Bom galera. Já vi que vou ter que ser o do contra nesse tópico.
Parei de jogar WoW esse ano após desperdiçar mais 80 reais na expansão.
Por que eu digo que desperdicei? Bem, existem vários motivos
pessoais para eu considerar dessa forma todo o dinheiro que gastei em WoW. Muitos deles não vem ao caso deu falar aqui. Mas eu deixei de fazer muita coisa importante da minha vida por causa disso.
Sempre fui um fã da série Warcraft, e desde a previsão de lançamento desse MMO eu fiquei vidrado para jogar ele. No entanto, quando comecei a jogar (ano passado), fiquei tão imerso no jogo, que me deixei levar totalmente por ele.
À princípio era o máximo, explorar, conhecer, desvendar, matar, matar, matar (eu amo PvP).
Mas com o tempo, descobri como é o jogo de verdade, quais os objetivos que um personagem no level máximo e como funciona exatamente a progressão até então.
WoW a partir do level máximo, caso você queira evoluir DE VERDADE, se torna um compromisso. Por que eu falo isso? Bem, é simples. Para conseguir os melhores ítens, você necessita de uma guilda FORTE que esteja sempre fazendo as raids. Raids, para quem não sabe, são grupos de mais de 5 jogadores, com número máximo de 40 jogadores. As Raids servem para vencer desafios que grupos normais não conseguem. Como matar os World Bosses, chefes bem fortes que ficam rondando em lugares específicos do mundo. Ou para desbravar as Dungeons.
Só que tem um problema. Nas guildas organizadas, as Raids são feitas com horários e dias marcados. Por que isso? Porque as Dungeons não são fáceis. Muitas delas você precisa ter feito outras anteriores, tanto para habilitar sua entrada nelas, como para se equipar com equipamento para deixar o personagem útil para a próxima Dungeon. Útil no sentido de exercer a função da sua classe. Outra coisa que pode decepcionar MUITA gente.
Em Raids, Shamans e Paladins servem para CURAR e proteger. Existem outras opções para você ser um Shaman que causa dano com magias ou use magias para bater com arma, ou um Paladin que cause dano e tenha muita proteção, porém ele NUNCA vai tomar o lugar de um Warrior para ser o Tank, o cara que fica tomando dano dos monstros enquanto outras classes como Rogue, Mage, Warlock e Hunter causam dano.
Me decepcionei com o jogo nesse sentido. Porque o PC aqui da minha casa é dividido entre eu e meu pai, e os horários de uso dele batiam SEMPRE com os das Raids da guilda que eu pertencia. A única guilda brasileira do server que eu jogava, que foi uma das maiores em relação ao número de brasileiros em uma só guilda até hoje vista em todos os servers oficiais.
Quando você não faz as Raids, você não evolui. E isso acontece, porque existe um sistema de cavalheiros que jogadores experientes de WoW criaram para fazer a divisão de Drops (ítens que caem dos monstros) ser justa. E essa justiça é, quanto mais presente nas Raids, mais preferência na hora de pegar o ítem.
Bem, eu deixei de fazer muita coisa pra poder ter ítens, e deixei de pegar muito ítem por não poder fazer Raids. Eu sinceramente, vi que era um desperdício de tempo. Porque quando você não está nas Raids, suas opções no jogo são: farmar (ficar repetindo a mesma ação de matar monstros ou procurar certo ítem) reputação com as facções do jogo para poder ter acesso a ítens e outros privilégios; fazer PvP,que ao longo do jogo se torna excessivamente enjoativo, pois o foco do PvP estão nos Battlegrounds, locais onde você entra, e luta ao lado de outros jogadores da sua facção para vencer a partida, ganhar Honor Points e comprar ítens, ou a Arena, que você se junta com outros jogadores fazendo times de 2, 3 ou 5 jogadores, e participando de um "campeonato". Claro, quem joga mais, tem equipamentos mais fortes, é obviamente o que vai vencer.
O jogo se torna isso. Se você quiser ser forte, e aproveitar o que o jogo pode te proporcionar. Vai ter de abdicar de algumas coisas pra poder bater ponto em WoW. Senão, vai ter que se contentar em andar pelas cidades e lugares e ver outras pessoas com equipamentos que você nunca vai ter.
Eu parei de jogar, vendi minha conta, e agora estou me dedicando ao desenho, escrita, tatuagem e criação de roteiros para curta-metragens.
Digo que agora me sinto bem mais satisfeito com a minha vida e fiz que nem o Tom Cruise:
http://www.youtube.com/watch?v=GjH_bn_OV0g