Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor cigano em 31 Ago 2009, 22:47

Sarcasmo ta em falta nesse tópico!

@Dalfá. O fato é que esse é o tipo de discussão que ambos os lados não querem ceder, porque em ambos os casos isso afeta diretamente suas proprias convicções. Salvo quando é levado mais pro lado informal e a discussão fica solta desse tipo de amarra de que um dos lados tem que estar certo.

Enfim, é legal esse tipo de discussão, mas completamente rara!

@Eltor

Enquanto isso, no mundo real

Não condiz com a realidade do mundo à minha volta.

Sua vida é o mundo real, mas o mundo real não é só sua vida. Fica adika!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Ago 2009, 22:57

Cigano, o termômetro mais acessível que eu tenho pra falar sobre o mundo real são as situações com as quais convivo no meu dia-a-dia. Com certeza não posso afirmar que ela é tão parecida com a de todo mundo aqui, mas acho bem difícil que nesse aspecto específico a minha região seja tãããão diferente assim da sua, ou da do Lumine, ou da de qualquer outro usuário do fórum.

Não tenho muito como fugir de um pouco de subjetividade quando opino sobre esse tipo de coisa, infelizmente.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor cigano em 31 Ago 2009, 23:01

Concordo, discordo da parte em que vc disse "No mundo real...". Se você mesmo tem conciencia de que não pode afirmar que ela é igual a dos outros lugares então o seu mundo real foi mau aplicado.

E nesse ponto sinto em dizer, mas aqui, Ateu Fanático é o que mais conheço e só perde pra evangelico safado. E bem, nem eu nem nenhum amigo que já jogou comigo pode se lembrar de alguma vez ter tido problemas na linha RPGista = Adorador do Diabo. Mas ei, minha vida, minha experiencia.

;)
cigano

Mensagempor Sampaio em 31 Ago 2009, 23:07

Sobre a lei: o Brasil deveria estar procurando tornar-se um Estado mais laico (como retirar o crucifixo da Câmara, como comentei no post de abertura deste tópico) mas mostra que quer mesmo é involuir.

Sem dúvida o ensino religioso não será "global", ainda mais porque nos faltam profissionais qualificados pra isso. E sem dúvida que será uma forma de pregação/conversão cristã. Acho uma lástima. Deveríamos é estar bolando leis que fiscalizassem melhor os ganhos das Igrejas e controlassem a quantidade de non-sense que dizem, como as que incentivam hostilidade a outras crenças, hostilidade à homossexuais, ateus ou qualquer diferente. Assim como as que incentivam a abandonarem os medicamentos e tratamentos médicos, etc.
É esse tipo de lei que estamos precisando.

Gosto da parte da lei que garante a liberdade religiosa, mas este é justamente o trecho que não é novo.

Ateu fanático é o que mais há.

Pessoalmente não conheço nenhum. Conheço um virtualmente (um primo do Lanzi) e autores, como o Dawkins. Portanto não creio que sejam tantos assim.

Desde então vi que realmente não tem diferença entre um grupo e outro.

Existe muita diferença entre um grupo e outro. Não é saudável basear as opiniões num evento e em pessoas específicas.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Agnelo em 01 Set 2009, 07:59

Sampaio escreveu:Sem dúvida o ensino religioso não será "global", ainda mais porque nos faltam profissionais qualificados pra isso. E sem dúvida que será uma forma de pregação/conversão cristã. Acho uma lástima.

Cês não tiveram aula de religião na escola?

Nunca tive aula com "profissionais qualificados" pra isso, se é que existe isso. O que tive foi aula com quem se propõe a fazer isso entre os que tem, carga horária um pouco mais folgada.

Eu tive aula de religião com uma professora de geografia petista, um professor de história/advogado e uma professora de química espírita, por exemplo.

Assim como tive aulas de psicologia e sociologia com um padre (daqueles que vez ou outra era visto com mulheres, mas isso não vem ao caso).

Não tem muito o que se dizer, escola não é lugar pra isso, muito menos escola pública.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Batousa em 01 Set 2009, 09:27

Antes mesmo de aplicar mais uma disciplina, devia melhorar as que ja existe.
Mais já que é o caso, poderia ter uma disciplina mais voltada para o lado social, do que uma disciplina religiosa.
Imagem
Batousa

Mensagempor Madrüga em 01 Set 2009, 10:27

Todos os meus oito anos de aula de religião foram, basicamente, aulas de boas maneiras. Nem sei se as pessoas eram qualificadas ou não... mas pelo jeito não eram. Só aprendemos a amar ao próximo naquelas aulas (e olha que, no meu caso, falhou epicamente).

E eu também não conheço um monte de ateus fanáticos: conheço um monte de ateus bobos. "Bobos" é a palavra. Gente que nem sabe do que está falando, mas tem um tesão enorme em ofender a primeira menção à palavra "religião" que aparece, mesmo que seja num contexto completamente diferente.

Eu tinha um projeto de pesquisa de arquétipos literários ligados (e não tem como não estarem) à religião primitiva de certos povos, contos maravilhosos/didáticos/religiosos... mas não tem professor pra orientar, broxei do trabalho. Não na USP, pelo menos. Parece que até o ASSUNTO religião virou tabu, é todo mundo tão laico que nem uma visada acadêmica consegue sobreviver.

[/desabafo]
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Faerunian em 01 Set 2009, 11:45

cigano escreveu:Concordo, discordo da parte em que vc disse "No mundo real...". Se você mesmo tem conciencia de que não pode afirmar que ela é igual a dos outros lugares então o seu mundo real foi mau aplicado.

Mau aplicado não foi. Leia novamente este trechinho:
Eltor escreveu:Enquanto isso, eu aqui no mundo real estou[...]

É muito claro, tanto nesse princípio de frase, quanto em todo o post, que o Eltor está falando do local onde ele vive. Caso contrário, você deveria procurar por fontes no post, e questionar a falta delas para o uso do "mundo real". Óbvio demais que ele não tinha, em momento algum, a intenção de se referir ao MUNDO - pelo menos não no post citado.

São coisas de trivial interpretação como essa, mas que acabam gerando 2 ou 3 posts em resposta para tentar explicar o que se queria dizer que me brocham completamente. Perco todo o tesão de participar de discussões com ótimos temas. Deixando a modéstia completamente à parte, tenho consciência que a minha participação acrescentaria valor.

Infelizmente não tenho PACIÊNCIA. Tenho que trabalhar essa virtude, eu sei...
Imagem
Faerunian

Mensagempor cigano em 01 Set 2009, 13:30

@Faerunian.

Eu realmente to tentando achar algum motivo pra responder você, mas... me parece tanto só provocação e algum nivel de raiva que não consigo nem achar o que dizer.

Bem, fique avontade pra alongar essa bobagem por mais 4 ou 5 posts.

@Madruga.

Fiquei curioso, que projeto de pesquisa é esse?

E concordo com o Batousai, se é para colocar mais alguma disciplina que coloque uma voltada a educação social.
cigano

Mensagempor DracoDruida em 01 Set 2009, 14:17

...O tópico é Religião com Flames, mas gastem os flames pra coisas intopic, não pra discutir besteira, como a interpretação da frase do Eltor, obrigado. [/desabafo]

Eu tinha um projeto de pesquisa de arquétipos literários ligados (e não tem como não estarem) à religião primitiva de certos povos, contos maravilhosos/didáticos/religiosos... mas não tem professor pra orientar, broxei do trabalho. Não na USP, pelo menos.

Não entendi bem. Como assim arquétipos literários ligados à religião?
DracoDruida

Mensagempor cigano em 01 Set 2009, 14:32

DracoDruida escreveu:Não entendi bem. Como assim arquétipos literários ligados à religião?

A literatura Brasileira ta intimamente ligada com a religião, e eu particularmente acho essa "costura" entre elas fantastica. To na esperança que seja algo do tipo.

Vai Druga, solta o ouro ae!
cigano

Mensagempor Madrüga em 01 Set 2009, 14:56

Eu vou copiar a orelha do livro por preguiça:

Orelha do livro escreveu:No movimento proposto por este brilhante ensaio (que vai -- na Parte I -- do mito ao conto maravilhoso e deste ao epos, à novela, ao romance de cavalaria e ao de costumes, terminando com o início da Renascença), são levantados com a acuidade de motivos arquetípicos -- microenredos que geralmente surgem aos pares --, dando ênfase à sua paradigmática e não aos seus desenvolvimentos composicionais à moda de V. Propp e dos semioticistas franceses. O levantamento/ordenamento explicita algumas grandes leis que regem os enredos da narrativa, desde a mais antiga, tais como:

1. Nos gêneros literários considerados existe a tendência para a centralização da ação no herói, mas não se trata essencialmente da luta entre o bem e o mal, e sim do matiz positivo ou negativo que o herói passe a ter, em função de sua posição em relação ao caos/cosmos, próprio/alheio etc.

2. O sentido comum que permanece na figura do herói pode ser resumido no seguinte: uma individualidade que luta e defende seu próprio socium humano, que pode ser a família, o clã, a tribo, a religião etc. e sua prosperidade, resultante da vitória da primavera sobre o inverno, da colheita sobre a carestia, da luz sobre a sombra, da vida sobre a morte, do indivíduo sobre o indivíduo, dos defensores contra os pilhadores, dos "próprios" sobre os "alheios" etc.

Isso porém não inclui a luta da consciência individual contra a consciência coletiva, ou contra sua própria "sombra", no sentido junguiano. Isso, diz o autor, encontrar-se-á bem mais tarde na literatura, nas feiticeiras de Macbeth, nos sósias romãnticos, nas argumentações de Ivan Karamázov etc.

É justamente disso que E. M. Meletínski vai tratar na segunda parte do livro: o que ocorre com os arquétipos literários alguns séculos mais tarde, tomando como exemplo obras da literatura russa clássica. Isso, tão-somente pelo fato de que os grandes escritores russos, via de regra, "têm a preocupação de abarcar os problemas ligados à concepção do mundo de modo muito mais amplo do que seus colegas do Ocidente, numa abrangência comparável à dimensão mitológica dos arquétipos".

Tendo passado em revista, na Parte I, graças a seu enfoque e à sua cultura colossal, praticamente todos os esquemas narrativos iniciais da literatura universal e tendo-a estudado enquanto formação e ordenação dos elementos do mundo, vai agora, na parte II, ver nas obras de Dostoiévski, Púchkin, Gógol, Tolstói e Biéli como se transformam os antigos arquétipos e motivos ao chegarem às portas de nosso século e quais as leis que porventura regem essa transformação.

É um TV Tropes acadêmico, XD
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Batousa em 02 Set 2009, 09:15

Nessas de religiao e educação, vi isso em um blog
Ryotiras.com
Imagem
Imagem
Batousa

Mensagempor Sampaio em 02 Set 2009, 21:58

Psicólogos evangélicos tentam mudar código de ética

A psicóloga Rozangela Alves Justino, da Salus-Saúde e Salvação/ Rede Cristã de Profissionais de Saúde, está recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado que pretende revogar a resolução 01/99 do Conselho Federal de Psiciologia que proíbe profissionais da área a tratarem a homossexualidade como doença.

:: Psi evangélicos iniciam cruzada por retrocesso junto a CFP

A psicóloga Rozangela Alves Justino, da Salus-Saúde e Salvação/ Rede Cristã de Profissionais de Saúde, está recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado que pretende revogar a resolução 01/99 do Conselho Federal de Psiciologia que proíbe profissionais da área a tratarem a homossexualidade como doença curável, pune até com a cassação de licença os profissionais que insistirem na prática da ?cura? de gays e lésbicas.

Com o título ?Garantindo o direito de ajudar pessoas a deixarem a homossexualidade? o documento justifica que seria preciso garantir o ?direito de ajudar pessoas a deixarem a homossexualidade e realizarmos trabalhos preventivos? e pretende ser apresentado nos próximos meses nos Fóruns Nacional e Fluminense com objetivo de mudar o Código de Ética do Psicólogo.

Em um momento mais exaltado de seu texto, de conteúdo abertamente homofóbico, Justino chega afirma que ?se não tomarmos providências eles podem tentar fechar até igrejas?. Em tom de cruzada anti-gay, termina sua carta evocando proteção divina ?Que Deus nos abençoe, em nome de Jesus!?

A mensagem, contendo o texto integral do abaixo-assinado, está postada na lista Cristãos Reformados. Seus responsáveis podem ser contactados pelo e-mail:
cristaos-reformados@yahoogroups.com.br

Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor cigano em 02 Set 2009, 23:06

Existe cura pra mim?

:D
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic