Há! Sou tradutora, estudei na Unesp (uaaaau

) mas aqui no interioR essa profissão faz a gente passar fome, então o jeito é dar aulas. E dar aulas é tão saudável hoje em dia que eu agora estou fazendo um curso técnico de Enfermagem aqui na cidade, yay \o/.
E
garanto pra vcs que não é prque eu gosto de dar banho em velhinhos que fizeram cocô na calça...
2 anos de curso téc. em enfermagem + 2 anos de curso téc. em segurança do trabalho + concurso público = 6h de trabalho/dia + salário de R$1.600 - chance de ser morto/feito refém
ou
4 anos de faculdade período integral + especialização em licenciatura + concurso público = trabalho manhã/tarde/noite/fim de semana + salário de aproximadamente R$800 + chance de ser morto/feito refém + prejuízo com a voz (gastos com fonoaudiólogo/otorrino) + gastos com terapia pra se recuperar do stress
LEGAL!! Dá pra aguentar 1 ano de estágio no SUS de boa.
E só pra não ficar tão offtopic, sim, eu sou a favor de deixar morrer quem quiser morrer. Não precisa estar doente e vegetando em cima de uma cama pra querer (não, isso não tem nada nas entrelinhas, não quero morrer ainda). Nós vivemos num mundo feliz e justo, ahãm, por que não torturar mais ainda quem já está nas últimas
prolongando a estadia da pessoa aqui??
E queridos, eutanásia já acontece, sutilmente, mas acontece. Tem um senhor internado no hospital que eu faço estágio, ele era sadio e trabalhava, era bem pobrezinho. Um dia estava indo (ou voltando, não sei) de bicicleta ao trabalho e foi atropelado. Teve um desastre cerebral/corporal. Traumatismos, ossos quebrados, enfim, pensem num coitado que parece que passou na máquina de moer carne. Ele está lá num quarto do SUS com mais 6 pessoas, está respirando através de traqueostomia, se alimentando através de sondas, cheio de feridas pelo corpo, praticamente em coma e prestes a morrer a qqr momento. Se ele tiver uma parada cardíaca, por exemplo (ou se afogar com o alimento da sonda, o que é mais provável), quem vocês acham que vai lá tentar reanimar ele? Com uma fila de mais um monte de gente esperando desocupar leito pra serem internados? Vão tentar reanimar um homem que nunca mais vai voltar ao normal, que, reanimado, não vai nunca mais ter uma vida normal e vai ficar ali naquele mesmo leito até sabe-se lá quando? No SUS??? E sim, se fizerem os procedimentos corretamente, ele seria reanimado. Ele não tem nenhum tipo de doença, é sadio, só foi atropelado e praticamnte teve seu corpo destruído sem condição de reabilitação, especialmente pq é pobre.
Eu gostaria que as coisas fossem diferentes, mas não são. Aliás, eu gostaria que as coisas fossem diferentes em
tantos aspectos da vida, não só nesse, mas não são. Eu não posso fazer nada sozinha, nem eu e mais
meia dúzia de gato pingado, por mais vontade que eu tenha de fazer alguma coisa. O que eu posso, eu faço, como por exemplo tratar aquelas pessoas como gente (o que poucas enfermeiras lá fazem). Não me custa nada chegar e dar bom dia, perguntar se está se sentindo melhor (mesmo sabendo que não está), ouvir o que a pessoa tem a dizer, ser simpática. Nenhum dos internados está lá porque quer, eu estou. O mínimo que eu tenho que fazer é fazer meu trabalho da mesma forma que seria feito se eu estivesse no quarto suíte pago com ar condicionado tratando o filho do presidente. Se as pessoas pensassem assim, e se fossem dadas condições pra que isso realmente acontecesse, aí já teria alguma evolução.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.