Fëanor escreveu:Eu acho um absurdo pagar impostos por boas estradas. Entre pedágio e o imposto, prefiro o pedágio.
Pedágio não é nem de longe uma ferramenta eficiente.
Não só temos uma questão complicada de logística (como cobrar pedágio em todas as estradas?) como é algo que depende de volume de veiculos. Com isso teríamos o absurdo de ter estradas com alto volume lisas e bem cuidadas e as com menos volume totalmente esburacadas.
Impostos para manutenção é uma estratégia totalmente funcional, a questão é que o dinheiro é mal administrado.
Aqui também, mas eu acho justo. Se tem muito mais carros que os estacionamentos permitem, não é justo a pessoa deixar o carro a tarde inteira estacionado e outras pessoas que passam não poderem estacionar. Cara, em Londres a pessoa paga para poder PASSAR pelo centro.
Mas o que há de justiça em cobrar por um serviço que não dá absolutamente nada em troca? isso porque em estacionamento privado (mesmo os gratuitos como os de shoppings) há contratação de um seguro.
Se o problema é ocupação de vagas que faça um controle rotativo sem cobrar por estacionamento ou que se forem cobrar que invistam em vigilância. Cobrar para acabar com outro problema por tabela é pura gambiarra, mesmo porque sabemos que captação de recursos é o que está na maioria dos governos que optaram por este caminho (assim como a contratação de empresas/criação de orgãos cujo unico objetivo é multar. Onde está o carater de aprendizado se você nem ve o cara te dando uma canetada?).
A questão de comparar diretamente com outros lugares é igualmente complicada. Londres tem uma carga de impostos diferente, tem um filosfia de transporte publico diferente e características próprias de tráfego.