Enquanto isso você não consegue chegar na barra ferramentas e abrir um Bookmark numa nova página sem mouse gestures que falham várias vezes. O próprio recurso de mouse gestures é razoavelmente inútil.
Minha opinião é diametralmente oposta. Sou um preguiçoso-mor, e a comodidade dos mouse gestures e dos atalhos de teclado totalmente customizáveis tornam a minha navegação entre as páginas no Opera - mesmo com 30 abas abertas - infinitamente mais fácil que em qualquer outro navegador. Na situação-problema que você mencionou acima, o Opera tem tantas maneiras diferentes de fazer a ação em menos de um segundo que cada um pode escolher a sua preferida, via mouse, teclado, mouse gesture...
1) Ctrl+T pra abrir nova aba, Ctrl+1 pra abrir uma das páginas do speed dial nessa aba.
2) Mouse Gesture pra abrir nova aba, clique no favorito que está no speed dial.
3) Clique na borda da tela pra abrir o painel de favoritos, clique com o botão do meio em qualquer favorito.
4) Colocar o favorito em qualquer uma das barras do Opera - ao lado da barra de endereços, por exemplo - e shift+click no ícone dele, a qualquer momento. Nem precisa ligar a personal bar pra isso.
5) Abrir uma nova aba e digitar o "alias" que você definiu pro site - por exemplo, "sp" pra entrar no link de Ver Novas Mensagens da Spell.
Enfim, cada uma dessas soluções faz o que você quer em menos de um segundo, com o menor esforço possível, e do jeito que a pessoa preferir (usando teclado ou não, usando menus ou não...). Eu não recomendo muito o Opera pra leigos em informática, porque a configuração dele pode ser meio confusa devido à grande quantidade de personalização que oferece. Mas no teu caso eu acho que não há problema de falta de conhecimento, só uma impressão ruim e alguns preconceitos por estar mais habituado ao firefox.