Engajamento Político. É possível criar isso no Brasil?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Engajamento Político. É possível criar isso no Brasil?

Mensagempor Sellous em 29 Out 2010, 15:35

Olá.

Pedoem-me se este tópico estiver fora do tópico das eleições 2010 mas ao ver este vídeo...

fiquei curioso para saber se um negócio desses daria certo aqui no Brasil e o que vocês achariam desta iniciativa. Principalmente porque a campanha em si eu achei fantástica, já o fato de em fazer um reality show mais ou menos, mas talvez desse certo. O fato é que alguns jornalistas debatem que o modelo de discussão política por meio de debates está já desgastado e deveriam tentar uma alternativa destas na póxima eleição.

Então, o que acham?
Sellous

Re: Engajamento Político. É possível criar isso no Brasil?

Mensagempor Metal Sonic em 29 Out 2010, 15:45

Não dizem por aí que o governo não se interessa por engajamento político justamente para ter uma massa de votos mais moldável as suas vontades?

Dificilmente aceitariam esse formato de discussão política.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor JulioBritannia em 31 Out 2010, 09:18

Bem, acho que aqui no Brasil isso seria mais complicado de se implementar e explico a razão desse meu pensamento.

Pelo que notei no vídeo, toda essa campanha foi fomentada pela grande mídia local e esse é um dos problemas que considero central por aqui. Nossa imprensa é uma grande porcaria na verdade, controlada quase que inteiramente por alguns poucos que não estão nem um pouco interessados em promover qualquer tipo de noção política para a população brasileira. Prova disso é o fato da maior rede de televisão brasileira ter sido favorável a Ditadura Militar, além do próprio comportamento durante os anos de governo Lula, se vocês quiserem aí um acontecimento mais recente.

Portanto, me parece impossível criar um movimento em larga escala como esse apresentado aqui no Brasil na situação atual. Seria necessário reestruturar a comunicação, seja por tirar boa parte do controle das grandes corporações ou abrindo novos meios de comunicação que passem a ser tão influentes quanto e que não sejam tão limitados politicamente. Já vi pessoas apostando na internet como esse novo meio, mas ela ainda está longe de ter o papel social que a televisão, por exemplo, deveria ter.
"Alguns cientistas acreditam que hidrogênio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogênio. Estupidez é o elemento básico do universo." - Frank Vincent Zappa
JulioBritannia

Mensagempor DracoDruida em 31 Out 2010, 12:39

Concordo com o que o Julio falou e eu espero que a internet de fato consiga adquirir esse papel social, ainda mais com programas governamentais de inclusão digital.
De qualquer forma, a movimentação é interessante, mas o que eu não gostei mesmo foi o foco na PESSOA nesse projeto da Índia. Um governo não é feito por uma pessoa, isso é uma falácia grande. Quando você vota, seu voto vai mais pra equipe e pro projeto, não na pessoa individualmente, por isso, apesar de ter gostado da (aparente) força e motivação do projeto, ela me parece sensacionalista de forma a guiar errado.
DracoDruida

Voltar para Off-Topic