Questões metafisicas a parte o fato é que diversas pessoas abussam do poder que a religião as confere e a usam em causa própria.
Cruzadas
Inquisição
Genocídio dos Judeus
Colonização das américas
Enfim
Well, não querendo usar a argumentação clichê em defesa da religião, mas a influência religiosa católica nesses eventos é muito menor do que secularistas costumam a enfatizar. E que genocídio de Judeus? Você está chamando as perseguições católicas medievais ao Judeus ou está falando do Holocausto Nazista?
O que a religião nos tras de bom?
Diversas coisas, a maioria também obtível por meios não-religiosos, o que de forma alguma exclui a importância ou valor da mesma.
Hitler era Cristão!
Por favor, Falácia "Reductio Ad Hitlerum" não. Hitler também usava calças, isso torna as calças algo ruim?:b
E também eu acho muito difícil ver Hitler como um Cristão, ao menos um convencional, já ele tinha um tipo de "Divindade Self-Service" que misturava elementos do "Arquiteto Universal" Deísta, da Ritualística Católica ( e também de um "Cristianismo purificado", expurgando elementos judaicos dele ) com alguma pitada de "Misticismo Arianista" ( não muito, já que o próprio não tinha a menor simpatia geral ao misticismo ).
Pessoas, simples, Chico Xavier faria 100 anos mês quem vem... claro que a midia vai sugar tudo o que pode! É uma data simbólica (por qualquer motivo), do mesmo modo que ano passado choveu coisa falando do Darwin...
Só que o Proselitismo Espírita que permeia, por exemplo, a Globo não é um fenômeno tão recente assim. Basta ver que nos últimos 4 anos, a Época tem publicado regularmente matérias ligadas ao Espiritismo ( e de capa ), a Globo tem sua queda pelo Chico Xavier há um bom tempo e novelas com elementos espíritas tem aparecido há ao menos uns 10 anos.
mas se tem uma coisa que a história provou, especialmente o Império Napoleônio e a União Soviética, é que é ímpossivel um povo não ter religião ou religiosidade.
A política do "Culto a Razão" do Período do Terror continuou durante o Regimento Napoleônico? Lembro-me de diversas desavenças entre o mesmo e a Igreja Católica, mas nada que chegue ao ponto que chegou Robespierre.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.