Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Eltor Macnol em 02 Set 2009, 23:18

Obrigado, mais um exemplo pra citar quando perguntarem "ah, mas religião é inofensiva, a pessoa só acredita lá no seu canto e não afeta ninguém, que mal tem?".

Tem um link pro texto na íntegra? Acho que dá pra rir um pouco.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Dalfá em 03 Set 2009, 05:33

cigano escreveu:Existe cura pra mim?

No forum religião é veneno, típico dos ateus fanáticos, teve alguém comentando que não acreditava em Deus "pois o Deus que apresentavam a ele não tinha nada de bom, era um deus que mandaria mais da metade das pessoas do mundo (islamitas, budistas) para o inferno só por causa de placa de igreja, que perdoava um cara que tivesse estuprado e matado na sexta, convertido no sábado e morrido no domingo, mas não perdoava um gay que nunca tivesse agredido ninguém, nem roubado, nem feito nenhum crime grave, e que por este e outros motivos não poderia acreditar neste deus."

Então alguém perguntou: "Ignorando os dogmas então, se Deus de fato existir, mas não for como pregam, como seria o Deus que seria possível se crer, quais seriam as características de um Deus que valeria a pena se crer?"

Eu acreditava que os ateus iam fazer um debate inteligente sobre esta pergunta, mas o resultado foi decepcionante. Desde então parei de acreditar nos ateus.

Será que nós rpgistas somos mais inteligentes que o pessoal do RV? Bom, já que temos mesmo mania de adorar vários outros deuses a cada sistema que jogamos, vamos ver como os ateus do fórum aqui responderia à pergunta que foi feita.
Imagem
Dalfá

Mensagempor Batousa em 03 Set 2009, 09:48

cigano escreveu:Existe cura pra mim?

:D

desculpem o off, mais nao resisti.
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Batousa

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Set 2009, 10:32

Será que nós rpgistas somos mais inteligentes que o pessoal do RV? Bom, já que temos mesmo mania de adorar vários outros deuses a cada sistema que jogamos, vamos ver como os ateus do fórum aqui responderia à pergunta que foi feita.

Gostaria também da resposta do pessoal religioso do fórum...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor planes em 03 Set 2009, 11:39

Eltor Macnol escreveu:Obrigado, mais um exemplo pra citar quando perguntarem "ah, mas religião é inofensiva, a pessoa só acredita lá no seu canto e não afeta ninguém, que mal tem?".

Mas isso seria considerar que apenas religiosos podem ser homofóbicos.

O problema não está na religião da pessoa e sim na crença pessoal misturada a presença de poder temporal e conivencia de uma população que não sabe exatamente como a democracia funciona (projeto de lei é irrelevante, já um corpo de governo justamente para haver discussões, só que o povo ainda acha que lei é dogma e que uma vez proposta já era).

Exemplos históricos são vários, boa parte deles ligados a meras crenças pessoais (e não dogmáticas) ou simplesmente vantagens estratégicas em focar o povo no combate a minorias que a um governo corrupto.
Imagem
planes

Mensagempor cigano em 03 Set 2009, 12:50

Dalfá escreveu:Será que nós rpgistas somos mais inteligentes que o pessoal do RV? Bom, já que temos mesmo mania de adorar vários outros deuses a cada sistema que jogamos, vamos ver como os ateus do fórum aqui responderia à pergunta que foi feita.

É porque RPGista é tudo adorador do demu!

Eu acho que não é questão de inteligência, mas sim de cultura. Uma criança bem educada com certeza se tornará um adulto educado e conciente, assim como a maior parte dos RPGistas, Nerds, Otakus, etc que tem acesso E vontade de explorar um nivel cultural descente e maior.

Acho que a religião em si não é nociva, e sim o nível de educação e respeito do Brasileiro (aqui eu to reduzindo o leque só pro Brasil que é onde posso opinar mais). Basta você ver que o simples acesso a fontes de informação não faz da pessoa necessariamente um exemplo de cidadão. Quem costuma frequentar chats internacionais já deve ter presenciado a gigantesca aversão aos Brasileiros que SÃO mau educados, grosseiros, e agem como retardados. Se o cara tem uma ferramenta que permite expandir seus conhecimentos e usa pra atacar os outros... bem, acho que isso já diz tudo.

O fato é que como na música "pela saco todo lugar tem". A Igreja num modo geral é uma ferramenta que essas pessoas usam para mostrar o quao idotas são, assim como hoje em dia a internet tambem, e por ae vai.

@Battousai

Isso foi uma proposta?

:cool:
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Set 2009, 13:39

Ignorando os dogmas então, se Deus de fato existir, mas não for como pregam, como seria o Deus que seria possível se crer, quais seriam as características de um Deus que valeria a pena se crer?

E que Deus seria esse?
Não é por crueldade da Bíblia que não acredito em Deus, isso é uma atitude babaca.
Não acredito em Deus pelo simples fato de ele ser auto-contraditório. Uma criatura, para ser imortal, deve ser incondicionada. Sendo incondicionada, não pode afetar coisas condicionadas, então se fosse imortal seria importente. Se tivesse alguma forma de afetar esse mundo, seria mortal.

Em ambos os casos, torna-se desnecessário acreditar em Deus.

Eu posso aprofundar mais meu argumento, mais tarde.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Set 2009, 14:25

Ignorando os dogmas então, se Deus de fato existir, mas não for como pregam, como seria o Deus que seria possível se crer, quais seriam as características de um Deus que valeria a pena se crer?

Estamos partindo do pressuposto de que uma divindade existe, e de alguma forma isso foi comprovado pra toda a humanidade, portanto crer na existência dela seria ponto pacífico, certo?
Então a pergunta na verdade seria "como a divindade teria que ser para merecer ser venerada por nós"?

Hm. Não sei. É difícil imaginar uma divindidade que seja compatível com o que vemos na natureza, tenha a maior parte das características típicas descritas pelas religiões, e ainda assim fosse uma entidade merecedora de respeito e adoração. Teria que de cara já ter uma resposta pros paradoxos mais básicos como "por quê coisas ruins acontecem pra pessoas boas?", por exemplo, e não ter os problemas que constantemente são criticados nas divindades descritas pelas religiões atuais.

Sei lá, é um exercício de imaginação que não me parece tão produtivo assim, porque o argumento do ateísmo não deveria partir de "eu não acredito que um deus exista, porque se ele existisse como descrito na Bíblia/Torão/etc, seria uma criatura vil e cruel e não mereceria adoração". Isso é tão sem sentido quanto dizer "eu acredito que deus existe, porque se não existisse não teria sentido a gente viver e morrer e voltar pro nada".

Mas isso seria considerar que apenas religiosos podem ser homofóbicos.

Não. Não seria, de forma alguma, e não entendo como você pode ter lido isso na frase que eu escrevi.

Estou dizendo que várias religiões causam mal ao moldar a mentalidade de seus membros de uma certa forma (nesse exemplo, fomentando a homofobia) e essa influência se reflete não apenas no comportamento individual desses religiosos, mas na forma como influenciam o resto das pessoas quando têm a chance. Como vemos, claramente, naquele exemplo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor cigano em 03 Set 2009, 15:03

_Virtual_Adept_ escreveu:Uma criatura, para ser imortal, deve ser incondicionada. Sendo incondicionada, não pode afetar coisas condicionadas, então se fosse imortal seria importente. Se tivesse alguma forma de afetar esse mundo, seria mortal.

Não entendi!
cigano

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Set 2009, 16:04

Porque eu resumi demais.

1 - Algo só pode ser eterno se não sofrer forma alguma de condição.
2 - Se não sofre condição, não pode gerar condição.
3 - Se não pode gerar condição, é impotente.

Eu tenho que encontrar minhas anotações que explicam isso direitinho. Quando tiver, posto aqui.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Batousa em 03 Set 2009, 16:23

Uma coisa que nao entendo na religião, é porque um ser tão poderoso que é oniciente e onipresente, necessita de adoração, reconhecimento, respeito e etc.

Já vi gente falar que não adianta voce ser bom, solidario e tudo mais se voce nao "abrir seu coração a Deus".

Cigano

Te curaria?
Imagem
Batousa

Mensagempor cigano em 03 Set 2009, 16:43

Batousai escreveu:Uma coisa que nao entendo na religião, é porque um ser tão poderoso que é oniciente e onipresente, necessita de adoração, reconhecimento, respeito e etc.

Já vi gente falar que não adianta voce ser bom, solidario e tudo mais se voce nao "abrir seu coração a Deus".

No meu entender ele não precisa de adoração, mas tem gente que diz que precisa né? :roll:

@VA

Me dá um exemplo desse teu raciocinio.
cigano

Mensagempor Lanzi em 03 Set 2009, 16:57

Não vejo problema nenhum em contradições. Digo até que elas são naturais e fundamentais para a existência.

Outra coisa com que discordo é essa ilusão de que pessoas com cultura e bem educadas respeitarão as diferenças. A História nos prova que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Lanzi

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Set 2009, 17:15

Me dá um exemplo desse teu raciocinio.

Como é que eu daria um exemplo?

Eu posso te dar referências. O primeiro postulado que eu usei é baseado nas idéias de Hume, Buda, entre outros filósofos, de que todas as coisas condicionadas estão sujeitas à impermanência.

O segundo é baseado na idéia de que toda ação vem com uma reação. Se não há como a criatura sofrer uma reação (já que ela não pode sofrer condições, ou ações), como ela poderia causar uma ação?

E a terceira é apenas mais um passo no raciocínio.

Sério, o que você quer que eu exemplifique? Não é um raciocínio empírico, nem tem como ser. Não tem como eu pegar "aqui, esse ser existe de forma não-condicionada, por isso ele é imortal e impotente" porque não existe nenhum ser não-condicionado. É uma questão puramente racional.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor cigano em 03 Set 2009, 17:23

@VA

É por isso mesmo, pra mim fica parecendo algo sem muito sentido já que não tem como exemplificar. Entendo a lógica, mas nao faz sentido pra mim.
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic