar direitos civis aos homossexuais é algo não-cristão. Faz lá um duelo ao pôr do sol, Hermenêutica x Hermenêutica, e convence ele que os teus trechos preferidos da bíblia são mais canon que os trechos preferidos dele. Boa sorte, vai precisar.

Só espero que tu entenda que não é a mim que tu precisa convencer, e sim ao resto dos cristãos do mundo.

Bem, nesses aspectos eu não discordo. Estava me referindo, especificamente, à ideia que o Silva apresentou sobre pregar intolerância e arrependimento.

E Silas Malafaia é respeitável? A igreja que ele fundou não tem características de culto? :P

Eu não acho respeitável. Você também não. Isso faz que diferença? Nenhuma. Tem uma quantidade absurda de fiéis, é um subgrupo influente na sociedade. Por isso é perda de tempo ficar discutindo o que é "canon" ou não. O que interessa é o que existe no mundo, não o que está no papel.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Mar 2011, 23:06

Eltor Macnol escreveu:
_Virtual_Adept_ escreveu:
_Virtual_Adept_, mesmo o Silva tendo exagerado em escolher os exemplos mais absurdos, boa parte do que ele mencionou ("declarando guerra contra individuos ou grupos de crenças diferentes, inferiorizando homossexuais, inferiorizando seguidores de outras crenças"), e que seria supostamente abolido pela tua interpretação do "Cristinho Paz e Amor", é praticado de forma corriqueira por tantas denominações cristãs que eu perderia o meu tempo e o teu postando exemplos aqui.

Você está praticamente se tornando uma encarnação viva da falácia No True Scotsman, dizendo que o cristianismo "DE VERDADE" são apenas quaisquer subgrupos que não pratiquem nenhuma política incômoda, e o resto a gente deve fingir que não existe. Pra quê?

Ou então, vai lá, pega uma passagem pra Brasília e vai convencer o Silas Malafaia que a cruzada dele pra negar direitos civis aos homossexuais é algo não-cristão. Faz lá um duelo ao pôr do sol, Hermenêutica x Hermenêutica, e convence ele que os teus trechos preferidos da bíblia são mais canon que os trechos preferidos dele. Boa sorte, vai precisar.

Só espero que tu entenda que não é a mim que tu precisa convencer, e sim ao resto dos cristãos do mundo.

Bem, nesses aspectos eu não discordo. Estava me referindo, especificamente, à ideia que o Silva apresentou sobre pregar intolerância e arrependimento.

E Silas Malafaia é respeitável? A igreja que ele fundou não tem características de culto? :P

Eu não acho respeitável. Você também não. Isso faz que diferença? Nenhuma. Tem uma quantidade absurda de fiéis, é um subgrupo influente na sociedade. Por isso é perda de tempo ficar discutindo o que é "canon" ou não. O que interessa é o que existe no mundo, não o que está no papel.

Ok, consideremos isso o ponto de concordância.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 14 Mar 2011, 06:27

Mas existem outras que estão óbvias, e a opinião de Cristo quanto a apedrejamento e a intolerância está claramente expressa no decorrer do Novo Testamento. Assim como Cristo é o Salvador, na visão cristã, o cristianismo prega a redenção pelo perdão e pelo amor.

Exatamente - mas a questão da validade ou não (e se ela é "suficiente" ou não) da "Lei" (ou Lei Mosaica) para Cristãos é uma área espinhosa desde a origem do Cristianismo (basta ver que uma boa porção do Novo Testamento é dedicado justamente a essa questão e posições diferentes são dadas por Paulo - o "apóstolo" dos gentios" - e por Pedro - aquele que considerava o Cristianismo uma "quase extensão" do Judaísmo) e logo nos primeiros séculos foi o principal assunto abordado pelos grandes teólogos (hoje chamado de "proto-ortodoxos").

Comprei "Buddhism for Dummies" outro dia só por curiosidade sobre essa religião, e andei lendo no ônibus pro trabalho. E cara, a diferença de maturidade entre o Budismo e as abraâmicas é algo ABISMAL.

Parei de ler aqui. E claro, eu tenho que usar essa tirinha de novo:

Imagem
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 14 Mar 2011, 08:30

elven escreveu:Parei de ler aqui. E claro, eu tenho que usar essa tirinha de novo: [imagem que não diz absolutamente nada]

..e seu ponto é ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Magyar em 14 Mar 2011, 16:37

Mesmo Buda sendo um homem comum, continua sendo venerado como um Deus.
Rezam para ele, veneram ele... sendo o Budismo um modo de vida, não convém viver não só de acordo com os ensinamentos dele, mas assim como o próprio aprendizado do viver?

Revendo alguns argumentos poraqui, lembrei de uma tirinha. Não sei se já postei.
SPOILER: EXIBIR
Imagem

http://www.umsabadoqualquer.com/486-religioes/

Vale a pena conferir as tirinhas do blog. Ao meu ver, se existe mesmo um Deus, ele seria muito parecido com algo do tipo. :linguinha:
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Madrüga em 14 Mar 2011, 19:19

Armitage escreveu:
elven escreveu:Parei de ler aqui. E claro, eu tenho que usar essa tirinha de novo: [imagem que não diz absolutamente nada]

..e seu ponto é ?

Tá cheio de gente que adora falar sobre o que não entende?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Armitage em 14 Mar 2011, 19:31

Meu deus, isso não vai ter fim enquanto não cairmos na porrada.

Ok Madruga, eu desisto. Escolhe o dia, hora e as armas.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Eltor Macnol em 14 Mar 2011, 19:38

Tem nada de pessoal no argumento dele, Silva.

O que está sendo apontado é bem simples: por mais "avançado" que seja o Budismo comparado com outras religiões mais jovens, ele continua acreditando e defendendo a existência de coisas sobrenaturais.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Agnelo em 14 Mar 2011, 19:44

Nós ocidentais vemos o budismo de um jeito diferente do que vemos as religiões daqui.

Quem está incluso em sociedades que tem formação budista vive a religião de forma muito parecida com a que o pessoal daqui vive o cristianismo, por exemplo.

E, na boa, se o budismo é tão leve e ausente de controle... como diabos tu me explica as teocracias budistas?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Madrüga em 14 Mar 2011, 19:45

E eu estava meramente explicando o ponto do Elven, que você aparentemente não entendeu e PERGUNTOU do que se tratava.

Falando em se tratar... tasca um psicólogo nesse complexo aí, Silva. Só tou te respondendo uma pergunta que você mesmo fez, sai dessa defensiva.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Armitage em 14 Mar 2011, 19:55

O que está sendo apontado é bem simples: por mais "avançado" que seja o Budismo comparado com outras religiões mais jovens, ele continua acreditando e defendendo a existência de coisas sobrenaturais.

Sim Eltor, sei disso. E em nenhum momento afirmei o contrário.

E eu estava meramente explicando o ponto do Elven, que você aparentemente não entendeu e PERGUNTOU do que se tratava.

Perguntei e continuo perguntando:

O que diabos tem a ver um japa orando com o que eu afirmei em relação à maturidade do budismo em relação às abraâmicas?

Em outras palavras: afirmei que o budismo respeita a inteligência do praticante, sugerindo seus ensinamentos, enquanto as abraâmicas tratam seus praticantes como um pai despótico trata um filho submisso, impondo seus ensinamentos deterministica e maniqueísticamente.

O que diabos isso tem a ver com UM MALDITO JAPA REZANDO ???

Armitage

Mensagempor Elven Paladin em 14 Mar 2011, 20:24

Sequer é uma questão de interpretação. Se você pegar e ler Mateus, vai notar que Jesus se posicionou claramente contra o olho por olho da Lei Mosaica, além de ter impedido o apedrejamento de uma adúltera em João.

Se isso não é canon, o que é?

Na verdade, a situação é muito mais problemática do que parece, já que em Mateus é onde Jesus defende mais explicitamente a Lei Mosaica, vide Mateus 5, do 17º ao 21º versículo:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (E o que segue a isso é uma exortação ao "Que dizem os Antigos', ou seja, justamente a Lei de Moisés).

É por esse trecho e por outros que Mateus é o Evangelho preferido por Cristãos "Judaizantes" e era o único dos 4 Evangelhos Canônicos que era aceito pelos Cristãos Ebionitas (um movimento "herético" da Era Comum que via o Cristianismo como um ramo do Judaísmo, não uma nova religião), com exceção óbvia dos dois primeiros capítulos do Evangelho (que descrevem o nascimento virginal de Cristo).

E quanto ao apedrejamento da adúltera (talvez a história bíblica mais lembrada do Novo Testamento), ele é possivelmente uma adição posterior de escribas, já que os mais antigos (e relativamente confiáveis) manuscritos de João (encontrados em Alexandria, onde se localizava uma das maiores comunidades cristãs da Era Comum) não contém essa passagem.

O que diabos tem a ver um japa orando com o que eu afirmei em relação à maturidade do budismo em relação às abraâmicas?

Simples, a sua afirmação não se sustenta. Você toma por base a visão ocidentalizada e elitizada de Buda, onde ele é um sábio filósofo (e insira elogios rasgados ao Budismo) e não simplesmente uma figura que se tornou mítica, divina ou algo muito próximo disso e que é tratada pela maioria dos seus seguidores.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor crudebuster em 14 Mar 2011, 20:33

*suspiro* Acho que digitar em português não está adiantando. Acabei de dizer isso e fui ignorado... Melhor continuar trollando.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Mar 2011, 00:05

God is Love: http://www.youtube.com/watch?v=7UmotTE-VlY

(Eu acho difícil acreditar que seja sério, talvez ela esteja só trollando, mas tem vídeos postados por ela há mais de um ano, falando que o Haiti também tinha sido punido por deus, não acredito que uma troll duraria tanto tempo.)
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Cak em 15 Mar 2011, 00:41

Na verdade, a situação é muito mais problemática do que parece, já que em Mateus é onde Jesus defende mais explicitamente a Lei Mosaica, vide Mateus 5, do 17º ao 21º versículo:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (E o que segue a isso é uma exortação ao "Que dizem os Antigos', ou seja, justamente a Lei de Moisés).

É por esse trecho e por outros que Mateus é o Evangelho preferido por Cristãos "Judaizantes" e era o único dos 4 Evangelhos Canônicos que era aceito pelos Cristãos Ebionitas (um movimento "herético" da Era Comum que via o Cristianismo como um ramo do Judaísmo, não uma nova religião), com exceção óbvia dos dois primeiros capítulos do Evangelho (que descrevem o nascimento virginal de Cristo).

E quanto ao apedrejamento da adúltera (talvez a história bíblica mais lembrada do Novo Testamento), ele é possivelmente uma adição posterior de escribas, já que os mais antigos (e relativamente confiáveis) manuscritos de João (encontrados em Alexandria, onde se localizava uma das maiores comunidades cristãs da Era Comum) não contém essa passagem.

Primeiro, sobre os antigos: há dois livros básicos sobre código de conduta judeu, o Torá, e o Halachá. Acontece que entre esses dois livros, há certas passagens que acabam valorizando a figura feminina e que acabam entrando em conflito com outras. Enfim, teria que saber quais ensinamentos há que estão se referindo.

Sobre a parte da adúltera: não há motivos para ele ter sido introduzido depois. Não lembro de nenhuma cultura da época que desse tal importância a mulher ou qualquer outro motivo para adicioná-lo. Alias, só lembrar que antiguidade do livro não significa veracidade, até porque alguns apócrifos datam do século I e alguns livros, como o de Judas, mostra um jesus que beira ao delírio.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic