Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Skar em 22 Jan 2008, 23:48

A idéia continua sendo estúpida. Ao menos até que vc me mostre o contrário agora.

Da mesma forma que existiam muitos doutores nazistas, e até entre alguns daqueles cultos suicidas de extraterrestre e fim-do-mundo.

Cara a idéia de ter alguêm q se importa com vc pra nós pode ser estupida mais pra muitas pessoas é isso q permite q elas continuem seguindo com a vida. Tem gente q simplesmente não tem força pra viver sozinho no "universo" preferem crer q existe algo mais. Não querem saber q sua mera existência é um resultado de propabilidade. É o ego do ser humano q necessita q alguêm tenho criado ele. Pq afinal o ser dominante desse planeta não pode ser o resultado de uma simples evolução.

Claro que não, Skar, pensa um pouco xD
Se fosse assim, a religiosidade seria constante, independemente de classe social ou nível de instrução. Entretanto, em uma análise proporcional, quanto maior a instrução, menor a chance da pessoa ser religiosa. O ateísmo também é bem mais comum entre pessoas com alto QI e anos de estudo.

Em resumo: a religião precisa sim de ignorância.

Mas ela tendem a ser constante ao meu ver pensa assim só começaram a desafiar as religiões com avanços cientificos e com o efeito da globalização. Pq as pessoas começaram a receber vários tipos de informações conflitantes. Afinal será q só jesus é o salvador msm, como se tem tanta gente q acredita em Maomé se´ra q todos vão pro inferno como meu pastor falou. Esse efeito gera duas vertentes as das pessoas mais instruidas q tendem a ser mais racionais e aceitarem as religiões diferentes Já os mais ignorantes vão pro extremismo. Tanto q essa é uma das razões para q as pessoas deixem de ter uma religião como guia e sim acreditem e deus e pronto.
Pra mim o QI e a instrução são variantes quando se colocadas em q tipo de religioso a pessoa vai ser mas não algo q marcar exatamente se a pessoa vai acreditar ou não em deus
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 23:57

Pq afinal o ser dominante desse planeta não pode ser o resultado de uma simples evolução.

Comentário no mínimo curioso.

Por quê não poderia?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sr. Pichu em 22 Jan 2008, 23:58

hum...
antropocentrismo + monoteísmo?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lune em 22 Jan 2008, 23:58

Pra mim o QI e a instrução são variantes quando se colocadas em q tipo de religioso a pessoa vai ser mas não algo q marcar exatamente se a pessoa vai acreditar ou não em deus

Chapa, presta atenção no que eu disse: quanto maior o nível de instrução, menor a chance da pessoa ser religiosa. Então como exatamente isso tem a ver com "o tipo de religioso que a pessoa vai ser"? Pessoas instruídas tendem a não ser religiosas. Simples assim.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Skar em 23 Jan 2008, 00:05

Por quê não poderia?

Sei lá, eu defendo evolucionismo eu fiz aquele paragrafo falando como as pessoas q seguem alguma religião falam. Conheço gente q ri da idéia do homem ser um primata "Nós somos superiores a eles não teria como ter evoluidos deles" . Na verdade esse é em geral o discurso de muito criacionista eles prefrem vir do barro é a vida.

Chapa, presta atenção no que eu disse: quanto maior o nível de instrução, menor a chance da pessoa ser religiosa. Então como exatamente isso tem a ver com "o tipo de religioso que a pessoa vai ser"? Pessoas instruídas tendem a não ser religiosas. Simples assim

Só tenho uma pergunta pra eu concordar com vc. A reliosidade q vc fala é de seguir uma religião em especial ou simplemente acreditar em deus?

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Jan 2008, 00:10

Skar escreveu:
Por quê não poderia?

Sei lá, eu defendo evolucionismo eu fiz aquele paragrafo falando como as pessoas q seguem alguma religião falam. Conheço gente q ri da idéia do homem ser um primata "Nós somos superiores a eles não teria como ter evoluidos deles" . Na verdade esse é em geral o discurso de muito criacionista eles prefrem vir do barro é a vida.

nyahahahaha
eu prefiro acreditar que eu evoluí de um primata a ser criado do barro

pelo menos primatas são seres vivos XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lune em 23 Jan 2008, 00:12

Só tenho uma pergunta pra eu concordar com vc. A reliosidade q vc fala é de seguir uma religião em especial ou simplemente acreditar em deus?

Tanto faz. Veja:
Pessoas mais instrúidas têm menos chance de seguir uma religião.
O ateísmo é muito mais comum entre pessoas com alto QI e vários anos de escolaridade.

Essas duas afirmações (vindas de duas pesquisas diferentes) mostram bem que tanto a crença em Deus quanto a aderência a uma religião são mais comuns entre as classes menos favorecidas e os ignorantes. Embora eu não esteja aqui dizendo que TODO religioso seja um idiota, o fato é que tanto a crença em Deus quanto a religião dependem e muito da ignorância para se espalhar. Não concorda?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Jan 2008, 00:14

Skar escreveu:
Por quê não poderia?

Bah cara, se tu sabe que é um argumento totalmente irracional é melhor deixar claro que não é o que tu realmente acredita, foi isso que acabou parecendo naquele post.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Skar em 23 Jan 2008, 00:14

pelo menos primatas são seres vivos

Concordo plenamente

Skar

Mensagempor Skar em 23 Jan 2008, 00:19

Bah cara, se tu sabe que é um argumento totalmente irracional é melhor deixar claro que não é o que tu realmente acredita, foi isso que acabou parecendo naquele post.

Desculpe vou colocar aspas apartir de agora :victory:

Essas duas afirmações (vindas de duas pesquisas diferentes) mostram bem que tanto a crença em Deus quanto a aderência a uma religião são mais comuns entre as classes menos favorecidas e os ignorantes. Embora eu não esteja aqui dizendo que TODO religioso seja um idiota, o fato é que tanto a crença em Deus quanto a religião dependem e muito da ignorância para se espalhar. Não concorda?

Concordo em parte mas não vale a pena eu discutir pq eu não tem pesquisa e não tenho embasamento pra esse tipo de discução.

Skar

Mensagempor Vincer em 23 Jan 2008, 01:12

Acho que vou parar de postar. Primeiro porque só vejo cristianismo em 95% dos tópicos.
Segundo porque, mesmo sabendo que o tópico é de flames, "idiota" para mim já é descer o nível e, até onde eu me lembre, quebrar as regras do fórum.

Menos, por favor.

Esse é o teu conceito de "forma correta de usar a religião"... ok, tudo bem. Não vou discutir, é um conceito bacaninha. Infelizmente, na prática, ele é completamente ignorado pela absoluta maioria dos religiosos do mundo, mas fazer o quê, né?

Não é meu conceito. Procure o significado de religião e a origem do termo. Isso é o que religião significa. Qualquer outra coisa são funções que atribuem a ela. Não fui eu quem criei esse conceito Eltor.
E não é utopia. Você não leu o que escrevi, não conseguiu entender?? Eu apenas transcrevi o que significa relgião Eltor, que a grande maioria dos "fiéis" e igrejas não seguem o que eu disse eu estou mais do que ciente. Me diga em que parte do meu tópico eu disse que as religiões estão melhorando o mundo, que o mundo será feliz com elas, que o que elas fazem é tudo correto... o tópico em que diz que falo utopia eu meramente expliquei o que é religião.

Sampaio, eu mesmo procuro provas factuais no que vejo por aí. Mas espiritualidade? Algo que em teoria não é físico? Como provar fisicamente algo que não é físico? É aí que está o problema. Se você supor, mesmo que apenas para entender o debate, que se houver a possibilidade de haver espiritualidade, ela provavelmente não é sensível fisicamente, entenderá que obviamente os métodos atuais são incapazes de gravá-la e prová-la.
O assunto aqui é religião. Eu comecei a postar para contradizer algumas coisas estranhas e argumentos errados(como criticar uma religião e usá-la como desculpa para criticar a religiosidade como um todo). Eu não estou postando aqui para provar deus ou fé a ninguém.

Eu já fui cético, agnóstico. Não digo ateu porque nunca afirmei com 100% de certeza o que não sabia de fato, logo afirmar que deus não existia com certeza era impossível para mim. Tudo o que tinha visto de religiosidade e misticismo cheirava charlatanismo para mim. Até que eu tive provas de que algo além existia. Ninguém me converteu ou algo parecido, eu tive uma experiência unicamente pessoal que mudou minha idéia. Ela não provou deus, deuses, nenhuma religião ou fé, mas a partir dali eu tive certeza (eu, observem que falo eu, foi uma experiência minha, uma opnião minha e uma convicção minha) que alguma coisa não observada pela ciência existia, algo energético e provavelmente espiritual.

A minha experiência pessoal não vem ao caso, é apenas o que me fez um dia deixar de ser completamente cético, o que anos mais tarde culminou em eu assumir uma religiosidade. Na verdade eu me considero cético até hoje, eu apenas incluo outras provas que não as físicas. Mas isso sou eu comigo mesmo, eu sei que o ceticismo significa e sei que isso só significa algo para mim e ninguém mais.

Por que falei tudo isso? Só quero explicar que existe religiosidade sem "crer apenas porque o padre falou". Sou instruído, já fui cético e sou religioso. Ninguém na minha infância me empurrou qualquer religião, eu nunca acreditei no que os outros disseram porque disseram. Eu sei que casos como eu são uma tremenda minoria, ainda mais por aqui, no Brasil, onde uma boa parte do povo pouco instruído busca uma salvação no meio de uma vida sofrida e aceita qualquer baboseira como tal. Mas tomar essa situação e aplicá-la a toda religião, a todos os religiosos??

E Sampaio, pode estar certo que eu vou me lembrar do que escrevi. Minhas convicções se formaram a algum tempo, eu não estou queimando neurônios pensando no que escrever aqui, eu só estou repassando o que já percebi, refleti, etc.
Se alguém quer nesse post provas de que deus, deuses, divindade, fé e etc existem, vai esperar sentado. Se essa for a intenção do tópico, eu saio agora, porque em séculos não conseguiram(como já disse, por não ser possível) provar isso, não vai ser num tópico num fórum de RPG que isso vai acontecer...

Eu só estou rebatendo alguns argumentos. Estão falando que a religião não devia existir, eu quero saber o por quê. Manipulação de massas? Ocorrem de todas as formas, se religião não existisse esses interesseiros estariam usando outros métodos e meios, todos eles. Não estou usando os demais erros para justificar, mas é fato que a humanidade não é santa, colocar a culpa do erro humano em algo é inpensado.
Guerras? Mesmo motivo. Ninguém guerreia por sua religião, se alguns fervorosos fanáticos o fazem por isso, acredite, é porque eles têm pouca consciência, força de vontade e pensamento próprio, e foram manipulados para tal. Por interesses políticos. E nem por isso eu ponho a culpa na política.
Porque a culpa é nossa.

Não adianta justificar a religiosidade com trabalhos sociais que igrejas fazem. Como já foi dito, isso não é função da religião, mesmo que alguma igreja o faça.

Barro? Criacionismo outra vez? Eu juro que se mais uma ou duas páginas insistirem no cristianismo e usarem isso para atacar religião, eu vou parar. Estou avisando para que, se eu desaparecer do tópico entendam o motivo.
Porque, se for para atacar criacionismo, bíblia, protestantismo, islamismo e etc eu vou me juntar a vocês. Eu também concordo com tudo isso, mas o tópico aqui é religião, não essas religiões.

E depois do que falei não comecem a falar de outras religiões... atacar religião é atacar ela como um todo, a religiosidade em sí. Não adianta focar em uma ou outra.

O mundo não é melhor com religião, eu não falo isso. Para muitos ela faz algum bem, para outros muitos se torna desculpa e pivô de ignorância, incoerência e pré-conceitos. O futebol torna o mundo melhor? Não. Ele faz algum bem? Faz. Em nome dele pessoas fazem algum mal? Fazem.
E ninguém diz que o futebol não devia existir por isso.

Portanto, não adianta dizer que ela traz mais malefícios que benefícios... ela não traz, existiriam do mesmo modo. Ela também não traz nada de tão bom ou revolucionário. E existem milhões de outras coisas que também não trazem. Devem todas acabar, claro.

Que a ignorância nas igrejas, o povo acreditando em mentiras, pastores ganhando dinheiro encima da ignorância e ingenuidade, guerras santas e etc não deviam existir, eu concordo plenamente!!!
Mas daí porque isso não deveria exisitr alguém chegar até mim e falar "você idiota por ter sua religiosidade, nada do que você acredita deveria existir por causa deles"? Fala sério...

Por causa do erro de algumas pessoas(mesmo que muitas), de algumas instituições, ou porque vocês não acreditam em deus e acham absurdo, religião não deveria existir??

É isso aí, impor sua opnião. "A nossa visão de mundo é a única correta, claro. Porque eu acho religião desnecessária e nunca tive nenhum benefício, ela tem que acabar. Se você vê benefícios, se sente bem com ela mesmo sem ser ignorante, você está errado. Eu estou certo. Porque minha visão é a mais embasada e lógica. O quê, todos dizem isso? Dane-se os outros, a minha é que está, eu te afirmo isso."

Hipocrisia. Desculpem-me, mas é. Um religioso fanático assumir que camisinha é absurdo e portanto achar que devia acabar é errado, mas um cético achar relgião inútil e achar que por isso deveria acabar é certo. No fim, ambos são pessoas com suas convicções, que as acham as mais embasadas e corretas e afirmam que a outra convicção é desnecessária. Hipocrisia. Para mim ambos estão errados.

Eu sou religioso, isso deu para notar. Mas eu falo que o ceticismo deveria acabar??

Antes que falem algo, eu não estou aqui atacando o ceticismo, eu estou apenas defendendo a religião, explicando o porque todos têm o direito a ter uma se quiserem e porque isso procede.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Elven Paladin em 23 Jan 2008, 01:38

vincer

Apenas por curiosidade e tecnicalidade, a história da palavra religião não a liga apenas com religare, mas sim com outros termos, como é indicado pelo "Online Etimilogy Dictionary ( http://www.etymonline.com/index.php?term=religion )":

cf.1200, "state of life bound by monastic vows," also "conduct indicating a belief in a divine power," from Anglo-French. religiun (11c.), from Old French. religion "religious community," from Latin religionem (nom. religio) "respect for what is sacred, reverence for the gods," in Later Latin "monastic life" (5c.); according to Cicero, derived from relegare "go through again, read again," from re- "again" + legere "read" (see lecture).

However, popular etymology among the later ancients (and many modern writers) connects it with religare "to bind fast" (see rely), via notion of "place an obligation on," or "bond between humans and gods." Another possible origin is religiens "careful," opposite of negligens. Meaning "particular system of faith" is recorded from c. 1300.

"To hold, therefore, that there is no difference in matters of religion between forms that are unlike each other, and even contrary to each other, most clearly leads in the end to the rejection of all religion in both theory and practice. And this is the same thing as atheism, however it may differ from it in name." [Pope Leo XIII, Immortale Dei, 1885]

Modern sense of "recognition of, obedience to, and worship of a higher, unseen power" is from 1535. Religious is first recorded c.1225. Transfered sense of "scrupulous, exact" is recorded from 1599.

Ah sim, e algo que eu sempre quis perguntar: Por que sua crença metafísica estaria mais correta que outras crenças metafísicas?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Vincer em 23 Jan 2008, 02:03

Nunca disse que a minha está. Para começo de conversa, para mim espiritualidade é algo pessoal, a religião só serve como um guia ou norteamento.

Tanto é que existe muita gente falando besteira na minha religião, sendo superficial e se achando superior ao mundo. É só ver a imagem negativa que o neo-paganismo tem em todo lugar, por causa de wiccanos felizes ou góticos que acreditam em gnomos de chapéu vermelho, feitiços de amor e outras baboseiras. Minha crença meta-física não é mais correta. Eu não ataco a essência do cristianismo, do islamismo ou do protestantismo. Mas pegar dinheiro dos fiéis? Guerras santas? Inquisição?

Isso é safadeza, má ações dos humanos ou uma visão retrógrada exagerada. É isso que eu critico, não a religião deles em sí. Se alguém acredita que Jesus olha por ele, não faz nada estúpido por acreditar nisso e não se aproveita dos outros, que ele viva em paz com a religião que ele vê como certa. Quem sou eu para dizer que a minha é a correta?

Aliais, eu em nenhum momento disse que a minha era mais correta. Eu só critico alguns atos que, como em todo tópico insisti, não é culpa da religião... e sim dos homens.

Quanto ao significado de religião, eu falei de uma das raízes da palavra, eu não olhei no dicionário. E o que mostrou concorda com o meu conceito. A única exceção de "vida monástica", mas dicionários incluem os sentidos mais comumente utilizados. Tudo o que ali define sobre religião é exatamente o que falei que é a função da religião.

E a visão de vida monástica, ter de obedecer a algo superior e etc é um sentido mais atual. O texto fala isso. Visão essa causada justamente pela maioria dos fiéis, cristãos, islâmicos ou protestantes.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lune em 23 Jan 2008, 03:53

Hipocrisia. Desculpem-me, mas é. Um religioso fanático assumir que camisinha é absurdo e portanto achar que devia acabar é errado, mas um cético achar relgião inútil e achar que por isso deveria acabar é certo. No fim, ambos são pessoas com suas convicções, que as acham as mais embasadas e corretas e afirmam que a outra convicção é desnecessária. Hipocrisia. Para mim ambos estão errados.

A camisinha é comprovadamente a maneira mais eficaz de evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis. Dizer que ela é absurda contradiz evidências concretas de sua eficácia e estudos epidemológicos, sem falar no bom senso.
Religião é algo beeeeeeem mais escorregadio. Acho que está claro que foi uma comparação infeliz.

Portanto, não adianta dizer que ela traz mais malefícios que benefícios... ela não traz, existiriam do mesmo modo. Ela também não traz nada de tão bom ou revolucionário.

Em resumo: sua defesa da religião é baseada no fato de que ela é irrelevante. Não discordo, mas acho hilário.

Agora, já que você cobrou um ataque à religiosidade em si, e não a cada religião em específico, posso citar o argumento do Papai Noel. Para fins de argumentação, vamos supor que não exista absolutamente nada de sobrenatural. Nesse caso, toda e qualquer religião se torna nociva pelo simples fato de ser uma falsificação da realidade, um engodo. No fundo, a religião pede que você acredite em algo mesmo que não tenha nenhuma evidência a favor. Em alguns casos, ela pede que você acredite mesmo que tenha evidência em contrário. E isso jamais é inofensivo. A mentalidade necessária para aceitar esse tipo de coisa é extremamente perigosa. Podemos pegar como exemplo os crentes que se recusam a fazer tratamento médico por acreditarem na cura pela fé ou até mesmo casos bem mais sutis, como pessoas que acreditam na justiça divina e por isso toleram a impunidade terrestre - creio que você vai concordar que casos assim existem não só em todas as religiões, mas também em todas as correntes místicas ou supersticiosas, de pessoas que acreditam em fadas a homeopatas radicais.

Claro, esse argumento só se sustenta se de fato não existir nada de sobrenatural. Como eu disse, assuma que isso é verdade por um instante. Nessas condições, você concorda que a religiosidade em si é nociva?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor FreeSample em 23 Jan 2008, 09:23

Lune escreveu:No fundo, a religião pede que você acredite em algo mesmo que não tenha nenhuma evidência a favor

Esta fase nem sempre procede, visto que existem religiões que apenas cobram códigos de connduta, e os mitos sendo encarados como simples alegorias.

vincer escreveu:tanto é que existe muita gente falando besteira na minha religião, sendo superficial e se achando superior ao mundo. É só ver a imagem negativa que o neo-paganismo tem em todo lugar, por causa de wiccanos felizes ou góticos que acreditam em gnomos de chapéu vermelho, feitiços de amor e outras baboseiras.

Mais irritante são aqueles que ficam doídos por causa da inquisição. Felizmente basta citar a situação dos cristãos na roma antiga e essas pessoas ficam caladinhas :b
FreeSample

Twitter: @loleite

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic