Eu pensei na mesma coisa Iuri.
Acredito que o melhor equilíbrio é colocar regras. No caso, não permitir grupos sobre assuntos já abordados no fórum(com seção própria). Quando grupos do tipo forem criados, apenas um admin cortaria eles e explicaria o motivo(via mensagem privada). Nós temos regras na nossa comunidade(fórum), podemos muito bem incluir novas já que o site e comunidade está mudando.
E esse é um dos nossos diferenciais afinal de contas. Há dezenas de outras engines do tipo, e tem o BEJRPG. Nosso diferencial é, além de ser só rpgistas, ser agregado a uma mega comunidade central. Temos que pensar em regras que condizam com isso, que levem isso em conta.
Aliás, foi muito bom você ter levantado essa questão logo, é bom definir esses detalhes(que podem passar desapercebidos) antes do sistema ser instaurado.
Eu tive uma idéia relativamente sólida de como lidar com isso. De cara, alguns sub-fóruns vão acabar morrendo naturalmente, já que eles existem justamente para preencher essa lacuna que a engine social vai abrir.
Para definir regras, é bom pensarmos o que seria bacana e sadio ver grupos surgindo, e o que não seria bacana. E depois definir a forma mais simples de deixar isso claro, incentivar um e desincentivar o outro.
Sadio-Óbvio: nichos não explorados no fórum. A seção de videogames, por exemplo, continuaria a mesma; Ainda seria onde o pessoal fala de jogos novos que estão saindo e etc. Mas um grupo de aficcionados por um jogo em específico poderiam criar um grupo só sobre aquele jogo, permitindo trocar dicas e estratégias com tópicos próprios sem ficar poluindo o fórum ou misturando assuntos num tópico só sobre o jogo.
-Grupos de jogo
-Offtopic e papo furado especificado, como futebol ou 'spellianos do rio'.
-Grupos privados. Eu mesmo criaria um para mestres trocarem segredos sórdidos, sendo privado, já que muita gente na spell joga com outros spellianos. Assim eu poderia pegar idéias para a aventura surpresa que estou planejando sem medo de um jogador meu(que não pode ver as mensagens) ficar sabendo.
-Freeforms, pifs, etc: a tendência é o número de usuários aumentar, ainda mais com a entrada da nova engine. É natural que grupos assim surjam.
Não Desejado-Que o fórum esvazie
-Que falem de novidades nesses grupos específicos(ex: falar de um jogo novo num mini-grupo sobre outro jogo, ao invés de usar a seção videogames)
-Debater regras de sistemas específicos em grupos para eles. Um grupo de 'Gurps' e todos os jogadores falando de gurps nele, e não no fórum, mataria o fórum rapidamente(só um exemplo).
-Que projetos comunitários da spell fiquem perdidos em grupos menores, sem menção a eles no fórum(ou área para debate).
------------------------------------------
Com base nisso, como podemos pensar em soluções? Eu tive algumas idéias:
TARJA: tags. No caso uma em específico, chamada 'tarja'(tag mesmo

). Se a engine incluir opções de 'tipo de grupo' como no orkut e outras redes(ex: religião, entretenimento, etc), as nossas opções seriam as tags. Se a engine não tiver isso, só uma realmente importante eu pensei, que seria incluir '[tarja]' ao final do nome do grupo.
É simples. Grupos 'tarja' seriam para praticamente não serem usados. Seriam comunidades para 'mostrar' e encontrar pessoas. Exemplo, 'D&D[tarja]', Gurps[tarja], whatever[tarja]. Se você quer mostrar a comunidade que joga gurps, entra no gurps[tarja] e encontra quem mais joga o sistema ativamente. Esses grupos seriam apenas para encontrar pessoas(ex: quais spellianos jogam o sistema) e nada mais. Grupos tarja seriam praticamente tags por si só.
Antes de liberar a engine, é só os admins criarem grupos 'tarja' de cada sistema comumente abordado, e de tempos em tempos verificar se não tem usuário quebrando a regra e criando tópicos lá. Se alguém fizer, o admin dá um puxão de orelha "aqui é só para encontrar jogadores. Apaguei o tópico e movi ele pro fórum principal. Não repita isso" e qualquer coisa parecida.
A 'Lei Anti-Spam'Enfim, até mesmo para poupar espaço em servidor: por regra, não criar grupos repetidos. Se já tem um grupo do jogo 'zé adventures', outro usuário que criar um grupo com o mesmo tema seria advertido. Claro que deve haver bom senso aqui.
Projetos SpellConvenhamos, sub-fóruns são um reflexo da falta desse mecanismo de grupos. Quando um spelliano pede um sub-fórum pro seu pbf ou projeto, ele estaria criando um grupo se fosse a nova engine. PBF é compreensível, mas grupos e projetos comunitários da spell teriam um problema: 'publicidade'.
Conforme muitos grupos surgirem vai ficar difícil saber encontrar os dados. Atualizações no projeto não surgiriam num 'mensagens recentes do fórum spell', e se houver algo similar para as mensagens de todos os pequenos grupos, seria informação poluída demais para encontrar. A idéia é que os projetos sejam algo fácil de encontrar, um dos carros chefes, e presentes no fórum central...
Basta adaptar as regras levemente, fica tudo como é. Novos projetos que alguém queira convidar a spell inteira naturalmente seriam tópicos na spell. E quem quiser que seu projeto seja visto e comentado pela spell toda pediria um sub-fórum, do mesmo modo. A diferença é que no sub-fórum ficaria o que já foi concluído, e o grupo ficaria para comunicação rápida. Novo reino de terras sagradas, texto completo? No fórum da spell, é mais uma parte 'concluída' do projeto. Fazer piadas internas da equipe, brainstorms coletivos, tópicos de planejamento e etc(os bastidores) ficariam no grupo.
A idéia seria não firmar isso em ferro e fogo. Se quem inicia um projeto quer que ele seja comentado e visto por toda a spell, evidenciado, ele naturalmente vai pedir um sub-fórum. Se ele não quiser, nenhuma necessidade de correr atrás.
-----------------------------------------
Viajei muito? Procederia? O que acham?
A idéia é que a engine acrescente a spell, e não modifique ou tire nada de onde está.