Critérios de punição?

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Critérios de punição?

Mensagempor Madrüga em 10 Mai 2010, 09:17

Exagero? Falta de sacanagem? Policiamento excessivo?

Sem grandes polêmicas, mas: viewtopic.php?f=30&t=5639&start=195

Era para tanto? Não há coisas "piores" acontecendo diariamente para que uma punição exemplar, completamente desnecessária, sem nem apurar as supostas "ofensas ao Spark", fosse aplicada dessa maneira?

Como eu disse antes: aquela frasezinha pública do tipo "vamos esfriar os ânimos no tópico" morreu? Ou mesmo um toque, seja por MP ou MSN que seja, já resolveria o assunto (tipo "Madruga, você está sendo idiota no tópico, baixe a bola um pouco") sendo que, MESMO ASSIM, as respostas não estavam no nível de flames, ninguém estava de fato brigando... etc.

Anteriormente, o VA me advertiu por ter postado (sem querer, foi uma falta de sacanagem do site que armazena a imagem que eu coloquei, desabilitando o hotlinking) uma imagem forte (goatse; se você não sabe o que é, não procure! É NSFW). Advertiu, avisou.

Agora... goatse < chamar alguém de panaca? Dois pesos, duas medidas?

Já conversei com o Eltor no mesmo dia, talvez levado pelo calor da hora, mas continuo pensando na mesma coisa: as regras têm de ser iguais, o tempo todo, para todo mundo. Não adianta dizer "pô, você é macaco velho do fórum, tem que saber que não dá para ficar pressionando"... mas sério, esse não é o caso. Não há lá flames sucessivos ou, como disse a advertência, "testar os limites" ou "manter o nível sociável de conversa". Há uma brincadeira com o Spark, uma brincadeira com o Pedro (padrão, com emoticon e tudo) e um post mais seco... que já resultou em suspensão?

Enfim, as regras serão iguais para todos, a conversa continuará sendo preferível ao ridículo da punição exemplar ou as coisas serão julgadas a olho, pelos "critérios do Eltor"? Que eu me lembre, de todos os trolls que já tivemos, demorou MUITO MAIS até alguém suspender/banir um Eternal Wyrm, Hal Jordan...? Não vou mentir e dizer "MEU DEUS! ME SENTI UM CRIMINOSO!", alegando constrangimento, mas senti certa vergonha (por mim e pelo Eltor) de dois adultos (um deles DE BIGODE!) resolvendo isso no mimimi.

E aí, deuses do fórum?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Critérios de punição?

Mensagempor Mai em 10 Mai 2010, 09:57

Minha opinião, simples e direta: os dois lados erraram.

O Maddie por causa da agressividade desnecessária -> é aquela coisa, se fosse eu, por exemplo, não me importaria. Mas o Pedro não é tão próximo assim do Madruga pra tolerar essas brincadeiras, eu suponho.

E o Eltor por não ter advertido antes de executar a punição. Afinal... a política daqui não é avisar antes?

Also, o Eltor não usa mais bigode. You lose.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Critérios de punição?

Mensagempor Madrüga em 10 Mai 2010, 10:10

DarkLady escreveu:Also, o Eltor não usa mais bigode. You lose.

Já é a terceira pessoa que parece não ter lido a idéia toda para falar do bigode, que é mais do que obviamente brincadeira.

Imagem
Madrüga

Critérios de punição?

Mensagempor arghsupremo em 10 Mai 2010, 10:25

A culpa é do rsilverblood.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Critérios de punição?

Mensagempor Agnelo em 10 Mai 2010, 10:29

Tu é reincidente madruga, não é a primeira nem a segunda vez que te pedem pra pegar mais leve. Tu não é novo por aqui, sabe como funciona.

Queres discutir se a suspensão não foi exagerada? ok, mas não dá pra dizer que tu não sabia que não podia.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Critérios de punição?

Mensagempor Madrüga em 10 Mai 2010, 10:31

Locke Winchester escreveu:Tu é reincidente madruga, não é a primeira nem a segunda vez que te pedem pra pegar mais leve. Tu não é novo por aqui, sabe como funciona.

Ninguém pediu, percebeu?

Então, agora, com o argumento de reincidência, qualquer coisa que eu falar resulta em suspensão automática?

Imagem
Madrüga

Critérios de punição?

Mensagempor MVerde em 10 Mai 2010, 13:06

Achei que o Pedro ficou tocando de roda pra falar algo banal, mas nada que dê razão para chamá-lo de panaca.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Critérios de punição?

Mensagempor Lumine Miyavi em 10 Mai 2010, 13:11

Pessoalmente, acho que o apelo a "Postura Ursinhos Carinhosos" é algo completamente exagerado e caricato..
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Critérios de punição?

Mensagempor Madrüga em 10 Mai 2010, 13:50

Lumine Miyavi escreveu:Pessoalmente, acho que o apelo a "Postura Ursinhos Carinhosos" é algo completamente exagerado e caricato..

Phil, se seus únicos comentários com relação a isso forem "Eltor não usa bigode" e "apelo a ursinhos carinhosos é caricato", melhor não dizer nada. Prova que você não leu, não pensou e não analisou nada.

Se isso é a única coisa que vocês vão ver, eu mudo o título e retiro a piada do bigode. É um humorzinho, um marketzinho, mas já vi que não dá. Depois eu que sou serious business o tempo todo. :sobrancelha:

MVerde escreveu:Achei que o Pedro ficou tocando de roda pra falar algo banal, mas nada que dê razão para chamá-lo de panaca.

Sou só eu que sei o que SIGNIFICA "panaca"? Gente. É igual dizer "bobo", não é ofensivo como "idiota" ou "imbecil" e nem é formal como "tolo". Não é palavrão, não é baixo calão, é linguagem coloquial. É como dizer "seu besta", "seu tonto", é ofensa de criança! Caramba!

Imagem
Madrüga

Critérios de punição?

Mensagempor Irish Carbon em 10 Mai 2010, 14:54

Bom, vou falar aqui sobre o que diz respeito ao post direcionado a mim:

EU NÃO ME SENTI OFENDIDO. Eu conheço o Madruga, nós somos miguxos (<3), e eu sei que ele falou aquilo na brincadeira. Quer dizer, pelo menos o tom do post foi na brincadeira, vai que ele achou minha narração uma merda mesmo. Há essa possibilidade. Mas eu sei que o tom do post foi brincadeira.

A questão é: alguém que não saiba disso lê aquele post e não tem essa certeza. Fora do contexto, seria sim um post agressivo. Portanto quem não conhece o contexto com certeza acharia aquele post um tanto quanto ignorante.

Daí entra o outro lado da questão:
Não sou moderador para julgar se o post dele merecia ou não uma punição, advertência, sei lá o que, mas... com certeza não merecia uma suspensão logo de cara. Quer dizer, pelo que li aqui, o Madruga não se incomodaria (tanto) em levar só um puxão de orelha. Ele se incomodou com a overreaction da moderação.

Lembrando também:
1. Alerta Verbal. Aplicada em primeira instância em casos leves (assinatura maior que o aceitado, por exemplo).
2. Advertência. Semelhante ao cartão amarelo, ou seja, um indicador de que o usuário já apresentou problemas de comportamento. Aplicada em casos moderados ou reincidentes de advertência verbal. Exemplo: falta de respeito explícita, ofensas e etc. A advertência dura sessenta dias.
3. Suspensão. Aplicada em casos graves ou reincidentes de advertência. O prazo de suspensão é de uma semana a um mês, variando de acordo com o parecer da Equipe, e lhe deixa em estado de advertência por 60 dias depois disso. Exemplo: não cooperação com o sistema de regras e seus interlocutores.

Por ser primeira instância, merecia um alerta verbal. Por ser alegadamente falta de respeito/ofensas, por um usuário que alegadamente já apresentava problemas de comportamento, merecia uma advertência. Agora, eu não vejo nenhuma reincidência de punição ou até mesmo aviso verbal para o Madruga, ou então uma infração tão grave, que justificasse uma suspensão.

Na minha opinião:
- O Madruga usou um tom um pouco mais agressivo, sendo brincadeira ou não, estando essa brincadeira um tanto quanto implícita ou não, e "não podia passar impune";
- A moderação foi mais pesada do que deveria, devendo aplicar no máximo um warn (advertência) pelos tais "delitos".

E eu acho que esse post Master of the Obvious resume a opinião do Madruga de uma forma clara. E a minha também.

Have a nice day.
Editado pela última vez por Irish Carbon em 10 Mai 2010, 14:57, em um total de 1 vez.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Critérios de punição?

Mensagempor Lumine Miyavi em 10 Mai 2010, 14:57

Phil, se seus únicos comentários com relação a isso forem "Eltor não usa bigode" e "apelo a ursinhos carinhosos é caricato", melhor não dizer nada. Prova que você não leu, não pensou e não analisou nada.

Se isso é a única coisa que vocês vão ver, eu mudo o título e retiro a piada do bigode. É um humorzinho, um marketzinho, mas já vi que não dá. Depois eu que sou serious business o tempo todo.

Você quer ser encarado de que maneira?

O cara que "fala verdades que ninguém quer ouvir" ou o "chato que reclama tudo sobre tudo e de tudo gratuitamente, aparentemente pra ser diferente porque você tem opinião diferente e o mundo precisa saber disso rsrs"? Porque com a sua postura e atitude, você dá a entender que é a segunda, mesmo que não seja sua intenção.

A piada de "ursinhos carinhosos" já encheu o saco, alias nunca teve sequer um pingo de graça ou coerência, porque:
  • A) Não existem apenas duas posturas possíveis: Não é necessário "liberar tudo" ou "proibir tudo", e ainda mais quando tem diferenciações no tratamento, como você afirma(va) no título
  • B) essa postura além de radical defende duas ideologias que não representam em nenhum momento a pluralidade da comunidade.
  • C) Segregação não faz bem pra boa convivência

Se fosse sua primeira chamada de atenção e teu primeiro termo de escárnio com qualquer usuário e recebesse a mesma punição que recebeu, ficaria do teu lado. O problema aqui é que não foi a primeira vez, nem poucas vezes que isso aconteceu.

E a reincidência neste mesmo ponto que incomoda acarretou tal punição.

Porém, concordo que foi exagerado uma estadia na geladeira, mas não foi sem precedentes. Não foi porque você falou -agora- que o cara é "panaca".

Foi porque em outros momentos você agiu de forma igual ou pior e apesar de conselhos e puxões de orelha e deixou acumular numa bola de neve.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Critérios de punição?

Mensagempor DracoDruida em 10 Mai 2010, 16:39

Olha, eu acho que a punição foi forte, mas que devia ter tido algum aviso, um toque, no máximo do máximo um warn. Vejamos a frase:
Que panaca. Era só ter dito "que sotaque bacana, de onde é?" ao invés de pagar esse mico todo.

Eu entendo que a intenção não foi ruim, que foi só uma brincadeira, mas o tom com que foi dirigida a frase a um usuário que não é amigo dele foi muito seco, que deu a sensação de agressividade. A primeira mensagem naquela página foi completamente light, com um comentário engraçado e um emoticon, enquanto a segunda, subitamente, foi direta e "cinza", pesada. Esse contraste também colaborou pra piorar a sensação da frase.

Tipo, se a frase tivesse sido apenas "Bah, que panaca.", eu acho que não teria nada demais. Mas falando isso e depois dizendo que o cara pagou um mico soou mal, sabe?
Enfim, o que eu acho é que o Madruga não teve intenção ruim nenhuma, ele só acabou se expressando de uma forma que ele sequer imaginou que seria considerada negativa, mas, well, foi. É uma coisa do jeito da pessoa, mas uma vez que não há intimidade, isso não ficou legal.

tl;dr Não foi por mal, não acho que precisava de suspensão, só de um toque e um pedido pra ele editar a frase.
DracoDruida

Critérios de punição?

Mensagempor Madrüga em 10 Mai 2010, 16:48

Lumine Miyavi escreveu:Se fosse sua primeira chamada de atenção e teu primeiro termo de escárnio com qualquer usuário e recebesse a mesma punição que recebeu, ficaria do teu lado. O problema aqui é que não foi a primeira vez, nem poucas vezes que isso aconteceu.

Foi o que expliquei ao Agnelo por MSN. Não estou aqui há treze anos ( :haha: ), mas estou há sete. E, pelo menos nos últimos ANOS, uma das coisas que mais fiz foi mudar a atitude "geral" (inclusive tentando com força, nos últimos tempos, agregar valor, ter idéias e ajudar projetos), o que inclusive não muda nada as regras. Mas são regras e deveriam ser iguais sempre.

Não adianta agora jogar a culpa numa impressão tão longa. Eu era tremendamente mais babaca em 2003, por exemplo, e é visível o quanto sou diferente hoje. Julgar as coisas por fama não dá, tem que ter o mesmo critério para todo mundo.

De resto:
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Imagem
Madrüga

Critérios de punição?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Mai 2010, 17:03

Madruga, com toda a sinceridade:

Eu vi o quanto passaram a mão na sua cabeça, por um bom tempo. Eu, inclusive, fiz isso.

Nenhum moderador ou administrador quer parecer injusto, ninguém quer parecer ditador, repressor, mas também não queremos parecer indiferentes.

Já puxamos sua orelha uma porção de vezes, e geralmente você acha que suas faltas são "justificáveis".

Só para citar um exemplo, quantas vezes você vê jogadores da máfia trocando ofensas diretas (além do "mentiroso", ou coisas do tipo, que são, deveras, parte do jogo). Eu já te repreendi por esse tipo de conduta (que até merecia uma advertência formal, mas você não levou porque já havia levado uma injustamente), mas você se defendeu, dizendo que máfia sem ofensa é como truco sem xingamento. Pelo visto, só para você, já que ninguém mais faz isso.

Inclusive, te perdoamos mais de uma vez por causa da advertência injusta. Deveríamos ter perdoado apenas uma. Você teve tolerância até demais.

Convenhamos, você é adepto da ofensa como parte da discussão, e admite isso constantemente.

Mas a Spell discorda. Ninguém precisa ficar ouvindo ofensas só porque você acha que enaltecem seus argumentos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Critérios de punição?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Mai 2010, 17:04

Sinceramente? Achei a colocação sobre "vibrador enfiado" completamente desnecessária.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Próximo

Voltar para Linha Direta