Comentarista da RBS defende Ditadura Militar

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Geleiras em 11 Ago 2010, 12:09

http://www.redebrasilatual.com.br/temas ... democracia

Leia a íntegra:

"A Novembrada foi uma reação de perdedores, de fracassados. O Brasil nunca cresceu tanto quanto sob a chamada Ditadura Militar. Estradas rasgaram o Brasil, universidades foram multiplicadas. Ciência e tecnologia começaram para valer no país sob a tutela dos militares. João Figueiredo, o general, o duro, grosso, morreu pobre. Muito pobre. Tendo de ser ajudado por amigos. Diferente de outros que estão e que vão sair do governo sem saber o que é miséria. Pelo menos não depois de passar pelo governo.

'Ah, lutávamos pela liberdade' (dizem os envolvidos). Liberdade eu tinha como jovem, de andar pelas madrugadas de Porto Alegre, Rio, São Paulo, Belo Horizonte, como jornalista, com um radinho de pilha no ouvido. Não era molestado por quem quer que seja. Eu tinha segurança de cidadão brasileiro. Hoje, saia a noite. Não tem mais segurança. Que tipo de progresso veio com a chamada democracia.

E desde quando, ao tempo dos militares, nós fomos impedidos de estudar, de entrar nas livrarias e comprar um livro, de escolher onde trabalhar, de ter o direito de ir e vir. Eu não fui e era jornalista e trabalhava na linha de frente dos veículos em Porto Alegre. Quer dizer, de lá para cá, o Brasil andou para trás. A imoralidade tomou conta de todos nós. E se Rui Barbosa estivesse vivo, haveria de dizer que, verdadeiramente, estamos cansados, constrangidos de ter vergonha. Que Brasil é esse que melhorou? General Figueiredo, que Deus o tenha, a ti, que morreste pobre, e nos ensinou o caminho da verdadeira luta e da verdadeira e legítima democracia.
Geleiras

Mensagempor Geleiras em 11 Ago 2010, 12:22

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/diz ... 231950.asp

Mauro Ventura - 14.10.2009| 13h35m

"'Democracia militar'
A "Veja" desta semana fala em "regime militar" para designar o período entre 1964 e a anistia. Tecnicamente não está errado. Mas é evidente que é uma escolha ideológica. Desde o fim da censura, o mais comum é "ditadura militar".

A "Folha de S. Paulo", dia desses, usou o termo "ditabranda", alegando que o autoritarismo brasileiro tinha sido suave perto dos seus similtares latino-americanos. Uma alegação insustentável - se fosse assim, a sanguinária ditadura chilena não poderia ser chamada dessa forma porque no Camboja Pol Pot matou entre um milhão e três milhões de pessoas.

O jornal teve que voltar atrás, diante das reações contrárias. Mas o que parece estar em jogo é uma espécie de revisionismo histórico. Se até o Holocausto é negado, não duvido nada que dentro de alguns anos estejamos lendo "democracia militar" para se referir aos anos de chumbo no Brasil.

Pode ser que cole para as futuras gerações. Mas minhas lembranças do período são apavorantes. Pais e tio presos, visitas à cadeia, encontro com a viúva e os filhos pequenos de Vlado (assassinado pela repressão), censura, um medo difuso no ar, exílio de amigos e conhecidos como Chico Buarque e Betinho, desaparecimentos.

Meu pai não tinha ligação com qualquer organização de esquerda ou movimento estudantil. Era apenas, como muitos, favorável a um estado de direito. Mas bastou uma denúncia anônima para ser preso. Minha mãe foi visitá-lo na prisão e também não saiu. Meu tio, cinegrafista, sem nenhuma militância política, foi levar comida para eles e igualmente ficou por lá. Na época era assim: na dúvida, prendia-se.

Meu pai dizia para minha irmã, durante as visitas à cadeia - ele esteve em três prisões -, que estava muito bem ali, podia até jogar basquete durante os banhos de sol. Era uma forma de tranquilizá-la. "Só muito tempo depois soube que essas revelações provocavam nela um efeito paradoxal e lhe faziam muito mal. Ela concluía que eu havia feito uma opção voluntária entre a nossa casa e a prisão. Se eu me dizia tão satisfeito, era porque preferia a cadeia a voltar para junto dela, do irmão e de minha mulher." A sensação de abandono perseguiu-a por muitos anos.

Também tive minha cota de desamparo. A caça às bruxas era tamanha que meus pais tiveram que passar quatro meses fora, quando eu tinha menos de sete meses. Fui mandado para a casa de minha tia, em Friburgo. Devo essa ao jornalista Sérgio Noronha, que me levou às pressas para lá. Obrigado, Sérgio.
Geleiras

Mensagempor ferdineidos em 11 Ago 2010, 12:27

É o fenômeno da nostalgização. O antigo parece sempre melhor, até porque nosso atual não é dos melhores.

Tô cansado de ouvir pessoas dizendo que naquele tempo é que era bom, e é só entrar no site do O Globo e dar uma lida nos comentários que se vê uma enxurrada de neo-milicos.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Lanzi em 11 Ago 2010, 12:49

Acho esse "revisionismo" histórico barato muito perigoso, especialmente quando feito por jornalistas (e pessoas formadoras de opiniões, na maioria dos casos) que baseiam-se na própria experiência e, por conta disso, não dispõem de nenhuma análise acurada, argumentos, ou embasamento histórico sobre o período.

O "milagre econômico" é uma ilusão. Uma mentira deslavada, utilizada ideologicamente pra sustentar aquele regime (por acaso é do feitio dele ignorar os dividendos adquiridos e os inúmeros projetos rodoviários fracassados, feitos sem planejamento, que comprometeram, com suas concessões e politicagens - sim, havia politicagem naquela época - todo o sistema viário brasileiro). Regime este que se utilizava da censura (o sujeito parece até negar a existência do DOPS e da sua atividade em jornais, músicas e filmes). Se por um lado ele se sentia seguro naquela época esse não era o mesmo sentimento compartilhado por toda a população. Se hoje ele não se sente seguro quando sai é talvez porque exista uma mídia que cultiva e vende um medo superlativo, que na prática não é tão visível. Ou seja, ingenuidade da parte dele.

É realmente perigoso quando pessoas burras são responsáveis por formar opiniões. Minha avó também prefere a ditadura militar do que qualquer outra coisa, mas não vemos ela expressando sua opinião em jornais e sendo seguida por outras pessoas.

O que preocupa, entretanto, é que este não é um fenômeno isolado. O jornalista em questão não pode ser visto como um indivíduo de opiniões peculiares, mas como o representante de uma nova mania nacional.
Lanzi

Mensagempor ferdineidos em 11 Ago 2010, 13:55

Engraçado que as pessoas não reparam que os problemas que vivemos é fruto direto da ditadura, a dívida externa é fruto do "milagre econômico", os políticos de hoje serem os corruptos politiqueiros pois vivemos décadas sobre um regime onde o legislativo era fantoche, etc...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor KYU em 11 Ago 2010, 15:46

O termo correto é "ditadura civil-militar", justamente pelo ampla aceitação que o governo tinha sobre a maior parte da população. Assim não me asusta que ainda apareçam esses velhos aposentados que na época da ditadura viviam relativamente bem e em troca do autoritarismo recebiam seus doces para apaziguar as emoções, entre eles Roberto Carlos, Pelé e companhia nas copas do mundo e o discurso do "milagre econômico".
KYU

Mensagempor juma em 12 Ago 2010, 09:01

Talvez esse cara realmente gostasse da ditadura e tem o sonho que prendam, torturem e depois desovem ele em algum lugar.

Sei lá, tem maluco pra tudo. =P
juma

Mensagempor Batousa em 12 Ago 2010, 09:55

Nao defendendo a ditadura, mesmo porque só conheço fatos nunca vivi a época.

Porem hoje voce é preso e torturado do mesmo jeito, o que muda são os motivos. Se voces visitarem uma prisão verão como é a coisa. Apenas isto não é argumento.
Imagem
Batousa

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Ago 2010, 10:01

Por que as prisões estão superlotadas, por causa da miséria que se espalhou em nosso país... durante o Milagre Economico :b
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor juma em 12 Ago 2010, 17:03

Porem hoje voce é preso e torturado do mesmo jeito, o que muda são os motivos.

E isso é argumento sim. Não quer dizer que o hoje as coisas são perfeitas, apenas que antes não era essa maravilha.
juma

Mensagempor Batousa em 12 Ago 2010, 17:07

Voce usar apenas isto não é argumento, ou pode ate ser um bem fraco.
Imagem
Batousa

Mensagempor KYU em 12 Ago 2010, 18:40

Cara, antes você era preso e torturado sem motivo. Se hoje você preso e torturado (não que eu esteha dizendo que aconteça) tem um bom motivo pra isso.

Faz TODA a diferença!
KYU

Mensagempor Pablo3 em 12 Ago 2010, 19:43

Geleiras escreveu:"A Novembrada foi uma reação de perdedores, de fracassados."

Fracassado é o pai desse féla que escreve uma bagaçeira dessa.
.
.
.
Imbecis
Pablo3

Mensagempor Dragão de Bronze em 12 Ago 2010, 20:28

O cara não precisa nem ser militar pra gostar da ditadura. É só ser de extrema direita que ele vai gostar meramente por saber que a "ordem" e a "nação" estão "cuidando" dele.

Mas ser de "extrema" qualquer coisa tem como requisito ser extremamente babaca, obscurantista e ignorante.

Tinha um site no qual eu li um general defendendo a ditadura com unhas e dentes, como se houvesse mesmo um grande risco do Brasil se tornar uma ditadura comunista se os milicos não tivessem imposto a sua ditadura. E quem me passou esse site foi um cara da USP, como se fosse "a grande verdade oculta pela esquerda". Infelizmente(?) eu não lembro mais qual é.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Elven Paladin em 12 Ago 2010, 23:23

Tinha um site no qual eu li um general defendendo a ditadura com unhas e dentes, como se houvesse mesmo um grande risco do Brasil se tornar uma ditadura comunista se os milicos não tivessem imposto a sua ditadura. E quem me passou esse site foi um cara da USP, como se fosse "a grande verdade oculta pela esquerda". Infelizmente(?) eu não lembro mais qual é.

Well, eu me lembro do A verdade sufocada que vem do título de um livro de um Coronel ( não um General ) que liderou o DOI/CODI, mas salvo esse detalhe, é bem similar a sua descrição, mas também pode ser o Terrorismo Nunca Mais ( Que tem alguns Generais como autores). Ou, esses associados à "extrema direita" mas não necessariamente ao Regime Militar, tem o Endireitar e o Mídia Sem Máscara.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Próximo

Voltar para Off-Topic