Guia rápido (ou não) de atualização para idiotas

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lorde da Dança em 21 Set 2009, 12:52

Bem, finalmente aconteceu, após tentar instalar Mass Effect no meu computador e falhar feito uma menininha assustada, eu tentei atualizar o computador, falhando mizeravelmente. Resolvi achar ( ou então fazer um) guia para pessoas totalmente inaptas como eu.

Então, alguem conhece algum guia (ou poderia dar uma explicação rápida) para resolver os seguintes problemas na hora de atualizar o computador para jogos:

:seta: Requisitos do sistema: há algum tipo de dicionário ou coisa do tipo para entender aqueles malditos números e códigos?

:seta: Capácidades do computador: Temos de conferir as capacidades de nossos computador para ver se cumpre os requisitos, mas como fazemos isso? Como indentificamos qual é a placa mãe e a placa de vídeo? Há algum arquivo com essas informções ou temos de chamar o batman?

:seta: Atualizando: Qual é a melhor forma de atualizar o computador? Com quais sites ou lojas vocês fazem atualizações? Um computador de windows xp pode ser atualizado facilmente ou nescessita de atualização total ou de lixo?

Espero que possam me ajudar com essas questões nem um pouco específicas.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Lune em 21 Set 2009, 16:30

Como eu estou atualizando o meu PC também, vou tentar te ajudar com o pouco que eu sei sobre o assunto e o mercado atual.

Você precisa atualizar o computador?
Bem, primeiro vá no Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos. Lá você pode ver qual é
seu processador e sua placa de vídeo, quanto você tem memória RAM e outros detalhes do gênero. Basicamente, se você tem um processador mais antigo que um Core 2 Duo, menos de 2 GB de RAM ou uma placa de vídeo que não começe com 9 ou com 2, desista de jogar os últimos lançamentos com a resolução no máximo e volte pro DotA.

Processador: Atualmente, a Intel tem o domínio total do mercado de processadores, com as ofertas da AMD ficando significativamente para trás em termos de performance. A linha Core 2 Duo (R$300~R$500)permanece sendo a líder de mercado no Brasil, mas já foi lançada a linha i7, com performance e preço muito superiores (R$700~R$1000). No exterior, já se fala na linha i5, que supostamente ofereceria um poder semelhante a i7 por um preço mais acessível. O problema é que cada uma dessas linhas de processadores usa um socket de placa-mãe diferente, sendo portanto impossível fazer um upgrade de um Core 2 Duo para um i7, ou mesmo de um i5 para um i7 sem trocar também a placa-mãe. Para jogos, a melhor opção é um i7, se o orçamento permite. Note entretanto que a arquitetura do i7 pede por placas mãe específicas, e que é recomendado utilizar três pentes de memória para aproveitar completamente as vantagens desse chip.

Placa de vídeo: Assim como a Intel assumiu a liderança dos processadores, a nVidia tem atualmente a vantagem no ramo das placas de vídeo, embora as placas da ATI ainda sejam monstros respeitáveis. Recentemente, a nomenclatura das placas mudou: depois da GeForce 9800, as novas placas de vídeo têm apenas três dígitos, mas ainda seguem o padrão de quanto mais alto o número, melhor. Em termos de performance, a GeForce 275 (R$900) é uma opção relativamente barata que só perde em performance para a atual placa topo de linha da empresa, a GeForce 295. A boa notícia é que há um bom tempo as placas de vídeo utilizam o slot PCI-Express 2, presente em qualquer placa-mãe moderna, então fazer um upgrade de placa de vídeo é mais simples que atualizar o processador. Porém, não adianta nada ter uma placa de vídeo de ponta e um processador mediano, já que o componente mais lento vai atrasar todo o resto. Outra coisa a se notar é que essas novas placas de vídeo consomem uma quantidade absurda de energia, e muitas fontes antigas sequer têm o plug correto para alimentar essas bestas.

Onde comprar: O ideal é pesquisar em vários lugares diferentes, porque a diferença de preços é realmente muito grande de um lugar pra outro. Dá pra economizar até 300 reais de um processador i7, por exemplo. A desvantagem dessa abordagem é que depois você vai ter que montar tudo sozinho ou pagar um técnico para fazer isso por você, o que pode anular a economia que você teve. Além disso, muitas lojas oferecem descontos e formas de pagamento bem atrativas se você comprar tudo no mesmo lugar, então a receita é a de sempre: pesquise, pesquise, pechinche.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lorde da Dança em 21 Set 2009, 16:49

Obrigado lune. Posso te adicionar na minha lista de deuses?
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Lune em 21 Set 2009, 17:19

Se pagar o dízimo, pode.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Aluriel de Laurants em 21 Set 2009, 17:54

Além disso a vantagem de ter um processador intel também é que se você quiser fazer um dual boot com um sistema tipo Leopard (Mac) vai funfar em amd não.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Lune em 21 Set 2009, 19:58

Na verdade, sem algum tipo de hack radical, o Mac OS não roda em absolutamente nenhum PC. O Boot Camp permite que você rode o Windows em um Mac, mas não permite que você rode o Mac OS em um PC. Raios, o Mac OS sequer tem drivers para peças que não sejam aquelas incluídas nos computadores da Apple, então nem adianta tentar.

A não ser, é claro, que você seja a PsyStar.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Fëanor em 24 Set 2009, 16:04

Na verdade, sem algum tipo de hack radical, o Mac OS não roda em absolutamente nenhum PC. O Boot Camp permite que você rode o Windows em um Mac, mas não permite que você rode o Mac OS em um PC. Raios, o Mac OS sequer tem drivers para peças que não sejam aquelas incluídas nos computadores da Apple, então nem adianta tentar.

Mas já dá pra baixar o mac hackeado pra PCs.
Só antes de instalar é bom ver se os drives são suportados.

Agora, embora os processadores da Intel sejam melhores, o preço é bem salgado também.
Acho que em termos de custo x benefício AMD ganha.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Vincer em 25 Set 2009, 13:52

Calma lá. Antes de atualizar o pc, procure se informar sobre compatibilidades.

Não adianta uma place de vídeo poderosa ou memória demais se o processador não aguentar. Imagine o processador como um gargalo, ele não deixa passar mais "potência" do que seu limite. Memória exagerada também se torna um problema; o processador pode acabar perdendo tempo demais administrando toda a memória, o que normalmente (uso diário) não faz diferença e o resultado é ótimo, mas durante um jogo pesado...

Algo entre 2 a 4 gb de memória são o ideal, 4 já sendo exagero. Não faça como alguns entusiastas que aproveitam o preço da memória para enfiar logo uns 8 gigas.

E se for atualizar a máquina para algo mais robusto, como placa de vídeo das mais recentes, certifique-se de que sua fonte dá conta do recado. Uma fonte de má qualidade ou baixa potência pode impedir que a placa funcione ou até funcionar, mas com efeitos notáveis na performance.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Radasforth Longshank em 04 Out 2009, 20:28

Reforço as palavras do Vincer.
Tenho aqui uma GeForce 8500 GT 512mb e, puxa, às vezes dá uns erros tenebrosos.Tome cuidado com a fonte; na realidade, basta você investir em uma capacitada que os problemas se escondem e nunca mais voltam. :cthulhu:

Até mais.
Radasforth Longshank

Mensagempor Yuskeleton em 15 Out 2009, 15:36

Para obter mais detalhes do seu PC, vai em Iniciar-> Executar -> digite: dxdiag.

E para complicar ainda mais, se você estiver pensando em atualizar o seu PC para jogos leve em consideração o mercado futuro dos games, pois hoje você pode estar feliz, mas amanhã já estar arrependido.

Se for fazer um upgrade de um PC cuja funcionalidade é nota 6, em uma escala de 0 a 10, por exemplo, atualiza ele logo para 9 ou no 8 no mínimo. Pois se atualizar para 7, pode acabar não te satisfazendo por muito tempo.

No caso de você trocar a placa mãe do PC com o XP já instalado, o XP detecta a alteração do harware e não faz o boot direito, se eu não estiver enganado. Acredito que há como resolver esse problema, mas não sei te dizer ao certo.

Dá uma olhada ou cria um tópico no http://forum.clubedohardware.com.br/
Yuskeleton

Mensagempor tristan_arthur em 19 Out 2009, 10:53

se voce eh do rio o site
http://www.boadica.com.br

ele te da os melhores precos de varias lojas e da pra pesquisar pelo produto que voce quer.
mega util!!
Jogador: D&D3.5 e D&D4.0
Dungeon&Dragons Online server: Sarlona
Tristanart human clerico 20 nivel (ex-Lider da Guilda: Caverna do Dragao)
Tristandps warforge fighter 10 ranger 6 monk 2
Tristanbrd human bard 4 rogue 1
Tristanwiz warforge wizard 4
tristan_arthur

Voltar para Video Games