Faz parte do FF iniciar ou evoluir com o protagonista, mas para evoluir legal sempre tem que ser juvenil ou simplesmente infantis, todo protagonista FF sempre foi meio que sem graça, só o visual e classe que muda praticamente...
Exceção! (Spoilers de ff5)
Dood, o Galuf é o protagonista do FF5, se você prestar atenção. E antes mesmo de começar o jogo, ele JÁ salvou o mundo uma vez com o grupo original dele!
Ah, e não dá pra virar só com o Shadow... veja a parte a seguir.

O VI, depois do World of Ruin, assim que você pegar o Airship pode ir tentar peitar a Kefka's Tower... mesmo sem a Terra.
O superduper final "secreto" é só com os obrigatórios: Celes, Edgar e Setzer. Brrr, enfrentar a Tower of Kefka só com os 3 é dose.
Qualquer personagem a mais que esses é opcional, até mesmo Terra (que aparece mesmo assim no fimzinho, só pra dar um 'oi') >:3~
FF tem uma coisa q me irrita: falta de opções, de caminhos alternativos, de finais diferentes. Pode ser que isso seja porque eu so joguei a nova guarda maaaaasss acho bem mais interessante um rpg onde vc tem escolhas morais e multiplos finais como KOTOR ou Fallout 3 (meu favorito).
Morlot, essa é a diferença entre os chamados WRpgs e JRpgs; Western Rpgs são customizáveis, mas por causa disso não se prendem tanto em caracterização, porque tudo pode mudar, mas há exceções como KOTOR.
JRpgs é o famoso "Livro Virtual", aonde você segue uma história; justamente pelos personagens serem "fixos", é que há uma empatia maior por eles.