Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP

Mensagempor Madrüga em 19 Nov 2010, 22:37

Agzher escreveu:Negar isso e ficar batendo na tecla do "blablabla estado laico" pra mim é, no mínimo, hipócrita.

Hipócrita está sendo você, ou ingênuo. Quero ver um bombeiro colocar um orixá na parede e dizer que "minha profissão é perigosa e eu preciso me sentir protegido por uma força maior".

O tratamento vai ser igualzinho. :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Agzher em 19 Nov 2010, 22:46

O tratamento que eu esperaria receber, era respeito. Só.

Afinal é uma coisa meio fora de moda por aqui, ao que parece. Aqui e em qualquer lugar.

Só lamento.
"O 'Normal' é o deus homicida indispensável da saúde, e eu sou o seu sacerdote..." -- Martin Dystart (Equus)

Dilemas, dilemas, dilemas.
Agzher

Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Nov 2010, 22:47

Fronte do Palácio da Justiça.

O do Poder Judiciário do RS, não dos Amigos da Justiça!
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Nov 2010, 23:08

Agzher, você não se contenta em saber que o cara tem toda a liberdade pra andar com 18 crucifixos espalhados pelo corpo, se esse tipo de símbolo faz ele se sentir bem? Por quê ele precisaria do direito inalienável de ter a religião preferida dele patrocinada por um símbolo fixo no prédio público onde ele trabalha? E como ele se sentiria se, ao invés do símbolo da religião dele, tivesse um símbolo muçulmano ou um altar de bruxaria na sala de entrada?

Estamos num estado laico não só pelo bem de quem não tem religião, mas também pelo bem de todos que seguem qualquer religião. O direito INDIVIDUAL de praticar religião é protegido evitando o uso INSTITUCIONAL da religião pelos órgãos públicos.

Tu ao menos percebe essa distinção entre a profissão de uma religião pelo indivíduo e pelo Estado?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Nov 2010, 23:36

Agzher escreveu:O tratamento que eu esperaria receber, era respeito. Só.

aham
Agzher escreveu:Chamo de butthurt, mimimi e o escambau, sem dó!

e isso aqui denota um respeito extremo, né?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Agzher em 20 Nov 2010, 00:11

Uso institucional da religião!? Você está colocando a religião como um fator "analisador" nesse contexto?
Não concordo.

Como eu já disse, se os símbolos estão nesse contexto como mera expressão, não há aqui coerção ou relações de poder quaisquer... já os símbolos estão lá por um questão de fé e com consenso geral.

Se eu seguir esse raciocínio vamos ter que tirar dos prédios públicos a foto do presidente, afinal é um símbolo de toda uma corrente de pensamento e ideiais políticos, que podem ser divergentes do das pessoas. É propaganda gratuita "patrocinada" como você diz, não importa se o órgão em questão está debaixo do carinha com a faixa na hierarquia. Acho mais fácil gente se sentindo incomodada/ofendida com a foto de um presidente X na parede do que com um crucifixo. Sério.

Mas enfim, agora sério... vocês acham um crucifixo na parede algo tão nocivo assim? É provável que 99% das pessoas que passem por ali NEM REPAREM que ele EXISTA! Oo

--

Sr Pichu:

Não é de hoje que eu vejo piadinhas desrespeitosas sendo feitas com questões religiosas e ninguém fala PATAVINAS! Eu solto uma coisa qualquer aqui que vá de contra a essa lógica pra virem dizer que eu "fugi da discussão" e o escambau. Não sou obrigado a compactuar com isso, o que eu postei é uma resposta legítima a essa situação e uma expressão do que eu percebo que está acontecendo. Se incomodei alguém, ótimo. Era pra incomodar mesmo. Vai ver assim as pessoas têm seu momento de vidraça e percebem como é ter sua posição (no caso religiosa) ridicularizada pelo simples fato de não ser "cool", sendo alvo de piadas que passam dos limites. Se ofendi alguém em particular, me desculpe, não era a intenção.

Não quero causar alvoroço, mas a forma com a qual eu vejo as coisas sendo tratadas às vezes me ferve o sangue.
"O 'Normal' é o deus homicida indispensável da saúde, e eu sou o seu sacerdote..." -- Martin Dystart (Equus)

Agzher

Mensagempor Madrüga em 20 Nov 2010, 00:15

Agzher escreveu:Se eu seguir esse raciocínio vamos ter que tirar dos prédios públicos a foto do presidente, afinal é um símbolo de toda uma corrente de pensamento e ideiais políticos, que podem ser divergentes do das pessoas. É propaganda gratuita "patrocinada" como você diz, não importa se o órgão em questão está debaixo do carinha com a faixa na hierarquia. Acho mais fácil gente se sentindo incomodada/ofendida com a foto de um presidente X na parede do que com um crucifixo. Sério.

Não, isso é VOCÊ seguindo um raciocínio absurdo. Religião =/= fotos de presidente.

Imagem
Madrüga

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Nov 2010, 00:21

Religiões não são correntes de pensamento. São dogmáticas. Ou tu acredita, ou tu é um sem alma.

A não ser quando ela te rotula como "não-praticante" para inflar índices...
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Cebolituz em 20 Nov 2010, 00:53

Aghzer escreveu:Não é de hoje que eu vejo piadinhas desrespeitosas sendo feitas com questões religiosas e ninguém fala PATAVINAS! Eu solto uma coisa qualquer aqui que vá de contra a essa lógica pra virem dizer que eu "fugi da discussão" e o escambau. Não sou obrigado a compactuar com isso, o que eu postei é uma resposta legítima a essa situação e uma expressão do que eu percebo que está acontecendo. Se incomodei alguém, ótimo. Era pra incomodar mesmo. Vai ver assim as pessoas têm seu momento de vidraça e percebem como é ter sua posição (no caso religiosa) ridicularizada pelo simples fato de não ser "cool", sendo alvo de piadas que passam dos limites. Se ofendi alguém em particular, me desculpe, não era a intenção.

Não quero causar alvoroço, mas a forma com a qual eu vejo as coisas sendo tratadas às vezes me ferve o sangue.

Olha, não vou dizer que nunca houve zoações e piadinhas com religiões aqui na Spell porque houve, e o tópico de religião há muitas ironias. Também não vou ser hipócrita em dizer que a Spell é o lugar que respeita a todas as posições ideológicas do mundo, porque absolutamente nenhum lugar é assim e é uma utopia achar que isso existe.

Entretanto, também já houve muitas zoações, piadinhas e ironias com ateus. Principalmente com os ateus militantes, que são igualmente tão ou mais chatos que os religiosos.

Mas aprenda uma coisa: certas comunidades, há determinadas características, posições e ideologias das quais um grande número de pessoas é adepta e possui similaridades. Como qualquer grupo de pessoas. E óbvio, há uma grande quantidade de pessoas que tiram sarro de posições que vão de encontro com suas ideologias. Como qualquer grupo de pessoas.

Então, como a grande maioria aqui do fórum se declara ateu, é bem lógico que você encontrará pessoas com certas críticas a religião. Assim como em grupos religiosos, você encontrará pessoas que criticam o ateísmo.

A vantagem da Spell para algumas outras comunidades é que você não é punido pela moderação por expressar opiniões diferentes da maioria. Todavia, como em qualquer comunidade, conceitos dos quais a maioria da comunidade vai contra, costumam ser zoados ou criticados.

Assim, lhe daria duas opções: ou você tentaria reclamar de sua posição para a comunidade (nisso, a Spell é muito aberta) abrindo um tópico específico falando da ironia para seus conceitos, ou (o que eu acho mais recomendado, visto que eu acho extremamente difícil comunidades mudarem de maneira rápida) procurar outros fóruns dos quais tem usuários mais parecidos com o seu perfil.

Geraria uma flame discussão bem interessante até, visto que o Eltor possui uma crítica similar a sua com outros motivos, relacionado principalmente com a postura dos usuários da Spell.

Sinta-se a vontade para se dirigir a Linha Direta, aproveitando que a Spell está em fase de lavanderia. Terei o maior prazer em acompanhar. :haha:
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Agzher em 20 Nov 2010, 01:06

GGW escreveu:Religiões não são correntes de pensamento. São dogmáticas. Ou tu acredita, ou tu é um sem alma.

A não ser quando ela te rotula como "não-praticante" para inflar índices...

Pelo que eu tô entendendo o símbolo religioso está sendo colocado como se fosse um instrumento de vinculação da instituição à uma determinada norma, ou conjunto de valores. Eu discordo totalmente. Por isso usei a comparação com a foto do presidente. Se formos pensar assim, a figura do presidente é uma figura vinculada a uma posição político-partidária, que tem seus próprios conjuntos de valores.

Só não concordo que o símbolo religioso seja usado com essa intenção. O estado é laico, não é? Teoricamente já se excluí a possibilidade de se trabalhar dentro de um conjunto de "dogmas" como você bem disse. Então o símbolo vem ali como uma expressão subjetiva e até mesmo como expressão da cultura/história. Não podemos negar que o Brasil é um país predominantemente cristão, e, querendo ou não isso faz parte da história desse país. Essa expressão não pode negar ou diminuir qualquer outra, contudo. Se temos aí uma segregação eu concordo com a afirmação de que existe um problema. Se não, eu não sei aonde está o ponto da questão.

As ruas são tão públicas quanto qualquer outra coisa. Por isso vamos mudar os nomes de todas as ruas que têm nomes de Santos, Orixás, ou quaisquer outros?

Sério, isso parece uma caça às bruxas às avessas. É exatamente assim que eu estou enxergando essa situação.

---

Obrigado Cebolituz, muito didático e polido. =D

Mas não, eu não vou quitar a Spell... posso até ser trollado aqui mas eu continuo firme na minha posição e ainda vou encher o saco de muita gente! :frenzied:

Afinal, eu, como bom catequisador disfarçado e infiltado, vou converter a todos para expandir os horizontes e o poder da minha instituição milenar! MwahaHAHHAA aii aii...

Tenho que consultar meu conselheiro Gladius sobre isso...

Enfim... como diria Bob Esponja: Estoooou prontoooo! :roll:

Agzher

Mensagempor Sony em 20 Nov 2010, 02:35

Eu acho que nunca houve nenhuma mobilização de X bombeiros Wicca, Y bombeiros Umbandistas, ou mesmo Z bombeiros Cristãos-Protestantes para que houvesse espaço onde eles colocassem seus símbolos religiosos.

Apesar de eu achar a ideia do Agzher até válida, eu vejo algum exagero.

É praticamente impossível que cada religião ponha seus símbolos no local de trabalho. Se eu sou umbandista e tô numa tropa com 100 católicos, 20 protestantes, 5 ateus e 4 agnótiscos, como será a reação geral se eu chegar lá e deixar uma mesa com búzios, estátuas de orixás, velas e algum sacrifício? Além de ter a represália da maioria, eu teria que conversar com a supervisão e antes de dar qualquer justificativa, meu mini-altar teria sido retirado e, dependendo da visão dos colegas de trabalho, até destruído.

Eu me sentiria profundissamente ofendido com tudo. Principalmente se estivesse ainda lá, lindo e reluzente, uma estátua de Jesus crucificado, santos e a Virgem Maria em todo seu esplendor pra poderem ser adorados.

Eu sou totalmente a favor da ideia de todo mundo poder ter um espaço à sua fé no seu local de trabalho, mas seria extremamente complicado. Logo, é melhor tirar tudo. Enquanto os indivíduos puderem proferir a própria fé particularmente, está ótimo.

Quando eu vou a um lugar, eu acho tão escroto que tenham imagens religiosas fixadas institucionalmente quanto eu acharia se me mandassem jogar fora meu crucifixo, meu rosário, ou meu escapulário.

GoldGreatWyrm escreveu:Religiões não são correntes de pensamento. São dogmáticas. Ou tu acredita, ou tu é um sem alma.

Dependendo da religião, nem sempre tu é um "sem alma". E religião não obriga ninguém a acreditar. Tipo, ninguém é ameaçado de morte. Então você pode optar sair e migrar pra outra ou virar ateu, agnóstico, whatever.

Edit: Coloring
Imagem
Sony

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Nov 2010, 09:27

E religião não obriga ninguém a acreditar. Tipo, ninguém é ameaçado de morte. Então você pode optar sair e migrar pra outra ou virar ateu, agnóstico, whatever.

Vou só citar por algo uma certa religião ali do Oriente Médio que te promete virgens no paraíso, e prega a morte de todos infiéis.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 20 Nov 2010, 09:51

Então cite de verdade. Quero citações de éditos, livros sagrados (etc) que comprovem esse caráter.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Nov 2010, 09:54

Agzher, tu está - eu não sei se deliberadamente - dando pouca atenção ao poder de um símbolo religioso sendo vinculado a uma instituição pública. É como os famosos casos de estátuas dos 10 mandamentos na entrada de tribunais. Que mensagem isso passa? Que uma vertente de religiões (as que acreditam no deus de Abraão) tem ligação direta com as ações do nosso sistema de justiça? Que nossas leis são derivadas da inspiração desse deus? Que o Estado está servindo às orientações dessas religiões?

Conscientemente ou inconscientemente, sim, essas mensagens são passadas quando alguma instituição pública é cooptada pra publicidade de algumas religiões. Quando você é membro ou simpatiza com essas religiões, certamente parece difícil acreditar que um crucifixo na parede ou uma capelinha no fim do corredor vá incomodar alguém, afinal, ora bolas, isso nunca lhe incomodou. Quanto butthurt e mimimi! Que pessoas desocupadas pra darem bola pra algo que sempre esteve lá!

Mas pare um segundo pra fazer um exercício de imaginação, pense como seria um mundo em que todos os prédios públicos tivessem altarzinhos de bruxaria, bezerros de ouro, ou pentagramas ostentados com orgulho na porta de entrada. Duvido que, lá no fundo, atravessando a camada de hipocrisia natural ao ser humano, você acharia esse tipo de coisa completamente aceitável quando são símbolos que vão contra as suas crenças.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Nov 2010, 10:19

Madrüga escreveu:Então cite de verdade. Quero citações de éditos, livros sagrados (etc) que comprovem esse caráter.

Ok, carinha.

Sura 8:13-17 escreveu:"Eu instilarei terror nos corações dos infiéis, golpeai-os acima dos seus pescoços e arrancai todas as pontas dos seus dedos. Não fostes vós quem os matastes; foi Deus [Alá]".

Sura 8:60 escreveu:"Imprimi terror [nos corações dos] inimigos de Deus e vossos inimigos".

Sura 9:14 escreveu:Combatei-os [os não muçulmanos] e Deus [Alah] os punirá através das vossas mão, cobri-os de vergonha"

Sura 2:191 escreveu:"Matai-os onde quer que os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos".

Tudo do Alcorão.
Editado: Corrigindo espaçamento.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic