Acho que vou parar de postar. Primeiro porque só vejo cristianismo em 95% dos tópicos.
Segundo porque, mesmo sabendo que o tópico é de flames, "idiota" para mim já é descer o nível e, até onde eu me lembre, quebrar as regras do fórum.
Menos, por favor.
Esse é o teu conceito de "forma correta de usar a religião"... ok, tudo bem. Não vou discutir, é um conceito bacaninha. Infelizmente, na prática, ele é completamente ignorado pela absoluta maioria dos religiosos do mundo, mas fazer o quê, né?
Não é meu conceito. Procure o significado de religião e a origem do termo. Isso é o que religião significa. Qualquer outra coisa são funções que atribuem a ela. Não fui eu quem criei esse conceito Eltor.
E não é utopia. Você não leu o que escrevi, não conseguiu entender?? Eu apenas transcrevi o que significa relgião Eltor, que a grande maioria dos "fiéis" e igrejas não seguem o que eu disse eu estou mais do que ciente. Me diga em que parte do meu tópico eu disse que as religiões estão melhorando o mundo, que o mundo será feliz com elas, que o que elas fazem é tudo correto... o tópico em que diz que falo utopia eu meramente expliquei o que é religião.
Sampaio, eu mesmo procuro provas factuais no que vejo por aí. Mas espiritualidade? Algo que em teoria não é físico? Como provar fisicamente algo que não é físico? É aí que está o problema. Se você supor, mesmo que apenas para entender o debate, que se houver a possibilidade de haver espiritualidade, ela provavelmente não é sensível fisicamente, entenderá que obviamente os métodos atuais são incapazes de gravá-la e prová-la.
O assunto aqui é religião. Eu comecei a postar para contradizer algumas coisas estranhas e argumentos errados(como criticar uma religião e usá-la como desculpa para criticar a religiosidade como um todo). Eu não estou postando aqui para provar deus ou fé a ninguém.
Eu já fui cético, agnóstico. Não digo ateu porque nunca afirmei com 100% de certeza o que não sabia de fato, logo afirmar que deus não existia com certeza era impossível para mim. Tudo o que tinha visto de religiosidade e misticismo cheirava charlatanismo para mim. Até que eu tive provas de que algo além existia. Ninguém me converteu ou algo parecido, eu tive uma experiência unicamente pessoal que mudou minha idéia. Ela não provou deus, deuses, nenhuma religião ou fé, mas a partir dali eu tive certeza (eu, observem que falo eu, foi uma experiência minha, uma opnião minha e uma convicção minha) que alguma coisa não observada pela ciência existia, algo energético e provavelmente espiritual.
A minha experiência pessoal não vem ao caso, é apenas o que me fez um dia deixar de ser completamente cético, o que anos mais tarde culminou em eu assumir uma religiosidade. Na verdade eu me considero cético até hoje, eu apenas incluo outras provas que não as físicas. Mas isso sou eu comigo mesmo, eu sei que o ceticismo significa e sei que isso só significa algo para mim e ninguém mais.
Por que falei tudo isso? Só quero explicar que existe religiosidade sem "crer apenas porque o padre falou". Sou instruído, já fui cético e sou religioso. Ninguém na minha infância me empurrou qualquer religião, eu nunca acreditei no que os outros disseram porque disseram. Eu sei que casos como eu são uma tremenda minoria, ainda mais por aqui, no Brasil, onde uma boa parte do povo pouco instruído busca uma salvação no meio de uma vida sofrida e aceita qualquer baboseira como tal. Mas tomar essa situação e aplicá-la a toda religião, a todos os religiosos??
E Sampaio, pode estar certo que eu vou me lembrar do que escrevi. Minhas convicções se formaram a algum tempo, eu não estou queimando neurônios pensando no que escrever aqui, eu só estou repassando o que já percebi, refleti, etc.
Se alguém quer nesse post provas de que deus, deuses, divindade, fé e etc existem, vai esperar sentado. Se essa for a intenção do tópico, eu saio agora, porque em séculos não conseguiram(como já disse, por não ser possível) provar isso, não vai ser num tópico num fórum de RPG que isso vai acontecer...
Eu só estou rebatendo alguns argumentos. Estão falando que a religião não devia existir, eu quero saber o por quê. Manipulação de massas? Ocorrem de todas as formas, se religião não existisse esses interesseiros estariam usando outros métodos e meios, todos eles. Não estou usando os demais erros para justificar, mas é fato que a humanidade não é santa, colocar a culpa do erro humano em algo é inpensado.
Guerras? Mesmo motivo. Ninguém guerreia por sua religião, se alguns fervorosos fanáticos o fazem por isso, acredite, é porque eles têm pouca consciência, força de vontade e pensamento próprio, e foram manipulados para tal. Por interesses políticos. E nem por isso eu ponho a culpa na política.
Porque a culpa é nossa.
Não adianta justificar a religiosidade com trabalhos sociais que igrejas fazem. Como já foi dito, isso não é função da religião, mesmo que alguma igreja o faça.
Barro? Criacionismo outra vez? Eu juro que se mais uma ou duas páginas insistirem no cristianismo e usarem isso para atacar religião, eu vou parar. Estou avisando para que, se eu desaparecer do tópico entendam o motivo.
Porque, se for para atacar criacionismo, bíblia, protestantismo, islamismo e etc eu vou me juntar a vocês. Eu também concordo com tudo isso, mas o tópico aqui é religião, não essas religiões.
E depois do que falei não comecem a falar de outras religiões... atacar religião é atacar ela como um todo, a religiosidade em sí. Não adianta focar em uma ou outra.
O mundo não é melhor com religião, eu não falo isso. Para muitos ela faz algum bem, para outros muitos se torna desculpa e pivô de ignorância, incoerência e pré-conceitos. O futebol torna o mundo melhor? Não. Ele faz algum bem? Faz. Em nome dele pessoas fazem algum mal? Fazem.
E ninguém diz que o futebol não devia existir por isso.
Portanto, não adianta dizer que ela traz mais malefícios que benefícios... ela não traz, existiriam do mesmo modo. Ela também não traz nada de tão bom ou revolucionário. E existem milhões de outras coisas que também não trazem. Devem todas acabar, claro.
Que a ignorância nas igrejas, o povo acreditando em mentiras, pastores ganhando dinheiro encima da ignorância e ingenuidade, guerras santas e etc não deviam existir, eu concordo plenamente!!!
Mas daí porque isso não deveria exisitr alguém chegar até mim e falar "você idiota por ter sua religiosidade, nada do que você acredita deveria existir por causa deles"? Fala sério...
Por causa do erro de algumas pessoas(mesmo que muitas), de algumas instituições, ou porque vocês não acreditam em deus e acham absurdo, religião não deveria existir??
É isso aí, impor sua opnião. "A nossa visão de mundo é a única correta, claro. Porque eu acho religião desnecessária e nunca tive nenhum benefício, ela tem que acabar. Se você vê benefícios, se sente bem com ela mesmo sem ser ignorante, você está errado. Eu estou certo. Porque minha visão é a mais embasada e lógica. O quê, todos dizem isso? Dane-se os outros, a minha é que está, eu te afirmo isso."
Hipocrisia. Desculpem-me, mas é. Um religioso fanático assumir que camisinha é absurdo e portanto achar que devia acabar é errado, mas um cético achar relgião inútil e achar que por isso deveria acabar é certo. No fim, ambos são pessoas com suas convicções, que as acham as mais embasadas e corretas e afirmam que a outra convicção é desnecessária. Hipocrisia. Para mim ambos estão errados.
Eu sou religioso, isso deu para notar. Mas eu falo que o ceticismo deveria acabar??
Antes que falem algo, eu não estou aqui atacando o ceticismo, eu estou apenas defendendo a religião, explicando o porque todos têm o direito a ter uma se quiserem e porque isso procede.