x1: Acho o mais difícil dos Xs de snes, apesar de ser o menos complexo. Velguarder já me deu problemas na época, mas hoje em dia morre que nem uma mosca.
De difícil, só tem a segunda forma do Sigma (sem usar a arma do Rolling Shield). O resto é baba. Esse jogo me lembra muito bem eu, no passado, me indagando porque eu preciso de QUATRO sub-tanks no jogo se, quase não se usa um (isso, é claro, antes de tentar lutar com a segunda forma do Sigma usando apenas o X-Buster, quando você descobre a utilidade de 2 desses sub-tanks, ou de todos, no caso dos mais novatos no jogo).
x2: Os únicos inimigos que dão um desafio são os X-Hunters, mas mais pelo fato que quase não tomam dano do que dificuldade em si.
Corrigindo: o único DESAFIO do jogo é lutar contra o Serges no tanque dele (a segunda fase da base do Sigma) usando somente o X-Buster. De resto o jogo é revoltantemente fácil. =/ Queria eu poder pelo menos esquecer onde estão todos os itens para poder viver a melhor parte do x2 que é o quesito exploração que é um dos mais divertidos nesse sentido.
x3: Meh, as armas do X começam a ficar ruins aqui. Mê deem uma Metal Blade!
Esse sim é o que mais dá trabalho, além de ser muito divertido. Aliás, é compensador ver o Sigma voltando a representar alguma dificuldade (e isso, desde a sua primeira forma).
O X2 eu achei dificil o sigma (me corrijam se eu estiver enganado, no X2 é o que o X tem um dash pro alto? E que, pra matar o sigma, você tem de usar esse artificio várias vezes? Se for esse, é realmente o que eu achei mais dificil).
Não, você se refere ao X3, o X2 é ainda mais fácil que o X1, vai por mim.
Até hoje eu nunca consegui terminar o X6. Aliás, eu não consigo NEM CHEGAR no chefe final. Fico empatado na fase mesmo.
E é uma pena descobrir que depois de tanta fase phoda e tanto chefão complicadíssimo (você sofre nos da base do Gate, principalmente NO Gate), o Sigma é tão patético de fácil.
Destaque para o Infinit Mijinion que, dos 8 chefes, é o mais difícil de descobrir uma tática eficaz sem que envolva um certo "masoquismo".
E, se você está sofrendo com o Zero e os buracos, procure evitar pegar logo a arma do Escaravicth (passe pela fase e morra sem matá-lo, a não ser quando for finalizar o jogo ou precisar da arma dele para alguma coisa) que vai facilitar muito a sua vida.
Sério. X6 foi "feito" pra ser jogado com Zero.
Não que seja muito divertido jogar com X e aquelas armaduras que não fazem nada (exceção para a Shadow Armor no decorrer da base do Gate combinada com habilidade de sempre atirar o "concentrado").
Design das fases é sem desinspirado e injusto e a maioria dos maiores "saltos importantes" são feitos pra você ser um ninja com X (aka, Shadow Armor) ou ter pulo duplo.
Acho que é trauma do X4 ainda, que o jogo era muito divertido, mas inacreditavelmente fácil, até para os padrões do X2.

Em todo o caso, para quem gosta mais do Zero (tipo eu), o X6 é, sem dúvida, um do melhores da série X.

Tipo matar aquele chefe-abelha com a Gravity Well. Dá até sono.
O abelhudo é um daqueles clássicos chefes de megaman que são MUITO difíceis sem usar a arma de sua fraqueza, mas que tem uma puta fraqueza ao ponto de que, quando você a usa, não tem a menor graça matar com a arma (os MMs clássicos do nes são recheados desse tipo de chefe).
Tente matar o abelhudo entre os primeiros e só com o X-Buster e você vai ver o que é chefão difícil.