Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2009, 12:03

A Moderação não possui problemas

Allef, serei muito mais direto. A reformulação está tão defasada que membros que não fazem mais parte ativamente da moderação (desde 2/3 do ano passado) continuam com seu status, e um certo moderador sequer loga no fórum faz cerca de dois meses. Isso qualquer um pode ver indo na lista de "membros" do fórum.

Gostaria de uma explicação pública sobre os seguintes fatos recentes:

• Diferentes ideologias (tópico "Posturas e... posturas")
  • Discussão sobre o "apadrinhamento" de um novo moderador (tópico "Moderadores e 'Z'')
  • Alfinetadas, guerras de ego (tópico "Y - Avaliação e Retorno")
  • Discussão sobre a transparência (tópico "Transparêncai de Reformulação")

Preciso continuar?

Sim, eu sei que é hipocrisia minha como moderador da minha sessão (Sopa Extraplanar, um mero pbf) poder reclamar de algo. Mas eu também sou um usuário, e só tenho acesso a estas discussões e problemas porque eu tenho um status diferente de usuário normal.

E isso é justo?
ps: Após cada post desses, eu aguardo meu banimento. :p
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor louc0 em 05 Fev 2009, 12:32

Tá lumine, apesar do teu post inicial ter sido bacana, para com essa história de banimento.

Isso nunca rolou e nem vai rolar.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Elara em 05 Fev 2009, 13:58

Gostaria de uma explicação pública sobre os seguintes fatos recentes:

Diferentes ideologias (tópico "Posturas e... posturas")
Discussão sobre o "apadrinhamento" de um novo moderador (tópico "Moderadores e 'Z'')
Alfinetadas, guerras de ego (tópico "Y - Avaliação e Retorno")
Discussão sobre a transparência (tópico "Transparêncai de Reformulação")

Bom, como sempre defendi para qualquer pessoa, existem assuntos que devem ser levados sempre aos usuários. A maioria dos assuntos relativos ao forum se encaixa nesse perfil. Se a questão é trazer para os usuários os casos tratatos na seção de moderação, é o que comentei lá: "Por que não abrimos essa bagaceira logo?" :aham:

O tópico "Posturas e... posturas" foi aberto por mim e como ele foi mencionado, não posso me omitir dessa discussão, embora ache desnecessário trazê-la para cá. O tópico em questão se refere a levar questões que estão sendo debatidas dentro da moderação ainda sem um consenso para o chat. Nota: não se trata do fato de levar ou não discussões para usuários, mas parafraseando o Madruga no próprio tópico: "O método da conversa é que não foi acertado". Trata-se de uma discussão que o próprio Eltor deu como encerrada.

Quanto ao tópico "Y - Avaliação e Retorno", "Y" sou eu, Elara. O título correto é "Elara - Avaliação e Retorno". Sim, saí por alguns dias da moderação, por acreditar que minhas visões não se adequassem às do grupo atual. Saí por livre e espontânea vontade e não tenho cisma com ninguém da moderação ou do Forum como um todo, apesar de não concordar com algumas atitudes. Acontece que o Allef me procurou por e-mail e pediu que voltasse. Conversamos e avaliamos a situação em seis e-mails e assim se deu o meu retorno à moderação. O forum está em transição e as mudanças estão acontecendo sim, em tempo hábil, é o que posso dizer. E essa situação não tem nada a ver com a transição.

Então gente, é isso ae. Concordo com o Barlin: Todos temos em mente o que é melhor para a Spell.

Chero pra todos!
This is NOT Sparta!
Elara

Mensagempor Gun_Hazard em 05 Fev 2009, 14:07

Nossa!

Nem conhecia você!

Prazer!
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Lune em 05 Fev 2009, 14:08

O forum está em transição e as mudanças estão acontecendo sim, em tempo hábil, é o que posso dizer.

Desculpe, mas o tópico de reformulação do fórum já tinha chegado a uma nova estrutura com a qual (quase) todos os usuários concordavam desde o fim do ano passado. Até agora, tudo o que vimos foi a mudança na ordem de algumas seções e, paradoxalmente, a criação de mais subfóruns. Não só não estamos avançando em nenhum ritmo que possa ser adequadamente descrito como "hábil", como em alguns casos demos um passo pra trás (Card Games como subfórum de miniaturas e wargames? Alguém quer me explicar?).

Com toda a honestidade, eu não ligo pro drama interno da moderação, quem brigou com quem ou nada disso. Mas a Reformulação foi um tópico criado pelos usuários, que rendeu uma discussão longa e um projeto concreto, que só precisava ser executado. Algo em torno de 20 minutos, eu imagino. Por que raios tá demorando tanto?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Mirallatos em 05 Fev 2009, 14:31

É bem simples pessoal: Uma mudança ocorrerá. Não creio que vocês estejam interessados em lavagem de roupa, mas sim numa proposta de mudança, algo sólido e benéfico para o site. É isso que estamos debatendo na moderação, ou tentando pelo menos.

Minha opinião quanto a isso também é simples: O Portal Spell acabou há tempos e precisamos evoluir. Temos uma comunidade no melhor sentido da palavra, portanto as coisas devem ser voltadas pra ela e com ela.

Outra coisa, não existe teoria de conspiração ou algo parecido. Ninguém quer dominar a Spell, é apenas uma diferença de pensamento, ou seja, algo fundamental para chegar num ponto de equilíbrio.

Mais uma coisa: a Spell é de vocês, logo para ela ir pra frente também depende do que vocês gostam ou não.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Gun_Hazard em 05 Fev 2009, 14:48

GRANDE OFF

UM exemplo como a mentalidade sobre o que é ser moderador está errada por aqui:

Oda Nobunaga escreveu:
Isso é uma falsa dicotomia apelando para o sentimentalismo do "antigamente". Não existem só duas abordagens, não existe "o ontem" versus "o hoje", ainda mais com essa ênfase no "hoje maligno que só gosta de rolagens e não de interpretação".

Quando as pessoas falam "ei oda, porque você não tenta virar Moderador?" eu respondo "Porque o Madruga já faz o que eu faria".

E o que tem a resposta do Madruga a ver com o fato dele ser moderador?

O Moderador, modera
O usuário, participa

Para mim o madruga está apenas participando da conversa... (E com direito pois todo Moderador é um usuário também)

Não é o fato dele ter idéias mais exclarecidas que faz dele um moderador e sim a capacidade de moderar um situação.

E principalmente não é o fato dele ser moderador que quer dizer que ele tem razão em algo.

TODOS precisam saber diferenciar quando uma ação é de um moderador e quando é de um usuário...

Ocorrido em:
viewtopic.php?f=12&t=4111

DONA EDIT:
A Menos que o comentário do Oda tenha sido um "Cala-a-boca e veja com quem voce está falando...", na intenção de "Intimidar" o interlocutor, pois se for então o problema é pior que eu pensava...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Allefcapt em 05 Fev 2009, 15:03

Olá a todos,

GUN,
Parabéns pelas palavras. Bem colocadas, construtivas e diretas. :victory:
Gostei de sua idéia. Uma Equipe de Projetos, apesar de não saber se há no momento gente preparada para esta função. Aqui me refiro a questão tempo também.

Um cuidado:
“Mas muito cuidado para não ficarem igual ao Pessoal da REDE que voces falam tão mal!”

Não falamos mal do “pessoal” como se refere.
Muitos são amigos pessoais, freqüentam a SPELL e navegam pelo mundo do RPG constantemente. Aliás, gostariam inclusive de contribuir conosco, mas PR questões “políticas” não o podem realizar.

O ônus pessoal, de acordo com estas pessoas, não compensa.
Algumas destas já ofereceram contribuir de forma anônima, mas não acho justo e correto.
A maioria das críticas é quanto a postura administrativa do espaço. Pequenas coisas.. que no conjunto incomodam.

“Não façam outra coisa "em nome da moderação", apenas moderem quando for necessário, quando não for necessário sejam usuários como todos os outros.”

Cara, eu pessoalmente juro pelos deuses que tento isto desde sempre. Mas sei que o Nick pesa mesmo sem querer.

LUMINE,
“A reformulação está tão defasada que membros que não fazem mais parte ativamente da moderação (desde 2/3 do ano passado) continuam com seu status,”

Isso será retirado.
Como eu já enfatizei, escrevi e-mails e cheguei a ligar para alguns. Se em alguns dias não entrarem em contato para ao menos se explicar serão retirados. Simples. É uma questão de ordem e limpeza.

“A reformulação está tão defasada que membros que não fazem mais parte ativamente da moderação (desde 2/3 do ano passado) continuam com seu status,”

Cara, parece audiência pública. Mas vamos lá... eu as monto mesmo.
(E depois do que venho sofrendo com a construção do COMPERJ aqui no RJ tudo é pinto!) :cool:

Os assuntos para os quais vc “exige” explicação se referem a assuntos administrativos.
Que gostando ou não, exigem sim uma discussão entre um grupo específico.
Mas sem problema.

“Diferentes ideologias (tópico "Posturas e... posturas")”

O tópico por si se explica. Trata-se da discussão sobre as posturas que se consideram corretas e condizentes com os que zelam pela ordem no site.

O tópico que possui sua última mensagem até hoje, dia 30 de janeiro, foi aberto para dar vazão a uma opinião de uma moderadora, a ELARA que há anos vêm contribuindo com o fórum.
Serviu para analisarmos algumas funções, colocações e a postura propriamente dita de alguns.
E culminou com a craição da categoria COLABORADORES que eu pessoalmente acho que irá agregar muito valor ao iste e fórum.

“Discussão sobre o "apadrinhamento" de um novo moderador (tópico "Moderadores e 'Z'')

Aqui o tópico foi inicialmente aberto pelo DAHAK, outro colaborador secular nosso. Na verdade ele levantou a idéia de trazer-mos a LOLA para o quadro de moderação novamente. Neste assunto, eu acredito, pesou o quesito emocional de um relacionamento amigável, firme e sólido, como muitos sequer possuem na vida real. Mas o assunto foi tratado, analisado e muito bem discutido.No final ficou clara a intenção de todos em privilegiar aqueles que HOJE contribuem com o fórum. E ponto.

Uma discussão recheada de meandros emocionais, mas que foi feita com muito respeito.

Alfinetadas, guerras de ego (tópico "Y - Avaliação e Retorno")

Pelamordedeus. Se entre os usuários algumas vezes ocorrem quase ofensas pessoais, extrapolando Nicks, entre o grupo de organiza a casa não é diferente.
Alguns são criticados, mas avaliam suas posturas, rebatem, dialogam e procuram prosseguir, em prol do site.

O tópico trata do desejo inicial de uma moderadora, a ELARA de sair por acreditar que suas idéias e conceitos não se enquadravam com a maioria dos outros envolvidos.
Eu a procurei, conversamos, ele avaliou, ponderou e retornou. Sem problemas.

Discussão sobre a transparência (tópico "Transparêncai de Reformulação")
Um tópico surgido justamente da reclamação SUA de que os usuários não acompanhavam algumas discussões.

Veja, vou ser bem sincero OK?
A SPELL não nasceu ontem. E ao longo destes 13 anos, foi muito, mas muito difícil agregar pessoas de tantos locais, educações e pensamentos diferentes em prol de um só objetivo. Manter e progredir a SPELL.
E nunca houve um grupo tão bom. ^_^
Todos os que aqui permanecem ativos são extremamente amadurecidos para a função. Se passassem pela avaliação de desempenho que por exemplo ocorre dentro de algumas empresas, acredito que hoje passariam.

Estamos em um momento onde um site está sendo novamente colocado no ar.
O que inicialmente foi feito com o esforço quase sobre-humano do ELTOR, hoje ganha uma cara profissional.

E pretendo ajudar a aglomerar pessoas que desejam isto: EVOLUIR E CONTRIBUIR.

E a discussão livre e aberta é parte do processo.
Espero ter ajudado nestas palavras.
Agora vou trabalhar um pouco. :mrgreen:

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor NeverSleep em 05 Fev 2009, 15:17

Bom, até agora ninguém respondeu o questionamento do Lune sobre a organização.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Lune em 05 Fev 2009, 15:19

Obrigado pelas respostas, Allef.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Mai em 05 Fev 2009, 15:20

Seria livre e aberta se nós pudéssemos ver e participar dessa discussão. Da qual nem sabemos do que se trata.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Léderon em 05 Fev 2009, 15:30

Mas o assunto foi tratado, analisado e muito bem discutido.No final ficou clara a intenção de todos em privilegiar aqueles que HOJE contribuem com o fórum. E ponto.

Que bom, por que eu vi usuários bem antigos voltando pro fórum e fiquei com medo de alguns moderadores pensarem "oh, vamos fazer tudo como antigamente..."
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Lune em 05 Fev 2009, 15:32

Bom, até agora ninguém respondeu o questionamento do Lune sobre a organização.

Me responderam no chat. E como resposta, eu postei uma lista com o que falta fazer para completar a reorganização no outro tópico. Comentem se encontrarem algum erro e vamos terminar isso de uma vez por todas.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2009, 15:36

O tópico "Posturas e... posturas" foi aberto por mim e como ele foi mencionado, não posso me omitir dessa discussão, embora ache desnecessário trazê-la para cá. O tópico em questão se refere a levar questões que estão sendo debatidas dentro da moderação ainda sem um consenso para o chat. Nota: não se trata do fato de levar ou não discussões para usuários, mas parafraseando o Madruga no próprio tópico: "O método da conversa é que não foi acertado". Trata-se de uma discussão que o próprio Eltor deu como encerrada.

Frisando o quote, o tópico se tratava de um puxão de orelha no Sampaio porque ele falou da situação da moderação dentro do chat da spell.

Fora isso, tudo procede como dito.

A SPELL não nasceu ontem. E ao longo destes 13 anos, foi muito, mas muito difícil agregar pessoas de tantos locais, educações e pensamentos diferentes em prol de um só objetivo. Manter e progredir a SPELL.
E nunca houve um grupo tão bom. ^_^

Não há questionamento da qualidade do grupo.

Todos os que aqui permanecem ativos são extremamente amadurecidos para a função. Se passassem pela avaliação de desempenho que por exemplo ocorre dentro de algumas empresas, acredito que hoje passariam.

A diferença é que a Spell, ao contrário de anos atrás não é uma empresa (ainda) e nem está vinculada a uma.

Estamos em um momento onde um site está sendo novamente colocado no ar.
O que inicialmente foi feito com o esforço quase sobre-humano do ELTOR, hoje ganha uma cara profissional.

Sim, mas as "reformulações" no fórum não levariam mais de meia hora, após o sinal verde.

E pretendo ajudar a aglomerar pessoas que desejam isto: EVOLUIR E CONTRIBUIR.

Não é livre, lembre-se que eu só tive acesso porque tenho acesso a moderação.

No mais, as questões levantadas pelo Lune foram respondidas. No chat.
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Elara em 05 Fev 2009, 16:03

Lumine escreveu:Frisando o quote, o tópico se tratava de um puxão de orelha no Sampaio porque ele falou da situação da moderação dentro do chat da spell.

Fora isso, tudo procede como dito.

Quem sou eu para puxar orelha de alguém? Ainda mais do Sampaio! XD

Gun escreveu:Nossa!

Nem conhecia você!

Prazer!

É mesmo? Mas eu já te conhecia. E de outros carnavais. Uma coisa boa minha é a memória. =)

Mesmo assim, se não se lembra, é um prazer conhecê-lo novamente. XD

Chero pra todos!
This is NOT Sparta!
Elara

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta