Vamos lá. Aproveitar que os ânimos provavelmente esfriaram e trazer mais uma situação problemática. Aconteceu no tópico "Fantasia Medieval Clássica" (?), na Dicas & Idéias (ideia agora é sem acento, aliás. Precisa editar depois). A discussão estava já estava bastante acalorada, e cutucadas vinham de todos os lados, quando o Eltor interveio no tópico:
Eltor Macnol escreveu:Antes de mais nada, PGNovaes, tenho que deixar registrado que você é o novo usuário que me deu a melhor impressão desde... pombas, nem consigo lembrar quando foi a última vez que vi um "novato" se cadastrar e já sair postando de um jeito tão interessante. Seja bem vindo ao fórum, e por favor não se intimide com a reação parcialmente negativa desse tópico, continue trazendo suas opiniões e questionamentos à discussão.
À maioria dos usuários da "velha guarda" que postaram aqui... é foda quando vocês começam com o raciocínio de manada e assumem uma postura defensiva e quase até hostil a qualquer um que tenha opinião diferente do consciente coletivo, hein? ESPECIALMENTE quando começam a atacar um espantalho e já ficam de penas em riste como se isso fosse uma briga, ao invés de ler o que o post original diz e tentar fazer uma conversa construtiva. Nessas horas vocês me envergonham, e dão munição pra qualquer um que quiser dizer que a Spell é um fórum onde o pessoal só sabe falar mal e espernear. Sabemos que não é verdade, mas às vezes vocês agem como se fosse...
...enfim. PGNovaes, acho que o grande ponto que levou muitos aqui a pularem automaticamente pro modo confrontativo foi o fato de tentar usar um termo como "fantasia medieval clássica" - mesmo com as aspas, e mesmo deixando BEM CLARO que isso é apenas a sua visão do que ela é - para definir o estilo de jogo que você está procurando. Talvez desse pra retomar o fio da meada nessa conversa, usando ao invés disso algum termo que tenha uma carga menor de conotação e menos potencial de ferir egos ("COMO ASSIM VOCÊ ESTÁ DIZENDO QUE O MEU D&D NÃO É FANTASIA MEDIEVAL??1!?1!?").
Talvez algo como... "fantasia retrô". "Fantasia low-magic". "Fantasia dos anos 80". "Grim'n'gritty fantasy"... apesar de esse ser um termo já com um significado mais definido.
Enfim, se quiser recomeçar listando algumas das características que definem, pra você, o estilo de jogo que procura resgatar, acho que seria um bom (re)começo.
Problemas:
Primeiro, quando o Eltor escreve em colorido, minha leitura é que ele está falando como administrador, e não como usuário normal. Então, já de cara temos aquilo que eu falei no começo: evitar que o moderador discutindo no tópico seja o mesmo que adverte. Se já dá confusão, imagine uma mensagem que começa como aviso da administração e termina como parte da discussão do assunto em pauta. Eu voltarei a isso logo mais.
Antes vou falar do conteúdo e do momento do aviso: muito ruim. O momento foi ruim porque os ânimos estavam se acalmando, o assunto estava mudando. A bronca mais o comentário sobre o tópico só reavivaram o flame. O conteúdo foi ruim porque, além de misturar aviso e discussão, comprou a briga. Os cutucões estavam vindo de todos os lados, embora se possa argumentar que um dos lados era composto por uma pessoa só. Mas o terrível é que foi uma bronca para um dos lados e um elogio para o outro. E como o o texto da bronca foi bem passional, e usou termos passionais, pronto, abre-se a possibilidade de reclamar mesmo no tópico. Bem o contrário do que um aviso deve ser.
Pois então, se o aviso já abria a possibilidade pra reclamação no tópico, com a mensagem misturando brinca e discussão, a porta fica escancarada. O usuário elogiado pode aproveitar para se blindar e atacar a capacidade de interpretação de texto de quase todo mundo que vinha discutindo no tópico, a capacidade mental,
e por aí afora. Mas isso, por incrível que pareça, é o de menos. Porque a discussão se perde de vez, vira um negócio tudo contra todos, até o Eltor mandar o Oda parar de postar no tópico. E aí não tem como não ler isso como a postura do moderador/administrador, mesmo que ele esteja falando como um usuário de cabeça quente, como todo mundo mais naquele tópico.
É claro que os outros usuários vão reclamar disso. É o mesmo problema da expulsão do Luminus: é um membro da moderação puxando briga, e não dá pra evitar ler isso como abuso da posição. Mas aí vem o negócio mais grave do tópico:
Eltor Macnol escreveu:Realmente não é de hoje, Madruga. Sabemos bem desde quando é, e eu já estou bem ciente que tu vai usar qualquer desculpa que aparecer pra tentar se vingar daquela micro-suspensão, então já estou relevando automaticamente tuas cutucadinhas.
Isso não pode de jeito nenhum. Mesmo que fosse vingança, má vontade, por causa de uma suspensão (e, na minha leitura, não era), esse tipo de assunto não pode ser trazido pra nenhuma discussão pública. É constrangir o usuário, é claramente usar informação concedida por uma posição privilegiada. E eu nem quero falar de como é um
ad hominem pra matar um crítica que podia ou não ter fundamento.
E como o tópico é trancado?
oculto escreveu:A única verdade nisso tudo é que esse tópico perdeu o fio e precisa ser trancado. Posteriormente, quando os ânimos esfriarem, talvez alguém apareça e destranque.
Por isso às vezes um texto frio, padronizado, faz falta. Principalmente se vem depois da fala de um usuário, dizendo que "a única verdade nisso tudo" é que o tópico precisa ser trancado. De novo, cortou uma crítica de um usuário, que podia ou não ter fundamento, trancou o tópico, e a leitura que fica é: olha só, moderação corporativista. Só agora que um membro da moderação foi peitado é que o tópico é trancado. E tranca dando um cala-boca no usuário. Eu sei que provavelmente essa não foi a intenção. Eu sei que se rolou proteção, certamente não foi de maneira consciente. Mas infelizmente, a sequência do tópico permite outra leitura.