Geração Z: você faz parte dela?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Geração Z: você faz parte dela?

Mensagempor Sellous em 10 Nov 2010, 12:33

Dragon Ball Z? Até seria legal se fosse, mas a reportagem é das pessoas que nasceram entre 1994 e 2000 e que nasceram com a internet à toda.

Eles nasceram entre 1994 e 2000 e estão chegando para mudar o mercado de trabalho.

Para essa geração, os CDs já são “vintage” e as amizades são contadas pelo Facebook e Orkut. Bem vindos à “Geração Z”. Fontes diferentes a definem de acordo com datas variáveis, mas para efeito de escrever este artigo, tal geração será situada entre aqueles que nasceram, mais ou menos, entre 1994 e 2000. As crianças lêem através do Kindle ou do iPad e suas canções de ninar são baixadas por U$ 0,99 no iTunes. Eles são mais espertos do que a nossa geração e demandam que os levemos a sério como futuros consumidores.

Definir a geração Z como bem integrada às tecnologias é tão obvio como dizer que o marketing visa atingir os consumidores. Os “Zers” são a tecnologia. Assistiram o primeiro presidente ser eleito através o esforço em massa das redes sociais. Entendem que 140 caracteres não são apenas uma contagem de letras e espaços e, sim, uma arma a ser usada.

Obviamente, há motivos legítimos para preocupações no que diz respeito ao tempo que a molecada passa on-line em detrimento do que gasta no “mundo real”. Mas é necessário que se indague se o tempo que se dedicam à internet é, necessariamente, uma coisa ruim. Graças ao Facebook, Skype, Orkut etc., esses garotos estão se comunicando, de fato, com familiares e amigos espalhados por toda parte sem a necessidade de estarem no mesmo espaço físico. Isso quer dizer que “socializar” não é, necessariamente, estar fisicamente com os amigos, sair com eles, fazer compras em suas companhias, mas que se trata de uma atividade que ocorre como uma experiência on-line solitária, mesmo que colaborativa e interativa.

Apesar disso, essa geração não esta confinada a um cômodo com seu PC, pois todos os aparelhos de que precisam para se manterem eternamente conectados à internet estão à mão, onde quer que estejam. Essa é uma das diferenças mais marcantes entre as gerações Y e Z. A primeira ainda se lembra da vida pré-proliferação de tecnologias em massa, enquanto a segunda é definida, com freqüência, como os “nativos digitais”. Este fato fez com que a geração Z seja impaciente, indiferente, introvertida, requeira gratificações instantâneas e tenha uma capacidade de concentração menor em relação às outras gerações.

Como a maior parte da geração Z tem, atualmente, 13 anos de idade, em cinco anos essas “crianças” estarão trabalhando, recebendo seus salários e consumindo. Este grupo, nascido depois de 1994, começa a ter grande impacto no ambiente dos consumidores. E os publicitários já estão adotando estratégias diferentes para as diferentes gerações.

Menos interessados em mídias passivas e gastando um tempo enorme em redes sociais, esta geração deu um novo significado ao termo “audiência interativa”. Ao tentar alcançar a geração Z, as marcas e os publicitários devem reconhecer que seu novo consumidor alvo se tornou um expert em marcas. O maior desafio dos departamentos de marketing será abraçar suas características como investimentos de longo prazo para a construção de um relacionamento duradouro. Seu maior risco é subestimar a maturidade do consumidor Z.

A tarefa torna-se, então, achar a melhor forma de atrair esse segmento para o mercado. Considere o botão “Like”, presente em muitos sites de redes sociais. “Gostar” de um produto pode levar amigos a fazerem o mesmo e a fidelidade à marca será gerada de forma espontânea a partir dos próprios consumidores. Tais marcas precisam entender a Geração Z como uma aliada de marketing, e devem estar abertas à sua participação. Além disso, necessitam trabalhar para proporcionar formas cada vez mais interessantes e originais para personalizar seus produtos, compartilhá-los com os indivíduos desta geração e evangelizá-los. E a sua empresa? Já está antenada com os “Zers”?

Fonte: www.idigo.com.br

Não sei o que vocês acham, mas achei que a reportagem excluiu todo o resto da galera que se utiliza das mesmas tecnologias. :hum:

Pô, eu sou da geração de 80. Cresci junto com a internet e não deixo de ter facebook.
E também conheço gente que tem 40 ~ 50 anos e usa o Kindle numa boa...
Sellous

Re: Geração Z: você faz parte dela?

Mensagempor Cebolituz em 10 Nov 2010, 12:38

Não sei o que vocês acham, mas achei que a reportagem excluiu todo o resto da galera que se utiliza das mesmas tecnologias.

Pô, eu sou da geração de 80. Cresci junto com a internet e não deixo de ter facebook.
E também conheço gente que tem 40 ~ 50 anos e usa o Kindle numa boa...

Sim, porque essa reportagem está comentando sobre a geração que nasceu naquele período com as características específicas dessa faixa etária. Qual o problema nisso?
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Sellous em 10 Nov 2010, 12:48

Concordo que seja uma característica da faixa etária.

O que eu digo é que o que eles dizem no texto não se inclui somente a essa faixa etária, mas sim de todas as pessoas que utilizam a internet! Hoje você já vê um monte de comunicação na internet, usando todas as redes sociais. As pessoas já clicam em "like" e já comentam mal ou bem de uma marca.
Sellous

Mensagempor Cebolituz em 10 Nov 2010, 12:53

Sellous escreveu:Concordo que seja uma característica da faixa etária.

O que eu digo é que o que eles dizem no texto não se inclui somente a essa faixa etária, mas sim de todas as pessoas que utilizam a internet! Hoje você já vê um monte de comunicação na internet, usando todas as redes sociais. As pessoas já clicam em "like" e já comentam mal ou bem de uma marca.

Sim, é óbvio.

Mas o foco principal do marketing dos próximos anos será nessa faixa etária, da qual entrará no mercado de trabalho e passará a consumir mais produtos eletrônicos e serviços, enquanto a nossa geração já beirando os 30/40 anos se preocupará mais em outras coisas comuns dessa faixa etária (casa, moradia, investimentos, poupanças, educação, filhos, carreira, etc).
Imagem
Cebolituz

Mensagempor MagoCego em 10 Nov 2010, 14:33

eu sou da migração da geração x para y.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor Lanzi em 10 Nov 2010, 15:11

É a raspa do tacho da pós-modernidade.

Mas caberia dizer que esse é um evento bem localizado, apesar de desfrutar de uma maior "globalidade" (o que é óbvio) em relação a geração anterior.
Lanzi

Mensagempor Sampaio em 10 Nov 2010, 20:56

Boto fé demais nessa geração.

Sério mesmo.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Maurício em 10 Nov 2010, 21:10

Há uns meses atrás uma amiga falou alguma coisa sobre "geração Y". Quem que fica inventando essas merdas?
Maurício

Mensagempor Aluriel de Laurants em 10 Nov 2010, 21:12

Sou de transição também, 88. Mas ao contrário do Sampa, não tenho fé em uma geração que curte RESTART.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Agzher em 10 Nov 2010, 21:57

Reducionismo perigoso.

Acredito que as empresas que conhecerem melhor as particularidades dos seus consumidores-alvo para além da mera generalização vão se dar bem. =]
"O 'Normal' é o deus homicida indispensável da saúde, e eu sou o seu sacerdote..." -- Martin Dystart (Equus)

Dilemas, dilemas, dilemas.
Agzher

Mensagempor louc0 em 10 Nov 2010, 22:59

Aluriel de Laurants escreveu:Sou de transição também, 88. Mas ao contrário do Sampa, não tenho fé em uma geração que curte RESTART.

Tu é da geração que curtia New Kids on the Block, Menudos, Polegar, Conrado.
Imagem
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Nov 2010, 00:41

Tu é da geração que curtia New Kids on the Block, Menudos, Polegar, Conrado.

Eu sou da geração que NÃO curtia New Kids on the Block, Menudos, Polegar, Conrado.

Mas as meninas da minha geração amavam Chiquititas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Cebolituz em 11 Nov 2010, 00:52

Quem nasceu entre 84 e 87, era da geração que cresceu com Mamonas Assassinas. Sandy e Júnior bombaram logo depois que viraram adolescentes.

No quesito internacional, as meninas iam para as Spice Girls e as boybands já para o final da década. Os caras iam de Green Day, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters e Rage Against the Machine, que eram as famosas da época.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Iuri em 11 Nov 2010, 03:15

Eu ainda sou geração Y.
E não acho que o pessoal esteja errado em fazer tais generalizações. Estas generalizações não valem para TODO mundo que nasceu depois de 94, é óbvio (duvido que crianças catadoras de lixo sejam "afobadas" porque nunca tiveram que esperar e ja existia tecnologia "rápida" desde que nasceram), mas todos que interessam pro pessoal do marketing satisfazem essas generalizações (por mais triste que seja -ou não, sei la tambem-, não vejo nenhuma grande empresa cujo público alvo sejam crianças catadoras de lixo).

E se não me engano (eu tinha assistido uma palestra sobre isso uma vez ano passado), ja existiria a geração ZZ (apesar que agora fui procurar por ela e não achei nada...).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Batata em 11 Nov 2010, 05:16

Eu sou da transição também, 88.
Mas me vejo mais próximo da geração Y do que da Z.

Tem um vídeo legal sobre esta geração rodando a internet...
Vamos ver o que os metatrolls daqui pensam sobre ele:

:diabanjo:
Batata

Próximo

Voltar para Off-Topic