Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Skar em 24 Jan 2008, 00:13

Tipo lune mas vc esquece de uma coisa muito embora elas tenham muitos pontos de vistas diferentes a grande maioria das religiões se baseiam em formas de vc se comportar em suma.

Dificilmente vc vê uma forma de comportamento agressivo o ponto é q como metas gerais elas querem q o ser humano se comporte bem de forma caridosa por exemplo.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Lune em 24 Jan 2008, 00:23

Isso não é religião. Isso é ética. Se você remover todo o espiritualismo de uma religião ela deixa de ser religião, isso é óbvio. Em todos os casos que eu conheço, além desse "código de conduta" as religiões incluem sim um bom monte de historinhas sobrenaturais.

Incidentalmente, você tocou em outro argumento forte contra a religião, mas eu preferiria resolver o anterior primeiro: você concorda ou não que boa parte das religiões está necessariamente errada quanto aos seus preceitos espirituais (já que não podem estar todas certas ao mesmo tempo)?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Skar em 24 Jan 2008, 00:59

Sinceramente, cada religião lida coma vida de uma forma diferente e vê a espirutalidade de forma diversa. Por isso vc tem q analisar cada uma delas. Por mais q ela tenham muita diferenças sobre oq é a verdade elas seguem o padrão de fazer o bem. Pra mim é isso q faz uma religião.

Agora quanto a veracidade delas vc tem q perceber q msms as politeistas possuem um deus q manda não muito diferente do catolicismo por exemplo. O deus das três grandes religiões é o msm a diferença é quem eles acham q e o messias prometido.

Tem uma religião Fé Bah`y(não sei se escrevi o nome certo) q prega q as religiões diferentes são simples passos da evolução da espirutalidade humana. Essa é uma forma de ver as diferenças de religiões. Outra seria q cada uma delas mostra a realidade de suas culturas q precisam de formas de fazer com q ÉTICA esteja no ser humano.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor Lune em 24 Jan 2008, 01:16

Sinceramente, cada religião lida coma vida de uma forma diferente e vê a espirutalidade de forma diversa. Por isso vc tem q analisar cada uma delas.

Haha, estou rindo bastante aqui. Primeiro o vincer diz que é injusto analisar as religiões uma por uma, e agora você me diz que eu não posso analisar a religiosidade em geral. Ou seja: ninguém pode falar de religião! Larguem de ser covardes, pombas. Se o meu argumento não faz sentido, mostre o porquê.

Agora quanto a veracidade delas vc tem q perceber q msms as politeistas possuem um deus q manda não muito diferente do catolicismo por exemplo.

Errado. Muito errado. São visões completamente diferentes e incompatíveis. Não dá pra dizer que Brahma = Deus. Uma das duas (ou as duas) está errada.

Tem uma religião Fé Bah`y(não sei se escrevi o nome certo) q prega q as religiões diferentes são simples passos da evolução da espirutalidade humana.

Isso não muda nada. Nessa visão, um passo é superior ao outro, e os passos inferiores estão incorretos.

Em resumo: você está obviamente fugindo da pergunta. Por isso eu a repito: você concorda ou não que boa parte das religiões está necessariamente errada quanto aos seus preceitos espirituais (já que não podem estar todas certas ao mesmo tempo)?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Jan 2008, 09:30

Skar, nada pessoal, mas agora você está conseguindo rebolar ainda pior que o cigano fazia no começo do tópico, pra esquivar das perguntas que te são dirigidas.

...ou está simplesmente fechando os olhos e respondendo baseado em um mundo imaginário e cor-de-rosa onde todas as religiões convivem pacificamente, não se contradizem em seus ensinamentos, e são única e exclusivamente códigos de bom comportamento e nada mais.

Sério cara, eu simpatizo contigo, mas essas tuas últimas respostas estão só atrasando a discussão.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor cigano em 24 Jan 2008, 09:59

Eltor Macnol escreveu:Skar, nada pessoal, mas agora você está conseguindo rebolar ainda pior que o cigano fazia no começo do tópico, pra esquivar das perguntas que te são dirigidas.

Pior que concordo! Com a excessão de eu rebolar! Só não vou discutir "porque gosto de mulher ao invez de homem", ou "porque prefiro massa a doce". Religião discutiremos, já crenças não só foge do tópico como nao tem como discutir! Olha o Eltor, quem em sá consciencia usaria um bigode fajuto desses? Mas enfim.

Ok, Lune, to gostando. Mas discordo um pouco do que você falou. Ate porque como eu disse entes eu concordo em grande parte com o que disse, não como um todo (ainda não acho "indubitavelmente" que a religião, mesmo nesse cenário que vocÊ está criando, seja nociva.) mas vamos prosseguir.

Partindo desse presuposto que você colocou eu tenho que dizer que "não!". Todas as religiões possuem semelhanças, são modificações de uma mesma matrix (essa, desculpa o trocadilho, mas só deus sabe qual é!). Um deus/força maxima, motriz de tudo; questões sobre vida/morte; dividnade do homem; espiritos e a espiritualidade. Cada um com sua própria visão sobre isso, alguns ampliando outros negando. Vejo visões diferentes mas não uma certa e todas as outras erradas. Opiniões diferentes sobre um mesmo assunto!

Mas prossiga, vou responder que "sim!". Quero ver a discussão andando.

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Jan 2008, 10:05

Partindo desse presuposto que você colocou eu tenho que dizer que "não!". Todas as religiões possuem semelhanças, são modificações de uma mesma matrix (essa, desculpa o trocadilho, mas só deus sabe qual é!). Um deus/força maxima, motriz de tudo; questões sobre vida/morte; dividnade do homem; espiritos e a espiritualidade. Cada um com sua própria visão sobre isso, alguns ampliando outros negando. Vejo visões diferentes mas não uma certa e todas as outras erradas. Opiniões diferentes sobre um mesmo assunto!

Mais um olhando o mundo através de um filtro cor-de-rosa, onde todas as religiões são amiguinhas e "iguais mas diferentes". Eu adoro isso. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor cigano em 24 Jan 2008, 10:12

Eltor Macnol escreveu:Mais um olhando o mundo através de um filtro cor-de-rosa, onde todas as religiões são amiguinhas e "iguais mas diferentes". Eu adoro isso. :b

Nunca disse isso! E você sabe que eu não disse pilantra.

Judeus e Mulçumanos tem visões bem semelhantes, e você sabe como eles se amam no oriente né?

Aqui no RJ no centro, existe o SAARA uma pequena parte da cidade com um conjunto de lojas onde muitos imigrantes tem seus estabelecimentos, e não é dificil encontrar um Judeu e um Mulçumano discutindo suas crenças de forma amigável. Não disse em momento nenhum que só porque enchergo o mundo de forma semelhante que você eu GOSTO de você!

O Cristianismo (e peguei propositalmente as 3 religiões mais adoradas aqui! :twisted: ) é a religião com mais doutrinas diferentes (que conheço) e que se odeiam. E olha que acreditam basicamente nas mesmas coisas.

O fato é, Lune colocou a coisa no seguinte prisma "Se temos muitas, e tem visões diferentes, só uma tá certa e as outras erradas, logo temos muitas erradas" Isso ou eu não entendi o post dele!

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Madrüga em 24 Jan 2008, 11:58

Cigano... hora de tombar o rei.

Imagem
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Fëanor em 24 Jan 2008, 12:09

Portanto, uma boa parte das religiões é nociva pelo simples fato de espalhar conceitos equivocados e incentivar a crença irracional. Concordamos até aqui?

Na verdade não é. Cada um acredita o que quer. Ninguém é obrigado a acreditar nos "conceitos equivocados e crenças irracionais". Não vejo isso fazendo mal a alguem.

O que eu vejo de nocivo é o fanatismo religioso, influenciando o Estado e promovendo a violência.
Isso é bem pior e é independente da veracidade da religião.
O fato é, Lune colocou a coisa no seguinte prisma "Se temos muitas, e tem visões diferentes, só uma tá certa e as outras erradas, logo temos muitas erradas" Isso ou eu não entendi o post dele!

E isso está inteiramente correto.
Não tem como dizer que todas as religioes estão corretas, tendo visões completamente diferentes.
Vejo visões diferentes mas não uma certa e todas as outras erradas. Opiniões diferentes sobre um mesmo assunto!

CLARO, uma diz: quando você morrer vai pro inferno. A outra diz: quando você morrer vai reincarnar em uma ovelha. Mas ambas estão corretas?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Vincer em 24 Jan 2008, 12:24

Vou tentar ir por partes.
Eu não quis relevar a parte sobre qi/instrução e religiosidade. Alguém levantou a questão de religiosidade= pouca instrução, eu apenas rebati. Não venha falar de pessoas instruídas fazendo ações desumanas, eu não quis dizer nada disso.

Eu escrevi o que ocorreu comigo pura e simplesmente para que entendessem que não saí acreditando em qualquer besteira que me falavam. Não me venha perguntar por provas Sampaio. Eu não quero provar nada. Eu tive provas que não tenho como repassar. Eu vivenciei, eu senti. Pode parecer "jesus apareceu para mim!" na cabeça de vocês, dane-se o que pareça. Eu apenas relatei o que me ocorreu. Eu, portanto, tenho certeza que existe algo além. O quê exatamente não sei. E eu avisei no meu tópico que isso era convicção minha, uma certeza minha e nada discutível.

Em nenhum momento eu assumi que todas as religiões estão certas. Na verdade o mais provável é que todas estejam erradas. Antes que fiquem me quotando dando sentidos que eu não transcrevi, eu falo que elas devem estar erradas quanto a totalidade de suas explicações.
Vou tentar explicar com calma, o pessoal adora desvirtuar o sentido dos textos por causa do sentido literal das palavras.
Na minha visão (e na de algumas vertentes também) as diferentes religiões buscam algo parecido, por caminhos muito diferentes. Todas tentam explicar um universo que não vêem e não compreendem na totalidade. Mas todas afirmam a existência desse universo.
É como filosofia ou teorias. Existem diferentes filosofias e teorias sobre diversos assuntos... mas não se condena todas por não darem certeza. Dá-se a elas a questão da dúvida, afinal, elas tentam explicar algo até agora não provado.
Com religião é a mesma coisa. Nós não temos como abrir as cortinas do palco que é a vida e ver os bastidores(assumindo que um mundo espiritual exista), logo diferentes grupos fazem diferentes conjecturas.

E Sampaio, não venha falar de provas... eu já disse que, obviamente, não tem como provar algo que foge totalmente aos métodos científicos e que portanto não tem como ser gravado e exibido. Não venha exigir provas se ninguém quer provar nada. Eu pelo menos não vejo religiosos chamando cientistas ou a mídia para mostrar "eis a prova de que deus e espíritos existem".

Assumindo que nenhum mundo espiritual exista, de fato religiões seriam fantasias nocivas. Mas aí é que está, para os religiosos esse mundo existe. Enquanto vocês têm a certeza de que ele não existe, eu tenho cá minha certeza de que ele existe. E como já expliquei, não tenho como mostrar a vocês.

E isso tem algum problema? Nenhum. A questão aqui não é provar religião. Na verdade nem sei qual é a questão, atacam algo que eu defendo então vamos seguindo em frente...

Agora, para ver se para de uma vez essa de provar não provar. Este lado espiritual que as diferentes religiões acreditam é sim perceptível, a nível pessoal, em casos específicos. Diferentes religiões tratam de diferentes formas... para os espíritas são os médiuns, para os católicos os santos, para os crentes os seguidores do capeta ( :bwaha: ), para os budista envolve a prática da meditação e o alcance do nirvana... De qualquer maneira, é algo não transferível. Nem para aparelhos.

Ou melhor, não exatamente para os aparelhos, mas transparece sim.

Eu já vi notícias de pesquisas (e não, não são aquelas de procedência duvidosa) que indicam que enquanto se reza, pensa na fé e etc, diversas áreas do cérebro se ativam de um modo peculiar. Isso não prova nada, é só um estado da mente, para os cientistas é simplesmente uma forma de pensar... A questão é, até certo ponto até transpareceu, mas a experiência em sí continua pessoal e intransferível.

Claro, isso é o que nós, os religiosos, alegamos. Mas e se isso for verdade? E se a ciência ainda não consegue alcançar esses aspectos? E se realmente essas pessoas têm contato com isso mas não têm como provar?

Por favor, usem a lógica. Se o que alegamos é real, é claro o porque não conseguimos provar aos que não acreditam. Não é possível. Ainda. De qualquer maneira ficam as pesquisas com resultados incertos que a ciência não sabe explicar... existem várias que eu já vi sobre. E não adianta argumentar que são de procedência duvidosa e sem provas... é óbvio. E eu já expliquei o porquê.

E lembrem-se que eu não quero convencer ninguém de que ela existe, vocês é que insistem nessa tecla, eu acabo tendo de falar. A minha intenção era apenas defender o porque religiões não são necessiariamente estupidez e o porque não deviam acabar.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Skar em 24 Jan 2008, 12:56

Haha, estou rindo bastante aqui. Primeiro o vincer diz que é injusto analisar as religiões uma por uma, e agora você me diz que eu não posso analisar a religiosidade em geral. Ou seja: ninguém pode falar de religião! Larguem de ser covardes, pombas. Se o meu argumento não faz sentido, mostre o porquê.

Exatamente o Vincer, eu não acredito q se pode discutir a religiosidade em geral pelo simples fato de q ela vai variar de acordo com as culturas. Pra mim é mais fácuil discutir elas aos poucos.

Errado. Muito errado. São visões completamente diferentes e incompatíveis. Não dá pra dizer que Brahma = Deus. Uma das duas (ou as duas) está errada.

Não são. Tipo isso é bem comum em religiões politeistas q possuem uma força básica q criou os deuses e é o lider do panteão. Tanto q se não me engano Shiva, Bhrama e outro q são as divindades mais poderosas do panteão hindu , em certas partes são consideradas um único ser. Vou ver se eu acho o artigo q eu vi isso blz.

Em resumo: você está obviamente fugindo da pergunta. Por isso eu a repito: você concorda ou não que boa parte das religiões está necessariamente errada quanto aos seus preceitos espirituais (já que não podem estar todas certas ao mesmo tempo)

Desculpa acho q eu acabei falando e não respondendo msm foi mal XD
Vai lá Não, e o cigano explicou melhor q eu XD

Skar

Mensagempor Lune em 24 Jan 2008, 14:10

Na verdade não é. Cada um acredita o que quer. Ninguém é obrigado a acreditar nos "conceitos equivocados e crenças irracionais". Não vejo isso fazendo mal a alguem.

Feanor, acho que você pulou o meu post anterior, no qual eu explicava melhor essa idéia. O ponto é que, assumindo que fosse provado que a religião está errada, ela não passaria de uma fantasia, uma fuga da realidade, e nesse caso, seria nociva. Até agora, todo mundo concordou com isso. A polêmica no momento se encontra no passo 2: podem estar todas as religiões certas ao mesmo tempo? Vou me concentrar em responder ao Cigano nesse ponto.

Você quase entendeu. Eu não estou dizendo que "só pode haver uma". Algumas crenças são de fato compatíveis entre si. Mas a maioria não é. Portanto, o que eu estou dizendo é "se há muitas opiniões radicalmente diferentes sobre o mesmo assunto, é impossível que todas estejam corretas". Lógica elementar. Um exemplo seria as diferentes noções sobre o pós-vida das diferentes religiões: há vertentes que dizem que vamos todos pro céu. Há vertentes que dizem que vamos todos pro inferno. Necessariamente uma das duas está errada, e nem todo o filtro cor de rosa do mundo pode mudar isso.

Ou, como disse o Feanor:
CLARO, uma diz: quando você morrer vai pro inferno. A outra diz: quando você morrer vai reincarnar em uma ovelha. Mas ambas estão corretas?

E como já havíamos combinado antes, uma religião que seja comprovadamente incorreta é nociva. Portanto, uma boa parte das religiões é necessariamente falsa, e portanto danosa.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Vincer em 24 Jan 2008, 14:15

Isso já entendemos. Pelo visto não leu meu post.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lune em 24 Jan 2008, 14:18

Eu li sim, Vincer, por isso explicitei que estava respondendo o Cigano ^^
Imagem

Imagem
Lune

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic