Bem...
Nunca entendi o conceito de homofobia...
se fossemos tomar a etimologia da palavra... bem... fobia a pessoas do mesmo sexo? é isso??
fobia sendo reações características como sentimento de medo injustificado, angústia, alterações fisiológicas (sudorese, taquicardia, etc etc)... algo assim?
Eu ouço "homofobia" e me vem na cabeça um cara passeando na rua quando avista um casal homossexual e começa a suar, ficar com os batimentos cardíacos acelerados, ficar com as pupilas dilatadas e essas coisas todas; e daí ou ele capota que nem uma cabra (pra quem não viu - fainting goats [youtube] - se não me engano) ou sai correndo dali como uma garotinha corre do bicho papão.... é essa a imagem mental...
Sério... tem alguma coisa errada nisso aí... esse conceito precisa ser revisto.
Ademais... ninguém pode impedir ninguém de sentir ódio/repulsa/etc... o que não dá o direito a ninguém de praticar qualquer tipo de crime contra os alvos deste ódio e sair impune. Mas...
o que acontece é que esse pensamento discriminatório NÃO PODE ser passado adiante, é o caminho mais curto pra minar a discriminação.
Sinteticamente..
Sou à favor da diversidade, da liberdade universal da expressão identitária, sem distinções. - Direitos humanos?
Reconheço as dificuldades e as lutas das minorias, apesar de não apoiar certas causas (ex. aborto). - O sofrimento aqui não pode ser medido...
Mas reconheço que as pessoas tem o direito de não gostar de alguma coisa, desde que isso não interfira no direito e na autonomia do outro.
Não concordo com o termo "homofobia" e tenho para mim que a legislação não deve atuar como inquisição ou 'caça às bruxas'. Ponderação, por favor.
Não acredito que seja necessária a criação de uma gama de leis em específico para minorias (seja lgbt, mulheres, negros, etc etc). O que é crime, é crime pra todo mundo da mesma forma... não precisamos de mais leis e burocracia. O que precisamos é que seja cumprida a lei e que o cidadão seja amparado/punido/ressocializado.
Apesar de concordar que não podemos obrigar ninguém a gostar de nada, acredito que uma politica educacional que não incentive distinções e discriminação, e pelo contrário, que acolha, que tire as minorias do campo do "diferente/errado" é fundamental.
Acho que discursos acalorados de algumas organizações de apoio às minorias muitas vezes incitam uma certa 'disputa' entre as minorias e todo o resto da população. Acho que tomar essa questão como uma guerra é a pior forma de encarar a situação, sendo que o ponto mais importante aqui é a compreensão, não é?
Apesar de estar fora a um bom tempo, acho que na Spell não é diferente. O que quer que esteja acontecendo aqui é importante.
Uma comunidade composta em grande parte por membros esclarecidos e ponderados não pode sustentar atitudes discriminatórias.
Apesar de ser "just the interwebs" isso aqui tem uma puzta importância e impacto pros usuários (mesmo que digam o contrário) e os usuários não podem tratar a questão com 'huur durrr vamos trollar geral!' A Spell não é o quatro folhas. Ser sincero não é igual a ser estúpido e intolerante.
Prevejo muitos tl;dr =D
además ficou mal escrito. =Z