Projeto visa reduzir imposto de games de 80% para 15%

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor Frost em 14 Jul 2010, 22:27

Será que agora vai?

Foi lançado nesta quarta-feira (14), o projeto Jogo Justo, uma iniciativa que tem como objetivo reduzir os impostos que recaem sobre produtos de videogames. Os organizadores pretendem, por exemplo, diminuir de 80% para 15% o total de taxas que incidem sobre esses produtos.

O grupo, por meio do deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), pretende se reunir com o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, para "sensibilizar" o Executivo mudar a classificação dos jogos eletrônicos, que, ainda segundo o político, hoje está na mesma categoria das máquinas de caça-níqueis, e assim baixar os tributos como o Imposto de Importação (II) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Foi o que aconteceu em 2009 com a redução do IPI dos carros e dos produtos da chamada linha branca, que, nestes casos, foi feito para aquecer o mercado diante da crise financeira que aconteceu entre o fim de 2008 e boa parte do ano seguinte.

Atualmente, explica Claudio Costa de Macedo, sócio da distribuidora NC Games, são quatro os impostos que incidem sobre o software importado. O intuito é diminuir o II de 16% a 5%, o IPI de 15% para 0% (por dois ou três anos, no intuito de desenvolver o mercado nacional), o PIS/COFINS (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) de 9,25% para 6,65%, e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 18% para 7% - nesse caso, através da mudança classificativa do produto na esfera federal.

"Acho que com isso um jogo que hoje está custando, num grande magazine, R$ 249 a R$ 229 poderia cair para R$ 129", acredita Macedo. Ainda, com a queda de impostos, abriria possibilidade de mais descontos pelas editoras de games. "Conseguiríamos ter, por exemplo, um grande lançamento por R$ 99", dando exemplo de um game importado para PlayStation 3 e Xbox 360.

Com isso, Macedo crê que as vendas podem aumentar de cinco a dez vezes em termos de volume. Marcos Khalil, proprietário da cadeia de varejo UZ Games, acrescenta que, no México, houve um incremento de oito vezes nas vendas depois da redução de impostos. "Hoje, um lançamento [de um jogo considerado bom] no Brasil vende, no mercado oficial, de oito a dez mil unidades", diz Macedo. "Um game como 'God of War', temos informações que a Sony vendeu 30 mil unidades".

Para exemplificar a importância dos preços, Macedo afirma que "Pro Evolution Soccer 2010", mais recente edição do game de futebol da Konami, vendeu 600 mil unidades na América Latina, por conta de uma promoção bancada pela produtora: o game chegou ao país em maio por R$ 99 nas versões para Xbox 360, PlayStation 3 e Wii (e de R$ 59 na edição para PlayStation 2, um dos consoles mais populares no país). Com isso, o Brasil representou 42% das vendas da América Latina, ou seja, 252 mil cópias.

Com a queda de preços, o intuito é combater o chamado mercado cinza, de produtos legítimos importados por contrabando. Para Khalil, nem o governo nem o mercado legal ganha com a situação. Ele cita como exemplo o México, que também sofria com o mercado cinza e a pirataria, e a baixa de impostos lá fez com que crescesse o mercado legal, a ponto de representar 2% das vendas mundiais, enquanto o Brasil não alcança 0,5%.

Para ajudar na divulgação do projeto, os games vendidos pela UZ Games trarão o logotipo da causa.

Imposto justo para videogames

Vale lembrar que também existe outra campanha para reduzir impostos que incidem sobre os games. De iniciativa da editora Tambor, que edita publicações como EGW e Nintendo Power. O Imposto Justo para Video Games visa colher assinaturas para aprovar o projeto de lei 300/07, que estende para os games os benefícios das Lei de Informática. Nesse caso, o benefício vale apenas para os discos e cartuchos produzidos no Brasil, que é uma ínfima parte dos títulos para consoles e portáteis.

De acordo com André Martins, diretor geral da Tambor, a campanha conta atualmente com 53 mil assinaturas, que é considerado abaixo do esperado. Mas a mobilização da comunidade, que passa dos 4,5 mil, superou as expectativas - em tamanho e barulho. Martins diz que graças à mobilização dos membros, o deputado Antônio Palocci (PT-SP), relator do projeto de lei, procurou a editora para uma reunião. Apesar de ter sugerido dar parecer favorável ao projeto, os contatos cessaram faz dois meses. Vale lembrar que o parlamentar está dedicado à coordenação da campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

A editora também diz ter outras estratégias para baixar o preço dos videogames no Brasil.

Fonte: http://jogos.uol.com.br/xbox360/ultnot/ ... u7924.jhtm
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Aluriel de Laurants em 14 Jul 2010, 22:41

Espero que dê certo, ia ser um gamer mais feliz, fora que isso ajudaria a trazer as fábricas de console pra cá e a representação oficial das empresas pra cá, assim os consoles e jogos poderiam ser mais baratos.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Frost em 14 Jul 2010, 22:44

Aluriel escreveu:Espero que dê certo, ia ser um gamer mais feliz, fora que isso ajudaria a trazer as fábricas de console pra cá e a representação oficial das empresas pra cá, assim os consoles e jogos poderiam ser mais baratos.

Cara, eu tava discutindo essa onça com os camaradas do estágio. O problema é que o pessoal do Executivo é igorante pra caráleo com alguns assuntos. E games parece ser um desses.

A máfia está vindo...
Imagem

Frost

Mensagempor Cebolituz em 14 Jul 2010, 22:56

Demorará no mínimo mais uns 20 anos para começar a surgir a primeira geração de políticos que tocaram em um videogame na infância.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Aluriel de Laurants em 14 Jul 2010, 23:40

Considerando que políticos brasileiros se perpetuam no poder e só dá pra matar com uma estaca no peito e um crucifixo, acho difícil.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Jul 2010, 12:57

Já tá com TRÊS ANOS o projeto de lei 300/07, de isenção de impostos sobre vídeo-games.

Espero que esse daí dê mais certo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Fëanor em 15 Jul 2010, 13:02

Primeiro deveriam diminuir o imposto nos consoles, depois nos games. Games o cara ainda consegue comprar pelo Ebay e similares, fora que a venda por download está ficando popular. Mas os consoles no Brasil são estúpidamente caros.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Frost em 15 Jul 2010, 13:15

Virtual Adept escreveu:Já tá com TRÊS ANOS o projeto de lei 300/07, de isenção de impostos sobre vídeo-games.

O Legislativo é ainda pior. Dependendo da situação, três anos é até pouco.

A máfia está vindo...
Imagem

Frost

Mensagempor juma em 15 Jul 2010, 16:48

Fiquei sabendo desse projeto no fim de semana passado e espero que dê certo.

O deputado citado no artigo já havia declarado que a proposto é diferente de um Projeto de Lei exatamente por causa da demora que é para aprovar. Por isso essa campanha diferente. Espero muito que dê certo, já que quero comprar um PS3 no ano que vem e os jogos ainda estão caros (com exceção dos jogos mais antigos, que dá para achar por 99 reais ou menos por aqui).
juma

Mensagempor Diel em 15 Jul 2010, 20:29

Não que 99 seja exatamente barato, mas muito mais em conta dos que os 199 costumeiros, ou entao os quase 300 pelas edições de colecionador.
Diel

Mensagempor juma em 16 Jul 2010, 09:27

R$ 99 não é barato, mas são os jogos custam caro mesmo. U$ 60 dólares os grandes lançamentos lá nos EUA.

O que me deixa mais puto mesmo é que os jogos de Wii (que custam mais barato lá fora) chegam aqui por mais de 200 reais, enquanto os jogos de PS360, que custam mais caros, dá pra encontrar no lançamento por menos que isso.
juma

Mensagempor Bahamute em 16 Jul 2010, 11:01

juma escreveu:R$ 99 não é barato, mas são os jogos custam caro mesmo. U$ 60 dólares os grandes lançamentos lá nos EUA.

O que me deixa mais puto mesmo é que os jogos de Wii (que custam mais barato lá fora) chegam aqui por mais de 200 reais, enquanto os jogos de PS360, que custam mais caros, dá pra encontrar no lançamento por menos que isso.

Isso eu também achei esquisito. Apesar do meu Wii ser destravado, eu não consigo achar alguns jogos "paralelos" pra comprar, como o New Super Mario Bross ou Mario Galaxy 2 (até vende, mas não roda nos aparelhos desbloqueados).

Eu costumo comprar jogos de PS3 na Saraiva, que é bem mais barato e tem uma perto de casa (sempre em torno de R$ 140,00 até R$ 199,00. SSF4 eu paguei R$ 170,00 lá). E fui ver a possibilidade de comprar um desses dois jogos Original pro Wii. Cai da cadeira quando vi que lá, O Mario Galaxy 2 (lançamento) estava R$ 260,00 e o New Super Mario Bross.wii estava R$ 220,00.

É muito mais caro do que qualquer jogo de PS3 original (o máximo que eu vi foi GoW 3, que estava R$ 209,00).
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Frost em 16 Jul 2010, 11:51

Eu costumo comprar jogos de PS3 na Saraiva

Eu também. Ao menos aqui em Vitória, é a loja que menos mete a faca.

A máfia está vindo...
Imagem

Frost

Mensagempor juma em 16 Jul 2010, 12:01

É muito mais caro do que qualquer jogo de PS3 original (o máximo que eu vi foi GoW 3, que estava R$ 209,00).

Até GoW 3 já está nos R$ 200. O mais bizarro mesmo é New Super Mario Bros Wii, que foi lançado ano passado, ainda está custando tudo isso.

E Sin & Punishment 2, que vai ser lançado esse mês (e foi o jogo que me fez comprar meu wii) está R$ 250. Não faz nenhum sentido.
juma

Mensagempor Bahamute em 16 Jul 2010, 12:09

O que torna ainda mais estranho, é o fato dos jogos de Wii usarem DVD padrão, e XBOX 360 e PS3, usarem mídias específicas (HDDVD e Blu-Ray), teoricamente, seriam mais caros.

Mas, não pesquiso muito lá fora por preços, os jogos do Wii tem um custo menor lá fora, né?

Eu acho que é porquê o Wii (ainda) é o console do momento aqui no Brasil. E os jogos de PS3 devem ter uma saída MUITO baixa.
Ao menos na Saraiva aqui de São Paulo, eles são ainda mais baratos do que os jogos do 360.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Próximo

Voltar para Video Games