[Crônica] Tolo vs. Tolo

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

[Crônica] Tolo vs. Tolo

Mensagempor Lady Draconnasti em 10 Out 2007, 23:29

Tá ai algo que eu não sabia (me refiro ao fato das drogas citadas pelo Lanzi não viciarem fisicamente)
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

[Crônica] Tolo vs. Tolo

Mensagempor Sampaio em 11 Out 2007, 10:54

Vício psicológico tem a ve com muitas outras coisas e a pessoa "viciável" pode se tornar adicta de qualque coisa, aliás como geralmente de fato ocorre: chocolate, tomate, pimenta, chicletes, etc.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

[Crônica] Tolo vs. Tolo

Mensagempor Lanzi em 11 Out 2007, 12:21

Computador, RPG, sexo, televisão...
Lanzi

[Crônica] Tolo vs. Tolo

Mensagempor Lorde Seth em 30 Out 2007, 18:36

Oda Nobunaga escreveu:
Então, quem está certo? Quem está errado?

Não há certo ou errado, apenas percepções diferentes, decisões e suas inévitáveis consequências. Logo o que funciona para uns pode não funcionar para outros.

Oda Nobunaga escreveu: Viciadas ou não, alterar seu estado de pensamento pode ser muito perigoso.

Hahahahaha... Oda, quantos anos você tem? Como tu garantes que teu estado de pensamento atual é o melhor que podes atingir?

Po um lado eu acredito que deveriam legalizar as drogas, pois quebraria de uma vez por toda as pernas do tráfico, mas não acontecerá em nenhum tempo próximo porque não é interesse de ninguém, a não ser dos usuários, claro. Além do mais, tratamento de primeira linha custa muito menos do que toda a guerra do tráfico, que começa nas ruas passa pelo sistema judicial e termina na cadeia.

Além do mais as pessoas sabem os riscos envolvidos, que drogas lhe arrebentam e lhe tornam lento, que no longo prazo não são legais. Porém o fazem assim mesmo. Mas a vida é delas e pertence a elas, e logo elas têm o direito de fazer o que bem entender.

Por outro, acho perigoso apenas pelo fato de que toda a incrível corrupção em nosso país, aliada a pobreza, divisão, ignorância e hipocrisia social poderia acarretar em um nível altíssimo de usuários. Agora o quanto de fato é necessário ser utilizado em questões de drogas pesadas de altíssima qualidade (ou seja, produzida por laboratórios) para produzir algum vício é aberto a debates, e eu nem quero tocar nisso aqui. Mas com relação às outras não-viciantes já mencionadas (Cannabis, Ecstasy, Cogumelos, Ayuasca, LSD, etc, etc) qualquer um sai com um mínimo de força de vontade.

No fim, como Chris Rock já dizia: ''A razão pela qual coca e erva são ilegais na América (Do Norte) não tem nada a ver com a sua segurança. A razão pela qual coca e erva são ilegais na América (Do Norte) é devido ao fato que a melhor coca e erva não são produzidas na América (Do Norte). Se nós fizéssemos a parada boa aqui, haveria um restaurante de coca em erva em toda e cada esquina desse lugar''.

PS: Aliás, quem disse que, apesar das drogas serem ilegais na maioria do Ocidente tem a ver com segurança nacional ou algo do tipo? Porque séra que por tantos anos os EUA tem reprimido governos democráticos no Haiti e garantido uma situação de total miséria e instabiliade? E uai, porque os EUA invadiram a Guatemala e Porto Rico? E quem dá apoio, por baixo dos panos, ao ''governo'' na Colômbia? Se o Afeganistão sofreu intervenção Norte Americana, como aquele país ainda faz parte do ''Tiângulo Dourado'', batendo récorde de produção de ópio esse ano, com meros 93% da produção global?

TRAFFIC WARS? FOR SURE MY BRUV, FOR SURE...
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Lorde Seth

[Crônica] Tolo vs. Tolo

Mensagempor Ermel em 30 Out 2007, 18:42

Fato, creio eu, sera o - quase - inevitavel debate fervoroso que teremos com o ressucitar do topico. '-'
Mas agradeço ao Seth pelo esclarecimento, sabedoria e informação que nesse post passou para mim, e espero tambem, para outros futuros leitores e criticos.

Até!
"And the question is
Was I more alive then than I am now?
I happily have to disagree
I laugh more often now
I cry more often now
I am more me!"
Ermel

[Crônica] Tolo vs. Tolo

Mensagempor Lorde Seth em 07 Nov 2007, 08:54

Ermel escreveu:Fato, creio eu, sera o - quase - inevitavel debate fervoroso que teremos com o ressucitar do topico. '-'
Mas agradeço ao Seth pelo esclarecimento, sabedoria e informação que nesse post passou para mim, e espero tambem, para outros futuros leitores e criticos.

Até!

Ei, bom e velho Ermel, todos os méritos a Edward de Bono, que em seu livros sobre o pensar, abriu meus olhos para o fato de que a diferença entre uma boa conversa e uma conversa não tão boa é a que a primeira funciona como blocos de construção, logo chegando a um ponto mais conclusivo em seu fim, enquanto a segunda é mais como o velho ''debate'' onde todos acham que estão certos e ficam revidando a tudo sem chegar a conclusão alguma.

Aliás, esse é um comportamento que eu tenho notado desde o princípio aqui no Fórum, e em muito da Classe Média brasileira em si. Porque, afinal, ainda que mesmo sem recursos nem história nem moral, a galera corre atrás e quer saber e quer colocar o ponto de vista para fora, e ísso é ótimo. A barreira sempre é atingida quando chega-se a aquele velho ponto invisível em que os argumentos passam não mais a serem tomados ao nível de argumentos, mas sim no nível pessoal. O que decorre disso (respostas céticas e afiadas, por horas sarcásticas, hora agressivas, além de alguns nervos pulsando) todos nós já sabemos.

Quando chega-se a esse nível, nenhum progresso mais pode ser feito, porque parece que não saber algo ou descartar seu ponto é um atestado de burrice, quando de fato, isso não existe; afinal, estamos todos tentando trabalhar em algo, debulhar um certo ponto de dentro para fora, trabalhando nos pontos bons e descartando os ruins, um processo coletivo de doação e seleção de idéias e observações. Assim como aqueles que trabalham com frutas em uma cooperativa, e depois que todos trazem seus produtos, não há mais ''produtos de ninguém'', apenas produtos, que com um pouco de sorte resultará em um produto final ao qual todos ajudaram a construir.

Bom, por enquanto o que eu tenho a dizer é isso aí...

E eu diria que o problema do tráfico no Brasil não será resolvido enquanto não houver nenhum motivo suficientemente bom para as pessoas que o fazem o deixem de fazer.

Então acredito que o problema do tráfico não é um fator social isolado e de raízem próprias; para mim, ele emerge da própria pobreza e desigualdade social. Logo nenhum BOPE, SWAT ou Mossad servirá como a solução total ao problema. Talvez, pelo contrário, poderá ainda o agravar, aquele velho moto de que ''violência só gera violência''.

Uma nova perspectiva no caso é necessária porque ao meu ver, podemos todos, cada vez mais, dia à dia, estar nos afogando e nos dividindo mais e mais em um mar de brutalidade, falta de compaixão e violência, instigados pelo medo rampante e o terror que a todo modo tentam instalar em nossas mentes. Sentados em nossas casas, pouco sabemos do que realmente acontece nas ruas e entre as paredes do planalto, nosso único modo de contato com o mundo externo sendo a TV, o rádio, os jornais...

Mas estamos nós mesmos, vendo a situação pelo o que ela é?

O problema do tráfico não reside apenas na mente de alguns indivíduos completamente pervertidos e ambiciosos da extrata mais pobre de nossa sociedade, porque os mais educados e mais poderosos, nossos homens-de-negócios, políticos e ''intelectuais'' servem como a prova viva da tamanha lama e sujeira que permeia o interior de muitos de nós. Toda sociedade possui os líderes que merece.

Atacar o fruto é apenas um grande controle de pragas. O ninho (ou as raízes) nunca foram de fato considerados como deveriam ser, entendidos e resolvidos de acordo.

Abraços!

PS à galera da Velha Spell:

Falar em piada (aliás, muito boa, Sampaio), tem essa, o fato de um dos protagonistas da história, meu grande amigo inã (RPGgrátis/RPGnafaixa) NUNCA ter lido o conto.

E NUNCA é NUNCA mesmo, até hoje...
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Lorde Seth

Anterior

Voltar para Contos