[2009] XVII EIRPG: Cancelado

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

Mensagempor Dragão de Bronze em 09 Mai 2009, 16:12

Mirallatos escreveu:São quase 10 anos de Spell, lembra?

NÃO DEIXEM O ALLEF LER!

E, bom, o triste não é acontecer o evento de blogs, mas não acontecer o evento geral.

Que decepção.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Madrüga em 09 Mai 2009, 16:16

Bom, é triste mesmo. Já deram motivo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Jaime Daniel em 09 Mai 2009, 16:43

Saudações!

Gente, o Encontro de blogs ia acontecer de qualquer jeito, mesmo antes de saber se haveria ou não o EIRPG. Ele já aconteceu ano passado e terá neste ano a segunda edição.

Blogueiro não é celebridade! Blogueiro é quem tem blog, até eu que sou bronco ao usar um computador tenho. E só não mudo paras o wordpress porque não consigo entender aquele troço!

Putz, mas como celebridade eu não devia ser inteligente??? :linguinha:

Mas, falando sério, ter blog é apenas uma outra forma de se expressar e mostrar ao mundo o que vc pensa, inclusive fora do cenário de RPG. Humildemente falando de mim mesmo, eu não acho que alguem ia gostar de eu postar aqui sobre minhas aulas de tango ou como estou babando com minha filha...

Eu nunca abandonei os foruns, apenas diminui meus acessos, mas ainda acho uma forma interessante de contato. Por outro lado não me agrada muito ficar postando "ei, olha o que eu escrevi aqui!". EU não me sinto bem fazendo isso, mas tem vários blogueiros que gostam. cada um na sua e todo mundo se respeitando.

E vai haver um encontro de blogueiros porque o pessoal anda muito entrosado, inclusive mantendo uma lista própria no gmail. Qual o problema? Quer dizer então que um encontro da Spell é fechado apenas para Spellianos? Intrusos Go Home?

Eu cedi ano passado espaço para o Encontro da Fale RPG numa boa! Faria o mesmo para a Spell, por exemplo.

Gente, já tem bastante futriquinha neste nosso mundinho. Não vamos criar mais edsnecessariamente, né?

abçs a todos!
Depois de provarmos o vôo, caminhamos pela terra com os olhos voltados para o céu, pois lá estivemos e para lá desejamos voltar - Leonardo da Vincii
Jaime Daniel

Mensagempor AKImeru em 09 Mai 2009, 16:48

A bola da vez são os blogs, é inegável

Derp eu nego.

Aqui vai o porque:

Blogs são como posts de forum só que mais longos e a pessoa quem postou tem total controle nos comentários.

Me explique a vantagem de um blog sobre um forum de RPG por favor.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Dragão de Bronze em 09 Mai 2009, 16:56

Oda, negócio não é vantagem, mas moda. A bola da vez são os blogs. Eles estão muito mais na moda que os fóruns.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Madrüga em 09 Mai 2009, 16:58

Oda Nobunaga escreveu:Blogs são como posts de forum só que mais longos e a pessoa quem postou tem total controle nos comentários.

Me explique a vantagem de um blog sobre um forum de RPG por favor.

Controle total do autor, possibilidade de falar de outros assuntos sem ter de obedecer a regras tacanhas de convivência no fórum, além de reduzida participação do leitor (resumindo-se a comentar naquele sistema horroroso de caixas de comentários, que o autor pode aprovar ou não).

Ah, tem também a falta de criação de comunidade (a não ser comentários masturbatórios de um no blogue do outro) e a diminuição do papel do leitor (que, francamente, ao freqüentar o blogue se sujeita a não ter muita participação mesmo).

Imagem
Madrüga

Mensagempor Mirallatos em 09 Mai 2009, 18:35

Controle total do autor, possibilidade de falar de outros assuntos sem ter de obedecer a regras tacanhas de convivência no fórum, além de reduzida participação do leitor (resumindo-se a comentar naquele sistema horroroso de caixas de comentários, que o autor pode aprovar ou não).

É como eu disse, é outra linguagem, justamente para não ser um fórum. Não se pode esperar dele o que temos aqui no fórum, oras. E mesmo uma pessoa, por mais tonta que seja, não continuaria a dar credibilidade para um canal de informação duvidoso, que simplesmente não aceita críticas. Isso vale para fóruns e sites.

O que eu não concordo é com a generalização de tudo isso, como se todos os blogueiros assim o fizessem.

Ademais, a única difereça e vantagem que vejo aqui, é que posso participar fórum e ainda ser blogueiro. Ou pelo menos aceitar que são coisas diferentes e com finalidades diferentes.

Enfim, também vejo muito debate aqui sobre DragonSlayer, Tormenta e postagens de blog, justamente porque não existe um canal direto de comunicação com esses "veículos". No final das contas, cada espaço a faz a sua parte.

Ah, tem também a falta de criação de comunidade (a não ser comentários masturbatórios de um no blogue do outro) e a diminuição do papel do leitor (que, francamente, ao freqüentar o blogue se sujeita a não ter muita participação mesmo).

Aí eu discordo, comunidades não faltam. Na verdade, se for parar pra analisar, é ainda maior que aqui no fórum. Ocorrem muitos encontros nacionais, listas e tantas outras agremiações de blogueiros.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Agnelo em 09 Mai 2009, 19:20

Sinceramente? Não entendo esse recentimento com blogs, eles estão aí, tem uns ótimos, tem uns horríveis.

Ficar de mimimi por causa disso não faz o menor sentido, o próprio site da spell, quando e se sair, vai ser em formato de blog, isso transforma a spell num espaço prepotente e masturatório?

Na boa? vamos tomar um copo d'água e voltar quando estivermos mais calmos.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Mirallatos em 09 Mai 2009, 19:43

Bom, é triste mesmo. Já deram motivo?

Não, parece que é por dificuldades financeiras mesmo, mas isso é dedução minha.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Allefcapt em 10 Mai 2009, 01:07

Olá a todos,

O ENCONTRO DE BLOGS proposto não deve ser visto e entendido como o EIRPG DE 2009.
Trata-se de um evento proprio, realizado por um GRUPO especifico, que gostando alguns ou nao, contribui com o RPG escrevendo artigos, resenhas e textos a respeito.

Alias, acho que todos deveriam tentar escrever algo relacionado ao tema, seja onde for.

A pluralidade dos eventos que ocorrem dentro da EIRPG farao muita falta.
Sem aqui analisar profundamente a qualidade destes eventos, ao menos nao podemos negar que o espaco e divertido pacas!

Abracos a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Blackbird em 10 Mai 2009, 02:23

Meu, como assim "o EIRPG fará muita falta"?
Não quero levantar um estandarte de revolução, mas, orra, isso é uma postura definitiva?! Não vai ter EIRPG 2009 e pronto?, vamos aceitar e descartar a possibilidade de um encontro como esse?
Não só triste, fico bastante revoltado. Apesar de não saber os motivos disso, uma ponta de revolta dá...

Agora, a discussão dos blogs acho que não é mais pertinente a esse tópico, então seria legal se um tópico específico fosse criado (se já não existe ou foi criado) pra abrigar essa rinha e liberar esse espaço pra entrarmos em NERDRAGE, discutirmos os motivos do suposto cancelamento e especularmos possíveis soluções.

Jaime, fez um post bastante esclarecedor sobre os blogs e o encontro de blogs; mas tem alguma informação que possa jogar um pouco de luz no lance do cancelamento? Você mesmo confirmou o evento, apesar da própria Devir não tê-lo anunciado ainda (como disse no seu blog); disse também que planejava falar mais sobre o assunto depois... quando estiver à vontade pra falar, faça-nos esse favor.

Abraços.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor Madrüga em 10 Mai 2009, 10:41

Os blogues estão pelo menos falando em organização de evento paralelo de RPG ou é só o churrasco deles mesmo?

O triste é isso: se anunciassem que o EIRPG estava cancelado em, digamos, JANEIRO, dava tempo de alguém pensar em organizar o evento independentemente. Agora, com um mês e meio para o EIRPG... quem consegue fazer alguma coisa?

É bonito sonhar, mas bem que essa mocorongada dos fóruns e blogues poderia tentar organizar com seu "networking" um evento paralelo. Procurar quem ceda espaço, essas coisas. Fica sem glamur, mas poderia voltar a ser um evento... das raízes (bom, pelo menos temos que fingir orgulho da precariedade anterior, XD).

Imagem
Madrüga

Mensagempor Bahamute em 10 Mai 2009, 11:49

é aí que eu penso...

O que é preciso pra fazer um evento do porte atual do EIRPG? Sério, acredito que o unico problema é o lugar.

Pois, dada a quantidade de Foruns, Blogues, e Comunidades a cerca do RPG, público (se bem divulgado) não faltaria.

Quem aqui lembra do SAMPA RPG? Era um evento modesto, num lugar pequeno, mas, ainda assim, tinha aquele ar de evento de RPG.

Se, toda essa comunidade unisse forças, daria pra fazer um evento bacana (ei, o Peixoto começou o ANIMECON sozinho, e toca a parada até hoje...).

Estou triste de verdade, em saber que o EIRPG não acontecerá.
Fica faltando algo...
Era o unico evento anual que eu frequentava com assiduidade...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Nibelung em 10 Mai 2009, 12:24

Bahamute escreveu:O que é preciso pra fazer um evento do porte atual do EIRPG? Sério, acredito que o unico problema é o lugar.

Não é só o lugar. Tem que ter algum incentivo pro pessoal ir lá e gastar sua grana. Espaço pra mesas é algo extremamente simples de se arrumar, basta conversar com a administração de qualquer escola ou clube. Ou na pior das hipóteses, de um galpão vazio.

O problema é o resto. Convencer empresas que vale a pena elas pagarem pra montar estandes no seu evento, convencer patrocinadores a injetarem dinheiro em troca de propaganda, propaganda do próprio evento, palestrantes, alimentação, e por aí vai.

Sem o "resto", não é um encontor de RPG. É simplesmente uma churrascada. Claro que a churrascada pode crescer e se tornar algo maior e melhor, mas é a mesma coisa que a gente martela sobre a diferença entre RPG e free-form roleplay.

Mas se alguém animar, o .20 já deu o caminho das pedras uma vez. (Texto grande)
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Blackbird em 10 Mai 2009, 14:53

Esqueci de adicionar uma coisa interessante que poderia ser levada em consideração:

EIRPG SÃO PAULO
Realização:
Imagem
Apoio:
Imagem Imagem

EIRPG CURITIBA
Realização:
Imagem Imagem Imagem

Apesar dos pesares, e se fosse incentivado pela Prefeitura do Município de São Paulo, pelo Governo do Estado de São Paulo e/ou pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo?
Como podemos apelar apoio ou patrocínio?
Em breve leio o artigo que o Pichu colocou.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

AnteriorPróximo

Voltar para RPG & Sociedade