[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

Mensagempor Mirallatos em 17 Out 2007, 14:25

O problema de alguns rapazes que interpretam uma mulher é a forma estereotipada da puta que eles querem comer (e fazer a propaganda de que o fez), mas não a mulher que eles querem ter ao lado deles.

Fatídico. Apesar de eu nunca ter visto algo assim, porque as pessoas com que jogo sempre foram as mesmas desde os meus primórdios como jogador. De qualquer forma eu só vi algo parecido em rodas de jogadores mais novos ainda sôfregos com a puberdade.

No teatro as pessoas interpretam gente de generos diferentes todo dia, e eles fazem isso não parecer tão difícil...

Exato. Fiz 8 anos de teatro e sempre que via um ator iniciante com o desafio de interpretar uma mulher, saía um Travesti. Mal do estereótipo. Da mesa forma, toda mulher que interpretava um homem, chegava coçando o saco.

Patético de certa forma, mas aceitável.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Vincer em 19 Out 2007, 23:49

Para você ver, até no teatro... mas isso é natural mesmo

Uma coisa que andei reparando, acho que a maioria das mesas têm poucas ou nenhuma garotas por causa da alta carga de hack n'slash e do foco em regras. Muitas mesas que vejo são pura pancadaria (existe interpretação entre aventuras e etc, mas dá para notar que ela fica em segundo plano) ou então os jogadores mais experientes são tão ágeis com regras (e quem sabe focados demais nelas) que espanta as jogadoras. Na verdade esse aspecto das regras afasta jogadores novatos em geral, mas toda mesa que joguei com mulheres nunca vi uma advogada de regras ou uma muchkin overpower. Nunca.

É aquela velha história dos veteranos dando pouco espaço aos novatos, mesmo sem perceber. E quanto ao Hack n' slash esse é o mesmo fator que faz com que existam muitos, muitos mais jogadores homens de MMORPGs do que mulheres (e MMORPGs envolvem, basicamente, hack n' slash).
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lady Draconnasti em 20 Out 2007, 12:14

Tinha uma adepta de hack'n slash na minha mesa, quer pra você?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Cebolituz em 20 Out 2007, 14:12

Lady Draconnasti escreveu:Tinha uma adepta de hack'n slash na minha mesa, quer pra você?

Na minha também tinha uma.

E ela ainda tirava sarro de eu não entrar em brigas toda hora.

Como alguém que não lembro disse nesse mesmo tópico, o fato de preferir interpretação ou porrada independe do sexo.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Vincer em 22 Out 2007, 00:16

Uma coisa que reparo nos meus posts em todas as comunidades que participo é que o povo brasileiro, pelo menos os que frequentam fóruns, esquece o significado da palavra maioria quando eu a utilizo. Eu sempre tenho que voltar e reiterar que não são todas.

Já vi garotas que gostem de combate e ação, mas nenhuma tão overpower ou tão devota de hack n' slash. Meu caso. Claro que elas existem, mas compare o número de jogadoras de rpg que conhecem com o número de jogadoras hack n' slash. Falo de proporção. Enfim, só uma opnião.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Arvedui em 05 Nov 2007, 06:18

Bom, quanto à isso eu não posso reclamar.
Na minha lendária mesa, de 6 jogadores, 3 eram mulheres.
(Isso em SdA--> Sistema CODA)

Como eu prezava muito a interpretação, acho q elas sentiam-se mais À vontade pra jogar.
Além de ser, é claro, um cenário bastante receptivo às mulheres ( Sim, a Terra-mÈdia é receptivo!!! Eu comprovei!!) apesar de elas aparecerem pouco no filme.

Bom, é sempre bom mulheres na mesa (Sem segundas intenções é claro!!^^)
Dá um colorido especial.
Além do que, em se tratando de jogo interpretativo, elas dão um banho nos marmanjos!!^^
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Lune em 13 Nov 2007, 11:41

Além de ser, é claro, um cenário bastante receptivo às mulheres

Chapa, só acredito vendo XD
Por mais que eu respeite o trabalho do Tolkien, a misoginia dele era um caso sério...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Vincer em 14 Nov 2007, 00:14

Eu entendo o porque mulheres se interessam por SDA, ele tem todo um panorama favorável ao romance e seu estilo épico e poético costuam ser interessante como um todo. Isso que o Lune falou, que era um problema do Tolkien que nunca vamos entender, só costuma ficar visível para quem leu os livros... a maioria do pessola vê o filme, onde a participação feminina foi amplamente aumentada :D
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Allefcapt em 14 Nov 2007, 10:17

Olá a todos,

TOLKIEN sem dúvida era um velho babão. :bwaha:
E as NINFETINHAS em sua obra não eram heroínas, mas sim pecinhas para sentar no colo dos velhotes sábios.

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Arvedui em 16 Nov 2007, 23:46

VocÊs já leram O Silamrillion?? Tinúviel entra em Angband SOZINHA e retira Beren de lá.
Melian Mantém Doriath segura usando APENAS os seus PROPRIOS poderes.
Galadriel é considerada a mais poderosa dos noldor em fins da terceira era.
(esse úlitmo já em Senhor dos Anéis)

Pô gente, isso é tudo o que mulher quer. Estar por cima ( sem duplo sentido).
E Tolkien valoriza as mulheres. Ele não as põe apenas como enfeite. Elas tem importância. Mas em SdA não se vê muito isso. Em o Silmarillion é mais evidente.
Quantas mulheres na Terrá-Média não marcaram seus nomes por vencer o machismo dominante??

E Lune, infelizmente mais de 2000km nos separam, caso contrário eu lhe mostraria minha última mesa de SdA, com metade dos jogadores do Sexo feminino, e como elas se davam bem melhor que os homens.
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Cebolituz em 17 Nov 2007, 00:04

Arvedui escreveu:VocÊs já leram O Silamrillion??

O fato é que bem poucos leram o Silmarillion.

Apesar de constar esses fatos citados por você, não creio que esse seja um dos motivos por ter talvez um maior interesse das mulheres por SDA. Talvez seja mais pra dizer que Tolkien não desvalorizava tanto as mulheres.

Mas eu acho que as mulheres podem ter um interesse maior em Senhor dos Anéis por terem assistido o filme ou terem lido o livro. Já que assim elas estariam mais interessadas no assunto por já terem conhecimento sobre o mundo e tal. Diferente de pegar um D&D e tacar um Forgotten, onde as iniciantes já poderiam sentir bem menos interesse em ler aquele enorme livro.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Vincer em 17 Nov 2007, 00:38

É disso que estou falando. Averdui, o Tolkien, mesmo que sem querer, dá pouca atenção as mulheres. O Simarlilion é somente uma parte do que ele escreveu (aliáis ainda falta muito que os filhos dele ainda estão para soltar, a maior parte inacabada e algumas coisa que não sei quem está completando, pelo que li), e é uma visão posterior (bem ou mal ele só escreveu a maior parte do simarilion após Sda, mesmo que já tivesse planejado essas coisas antes. Senão, não seriam inacabados). E sem falar que, em Sda e O Hobbit, elas não têm participação alguma. Estão de fato como enfeites.

Mas veja bem, porque ainda assim as mulheres se interessam no universo de Arda? Simples. Tolkien pouco explorava o ponto de vista feminino em suas histórias sabe-se lá porque, mas sinceramente acho que todos concordam que não era proposital e ele em momento algum fere as mulheres como machista ou sexista de algum modo. O que não afasta as mulheres de Arda é justamente esse universo tão lapidado e belo que chega a ser poético. Acho que qualquer um com um mínimo de bom gosto literário e sensibilidade se encanta com Arda, e até onde saiba sensibilidade é com as mulheres mesmo :aham:
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lune em 17 Nov 2007, 12:09

Bem, aqui já entra no reino da polêmica, mas o Tolkien manifestou em diversas entrevistas posições que seriam consideradas machistas. É preciso levar em conta a época em que ele viveu, claro, mas alguns fatos na biografia dele - como o fora que ele levou no começo da universidade e que o marcou por toda a vida - são indícios de que ele realmente não tinha uma visão muito positiva das mulheres. Muito religioso, Tolkien sempre apresentou as mulheres de forma parecida com a doutrina católica: tentações e obstáculos no caminho dos heróis. Existem algumas dissertações sobre o assunto no departamento de Letras da USP e da UnB, caso alguém se interesse.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Arvedui em 17 Nov 2007, 14:29

Mas o Tolkien Homem é EXTREMAMENTE antiquado e machista. Isso é inegável.

Eu estou mem referindo ao Tolkien Escritor. Nas obras dele, o universo feminino é bbem explorado ( muitas vezes mesmo em intenção do Professor TOlkien). Claro que o fato de muitas mulheres serem poderosas não é o motivo de =chamar atenção. Não foi isso que eu quis dizer. O que quero dizer é q o prórpio mundo de Arda dá muita abertura às mulhres. É algo mais paupaável, mais parecido com o mundo real, do mesmo modo que o Mundo de Storyteller ( que pra mim é o sistema que mais chama mulheres).

É no filme de SdA então, que eles dão muito mais valor à Arwen, que acaba se tornando muito mais importante que no livro. tenho certeza que isso chamou muito a atenção das mulheres em geral.

:aham:

Bom, é isso. Té mais ver.
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Allefcapt em 19 Nov 2007, 15:25

Olá a todos,

ARVEDUI,
"E Lune, infelizmente mais de 2000km nos separam, caso contrário eu lhe mostraria minha última mesa de SdA, com metade dos jogadores do Sexo feminino, e como elas se davam bem melhor que os homens."

INFELIZMENTE MESMO!!!! :roll:
Um abração,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Anterior

Voltar para RPG & Sociedade