Le Monde pública edição especial sobre o Brasil

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Le Monde pública edição especial sobre o Brasil

Mensagempor Geleiras em 14 Set 2010, 13:06

Le Monde pública edição especial de sua revista sobre o Brasil
Seg, 13 Set, 04h56

PARIS (AFP) - O jornal francês Le Monde publica nesta semana um número extra de sua revista com o título "Brasil, um gigante que se impõe", com uma capa com as cores da bandeira, verde, amarelo, azul e branco.

PUBLICIDADE

A apenas três semanas da eleição presidencial que marcará o fim de dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, o Le Monde lança a publicação extraordinária de 100 páginas na qual analisa a evolução do Brasil em vários aspectos.

Da diplomacia até a política, passando pela economia, sociedade e meio ambiente, a publicação faz o balanço de 25 anos de democracia.

"Serei o último presidente de um Brasil subdesenvolvido", são as primeiras palavras do editorial, que cita a frase do ex-presidente José Sarney, que em 1985 herdou uma dívida colossal da ditadura.

"Um quarto de século mais tarde, o 'colosso impávido' se tornou, ao lado de China e Índia, uma nação emergente que reclama participar nas grandes decisões planetárias", afirma, antes de completar que o balanço "é amplamente positivo e o de Lula em particular".

"Que outro dirigente do mundo pode vangloriar-se de deixar o poder com uma taxa de aprovação de 80%?", pergunta a revista, em referência ao presidente Lula, que assumiu o poder em 1º de janeiro de 2003 e deixará o posto em janeiro de 2011, dando lugar ao candidato eleito na votação de 3 de outubro.

Antes de entrar nas questões mais profundas, a revista repassa os quase oito anos de mandato de Lula, primeiro presidente de esquerda do Brasil.

O Brasil, defensor das economias emergentes, membro do G20 e líder econômico na América Latina, é um ator "inevitável" da economia mundial, destaca a publicação.

"Mas ainda busca seu lugar no cenário diplomático, comprometido por suas amizades perigosa, como a do presidente venezuelano Hugo Chávez, os irmãos Castro ou o ditador iraniano Mahmud Ahmadinejad", completa.

A unidade regional, a luta contra a corrupção, os crimes da ditadura (1964-85), assim como o clientelismo político, a violência endêmica e o desmatamento são objetos de artigos, sem esquecer as telenovelas, o auge dos grupos evangélicos e o sempre lembrado futebol.

Outros artigos também abordam a origem africana do Brasil, com o historiador Luiz Felipe de Alencastro, e as impressões do falecido filósofo francês Claude Levi Strauss ao chegar ao país, em 1935.

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/1009 ... l_imprensa
Geleiras

Re: Le Monde pública edição especial sobre o Brasil

Mensagempor Lanzi em 14 Set 2010, 20:23

Então é verdade que o Brasil está virando uma potência?
Lanzi

Mensagempor Iuri em 14 Set 2010, 20:59

A economonia brasileira vai indo muito bem obrigado. Agora só falta cuidar dos outros 193 aspectos em péssimo estado no país. Enquanto isso não me atrevo a considerá-lo potência.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor KhanNoonienSingh em 15 Set 2010, 02:20

Pro Brasil ser potência falta arma. Muita arma. Se não, não passa de um tigre de papel.

E principalmente MARINHA. Marinha mesmo, com NAVIO, não marinha de Russo, de submarino. Marinha para PROJETAR PODER, não pra se defender.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

Mensagempor 3libras em 15 Set 2010, 03:03

Não acho que poderio militar seja tão importante assim. O Brasil controla setores primários como minério de ferro, cereais, carne entre outros , que podem ser bem mais danosos nas relações internacionais do que mísseis e navios.

E para o futuro eu vejo o brasil mais como uma Suíça de tamanho continental do que uma potência imperialista. Um país rico (país não necessariamente o povo) com menor desigualdade social e cagando e andando pro resto do mundo.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Joshua_Crow em 15 Set 2010, 03:17

Nos já temos poder militar. Só falta contratar os traficantes. ¬¬
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

Mensagempor Pablo3 em 15 Set 2010, 08:16

Com certeza estamos crescendo no aspecto econômico.
.
.
.
Imbecis
Pablo3

Mensagempor MagoCego em 15 Set 2010, 10:25

Sem falar na luta contra a fome. Nós últimos 3 anos, fomos o país que mais tentou acabar com a fome.

[piada] (Claro, país desenvolvido não tem fome...) [/piada]
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor Agnelo em 15 Set 2010, 10:58

KhanNoonienSingh escreveu:Pro Brasil ser potência falta arma. Muita arma. Se não, não passa de um tigre de papel.

É, os americanos por exemplo tem uma penca de armas, logo não tem problemas economicos e sociais, nem estão perdendo espaço no cenário mundial... wait!
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor arghsupremo em 15 Set 2010, 11:01

O Brasil precisa do Chucky Norris. Só isso.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Sr. Pichu em 15 Set 2010, 11:04

arghsupremo escreveu:O Brasil precisa do Chucky Norris. Só isso.

sim
o Brasil não tem uma versão do Chuck Norris
falta isso para sermos uma potência

vê a índia, eles têm o Chuck Norris deles
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Batousa em 15 Set 2010, 12:03

Eu acredito em um Brasil potencia, ou rico como dizem.

Mas não acredito que irei ver.
Imagem
Batousa

Mensagempor KhanNoonienSingh em 15 Set 2010, 12:59

Locke Winchester escreveu:
KhanNoonienSingh escreveu:Pro Brasil ser potência falta arma. Muita arma. Se não, não passa de um tigre de papel.

É, os americanos por exemplo tem uma penca de armas, logo não tem problemas economicos e sociais, nem estão perdendo espaço no cenário mundial... wait!

Isso não desmente que é necessário ter armas para se impor no cenário mundial. Mas se impor MESMO, não apenas poder "subir no palanque", mas "subir e todo mundo olhar em silêncio enquanto vc fala".
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
KhanNoonienSingh

Mensagempor Sr. Pichu em 15 Set 2010, 13:05

BOMBA ATÔMICA JÁ!
Foda-se a política externa e pacifista
precisamos de arsenal nuclear já!
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor KhanNoonienSingh em 15 Set 2010, 13:21

Bomba atômica não é um artefato militar. Não no cenário atual. É um artefato de dissuação. Um "salvo-conduto". Bomba atômica só é perigosa na mão de terrorista. Nações não travarão guerras nucleares, salvo uma deterioração severa do cenário internacional, que culmine um uma guerra total, do tipo "todo meu país junto com o objetivo de varrer o seu do mapa".

Considerando então o papel que a arma nuclear tem na política e diplomacia internacionais, acredito sim que todo país com pretensões sérias deveria tornar-se capaz de fazer uma. Não precisa explodir ilhotas e divulgar o vídeo. Pra bom entendedor pingo é letra.
KhanNoonienSingh

Próximo

Voltar para Off-Topic