por kimble em 31 Out 2008, 13:51
Eu já li algumas discussões e artigos sobre a DC e a Marvel nas últimas décadas e sobre a direção que cada um tem tomado. Tem bastante discordância nesses artigos, principalmente quanto nós ainda estarmos ou não na Iron Age. Recapitulando, Iron Age, iniciada com obras como o Cavaleiro das Trevas que trouxeram uma visão mais humanizada, pessimista e violenta do mundo dos super-heróis. As boas obras da época nos deram coisas como Cavaleiro das Trevas, algumas das sagas boas do Justiceiro, etc. As ruins nos deram Young Blood, Rob Liefield, heróis com bíceps maiores que a própria cabeça e heroínas com cintura menores que o pescoço.
Tem gente (e eu sou uma dessas pessoas) que defende que a Iron Age já acabou. E estamos passando pelo processo de mudança, ainda nos decidindo em que direção nós vamos.
Nesse sentido, as duas grandes editoras estão também decidindo para onde vão. A DC tem indo numa direção que alguns autores chama de Neo Silver Age, que originalmente tinha uma tendência a gerar históricos mais complexos para os personagens. A Marvel tem ido numa direção de mais ênfase na ação e da mudança constante, tentando sempre jogar algo novo para os leitores. Às vezes dá certo (a renovação do Punho de Ferro, por exemplo, que teve retcons), às vezes dá errado (One More Day, se bem que tem gente que diz que a nova saga do Aranha está boa).
Claro, estamos falando de processo de produção artística, então nem tudo se encaixa nisso. O novo Thor, por exemplo, soa meio Golden Age/Silver Age. Já as tramas do Capitão América tem sido algo muito mais realístico e próximo de um estilo 'intriga política'.
Acho que isso é muito reflexo do mercado também. Com a diminuição das vendas e mais gente publicando gibis, o que fragmenta o mercado, existe uma tendência das grandes editoras enfraquecerem. Isso leva a necessidade de buscarem mais leitores, para aumentar as vendas.
Uma coisa boa que surgiu disso e que na sua maioria ainda não sairam no Brasil são algumas histórias voltadas para crianças usando personagens clássicos. Se não me engano, nós temos no país já as séries da Marvel voltadas para crianças (não lembro o nome do título agora), entretanto as da DC não chegaram ainda. As da Marvel não me empolgaram muito (acredito que funcionem para crianças), só que tem uma em especial da DC que é ótima: Tiny Titans. São os Jovens Titãs clássicos, desenhados num estilo infantil (tipo turma da Mônica) em histórias curtas feitas para serem engraçadinhas. São divertidas e algo que eu compraria se fosse lançado aqui. Além de ser ótimo para crianças pequenas, pois são bem coloridas, sem violência e engraçadinhas.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]