Dalfá: Aí é a questão de se debater: O que é "abrir seu coração a Deus", então? Mas como vemos, tentar debater religião é inútil, pois quem sabe debater não quer, e quem quer não sabe debater.
Não acho que seja sempre por aí. Acho esse mais um reducionismo perigoso e me parece motivado mais pela sua vontade de não debater ou esquivar das questões que envolve esse debate, do que baseado na realidade. Esse meu palpite foi extensamente reforçado pelos seus posts posteriores.
Pois é, mas tem. E seria o melhor motivo para eu ser atéia, caso a única possibilidade de acreditar que Deus existe fosse acreditar que ele é como se prega nas igrejas.
Não seria um bom motivo para eu virar ateu, caso minha história fosse diferente.
Porque eu acharia isso pouco e pensaria de imediato que não é porque as religiões pregam um Deus cruel que Ele não existe ou é cruel. Tampouco o fato de Livros Sagrados retratarem-O como vil. Caso isso acontecesse e a possibilidade dele existir
per se fosse considerável (o que não é o caso), eu provavelmente acreditaria Nele mas sem vínculo a alguma religião ou Livro Sagrado.
Aliás, muitos teístas fazem isso. Por não conseguirem conciliar sua fé com alguma instituição ou até mesmo por acreditarem em alguma forma de Criador mas não conseguirem acreditar nos Livros Sagrados, são teístas sem religião.
Com isso estou apenas querendo ilustrar que esta motivação talvez mine as religiões, mas não é das mais eficientes para descrer o teísmo. O que torna o teísmo implausível e fantasioso são as
muitas outras razões pelas quais não existe Deus, e estas transcendem as religiões.
Mas eu concordo, se é que vc pensa algo similar, que as religiões são mais perigosas e danosas do que a crença em Deus
per se. Mas além desta segunda também ser bem ruim, infelizmente na nossa realidade não dá pra garantirmos a extinção das religiões, portanto a segunda sempre será reforço para a primeira - o que piora ainda mais.
Estamos em extremidades opostas então. Você expos o motivo INTELIGENTE de se ser ateu então? pois eu não vi, um de nós dois deve ser muito bobo.
Wow! Abaixe suas armas, querida. Acredite, não te ataquei - nem
perto disso. Não precisa disso.
Quando eu te der uma cutucada, acredite, vc vai saber.
Eu em momento algum do meu post anterior expus coisa alguma, quanto mais motivos inteligentes para ser ateu. Apenas comentei que achava essa motivação insuficiente e que haviam muitas outras mais. Se quer procurar essas motivações "inteligentes" (terminologia toda sua, nunca disse isso), leia o tópico.
Ou estude.
Eu achei que neste ponto os ateus eram mais inteligentes que os crentes, então deixei de acreditar na inteligência dos ateus.
Fez muito bem. Não é bom supor apriorísticamente que alguem é mais inteligente e que suas opiniões merecerão ser levadas em conta.
O negócio é ouvir o que essa pessoa tem a dizer e depois avaliar isso.
Pois é, eu também começo a perder as esperanças, pelo jeito somos todos igualmente burros, ateus e crentes, rpgistas e pessoas que tem mais o que fazer. Que decepção.
Talvez não em média, mas com certeza têm burros, gênios, pulhas e espertos em todos esses grupos.
O que eu vejo, e isto não é coisa daqui, é global, é que as discussões sobre religião não vão além do "eu acho" individual, e isto não me interessa mais.
Isso não é verdade. Há muito a ser dito para além do "eu acho". E mesmo se fosse (e, repito, não é), nem todo achismo é ruim. É ruim aquele achismo pautado em nada, flutuante e que depende de confiar na opinião do interlocutor. Fica aquela coisa: fula acha x, ciclano y, ambos não-fundamentados, 50% de chance de cada um estar certo. Isso é absolutamente improdutivo.
Agora, se digo-lhe que acho que Edir Macedo é um ladrão explorado safado, porque existem várias evidências de que desvia dinheiro, vídeos aonde ele ensina a arrancar dinheiro de fiéis, entre vários outros motivos, e outro diz que acha que ele é um enviado de Deus porque seu pastor disse isso, não estamos mais no campo do 50% pra cada lado. É possível vc analisar ambas as opiniões, possivelmente pesquisar mais a respeito, e inferir quem muitíssimo provavelmente está certo (ou se nenhum dos dois, se é uma terceira, quarta ou quinta opção).
Eu até queria ver se era possível um debate onde se tentasse analisar as lógicas das religiões a fundo, mas vejo que isto não vai acontecer, então estou largando de mão.
Isso me parece uma dificuldade sua, não dos debates. Não vejo porque acredita que não somos capazes de "analisar a lógica das religiões a fundo". Na verdade duvido muito que tenha lido sequer um percentual razoável deste mesmo tópico antes de afirmar isso.
Portanto, isso me parece mais uma
vontade sua do que uma constatação baseada no que observou.
Eltor:O Lanzi e o Sampaio podem até se divertir discutindo isso mais a fundo, é a área deles - mas eu sou só um cara mais simplório que prefere basear suas crenças no que dá pra checar com o método científico.
Não me meta nessa barca! Adoro idéias e debates filosóficos, mas não curto ficar construindo castelos imaginários não. Eu concordo que
a teoria do VA, especificamente, é:
tentativas de provar alguma coisa apenas por afirmações lógicas insatisfatória, insuficiente e inconfiável, mesmo que nesse caso esteja tentando provar algo que no final das contas eu concordo.
todo o raciocínio é como um grande castelo de cartas que se equilibra nos pressupostos iniciais, e enquanto esses pressupostos não puderem ser testados/provados empiricamente, eu não vejo motivos pra ver o raciocínio como algo mais do que um pensamento legal pra conversar em mesa de bar
... mas não que todo debate filosófico seja assim. Aliás, ciência é só um ramo da filosofia e que eu adoro instrumentaliza-la. Mas não sou adepto de apenas uma corrente de pensamento. Há várias formas de aproximarmos de algo que não pelo método positivista.