Vou tentar ir por partes.
Eu não quis relevar a parte sobre qi/instrução e religiosidade. Alguém levantou a questão de religiosidade= pouca instrução, eu apenas rebati. Não venha falar de pessoas instruídas fazendo ações desumanas, eu não quis dizer nada disso.
Eu escrevi o que ocorreu comigo pura e simplesmente para que entendessem que não saí acreditando em qualquer besteira que me falavam. Não me venha perguntar por provas Sampaio. Eu não quero provar nada. Eu tive provas que não tenho como repassar. Eu vivenciei, eu senti. Pode parecer "jesus apareceu para mim!" na cabeça de vocês, dane-se o que pareça. Eu apenas relatei o que me ocorreu. Eu, portanto, tenho certeza que existe algo além. O quê exatamente não sei. E eu avisei no meu tópico que isso era convicção minha, uma certeza minha e nada discutível.
Em nenhum momento eu assumi que todas as religiões estão certas. Na verdade o mais provável é que todas estejam erradas. Antes que fiquem me quotando dando sentidos que eu não transcrevi, eu falo que elas devem estar erradas quanto a totalidade de suas explicações.
Vou tentar explicar com calma, o pessoal adora desvirtuar o sentido dos textos por causa do sentido literal das palavras.
Na minha visão (e na de algumas vertentes também) as diferentes religiões buscam algo parecido, por caminhos muito diferentes. Todas tentam explicar um universo que não vêem e não compreendem na totalidade. Mas todas afirmam a existência desse universo.
É como filosofia ou teorias. Existem diferentes filosofias e teorias sobre diversos assuntos... mas não se condena todas por não darem certeza. Dá-se a elas a questão da dúvida, afinal, elas tentam explicar algo até agora não provado.
Com religião é a mesma coisa. Nós não temos como abrir as cortinas do palco que é a vida e ver os bastidores(assumindo que um mundo espiritual exista), logo diferentes grupos fazem diferentes conjecturas.
E Sampaio, não venha falar de provas... eu já disse que, obviamente, não tem como provar algo que foge totalmente aos métodos científicos e que portanto não tem como ser gravado e exibido. Não venha exigir provas se ninguém quer provar nada. Eu pelo menos não vejo religiosos chamando cientistas ou a mídia para mostrar "eis a prova de que deus e espíritos existem".
Assumindo que nenhum mundo espiritual exista, de fato religiões seriam fantasias nocivas. Mas aí é que está, para os religiosos esse mundo existe. Enquanto vocês têm a certeza de que ele não existe, eu tenho cá minha certeza de que ele existe. E como já expliquei, não tenho como mostrar a vocês.
E isso tem algum problema? Nenhum. A questão aqui não é provar religião. Na verdade nem sei qual é a questão, atacam algo que eu defendo então vamos seguindo em frente...
Agora, para ver se para de uma vez essa de provar não provar. Este lado espiritual que as diferentes religiões acreditam é sim perceptível, a nível pessoal, em casos específicos. Diferentes religiões tratam de diferentes formas... para os espíritas são os médiuns, para os católicos os santos, para os crentes os seguidores do capeta (

), para os budista envolve a prática da meditação e o alcance do nirvana... De qualquer maneira, é algo não transferível. Nem para aparelhos.
Ou melhor, não exatamente para os aparelhos, mas transparece sim.
Eu já vi notícias de pesquisas (e não, não são aquelas de procedência duvidosa) que indicam que enquanto se reza, pensa na fé e etc, diversas áreas do cérebro se ativam de um modo peculiar. Isso não prova nada, é só um estado da mente, para os cientistas é simplesmente uma forma de pensar... A questão é, até certo ponto até transpareceu, mas a experiência em sí continua pessoal e intransferível.
Claro, isso é o que nós, os religiosos, alegamos. Mas e se isso for verdade? E se a ciência ainda não consegue alcançar esses aspectos? E se realmente essas pessoas têm contato com isso mas não têm como provar?
Por favor, usem a lógica. Se o que alegamos é real, é claro o porque não conseguimos provar aos que não acreditam. Não é possível. Ainda. De qualquer maneira ficam as pesquisas com resultados incertos que a ciência não sabe explicar... existem várias que eu já vi sobre. E não adianta argumentar que são de procedência duvidosa e sem provas... é óbvio. E eu já expliquei o porquê.
E lembrem-se que eu não quero convencer ninguém de que ela existe, vocês é que insistem nessa tecla, eu acabo tendo de falar. A minha intenção era apenas defender o porque religiões não são necessiariamente estupidez e o porque não deviam acabar.