Futebol, Tópico para falar TUDO sobre esse esporte

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Galtor_rj em 06 Jul 2010, 09:37

A copa do mundo era meu ansiolítico. A traulitada que o Brasil levou me acorda e me faz olhar o meu Vasco da Gama! Tenho medo....

E olha que fomos campeões no Torneio de Inverno... puts.

Ahhh... Para a seleça, quero um técnico que NÃO atrapalhe
Galtor_rj

Mensagempor Yuskeleton em 07 Jul 2010, 09:54

Que merda de Copa, final européia de novo.
Yuskeleton

Mensagempor Lanzi em 07 Jul 2010, 10:25

Ah, na boa, vamo parar com esse continentalismo...

Até agora eu tava achando essa a melhor Copa dos últimos tempos. Só passaram times que estão jogando bonito, que estão jogando bem, pra frente, com zebras e tudo o mais.

Não vou mudar de opinião só porque a final vai ser européia.
Lanzi

Mensagempor Batousa em 07 Jul 2010, 11:20

Mais uma vez teve erro de arbitragem.
Imagem
Batousa

Mensagempor Lanzi em 07 Jul 2010, 13:01

Derrota de Dunga nos poupa do triunfo do autoritarismo

Marcelo Semer
De São Paulo

No final da vitoriosa Copa das Confederações, a comemoração dos brasileiros chocou a muitos e alertou os organismos do futebol internacional.

O "I belong to Jesus" de Kaká, Lúcio e outros expoentes do time acabou sendo expressamente barrado pela FIFA. Aqui e ali, todavia, sobraram referências na imprensa para o poder de Jorginho na organização do time, e suas vinculações com a rede de atletas e profissionais evangélicos.

O marketing religioso deve ser excluído do futebol não porque seja ruim ou perverso em si, mas, sobretudo, porque não é inclusivo.

Do alto do poder disciplinador do técnico Dunga, é de se considerar que a questão religiosa foi sensivelmente menos importante na Copa da África.

Ressurgiu, com a seleção, todavia, um regime quase militar, ainda mais excludente.

Hierarquia, comando, respeito, comprometimento, disciplina.

Dunga levou para a África do Sul uma nova pátria de chuteiras e estampou sua "ordem e progresso" no eterno retorno de um ufanismo com matiz autoritário, que não presta contas nem se abre ao diálogo.

Ame-o ou deixe-o.

Dunga afastou as más influências do ancièn regime e ignorou alguns craques que surgiram pelo caminho, mas que ao grupo não pertenciam -e portanto, não mereciam estar lá.

Craque é o próprio grupo, com homens dispostos ao sacrifício, focados e disciplinados, trancados e calados.

Quem assistiu ao filme "A Onda", que reproduz, na Alemanha dos dias atuais, uma experiência praticada nos Estados Unidos da década de 70, deve encontrar notáveis paralelos.

Para explicar "autoritarismo" para alunos de colegial, o professor faz uma experiência na qual propõe formar um grupo coeso e disciplinado, fortalecido enquanto unidade e que se diferencia de todas as demais classes da escola.

Cria um slogan, uma marca, um uniforme e uma forma de conduta moralista e arrogante. No curso do projeto, os alunos se envolvem animados pela grandeza que forjam, aprendendo, sem se dar conta disso, como foi possível a atuação de Hitler na Alemanha.

E como o autoritarismo se formatou através das noções de ordem, disciplina, moral e conjunto, arrematando, ainda, ressentidos que encontravam um lugar de destaque.

Em pouco tempo, fechado em si, aquele grupo de alunos discrimina a todos os demais estudantes que dele não fazem parte, e reage de forma violenta a qualquer um que tenta furar esta unidade.

Dunga cumpriu com louvor a missão que lhe foi inicialmente imposta pelas autoridades: afastar aqueles a quem os dirigentes imputaram, por mau comportamento, a responsabilidade pelo fiasco na Alemanha. Depois, é lógico, de terem se aproveitado financeiramente de seus prestígios de celebridades.

Mas, por óbvio, ele excedeu ao que lhe era exigido, ao se ungir no próprio papel de autoridade imperial, e banir também os interesses comerciais, que costumavam fazer da seleção, um casting da rede Globo.

Isto deu a Dunga uma sobrevida moral na opinião pública, no papel de um pretenso quixote. Enquanto isso, os dirigentes se escondiam para não se contaminarem com o fracasso certo de seu Frankenstein.

As derrotas do futebol só podem por ele explicadas.

O Brasil perdeu para um time que vinha invicto há mais de vinte partidas, com disciplina tática e craques muito conhecidos.

A idéia de que o Brasil é a melhor seleção do mundo se lastreia em números que não resistem a menor abordagem científica.

Nossa estatística é um palco de superstições, pois Pelé, Garrincha e Ronaldo não estão mais nos campos. Seus feitos não podem ser contabilizados junto à seleção de Dunga que, aliás, jamais os teria convocado, seja pela indisciplina, juventude ou insubmissão.

De toda a forma, é de se notar que o Brasil não volta da África, envergonhado pelo futebol, como França, Itália e Inglaterra.

Mas sim pelo ressurgimento de um comportamento autoritário que, por tudo o que já passamos, devia provocar aflições.

Que a derrota de Dunga nos poupe de mais disciplina e arrogância, moralismo e ressentimento, ufanismo e exclusão.

Sem dúvida é o melhor artigo que já li sobre a participação do Brasil na Copa e o histórico da gestão Dunga.
Lanzi

Mensagempor Cyrano em 07 Jul 2010, 15:47

Acho um artigo bem fraquinho, Lanzi.

A começar pelo final. Como assim nos poupar da "disciplina e arrogância, moralismo e ressentimento, ufanismo e exclusão"?

Engraçado que o autor, por sinal um juiz de direito, não consegue dissociar "disciplina" de "militarismo". Disciplina vem de discípulo, aquele que segue. A ideia do Dunga era criar um ideal a ser almejado e alcançado, e não simplesmente a disciplina per se que ocorre nas forças armadas, por exemplo.

A arrogância do técnico realmente aconteceu, mas os jogadores não foram contaminados por esse sentimento. Aliás, a arrogância do Dunga está bem ligada ao ressentimento que ele sente da mídia. Ressentimento que, como já foi postado em outro tópico, há de ocorrer sempre entre a mídia e o jogador considerado vilão na derrota. Dunga em 90, Ronaldo em 98 (cuja história de superação passou a ser mais interessante à mídia depois), Roberto Carlos em 2006, Felipe Melo em 2010. De fato, a arrogância e o ressentimento existe. De ambas as partes.

Moralismo? Acho que era um moralismo "válido". Não era o pregar uma coisa e fazer outra do Jorginho. Creio que o Dunga mostrou ser exatamente o cara que ele parecia ser. E mais, ele mostrou ser exatamente o cara que ele dizia ser, o que é ainda mais difícil. Não que ele seja contra a propaganda, o patrocínio, nada disso. Até porque ele ganhou uma graninha da AmBev. Mas ele estabeleceu limites bem definidos: a partir deste limite, começa meu trabalho de técnico e termina o de garoto propaganda. E o mesmo para os jogadores.

O sentimento de ufanismo e vanglória também não me foi transmitido. O de orgulho sim, claro. Não aquele orgulho infantil do "eu sou melhor que você", mas o orgulho de "eu faço o que sei fazer de melhor".

E a exclusão... Exclusão de que mesmo?

Olha só: não sou um defensor do Dunga. Longe disso! Acho que ele cometeu erros grotescos na convocação e em muitos jogos. Deixou de levar alguns jogadores, levou outros... Isso todos sabemos. Mas, pô, o colunista fala que "A idéia de que o Brasil é a melhor seleção do mundo se lastreia em números que não resistem a menor abordagem científica" e logo depois cita "O Brasil perdeu para um time que vinha invicto há mais de vinte partidas, com disciplina tática e craques muito conhecidos". Ele esqueceu que o Brasil foi campeão da Copa América, da Copa das Confederações e ficou em 1º lugar nas Eliminatórias (que teve 5 participantes nas oitavas e 4 nas quartas da Copa).

Bater em cachorro morto é fácil. A verdade é que tínhamos uma seleção competitiva e que, se não vacilasse daquela maneira infantil nos lances contra a Holanda, chegaríamos à final.
Cyrano

Mensagempor Madrüga em 07 Jul 2010, 17:55

Então perdeu nos vacilos, ué. Que não vacilassem.

E concordo com o Lanzi. A Copa tá legal, bonita, brigada e finalmente vamos ter uma final sem os times de sempre, pô.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sampaio em 07 Jul 2010, 18:18

Queria muito que o Uruguai tivesse na final, mas tô curtindo. Não tenho mais pra quem torcer, vou torcer pra ver mais dois grandes jogos.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Galtor_rj em 10 Jul 2010, 10:22

O hipotético caneco do Dunga me lembrou Voltaire: "O homem que se vinga na vitória não é digno de seu triunfo."

Amanhã tô com a Holanda. Quero ver como será para os africanos a vitória dos caras que estavam no Apartheid e etc... todo mundo tem sua mágoa e quero ver como ela será trabalhada.... uma oportunidade curiosa para fechar feridas..... :cthulhu:
Galtor_rj

Mensagempor Armitage em 10 Jul 2010, 11:30

Cyrano escreveu:Acho um artigo bem fraquinho, Lanzi.

A começar pelo final. Como assim nos poupar da "disciplina e arrogância, moralismo e ressentimento, ufanismo e exclusão"?

Engraçado que o autor, por sinal um juiz de direito, não consegue dissociar "disciplina" de "militarismo". Disciplina vem de discípulo, aquele que segue. A ideia do Dunga era criar um ideal a ser almejado e alcançado, e não simplesmente a disciplina per se que ocorre nas forças armadas, por exemplo.

A arrogância do técnico realmente aconteceu, mas os jogadores não foram contaminados por esse sentimento. Aliás, a arrogância do Dunga está bem ligada ao ressentimento que ele sente da mídia. Ressentimento que, como já foi postado em outro tópico, há de ocorrer sempre entre a mídia e o jogador considerado vilão na derrota. Dunga em 90, Ronaldo em 98 (cuja história de superação passou a ser mais interessante à mídia depois), Roberto Carlos em 2006, Felipe Melo em 2010. De fato, a arrogância e o ressentimento existe. De ambas as partes.

Moralismo? Acho que era um moralismo "válido". Não era o pregar uma coisa e fazer outra do Jorginho. Creio que o Dunga mostrou ser exatamente o cara que ele parecia ser. E mais, ele mostrou ser exatamente o cara que ele dizia ser, o que é ainda mais difícil. Não que ele seja contra a propaganda, o patrocínio, nada disso. Até porque ele ganhou uma graninha da AmBev. Mas ele estabeleceu limites bem definidos: a partir deste limite, começa meu trabalho de técnico e termina o de garoto propaganda. E o mesmo para os jogadores.

O sentimento de ufanismo e vanglória também não me foi transmitido. O de orgulho sim, claro. Não aquele orgulho infantil do "eu sou melhor que você", mas o orgulho de "eu faço o que sei fazer de melhor".

E a exclusão... Exclusão de que mesmo?

Olha só: não sou um defensor do Dunga. Longe disso! Acho que ele cometeu erros grotescos na convocação e em muitos jogos. Deixou de levar alguns jogadores, levou outros... Isso todos sabemos. Mas, pô, o colunista fala que "A idéia de que o Brasil é a melhor seleção do mundo se lastreia em números que não resistem a menor abordagem científica" e logo depois cita "O Brasil perdeu para um time que vinha invicto há mais de vinte partidas, com disciplina tática e craques muito conhecidos". Ele esqueceu que o Brasil foi campeão da Copa América, da Copa das Confederações e ficou em 1º lugar nas Eliminatórias (que teve 5 participantes nas oitavas e 4 nas quartas da Copa).

Bater em cachorro morto é fácil. A verdade é que tínhamos uma seleção competitiva e que, se não vacilasse daquela maneira infantil nos lances contra a Holanda, chegaríamos à final.

Que lucidez, filho. Concordo com cada letra e cada vírgula.

É uma pena que a mídia - talvez por ser um reflexo das pessoas que a sustentam - sempre prefira polemizar (elegendo "vilões", focando no lado negativo, etc.), ao invés de apresentar os fatos de forma lúcida e imparcial, como você acabou de fazer. :victory:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Midg4rd em 11 Jul 2010, 18:05

Mais uma COPA decidida no apito. Que feio =/

Aja aguentar os Neo-Nazis 4 anos falando abobrinhas sobre serem campeões.
Imagem
Imagem
Midg4rd

Mensagempor Madrüga em 11 Jul 2010, 18:09

Decidida no apito? Você viu o MESMO jogo? Aquele em que teve voadora no peito punida só com cartão amarelo? Aquela em que holandês com amarelo ouviu apito, não parou no impedimento e tentou marcar gol? Aquele em que pelo menos três holandeses tinham que ter sido expulsos e não foram?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Allefcapt em 11 Jul 2010, 21:05

Olá a todos,

Vocês todos são uns falastrões. :bwaha:
O negócio é PAUL, O POLVO.

Tomara que ele se cadastre na SPELL.

Imagem

E logo surgirá "toda a verdade"... A Copa foi comprada pela Espanha com ajuda da Coca Cola, Nike e algo da Nasa, sem contar que Ronaldo e Roberto Carlos são os maiores envolvidos e Kaká recebeu por fora. Mas tudo isso para garantir que em 2014 a taça seja do Brasil... com ajuda dos marcianos do Hangar 51 claro.

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Yuskeleton em 11 Jul 2010, 21:17

Não pude acompanhar os últimos jogos da Copa, nem a final. Parabéns a Espanha, que não foi a Espanha que eu esperava mas foi campeã.

E a Alemanha bateu na trave de novo. Duas semi e uma final nas últimas três Copas. Ao menos ficaram em terceiro.

Forlan o craque da Copa. Merecido, mas foi um surpresa vide que havia muitos os outros candidatos (Kaká, L. Fabiano, C. Ronaldo, Rooney, Messi e etc).
Yuskeleton

Mensagempor Sampaio em 11 Jul 2010, 22:43

É pq Paul na verdade não é um polvo. É um filhote de cthulhu.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic