Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2009, 00:20

Oda Nobunaga escreveu:Eu não consigo imaginar como um moderador - não importa quem - pode "atrair novos usuarios";

Espantar eu até entendo (e tenho culpa de certa forma), mas atrair é demais.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Fev 2009, 00:20

Da última vez que eu chequei, esse assunto na seção de moderação já estava basicamente encerrado, com a conclusão de que não, a seção não precisa de mais moderação, e caso precisasse, haveria opções bem melhores de usuários(as) que participam do fórum, ao invés de trazer de volta pra equipe alguém que não dava as caras por aqui há décadas e estava completamente fora de sintonia com o lugar. Dahak, você era praticamente a única pessoa que continuava (e pelo jeito ainda continua) martelando a idéia.

É pra evitar esse tipo de repetição de argumentos e reciclagem de discussões que eu estou defendendo a iniciativa de abrirmos logo essa discussão pros usuários em geral e mover vários dos tópicos da seção de moderação pra cá. Creio que todo mundo sairia ganhando com isso, além de fazer todo o processo ser bem mais rápido.

Não tenho postado nesse tópico aqui por achar que seria bem mais rápido, ao invés de repetir tudo aqui, trazer o que tem lá pra cá e deixar os usuários se inteirarem da situação toda de uma vez, ao invés de ficar só descrevendo nos posts.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor VAMPIRA em 06 Fev 2009, 00:49

Eu sou a favor do que o Eltor diz. Com certeza coisas como distribuição de fóruns e moderadores podem e devem ser discutida com os usuários.

Intrigas do tipo quem ama quem ou não ama fica na Ala Rosa. Com a moderação do Argh.

E para firmar meu ponto:

Born to be wild!
VAMPIRA

Mensagempor DracoDruida em 06 Fev 2009, 01:23

Um moderador só modera, só põe a casa em ordem dando toques e punições nos que erraram, vendo se a coisa tá organizada. Se ela faz posts legais, manda MPs de ajuda, e coisas assim, ela não precisa ser moderadora pra isso, mas seria muito bem vinda como usuária.
Ser moderador não é um prêmio. É um cargo que tem como pré-requisito ser confiável e competente.
DracoDruida

Mensagempor louc0 em 06 Fev 2009, 03:55

Lune escreveu:Quem é que indica novos moderadores?

Geralmente funciona por indicação de outros moderadores. O madruga me indicou pra pegar a Jogos sociais, eu indiquei o Locke pra ficar no meu lugar. Assim foi indo.

Lune escreveu:Quem decide quem sai?

Do pouco da historia da moderação que eu conheço, só se sai por livre e espontânea vontade. Se não me engano houve um que foi banido (por um motivo bastante razoavel), há bastante tempo, mas na época nao frequentava a spell.

Lune escreveu:Eu nunca prestei atenção nisso das últimas vezes que aconteceu, então não sei como é. Mas pra evitar que o ranço dessas discussões recentes contamine a nova equipe, eu sugeriria que a equipe fosse montada do zero.

Minha sugestão, também.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Elara em 06 Fev 2009, 07:43

Na boa Madruga, você sabe qual o conceito de empresa?

Concordo com o Eltor. Grande parte dessas discussões já tinham sido encerradas. Acho que estamos chovendo no molhado.

Lune escreveu:
Eu nunca prestei atenção nisso das últimas vezes que aconteceu, então não sei como é. Mas pra evitar que o ranço dessas discussões recentes contamine a nova equipe, eu sugeriria que a equipe fosse montada do zero.

Aiai. Taí. Se todo mundo da moderação hoje disser assim: "Eu saio", então não veria problemas nessa proposta. Mas teria que ser TODO MUNDO. lol

Praticamente impossível.

Chero pra vcs!
This is NOT Sparta!
Elara

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2009, 09:18

Elara escreveu:
Lune escreveu:Eu nunca prestei atenção nisso das últimas vezes que aconteceu, então não sei como é. Mas pra evitar que o ranço dessas discussões recentes contamine a nova equipe, eu sugeriria que a equipe fosse montada do zero.

Aiai. Taí. Se todo mundo da moderação hoje disser assim: "Eu saio", então não veria problemas nessa proposta. Mas teria que ser TODO MUNDO. lol

Praticamente impossível.

Não vejo o porquê. Se a proposta for reformular do zero, eu saio RINDO. Só de ver quem não larga o bolo de jeito nenhum.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Mai em 06 Fev 2009, 09:52

Também acho interessante começar do zero, apesar de que acho que ao menos uma boa parte iria continuar no mesmo lugar por causa do bom trabalho. =p
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Malkavengrel em 06 Fev 2009, 10:19

Saudações,

Vim decorrer o assunto, o Lumius foi correto em abrir o topico, não totalmente feliz em sua decisão mas correto. A moderação da Spell age separada dos usuarios? Em parte.

Seu_Madruga, a Spell é sim uma empresa, não no jeito tradicional, mas é sim uma empresa. Ela presta um serviço de comunicação e informação online sem fins lucrativos, é mantida por uma equipe, tem seus clientes (usuarios), tem processos de transformações (transforma dados em informações), tem custos, e principalmente tem metas e objetivos, eu acredito que tenha. O que falta para ela se uma empresa legalmente? CNPJ e uma sede administrativa fisica. (não sei se a Spell possui, acredito que não)

Desenvolvendo essa ideia da spell como uma empresa, aqui entra o principal problema, uma empresa precisa de feedback positivo dos clientes e esses devem ser informados de mudanças. O que eu posso analisar do forum em si, os usuarios não tem noção do que está acontecendo. Vamos fazer uma abordagem diferente então, os usuarios como funcionarios da empresa, moderadores como lideres de setor, supervisores como diretoria e Adminstração como Socios da empresa. A seção da Moderação é um reunião semanal de metas e planos. O que falta? A Ata dessas reuniões chegar aos usuarios. Isso é simples de fazer? Relativamente considerando que o Forum já é escrito.

Sobre a abertura do forum da moderação sou contra, existem coisas que cabem aos moderadores apenas, e uma delas é a indicação dos mesmos, nessa parte eu sou nepotista mesmo, assim como uma empresa a diretoria tem que ser por indicação e merecimento não por voto popular. MAS antes todos os membros da moderação devem se entender e caminhar em uma mesma direção... veja bem essa é a definição equipe, se isso não ocorrer nunca haverá a existência de um local bom para o serviço prestado.

Seria então necessario a reorganização da moderação apartir do Zero? Dificilmente já que os membros da moderação possuem a tecnologia (entenda tecnologia como todo e qualque conhecimento e/ou ferramenta que auxilie e/ou realize a prestação do serviço ou o processo de transformação). E se ocorrer a reorganização? Que ela venha a ser auxiliada por aqueles que estão saindo, um moderador jamais deve sair de seu cargo sem deixar um sucessor capacitado, essa capacitação deve ser provida por ele ou pelos moderadores que continuaram.

Espero que não tenha complicado as coisas.

Um abraço.
Imagem
"For every complex problem there is an answer that is clear, simple and wrong."
"I can make wonders, and still let you wander alone."
Malkavengrel

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Fev 2009, 10:45

SPOILER: EXIBIR
Vim decorrer o assunto, o Lumius foi correto em abrir o topico, não totalmente feliz em sua decisão mas correto. A moderação da Spell age separada dos usuarios? Em parte.

LuminE Miyavi sou eu, da Sopa Extraplanar.
LuminUS é o Eclison, o da RPGA.

Agora a parte legal que não foi elaborada: Porque foi uma decisão infeliz?

Seu_Madruga, a Spell é sim uma empresa, não no jeito tradicional, mas é sim uma empresa. Ela presta um serviço de comunicação e informação online sem fins lucrativos, é mantida por uma equipe, tem seus clientes (usuarios), tem processos de transformações (transforma dados em informações), tem custos, e principalmente tem metas e objetivos, eu acredito que tenha. O que falta para ela se uma empresa legalmente? CNPJ e uma sede administrativa fisica. (não sei se a Spell possui, acredito que não)

Olha, desculpa, sei que esse post é não foi pra mim... mas essa foi uma das piores analogias de "empresa" que eu já li na vida.

Desenvolvendo essa ideia da spell como uma empresa, aqui entra o principal problema, uma empresa precisa de feedback positivo dos clientes e esses devem ser informados de mudanças. O que eu posso analisar do forum em si, os usuarios não tem noção do que está acontecendo. Vamos fazer uma abordagem diferente então, os usuarios como funcionarios da empresa, moderadores como lideres de setor, supervisores como diretoria e Adminstração como Socios da empresa. A seção da Moderação é um reunião semanal de metas e planos. O que falta? A Ata dessas reuniões chegar aos usuarios. Isso é simples de fazer? Relativamente considerando que o Forum já é escrito.

Você não tá endeusando demais a moderação? Desde quando usuários são "clientes" e moderadores "diretoria", e não "moderadores de mensagens"? Olha só, não sei quanto a você, mas não é isso que tá nas regras do fórum. Posso ter lido errado.

viewtopic.php?f=35&t=896

Você vê algo disso que disse escrito aqui?

Sobre a abertura do forum da moderação sou contra, existem coisas que cabem aos moderadores apenas, e uma delas é a indicação dos mesmos, nessa parte eu sou nepotista mesmo, assim como uma empresa a diretoria tem que ser por indicação e merecimento não por voto popular. MAS antes todos os membros da moderação devem se entender e caminhar em uma mesma direção... veja bem essa é a definição equipe, se isso não ocorrer nunca haverá a existência de um local bom para o serviço prestado.

Bom, essa é a sua opinião, e você é um usuário como todos os outros. De que adianta você vir aqui, dar sua opinião, se ao mesmo tempo defende que todas as decisões devem ser feitas de maneira fechada, longe dos usuários e de suas decisões?

Seria então necessario a reorganização da moderação apartir do Zero? Dificilmente já que os membros da moderação possuem a tecnologia (entenda tecnologia como todo e qualque conhecimento e/ou ferramenta que auxilie e/ou realize a prestação do serviço ou o processo de transformação). E se ocorrer a reorganização? Que ela venha a ser auxiliada por aqueles que estão saindo, um moderador jamais deve sair de seu cargo sem deixar um sucessor capacitado, essa capacitação deve ser provida por ele ou pelos moderadores que continuaram.

Eu acho que a parte legal é o uso da partícula "se". É o famoso 'disse por não disse'. No final, você simplesmente afirmou que é assim, e ponto final.

Em tempo, eu não frequento a parte de poesias e contos, então eu não tenho a mínima idéia quem você seja. Talvez seja por isso que eu acho tão errado seu ponto de vista. Talvez lá dentro tudo esteja dando certo...

...mas eu sei que aqui, fora da dessão de contos, muita coisa pode melhorar, e simplesmente argumentar que "é assim que tem que ser", é um dos maiores empecilhos pra melhorar o fórum.
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 06 Fev 2009, 10:56

Só para constar: foi o Lumine, e não o Luminus, quem abriu o tópico.

No mais, prossigam.

E!
Luminus

Mensagempor Mai em 06 Fev 2009, 10:57

Mas nós não somos funcionários de budega nenhuma. Pegando pela sua analogia, somos clientes, o que já quebra a sua argumentação.

Além disso, nós não somos obrigados a ficar aqui. Ninguém tá pagando, ninguém tá preso por contrato. NEM os moderadores.

Isso não é uma empresa, é uma comunidade, e como tal as decisões devem ser tomadas em conjunto, não por uma panelinha mais "poderosa".

Moderadores servem pra evitar conflitos, não pra ditar posições e atitudes, nem decidir "metas e planos". Não são líderes de coisa nenhuma, são tão "funcionários" quanto qualquer outro, a única diferença é que eles tem o poder de punir quem está errado. Como, tipo... Não sei... Quem sabe um... Ah, sim! Moderador! Para MODERAR discussões e atitudes, APENAS.

Malka, de boa... Acorda.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Malkavengrel em 06 Fev 2009, 11:27

Desculpe-me por errar seu nome.
Não falei que foi infeliz, falei não foi totalmente feliz, porque gerou até um certo desconforto seus na hora de postar. Eu até vim aqui debater o assunto não sendo feliz nas minhas colações pelo que você discorda.

Olha, desculpa, sei que esse post é não foi pra mim... mas essa foi uma das piores analogias de "empresa" que eu já li na vida.

Wikipedia escreveu:Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequencia do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.

Pergunto por que foi uma das piores analogias, sendo que qlqr organização que preste um serviço é uma empresa?

Você não tá endeusando demais a moderação? Desde quando usuários são "clientes" e moderadores "diretoria", e não "moderadores de mensagens"? Olha só, não sei quanto a você, mas não é isso que tá nas regras do fórum. Posso ter lido errado.

viewtopic.php?f=35&t=896

Não não estou, acredito. Vamos lah novamente, se os usuarios são clientes os moderadores são funcionarios, os usuarios adquirem um serviço e os moderadores garantem o funcionamento do serviço. Se por um acaso os usuarios forem analisados como funcionarios dessa empresa, trazendo e levando informações os moderadores são lideres de setores(seções) que garantem que cada setor do processo de tranformação (dados => informação) continue funcionando. Diretoria é a supervisão que garante que os moderadores façam seus trabalhos. Veja a linha de hierarquia aqui.

O que ocorre, se o usuario for o cliente dessa historia ele precisa dar um opiniões e e inputs, para que isso se torne um feedback a moderação deve analisar, para ser positivo ela deve aceitar e ele realmente gerar um mudança para melhor.

Não vai estar na regras do forum pois isso é uma analise e não uma regra, Lumine.

Bom, essa é a sua opinião, e você é um usuário como todos os outros. De que adianta você vir aqui, dar sua opinião, se ao mesmo tempo defende que todas as decisões devem ser feitas de maneira fechada, longe dos usuários e de suas decisões?

Você deturpou minhas palavras, eu falei que o forum da moderação deve permanecer fechado, mas deve existir uma comunicação entre em a moderação e os usuarios. Onde eu coloquei isso? Aqui:

...A seção da Moderação é um reunião semanal de metas e planos. O que falta? A Ata dessas reuniões chegar aos usuarios. Isso é simples de fazer? Relativamente considerando que o Forum já é escrito.

Por fim:
Eu acho que a parte legal é o uso da partícula "se". É o famoso 'disse por não disse'. No final, você simplesmente afirmou que é assim, e ponto final.

Veja nesse paragrafo que você cita eu dividi em duas partes uma dizendo que sou contra à reestrutução total da moderação, e dei meus motivos. Na segunda parte eu comentei o que eu acho necessario para que a reestruração ocorra.

Sim muita coisa pode mudar Lumine, por isso eu vim aqui, mas você veio ignorando todas as sugestões que dei, achando que eu apenas estava aqui defendendo a moderação, nessa parte você se enganou. Vou listar as sugestões para que não reste duvida quanto a isso.

1- Entender a Spell como um equipe e empresa sabendo que ela precisa de todos os lados para funcionar.
2- Informações de Metas e Planos e Mudanças, chegarem a todos os lados.

Eu não vim nem se quer comentar os topicos da moderação, ou oq acho q precisa ser feito dentro da spell, eu vim falar o que deveria ser feito para tudo rodasse melhor. Como sugestões e uma analise que posso fazer

Darklady,

Ninguem é funcionario nenhum, ninguem recebe salario. Analisei a situação de uma maneira.

Para não causar polemica se os moderadores quizerem deletar meus dois topicos, por favor vão em frente, mas que acatem pelo menos uma sugestão minha: Façam as metas e planos que você tem chegarem aos usuarios para eles saberem oq irá ocorrer no forum.
Imagem
"For every complex problem there is an answer that is clear, simple and wrong."
"I can make wonders, and still let you wander alone."
Malkavengrel

Mensagempor Dahak em 06 Fev 2009, 11:29

Gente, só um adendo: comparações e analogias servem como modelo. E como tal, um modelo não pode e nem deve ser estritamente igual ao objeto/situação.

A opinião do Malka, bem, é a opinião dele. Passível de debate e, independente de ser contra ou a favor disso ou daquilo, ele tem tanto direito de se expor quanto os demais. E é preciso conviver com as concepções dele e respeitá-las, o que é bem diferente de serem obrigados a concordar.

Senti que talvez os ânimos esquentariam, então achei prudente postar isso.

Eltor, o tópico fez um apelo. Eu trouxe minha contribuição com justificativa. Minha justificativa passou a ser debatida, logo, passei a debatê-la também XD

Oda, talvez tenhamos postado em momentos próximos, aí não meu outro post pode ter passado desapercebido:
Dahak escreveu: Principalmente no que tange a "fixação" do usuário aqui, já que ela, apesar de elfa, não deve ter poderes para criar usuários do nada XD

Editado: Malka, não haveria razão de deletar suas mensagens. É assim que um espaço bacana se constrói e é importante que possamos ler opiniões diversas. Esse contraste faz bem =)

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Fev 2009, 11:41

Não falei que foi infeliz, falei não foi totalmente feliz, porque gerou até um certo desconforto seus na hora de postar. Eu até vim aqui debater o assunto não sendo feliz nas minhas colações pelo que você discorda.

Na verdade, meu desconforto não foi por iniciar este tópico; era outro assunto relevante, algo que eu já resolvi diretamente com o Eltor.

Pergunto por que foi uma das piores analogias, sendo que qlqr organização que preste um serviço é uma empresa?

Repetindo: Um fórum na internet não é uma empresa. :)

Não não estou, acredito. Vamos lah novamente, se os usuarios são clientes os moderadores são funcionarios, os usuarios adquirem um serviço e os moderadores garantem o funcionamento do serviço. Se por um acaso os usuarios forem analisados como funcionarios dessa empresa, trazendo e levando informações os moderadores são lideres de setores(seções) que garantem que cada setor do processo de tranformação (dados => informação) continue funcionando. Diretoria é a supervisão que garante que os moderadores façam seus trabalhos. Veja a linha de hierarquia aqui.

O que ocorre, se o usuario for o cliente dessa historia ele precisa dar um opiniões e e inputs, para que isso se torne um feedback a moderação deve analisar, para ser positivo ela deve aceitar e ele realmente gerar um mudança para melhor.

Não vai estar na regras do forum pois isso é uma analise e não uma regra, Lumine.

Só que os usuários não são clientes, e moderadores não são diretores e etc. Simplesmente isso: essa é uma analogia no SEU ponto de vista, uma análise sua.

Não significa que eu precise concordar, porque simplesmente ela não faz sentido. Quando a spell estava atrelada a comic store, isso poderia ser muito bem válido. Mas hoje em dia, o caso é diferente. É isso que eu venho frisado há cinco páginas: não estamos na mesma spell de antes, não estamos na mesma situação de antes.

Você deturpou minhas palavras, eu falei que o forum da moderação deve permanecer fechado, mas deve existir uma comunicação entre em a moderação e os usuarios. Onde eu coloquei isso?

(...)

Veja nesse paragrafo que você cita eu dividi em duas partes uma dizendo que sou contra à reestrutução total da moderação, e dei meus motivos. Na segunda parte eu comentei o que eu acho necessario para que a reestruração ocorra.

Perceba que numa verdadeira empresa, a diretoria manda e ponto final. Se você defende esse ponto de vista, já deveria ter percebido isso. Se não, tente perceber.

1- Entender a Spell como um equipe e empresa sabendo que ela precisa de todos os lados para funcionar.
2- Informações de Metas e Planos e Mudanças, chegarem a todos os lados.

Porque a "mentalidade de empresa" é tão importante assim? É essa a minha pergunta, e eu continuo fazendo-a agora.

Além disso, a se for mesmo uma empresa, é pior: a máxima do "Cliente tem sempre razão" passa a vigorar.
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta