Cyrano escreveu:Como agir quando seu filho, menor de idade e, portanto, responsabilidade sua, age de maneira com a qual você discorda?
Diálogo. Mas convenhamos que uma criança não é capaz de entender certas coisas, mas que
geralmente, uma pessoa de 14 anos sabe o que é "certo" e "errado" e o porque.
Acho que passos básicos dos pais é entender o que o filho quer fazer, por qual motivo, como ele vai fazer tal feito e com quem.
ex (pode ser banal e tocos, mas apresenta o que eu quero falar):
O filho vai jogar bola na rua, (e resumindo porque to com preguiça de digitar) e fala para o pai:
"Pai, vou jogar bola com fulano e ciclano, pra passar o tempo e me divertir no meio da avenida movimentada."
O que o pai deveria fazer nesse exemplo? Dizer: "Você não vai jogar bola!" ou tentar explicar pro filho que seria mais adequado ele ir jogar em uma rua não movimentada ou numa quadra?
------------
Voltando ao tópico.
Quando comecei a jogar, tinha 10 anos. Meus pais não se preocupavam tanto, porque sabiam com quem e aonde eu estava, muitas vezes em casa. Sabiam que rpg era um jogo de interpretação, porque eu expliquei para eles. Se eles não quisessem conversar comigo e me ouvir, minha mãe que teme a violência do mundo contra seus filhos (assim como a maioria das mães que conheço), não teria deixado eu jogar.