Video game é arte?

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Video game é arte?

Mensagempor Cebolituz em 30 Mai 2010, 13:33

Kear escreveu:
Brave Samurai Warrior escreveu:A arte é uma forma que o artista encontra para expressar algum sentimento interno que não consegue expressar de outra forma e passá-lo para as outras pessoas.


Sabia que se você for levar isso ao pé da letra Da Vinci não era um artista? Muito do que ele fez não foi pra expressar sentimento nenhum, foi simplesmente porque pagaram ele pra fazer. E o mesmo vale pra muitas coisas que as pessoas chamam de arte.


Muito do que Da Vinci fez foi para expressar algum sentimento sim. Claro que isso não o impedia de seguir exatamente as orientações daquilo que lhe foi pedido e de possivelmente vendê-las e ganhar algum dinheiro.

Tudo o que o Léds falou é de grande importância. É difícil termos uma definição exata do que é arte, porque é uma forma de expressão muito abrangente.

Mas ao menos um elemento que podemos aplicar a todas as obras de arte é a sua estética. A estética é basicamente a beleza, a satisfação, as emoções, a recepção, os seus conhecimentos sendo ampliados ao admirar aquela obra. Além das possíveis críticas a algum elemento da época, como uma aobra de arte ser tudo de belo e possuir também uma crítica social.

Os artistas, em geral, quando produzem as suas obras, eles não estão a princípio tão preocupados no aspecto financeiro da obra no momento de criá-la. Fazem isso por orgulho pessoal, por querer admirar aquilo que fez e esconder dezenas de possíveis interpretações para aquilo que fez. Se ele conseguiu esconder o desejo de ficar rico e ainda assim produzir algo belo, esse artista é um gênio ainda maior.

Mas como isso é difícil, não é a toa que muitos artistas (escritores por exemplo) morreram pobres e esquecidos e só tiveram as suas obras admiradas depois de morto. Porque simplesmente eles não estavam preocupados em fazer algo para "vender", visto que apresentava elementos bastante anti-comerciais para a sua época. Ou então eles simplesmente criaram uma estética própria que a população e possivelmente os críticos da época achavam ruim, e só depois de anos passaram a dar o devido valor. Por isso que é "comum" tudo aquilo que foi feito para ser consumido ou para o "povão" não ter uma grande beleza estética, porque como sabemos, a maioria das pessoas do nosso mundo ainda não possuem uma grande educação artística, como o Léds citou. Aqueles que conseguem incluir uma grande beleza estética em suas obras e também vender, enriquecer e se tornarem populares geralmente são considerados mais geniais do que outros.

Aplicando nos videogames, eu acho difícil que os programadores criem os jogos com o objetivo de serem admirados, ou belos, ou tecerem uma crítica social. Assim como já colocado pelo Léds, que o RPG não seja considerado arte. Talvez o único diretor/programador/produtor que eu veja que tenha algo pessoal dele em todos os seus jogos seja o Shigeru Miyamoto.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Video game é arte?

Mensagempor Armitage em 30 Mai 2010, 13:42

Aplicando nos videogames, eu acho difícil que os programadores criem os jogos com o objetivo de serem admirados, ou belos, ou tecerem uma crítica social

O jogo do primeiro post - Deus Ex - faz isso. Mais especificamente, eu diria que ele provoca reflexão para questões sociais/humanas.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Video game é arte?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Mai 2010, 13:44

Só para deixar claro: diferenciem programador de designers, produtores e diretores.

Os últimos até podem se esforçar para tornar o jogo uma arte, mas tudo o que o programador faz é o "trabalho de pedreiro". Implementa tudo o que foi projetado.

A menos que você enxergue beleza em linhas de código, não há nada "artístico" no que ele faz.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Video game é arte?

Mensagempor Cebolituz em 30 Mai 2010, 13:56

Silva escreveu:
Aplicando nos videogames, eu acho difícil que os programadores criem os jogos com o objetivo de serem admirados, ou belos, ou tecerem uma crítica social

O jogo do primeiro post - Deus Ex - faz isso. Mais especificamente, eu diria que ele provoca reflexão para questões sociais/humanas.


Então, não posso opinar nesse jogo em específico porque eu não o conheço.

Mas eu de fato não sou a favor de só considerar arte tudo aquilo que foi feito no século XIX para baixo (como citou o Léds, anterior ao modernismo). Mas acho que alguns elementos daquela época também não podem ser completamente esquecidos e atirados na lata do lixo. Como eu e o Lune debatíamos inclusive com você lá naquele tópico de objetividade/subjetividade. Que certos elementos objetivos não podem ser esquecidos no julgamento de qualquer coisa.

Assim, eu diria que Shigeru Miyamoto é o que mais se assemelha a um artista no ramo dos videogames, por estar sempre procurando novidades, novas formas de jogo e sempre colocando um toque pessoal dele. Assim como a Rare fazia em seus jogos para N64.

É um tema bem polêmico, e eu mesmo me confundo em minhas linhas de pensamento porque eu estou a todo momento encontrando exceções e características que se encaixem em um aspecto e outro. Mas acho que vocês me entenderam.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Video game é arte?

Mensagempor Armitage em 30 Mai 2010, 14:04

Mas Cebola, eu te mostro uma penca de desenvolvedores de games que estão "sempre procurando novidades, novas formas de jogo e sempre colocando um toque pessoal dele" na indústria, tanto de consoles como de PC. O criador de Deus Ex, Warren Spector, é um deles. Sid Meier e Peter Molyneaux são outros. Esses caras tentam flexionar as fronteiras e possibilidades da mídia a cada novo jogo. E se contarmos os indies e desconhecidos, corremos o risco de achar centenas de milhares de artistas no ramo.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Video game é arte?

Mensagempor Kear em 30 Mai 2010, 14:37

@Cebola:
Mas leve em consideração que assim como temos ilustradores antigos seguindo especificações e mesmo assim se expressando, muitos dos jogos atuais também carregam um tanto da expressão de seus criadores. Não?
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Video game é arte?

Mensagempor Cebolituz em 30 Mai 2010, 15:26

Kear escreveu:@Cebola:
Mas leve em consideração que assim como temos ilustradores antigos seguindo especificações e mesmo assim se expressando, muitos dos jogos atuais também carregam um tanto da expressão de seus criadores. Não?


Muitos? Não acho isso. Diria uma grande minoria, visto que a maioria dos jogadores que eu conheço sabem muito pouco a respeito de seus criadores, além dos próprios criadores se focarem demais em uma só franquia ou em um só estilo de jogo, que não dá uma margem de "comparação" entre jogos de gêneros diferentes. Diria que somente os jogos mais indiscutivelmente "clássicos" de cada console possam ser encarados dessa forma (o que daria no máximo uns 5 em cada console diferente).
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Video game é arte?

Mensagempor Kear em 30 Mai 2010, 15:39

Muitos foi exagero meu, mas sim, eu acho que alguns jogos conseguem chegar a nível de expressão.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Video game é arte?

Mensagempor Armitage em 30 Mai 2010, 17:10

Segue uma lista de game-designers, direto da wikipedia.

Proponho um desafio: cada um tentar identificar quais deles são artistas. Aposto que duas coisas vão acontecer: 1) haverá dúzias de artistas ao final da contagem; 2) o grupo de artistas escolhido por um colega será completamente diferente do grupo escolhido por outro colega.

(eu mesmo tentei destacar em negrito, abaixo, os que considero artistas baseado em suas obras, mas a qtde ficou tão grande, que parei no meio. :D

A
Christian Allen, of Bungie Studios - Creative Director on Tom Clancy's Ghost Recon series
Michel Ancel, creator of the Rayman series, Beyond Good & Evil and King Kong
Chris Avellone, of Fallout 2, Knights of the Old Republic 2 and most notably Planescape:Torment
Ed Averett, a Magnavox Odyssey2 developer of titles like K.C. Munchkin and 24 other titles in 4 years
[edit]B
Clive Barker, creator of Undying and Jericho.
Richard Bartle, co-author of MUD, the first multi-user dungeon.
Chris Bateman, designer/writer of Discworld Noir and Ghost Master
Chris Beatrice: Caesar and Lords of the Realm.
Marc Blank: Co-designer of Zork, co-founder of Infocom
Cliff Bleszinski: member of Epic games lead designer of Gears of War and Gears of War 2 and level designer of Unreal series.
Ed Boon: Co-Creator of the Mortal Kombat fighting game series.
Brenda Brathwaite: designer, writer and level designer on Wizardry series, creator of Train and Siochan Leat.
Bill Budge: Raster Blaster and Pinball Construction Set
Danielle Bunten (deceased): M.U.L.E., The Seven Cities of Gold
[edit]C
Tim Cain, main designer of Fallout and Arcanum, founder of Troika Games
Eric Chahi, Developer and Designer of Another World, and Heart of Darkness.
Doug Church: Ultima Underworld, Ultima Underworld 2 and System Shock
Chris Crawford: Eastern Front (1941), Balance of Power, founder of the Computer Game Developers' Conference, pioneer of interactive storytelling
Paul Cross: co-designer of Burnout and Burnout 2: Point of Impact, lead designer Burnout 3: Takedown, and Burnout Revenge
Ian Cummings: Madden NFL series, NCAA Football series with EA Sports.
[edit]D
Don Daglow: designer of Dungeon, Intellivision Utopia, Earl Weaver Baseball, Neverwinter Nights
Cameron Davis: Lead designer of TY The Tasmanian Tiger 2 (Game Boy Advance), TY The Tasmanian Tiger 3 (Game Boy Advance), The Legend of Spyro: A New Beginning, Viva Pinata: Party Animals
Dino Dini: designer of Kick Off, Kick Off 2, Player Manager, GOAL!, Dino Dini's Soccer
Marko Dieckmann: designer of Face of Mankind
[edit]F
Brian Fargo: founder of Interplay Entertainment, InXile Entertainment and developer of Bard's Tale and Wasteland
Kelton Flinn: designer of Air Warrior and many other pioneering online games, co-founder of Kesmai
[edit]G
Richard Garriott (a.k.a. Lord British): creator of the Ultima series and founder of Origin Systems
Ron Gilbert: designer of Maniac Mansion and the first two Monkey Island games
Tyler Glaiel: designer of Closure and Aether
Julian Gollop, designer of Chaos, Laser Squad and X-COM: UFO Defense.
Allen Goode, co-designer of Company of Heroes, The Outfit and CSI
Andrew Gower, designer of RuneScape
Brian 'Psychochild' Green, designer of Meridian 59
Stefano Gualeni: Creator and designer of the Tony Tough series, writer and designer for Dangerous Heaven
[edit]H
Jon Hare: designer/director of Sensible Soccer series, Cannon Fodder series and Wizball series, co-founder of Sensible Software
Stieg Hedlund: Diablo, Diablo II, StarCraft
Yuji Horii: Square Enix - Dragon Quest series, Chrono Trigger
Todd Howard: Bethesda Softworks - Elder Scrolls series, Fallout 3
Casey Hudson: Bioware - Mass Effect series, Star Wars: Knights of the Old Republic
[edit]I
Koji Igarashi: Konami - current producer of the Castlevania series
Tomonobu Itagaki: Tecmo Team Ninja - former designer of the Dead or Alive (DOA) games and Ninja Gaiden
Shigesato Itoi: creator of the EarthBound/Mother series
[edit]J
David Jaffe: creator of God of War and designer on the Twisted Metal series
Paul Jaquays: leader of game design for Coleco in the 1980s and, more recently, designer & level designer for Quake 2, Quake III Arena and Quake III: Team Arena
Eugene Jarvis, creator of Defender, Robotron: 2084, Target: Terror and The Fast and The Furious
Soren Johnson: co-designer of Civilization III and lead designer for Civilization IV
[edit]K
Mathias Karlson: World in Conflict
Rieko Kodama: Sega - Phantasy Star series, Skies of Arcadia
Hideo Kojima: Konami - Metal Gear Solid series, Snatcher and Policenauts
Andrey Kuzmin: KranX Productions - Perimeter, Biprolex+, Vangers: One For The Road and Spanking Runners
[edit]L
Marc Laidlaw, designer/writer at Valve on the Half-Life games
Ken Levine, creator of Bioshock and Thief: The Dark Project Series
Ken Lobb, creator of GoldenEye 007
Ed Logg, creator of Asteroids, Centipede and Gauntlet
Al Lowe, creator of the Leisure Suit Larry series
[edit]M
Gregg Mayles: designer for the Banjo-Kazooie series and Viva Piñata
American McGee: American McGee's Alice, Doom, Quake, American McGee's Grimm
Edmund McMillen: independent game artist and designer for Gish, Aether, and others
Stephen Marley: designer/writer of Martian Gothic: Unification
Colin McComb: designer for Planescape: Torment
Jordan Mechner: Prince of Persia series
Sid Meier: Civilization series, Railroad Tycoon
Steve Meretzky: designer/writer of numerous Infocom titles, including Planetfall, The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, A Mind Forever Voyaging and Leather Goddesses of Phobos
Shinji Mikami: of Capcom - the Resident Evil series
Robyn and Rand Miller: the brothers who designed Myst and some of its sequels.
Jeff Minter: founder of Llamasoft.
Shigeru Miyamoto: Nintendo EAD - Donkey Kong, Mario, Legend of Zelda & many others
Tetsuya Mizuguchi: Q Entertainment (formally with Sega UGA) - Lumines, Rez, Space Channel 5 & others
Peter Molyneux: Created Populous, Syndicate and Black and White, Fable, founded Bullfrog Software and Lionhead Studios
Brian Moriarty: designer/writer of Trinity and Loom
David Mullich: The Prisoner, I Have No Mouth and I Must Scream, director or producer of many others
[edit]N
Yuji Naka: (Sega Sonic Team) - Sonic the Hedgehog, Phantasy Star Online, Nights into Dreams... & others
Gabe Newell: The creator of Half-life 2
Garry Newman: designer of Garry's Mod
Toshihiro Nishikado: Space Invaders
Tetsuya Nomura: Square Enix - Final Fantasy, Kingdom Hearts
[edit]O
Yoshiki Okamoto: Game Republic, Capcom, Konami - Street Fighter (series) & others
Henrique Olifiers: designer of media convergence games such as My Big Brother, Herois e vampiros and Conquista de Titã. Also co-founder of Finalboss.com, a Latin American gaming news portal.
Scott Orr: Designer of original version of Madden NFL, many other design credits
[edit]P
Alexey Pajitnov: Tetris
David Perry: MDK, Earthworm Jim and more
Steven Pederson: Space, Terrorist and more
Sandy Petersen: Lightspeed, Doom, Rise of Rome and more
Simon Phipps: Rick Dangerous, ShadowMan, Harry Potter and the Philosopher's Stone and others.
John Pickford: founder of Zed Two and Zee-3, and creator of Plok, Wetrix, Naked War and others.
Ste Pickford: founder of Zed Two and Zee-3, and creator of Plok, Wetrix, Naked War and others.
Peter Porai-Koshits: founder of MADia Entertainment, and creator of Echelon (flight simulator), Sudden Strike 3: Arms For Victory and others.
Ted Price: Founder of Insomniac Games
[edit]R
Rick Raymer: Clue, Scooby Doo: Mystery of the Fun Park Phantom and others
Brian Reynolds: Civilization II, Sid Meier's Alpha Centauri and Rise of Nations
Scott Rogers: God of War, Pac-Man World and Maximo series
Ken Rolston: The Elder Scrolls
John Romero: Doom and Quake lead designer and level designer, Daikatana producer, co-founder of id Software, Ion Storm and Monkeystone Games
Richard Rouse III: designer/writer of The Suffering games and author of the book Game Design: Theory and Practice
[edit]S
Hironobu Sakaguchi: Mistwalker (formally with Square Co.) Final Fantasy series and Chrono Trigger
Masahiro Sakurai: Creator of Kirby, designer of the Super Smash Bros. series, founder of Sora Ltd.
Chris Sawyer, creator of the Transport Tycoon and Rollercoaster Tycoon series.
Josh Sawyer: Neverwinter Nights 2, Icewind Dale series, Baldur's Gate: Dark Alliance series
Tim Schafer, designer of Grim Fandango and Psychonauts
Jeremiah Slaczka, Creative Director of 5TH Cell, designer of Scribblenauts and Drawn to Life
Warren Spector: System Shock, Thief series, Deus Ex
Goichi Suda: designer of Killer7
Yu Suzuki, Sega-AM2 designer of many classics that became genres, such as Afterburner, Hang On, Virtua Racing, Virtua Fighter series, Ferrari F355 Challenge and the Shenmue series.
[edit]T
Satoshi Tajiri: creator of Pokémon games
Tōru Iwatani: Namco - Pac-Man
Toshiro Tsuchida: Front Mission series
John Tobias: Co-Creator of the Mortal Kombat fighting game series.
Michael Toy: co-designer of Rogue
Chris Taylor, pioneered the use of both 3D units and terrain in the RTS game Total Annihilation.
Dan Teasdale, of Rock Band series of rhythm-action music games.
Deborah Todd, veteran woman game designer and writer for Humongous Entertainment, 20th Century Fox, Houghton Mifflin, Disney Interactive and author of Game Design: From Blue Sky to Green Light
[edit]U
Fumito Ueda: creator of Ico and Shadow of the Colossus
[edit]V
Jon Van Caneghem: Might and Magic and Heroes of Might and Magic series
[edit]W
Jordan Weisman: Founder of FASA Corporation, co-creator of BattleTech and MechWarrior
Richard Vander Wende: co-designer/director of Riven
Glenn Wichman: co-designer of Rogue, designer of Mombasa and Toxic Ravine
Roberta Williams: Designer of King's Quest and other series, pioneered graphic adventure game genre, co-founded Sierra Entertainment
Tim Willits: Designer on id software titles The Ultimate Doom, Quake, Quake II, Quake III Arena, Quake III: Team Arena and Doom 3
Will Wright: game designer of SimCity series, The Sims series and Spore, co-founder of Maxis
[edit]Y
Kazunori Yamauchi: Polyphony Digital - Gran Turismo
Gunpei Yokoi (deceased): inventor of handheld gaming (Game Boy and other handhelds) and several arcade games
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Video game é arte?

Mensagempor Madrüga em 30 Mai 2010, 17:26

Silva: isso prova O QUÊ? No máximo você está aderindo ao "existem artistas e não arte", mas não ajuda nada na discussão.

Em tempo:

Eltor Macnol escreveu:...meh.


Usuário Eltor Macnol, esse tipo de mensagem é considerada flood e não acrescenta nada às discussões. Recomendamos fortemente que contenha seus comentários se não tiver nada a acrescentar aos tópicos, passível de advertência. Obrigado.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Video game é arte?

Mensagempor Lanzi em 30 Mai 2010, 21:51

Posso recomendar um blog?

http://infoblarg.blogspot.com
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Video game é arte?

Mensagempor louc0 em 31 Mai 2010, 07:38

Mas o que que é que não é arte hoje em dia? Ou passível de ser considerado como tal?
Sei lá, dizer que um jogo é artístico, pra mim, é um enaltecimento vazio, talvez até covarde, por não apontar objetivamente quais são as qualidades e falhas dos jogos. "Eu gostei muito do jogo, então é arte". Futebol arte, gastronomia arte, arte arte. O próprio Led, que é da área, já falou sobre o problema da falta (ou excesso) de definição. Dizer que o jogo é arte no fim das contas é não dizer porra nenhuma.
O Eltor postou uns artigos bacanas no buzz sobre o assunto, especialmente sobre os indie games. Vale a leitura...
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Video game é arte?

Mensagempor AKImeru em 31 Mai 2010, 20:47

Hideo Kojima que video games são tão "arte" quanto blockbusters americanos.


Ou seja, não.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Video game é arte?

Mensagempor Armitage em 31 Mai 2010, 21:38

Oda Nobunaga escreveu:Hideo Kojima que video games são tão "arte" quanto blockbusters americanos.

Ou seja, não.


Isso resume bem o que ele próprio se limita a fazer: blockbusters americanos em forma de jogos (Metal Gear Solid por ex).

Mas outros designers fazem muito mais que isso. Pegue um Okami ou Ico, por ex., e veja a diferença.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Video game é arte?

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Mai 2010, 22:45

Isso resume bem o que ele próprio se limita a fazer


Pra alguém que cita tantos produtores e etc, você parece não conhecer outros jogos do Kojima sem ser MG...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Video Games

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes