Mas os haitianos que virão pra cá não virarão brasileiros?
Quer dizer, óbvio que não da noite pro dia, mas de certa forma não virariam?
Moderador: Moderadores
Cara, na boa, não pirem. Tem gente com aquele velho discurso: mas o dinheiro investido nos haitianos poderia ser usado para melhorar a vida pros brasileiros. Primeiro: é óbvio que o"investimento nos haitianos" seria revertido para todos nós, afinal, se nós quisermos dar uma educação pública de qualidade pros haitianos, teriamos que reformá-la, o que benficiaria a todos nós. Segundo: mesmo que fosse algo exclusivo pros haitianos, seria um emprego do dinheiro muito melhor do que comprar panetones.
Mas os haitianos que virão pra cá não virarão brasileiros?
Quer dizer, óbvio que não da noite pro dia, mas de certa forma não virariam?

Skar escreveu:Se seguirmos essa filosofia vamos ajudar todo mundo pq depois q eles ficarem aqui por algumas gerações se tornam brasileiro

E qual a diferença? Diversas áreas envolvem perigo e pagam-se mal ou bem. Mas quando ocorre de ninguém querer trabalhar naquele serviço, a tendência é o empregador terá que aumentar o salário para atrair mais gente. Ou então pessoas de regiões mais pobres migram para assumir essas vagas (caso de muitos nordestinos no sudeste).
Como a alfabetização tem crescido no país, é lógico que muita gente com nível maior de educação não querer trabalhar em algo que tenha muito esforço físico. É aí que entram as classes mais baixas da sociedade que existem no nosso sistema capitalista.
Eu falei de perigo e salários baixos, não de esforço.
E é pra isso que existem as greves e a procura pelos direitos trabalhistas, mesmo desses trabalhadores pobres que venham assumir essas vagas com algum tipo de risco.
E quem falou aqui de imigração mal estruturada ou de simplesmente os atirarem em qualquer canto desse país sem nada?
Além do que, os exemplos de italianos e japoneses ilustram o que de fato ocorreu aqui, que foi que muitos prosperaram e resolveram ficar, mesmo com as promessas descumpridas. Muitos ganharam terras para viver e trabalharem em regimes péssimos. Só que como pôde ser visto, trabalharam e depois saíram. Começaram a plantar em suas propriedades, formaram colônias e prosperaram. Se no Brasil era ruim, na Europa também era.
Os que não prosperaram, a maioria voltou embora. E é lógico que existiu aqueles que pereceram, mas isso não nos fez empobrecer, tomar nossos empregos ou prejudicar o nosso país.
Sellous escreveu:No meu conceito acredito que seja mais fácil deslocá-los a cidades vizinhas não atingidas e, aproveitar-se desse lampejo da mídia para ao menos reconstruir e que caiu.
Nibelung escreveu:Sellous escreveu:No meu conceito acredito que seja mais fácil deslocá-los a cidades vizinhas não atingidas e, aproveitar-se desse lampejo da mídia para ao menos reconstruir e que caiu.
cof, cof, cof, cof
Vale leembrar que o terremoto que ocorreu no haiti é um terremoto comum, ele ocorre cerca de 28 x ao ano em diversas partes do mundo. O terremoto foi terrível em Port-au- Prínce, mas o verdadeiro problema sempre foi o Caos em que o Haiti se encontra.

Skar escreveu:Se seguirmos essa filosofia vamos ajudar todo mundo pq depois q eles ficarem aqui por algumas gerações se tornam brasileiro

Eu acho que o parte do pessoal ainda não pegou direito a magnitude da coisa. Não como se os Haitianos pudessem ir pra uma cidade vizinha, ou algo assim
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes