Estou jogando... quer dizer,
estava jogando Braid, mas não consegui desgrudar dele pra postar aqui antes de chegar no final.

É difícil falar desse jogo sem mencionar coisas que estragariam a surpresa de quem não jogou, mas vou tentar: eu não consegui deixar de compará-lo com Portal enquanto eu jogava, então posso explicar mais fácil mostrando que muitos dos motivos que me levaram a gostar dele foram os mesmos que me fizeram amar Portal...
- ambos nasceram como jogos de produtores independentes, e depois se tornaram sucesso comercial e de crítica;
- trazem uma sensação ótima de inovação na jogabilidade

- têm seu sistema de jogo baseado em um elemento principal (portais em um, manipulação do tempo de várias forma diferentes no outro), e trabalham esse elemento de forma exemplar
- são jogos de puzzle feitos em um formato que agrada mesmo quem nunca gostou de um puzzle na vida (FPS no caso de Portal, plataforma estilo Mario no caso de Braid).

- têm enredo profundo e ao mesmo tempo sutil, contando sua história de forma minimalista, deixando muitas possibilidades pra interpretação do jogador
- unem perfeitamente a jogabilidade com a narrativa, tornando o ato de jogar parte integral da experiência pra entender a história

- têm trilha sonora e cenários estupidamente bem feitos, que complementam o enredo
- têm requisitos de sistema muito baixos, rodam mesmo em PCs modestos (Braid mais do que Portal).

- são jogos "curtos", ou seja, que você vai terminar em umas 6 horas, mas serão 6 horas aproveitadas intensamente, provando que um jogo não precisa se encher de "filler" e repetições pra matar o seu tempo e fazer sentir que precisa ter "30+ horas de jogo" pra valer seu dinheiro. CADA passo, cada tela, cada puzzle do jogo é diferente, nada se repete. Essas 6 horas bem jogadas valem MUITO mais que 60 horas de jogabilidade repetitiva. Torço pra mais jogos seguirem o exemplo.
O único comentário negativo que eu poderia fazer sobre Braid é que
fazer o final secreto do jogo é difícil demais, precisando pegar algumas estrelas que um jogador normal pode terminar o jogo do início ao fim sem nem desconfiar que existem... e uma delas não pode ser coletada depois que o puzzle do World 3 é completado.
Tirando esse detalhe, o jogo é simplesmente perfeito.
O site oficial tem uma boa apresentação do jogo também, incluindo trailer:
http://www.braid-game.com/Há um demo gratuito no Steam:
http://store.steampowered.com/app/26810/O jogo é baratinho (U$ 9.99 no Steam), ou se você quiser... ahem... testar de formas alternativas, não deve ser um download maior que 150 MB, então vale MESMO a pena conhecer essa obra-prima.