Posturas e... posturas

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Posturas e... posturas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jan 2009, 11:09

Ou mais simples, criar um quadro de "Colaboradores", que não são parte da moderação e não dividem as mesmas responsabilidades, mas tem algumas ferramentas a mais pra ajudar na organização do fórum.

Essa foi a melhor idéia que já ouvi até agora.

E sim, acho que precisamos revisar nosso quadro de moderadores. Mas antes de querer acrescentar, devemos ver se tem algo a limpar.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Posturas e... posturas

Mensagempor Agnelo em 28 Jan 2009, 11:11

Tu abriste um tópico pra criticar posturas, então vamos lá.

Tu não acha que a postura correta num caso desses deveria ser conversar com o Sampaio em primeiro lugar ao invés de simplesmente vir aqui e abrir um tópico tecendo paralelos entre ele e um moderador banido?

Tá mais que óbvio que esses dois grupos formados dentro da moderação não ajudam em nada a spell, esse conflito de egos tá desgastando o fórum muito mais que as conversas do chat.

É necessário mais um moderador na seção de artes? Quanto tempo vocês passam ser usar as ferramentas de moderação? Qual foi última vez que tópicos foram unidos ou trancados na seção de artes? E mesmo que isso fosse necessário, quantas pessoas são necessárias pra dar conta disso?

Se o que a seção de artes precisa é de mais movimento simplesmente aumentar a quantidade de gente com "MODERA" não vai ajudar em nada.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Posturas e... posturas

Mensagempor Elara em 28 Jan 2009, 13:14

Gosto da idéia de colaboradores, que, aliás, já foi pautada em outros momentos.

Locke, trouxe o assunto para cá simplesmente porque ele diz respeito a todos os que fazem a moderação. Falar com o Sampaio reservadamente, pelo menos naquele momento, só seria caso de dar continuidade a políticas de clubinho do msn, em assuntos que se referem a todos nós. E novamente, o caso citado por mim foi meramente ilustrativo.

Chero.
This is NOT Sparta!
Elara

Posturas e... posturas

Mensagempor Madrüga em 29 Jan 2009, 12:24

Dahak escreveu:A questão não é ser diferente dos usuários. É de repente ver assunto interno exposto. Vamos mudar as regras do jogo? Bacana, mas que seja feito antes. Porque até onde me consta, não era permitido levar assuntos internos para os demais.

Se outros usuários desconfiam são outros 500. Mas até o presente momento, o lugar que entendo que era destinado para esse tipo de conversa é a seção dos moderas.

Não era permitido quando tínhamos chefe, caramba. Perca essa mentalidade de funcionário. Não existe "assunto interno". Maior parte dos usuários sabe o que estamos passando (e vários ofereceram até auxílio financeiro, mas eu acho que não devemos misturar as coisas. Só aí).

Dahak escreveu:Mas engraçado que os que mais estão por lá parece que são os que menos podem opinar.

E na boa mesmo, não vejo onde agregar mais um atravancaria as coisas. A proposta é bem o contrário, é agregar para impulsionar.

Nun sistema burocrático e labiríntico, realmente, adicionar mais um, qual o problema? Virou funcionalismo público?

O problema, Dahak, sinceramente, é esse ranço de que "o pessoal de Artes" é diferente. Vocês sempre vêm com esse papo de "quem está de fora", estão elitizando a própria seção. Vê-se isso nas reações exacerbadas, nesse choramingo de "quem está de fora não entende", "quem está dentro não pode opinar".

Não. Existe. Isso. Vocês são IGUAIS a todo mundo.

Elara escreveu:Tendo em vista a orientação que temos de não levar conversas da moderação para usuários, manter uma postura coerente e unida diante dos que frequentam o forum e todos aqueles protocolos básicos que todos estão carecas de saber

Orientação de quem? Do CZDude?

Qualé, Elara. Perca também a mentalidade de funcionária. A Spell é nossa agora.

Sampaio escreveu:Eu, Madruga, Eltor e outros somos completamente a favor de debater muitas coisas com os usuários. Não existe essa regra limítrofe e absoluta.

Sampaio escreveu:Não gosto da idéia do "clubinho" ou "máfia" aonde nada pode pode vazar! É segredo de Estado!
Que bobeira...O próprio Lumine criticou isso em outro tópico, eu, o Madruga, o Eltor e outros já criticamos isso, e é uma tremenda bobagem mesmo.

Exatamente, não entendo a dificuldade de se perceber que estamos trabalhando com uma nova filosofia. HÁ MUITO TEMPO. É falta de freqüentar mesmo.

Locke escreveu:Se espetar o sampaio por causa das conversas no chat é o máximo que a gente tem pra discutir na moderação creio que a Spell não tenha mais nenhum problema pra ser corrigido.

Tem sim. Cortar o mal pela raiz.

Elara escreveu:Pelo menos no curso que estou fazendo (Relações Públicas), estudamos a respeito de climas organizacionais e podemos observar que é cientificamente comprovado que, a partir do momento que expomos problemas internos de uma equipe, os públicos daquela organização começam a se sentir desmotivados também. Então, se uma situação ruim tende a piorar, segundo a lei de Murphy, só vejo o caminho do buraco mesmo, se continuar assim. E não, não é drama queen, não é pessimismo. É realismo.

Ei, não somos uma empresa.

Eltor escreveu:Ou mais simples, criar um quadro de "Colaboradores", que não são parte da moderação e não dividem as mesmas responsabilidades, mas tem algumas ferramentas a mais pra ajudar na organização do fórum.

É ótimo, deixa até um vínculo maior com quem se dedica a projetos.

Elara escreveu:Locke, trouxe o assunto para cá simplesmente porque ele diz respeito a todos os que fazem a moderação. Falar com o Sampaio reservadamente, pelo menos naquele momento, só seria caso de dar continuidade a políticas de clubinho do msn, em assuntos que se referem a todos nós. E novamente, o caso citado por mim foi meramente ilustrativo.

Eu também pensei como o Locke. Se você viu um problema na postura do Sampaio, manda uma MP, dá um toque no MSN em particular NA HORA e fala "pô, dá uma maneirada aí". Esse tópico tem cara de choramingo, tem cara de mostrar pra tia o que o coleguinha fez de malvado no recreio. Falando em posturas, eu achei essa postura covarde: você achou que todo mundo repreenderia o Sampaio junto? Era só resolver com ele, ponto.

Locke escreveu:Tá mais que óbvio que esses dois grupos formados dentro da moderação não ajudam em nada a spell, esse conflito de egos tá desgastando o fórum muito mais que as conversas do chat.

Também acho, embora eu seja obviamente um proponente muito vocal de um extremo de ação.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Posturas e... posturas

Mensagempor louc0 em 29 Jan 2009, 13:09

Acho que eu nem tenho mais direito de postar aqui, uma vez que abri mão de moderar em setembro passado. Mas como ainda tenho o status de moderador, pude acompanhar essas discussões e movimentos surgidos nos últimos meses.

Esse tempo afastado me deu uma nova perspectiva sobre alguns motivos que me afastaram um pouco do forum. Comentei isso brevemente com alguns amigos como o Felipe e o Agnelo, mas não vem ao caso. O que quero ressaltar é de onde está vindo a opinião que vou expor à seguir.

Pra mim está claro, mais do que nunca, que há uma divergência entre as visões, tanto na moderação quanto entre os usuários. Não há consenso sobre o que a spell é, nem sobre o que deve tentar se tornar. Da parte dos usuários, isso fica claro com campanhas do tipo "Spell RPG, lembra". Da parte dos moderadores, entendo que há os que são saudosos dos velhos tempos e esquecem da conjuntura atual do fórum, suas limitações e possibilidades. Trocando em miúdos: a era de ouro acabou. A mim soa até ofensivo querer ressucitar "dinossauros" em detrimento de tante gente boa e criativa que anda aparecendo.

A minha idéia sobre o que deveria ser feito é radical. E tenho plena certeza de que vai ser rechaçada por muitos. Mas é hora da moderação atual, do jeito que é, dizer adeus. Claro, há muita gente que é competente demais aqui e que pode ser reaproveitada.
Mas a verdade é que o trabalho do moderador é simples: é garantir que a sua seção esteja correndo bem, em consonância com as regras do fórum. Seja trancando tópicos, advertindo usuários, seja fazendo a manutenção dos tópicos, fixando, movendo, agrupando. ESSAS são as ferramentas do moderador.
Toda essa história de projetos, concursos e afins deve ser fomentada pelos usuários e articuladas (aí sim) pela moderação.
Desta forma, não vejo necessidade de uma moderação tão grande, ou mesmo tão especializada. É hora de enxugar os quadros, enxergar as necessidades e o que os usuários (como um todo, não só como os mais "barulhentos") querem.

Esse é o desafio.

Enfim, peço desculpas pela intromissão. Mas precisava tirar essa do peito.
Um abraço à todos.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Posturas e... posturas

Mensagempor Dahak em 30 Jan 2009, 00:08

Seu_Madrüga escreveu:
Elara escreveu:Tendo em vista a orientação que temos de não levar conversas da moderação para usuários, manter uma postura coerente e unida diante dos que frequentam o forum e todos aqueles protocolos básicos que todos estão carecas de saber

Orientação de quem? Do CZDude?

Qualé, Elara. Perca também a mentalidade de funcionária. A Spell é nossa agora.

Bem colocado! Nossa, e não sua. Ninguém precisa pensar como você ou alterar as regras do jogo de súbito na primeira instância que é conveniente.

E continuo dizendo sim que parece que quem menos entende da seção que nós mesmos cuidados são os próprios moderadores. Tragicômico.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Posturas e... posturas

Mensagempor Madrüga em 30 Jan 2009, 01:15

Não obrigo ninguém a pensar nada. É só ler.

Imagem
Madrüga

Posturas e... posturas

Mensagempor Dahak em 30 Jan 2009, 01:54

Lido. Bacaninha.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Posturas e... posturas

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2009, 02:27

Ruben_Ladwig escreveu:A minha idéia sobre o que deveria ser feito é radical. E tenho plena certeza de que vai ser rechaçada por muitos. Mas é hora da moderação atual, do jeito que é, dizer adeus. Claro, há muita gente que é competente demais aqui e que pode ser reaproveitada.
Mas a verdade é que o trabalho do moderador é simples: é garantir que a sua seção esteja correndo bem, em consonância com as regras do fórum. Seja trancando tópicos, advertindo usuários, seja fazendo a manutenção dos tópicos, fixando, movendo, agrupando. ESSAS são as ferramentas do moderador.
Toda essa história de projetos, concursos e afins deve ser fomentada pelos usuários e articuladas (aí sim) pela moderação.
Desta forma, não vejo necessidade de uma moderação tão grande, ou mesmo tão especializada. É hora de enxugar os quadros, enxergar as necessidades e o que os usuários (como um todo, não só como os mais "barulhentos") querem.

Esse é o desafio.

Enfim, peço desculpas pela intromissão. Mas precisava tirar essa do peito.
Um abraço à todos.

Ruben, se isso não fosse cimentar definitivamente a parte gaúcha como a Ala Rosa da Spell, eu te daria um beijo.

O seu post, junto com o do Mirallatos, me convenceram totalmente que o melhor rumo a tomar é, sim, esclarecer bem o que é a moderação e o que são os colaboradores, e tornar cada um melhor habilitado a cumprir sua tarefa. Além disso, ter os colaboradores vai ser um incentivo muito grande a mais gente contribuir com o fórum e o site, sem toda a burocracia envolvida com ser um moderador (e que também deve ser diminuída, diga-se de passagem).

Ter apenas os velhos cargos de "moderador", "supervisor" e "administrador" é um artefato do passado que só continuamos usando até agora porque faltou ter algumas vozes que gritassem um "ei, dá pra fazer diferente". Essa idéia de ter Colaboradores já existia há mais de ano, mas nunca tinha ficado claro por quê seria importante e benéfico colocar em prática. Creio que toda essa conversa dos últimos dois dias elucidou isso definitivamente. E a última coisa que você deveria fazer é pedir desculpas por se "intrometer" na conversa com um ponto de vista totalmente válido e que ajuda a dar um novo rumo à coisa toda.

Madruga, Dahak:

:putz:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Posturas e... posturas

Mensagempor Madrüga em 30 Jan 2009, 09:06

Também estou chocado com o "Bem colocado! Nossa, e não sua. Ninguém precisa pensar como você ou alterar as regras do jogo de súbito na primeira instância que é conveniente."

Eltor escreveu:Ter apenas os velhos cargos de "moderador", "supervisor" e "administrador" é um artefato do passado que só continuamos usando até agora porque faltou ter algumas vozes que gritassem um "ei, dá pra fazer diferente". Essa idéia de ter Colaboradores já existia há mais de ano, mas nunca tinha ficado claro por quê seria importante e benéfico colocar em prática. Creio que toda essa conversa dos últimos dois dias elucidou isso definitivamente. E a última coisa que você deveria fazer é pedir desculpas por se "intrometer" na conversa com um ponto de vista totalmente válido e que ajuda a dar um novo rumo à coisa toda.

Eu sei que estamos tendo praticamente a mesma conversa nos dois tópicos, mas os colaboradores teriam acesso ao fórum da moderação?

Imagem
Madrüga

Posturas e... posturas

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2009, 09:44

Respondida no tópico paralelo. Podemos dar este por encerrado e continuar os pontos relevantes lá.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Posturas e... posturas

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Fev 2009, 21:16

MODERAÇÃO: Tópico movido para o Linha Direta, para que os demais usuários possam ficar mais a par de tudo que foi discutido recentemente.

Mas peço que os usuários que não fazem parte da equipe de moderação no momento não respondam diretamente aqui, para ajudar na organização. Usem este tópico para visualização, e respondam nos outros tópicos vigentes se for o caso.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Anterior

Voltar para Linha Direta