RPG na MÍDIA (Nov/2007): O Caso "Vampiro de Presidente Prude

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

Mensagempor Lofwyr em 09 Nov 2007, 16:58

Dei uma busca e não achei nada sobre o assunto no fórum.

Para quem está por fora, a polícia de Presidente Prudente estava atrás de um cara que se dizia Vampiro, e aliciava adolescentes e mordia seus pescoços. O cara é a figura completa... dentes pontudos e tudo mais. Quando foi pego ele contou a história de ser vampiro, que chama-se Wlad Hacamia (o nome real do sujeito é Vandeir Máximo da Silva, 27 anos).

Como não seria surpresa, algum tempo depois do assunto explodir o cara mudou a versão de sua história, e é nesta hora que tudo volta a ficar assustador, ao menos para nós, jogadores de RPG, que teremos de aturar mais um cirquinho e uma caça às bruxas.

"Vampiro" nega aliciamento de jovens: é um jogo

O místico Vandeir Máximo da Silva, 27 anos, que se autodenomina Vampiro e foi preso nesta quarta-feira, em Presidente Prudente (SP), acusado de aliciar jovens e morder seus pescoços, afirmou que não sugou o pescoço dos adolescentes. Segundo ele, tudo faz parte de um jogo de Role Playing Game (RPG), no qual os jogadores interpretam personagens.

No jogo, Vandeir seria o Dimitri, demônio salvador do planeta Terra. Ele teria feito acordo com Deus e precisaria arrebanhar servidores. Segundo a polícia, ele estaria aliciando os adolescentes para que participassem da seita "Legião de Salvadores do Mundo", em que ele promete aos jovens poderes sobrenaturais como a imortalidade, pois os transformaria em anjos dotados de asas, que seriam vampiros e guardiões de cemitérios.

"Muito do que vem sendo divulgado e denunciado pela maioria dos pais (dos jovens) não procede, principalmente quando eles falam sobre satanismo. Não existe seita nem aliciamento de menores", afirmou o acusado.

Todos os adolescentes ouvidos pelo delegado Dirceu Gravina confirmam que tiveram seus pescoços mordidos.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... 30,00.html

Já vimos este filme antes, e me pergunto quantas vezes mais teremos de ver. :sobrancelha:
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Lofwyr

Mensagempor Corvo da Tempestade em 09 Nov 2007, 17:42

seria engraçado se não fosse tão tágico...bem e sabemos como isso vai acabar.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Dopelganger em 09 Nov 2007, 19:27

tem um post anterior sobre isso:

http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=864

lamentável esse fato... mas pelo menos em pouco tempo todo mundo esquece
Dopelganger

Mensagempor Hagen em 10 Nov 2007, 01:27

É por isso que vou parar de jogar rpg, esse jogo é coisa do demo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Amanha vou pregar culto a Gaia.

quem quer formar comigo Îgreja Umbral do Reino de Gaia?
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Hagen

Mensagempor Ric.freitas em 10 Nov 2007, 10:55

Eu acredito que esse caso vá ter muito menos repercussão que os outros.
Me parece que essa história de ele acusar o jogo Vampiro possa ter sido orientação de algum advogado oportunista.
Ric.freitas

Mensagempor Vincer em 11 Nov 2007, 00:10

Sinceramente, ele deve ser jogador de Vampiro mesmo. E sinceramente, o que tem isso haver?

O cara é gótico, meio pirado e viaja na maionese... o mais natural é que ele, que obviamente já se interessava por vampiros, fosse se interessar por RPG e justamente pelo Vampiro a máscara. A questão é, é o jogo o responsável pelas idéias tortas do cara? Claro que não.

E outra, sabe o que me passou pela cabeça quando eu li a notícia? Pode até ser que o cara esteja sendo completamente sincero... Eu já vou explicar, antes que me atirem as pedras :bwaha:

Veja bem, nosso cara amigo nada equilibrado anda de preto pela rua e adoraria ser vampiro. Ele se denomina com o nome do seu personagem e fala de vampiro a máscara o tempo inteiro. Angaria um punhado de adolescentes tão ou mais desequilibrados e os leva para conhecer o lance de vampiro e tal... num live action. A questão é, de quem é o devaneio? O cara que confundiu completamente a realidade com a ficção e usou o rpg como desculpa ou os moleques que interpretaram completamente errado o que estava ocorrendo? Claro que, independente de qual versão é a verdadeira, com certeza todos os envolvidos têm seus problemas sociais e sua dificuldade de aceitar a realidade. E com certeza, independente da situação, o tal do Vandeir explicou mal, ou falou como se aquilo tudo tivesse um fundo de verdade.
E o outro aspecto legal a ser visto é a intensidade do ropleplay do cara :bwaha: . Afinal, as mordidas foram parte dessa mera interpretação ou foram lesões corporais? E por aí vai.

Tentem me entender, eu não estou dizendo que o cara esteja certo ou seja inocente. Só estou olhando por um outro espectro... a possibilidade de ele ser um cara perturbado que narrou um live de forma completamente errada para quem ele não devia e não tinha maturidade e discernimento para isso.(na verdade, nem esse Valdeir tem isso)

A única coisa que eu tenho certeza é que, infelizmente, esse evento bizarro e ridículo vai macular mais um pouco a imagem do rpg. Talvez nem chegue à mídia de forma ampla como os outros casos, mas com certeza haverá aqueles que lembrarão do evento e vão regurjitar versões ignorantes do mesmo para atacar o nosso hobby. Uma pena :evil:

Hagen, eu entro contigo no culto. Mas tem uma coisa, eu só entro após tirar o umbral do nome, por que isso remete a outros conceitos. Ah, e só entro como sócio se já começar como sumo-sacerdote. Aceita? :b
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Hagen em 11 Nov 2007, 17:43

Concordo com o que que vc falou, acho que pode ser mesmo a ídeia dele, existe muita gente pirada andando por aí.

Hagen, eu entro contigo no culto. Mas tem uma coisa, eu só entro após tirar o umbral do nome, por que isso remete a outros conceitos. Ah, e só entro como sócio se já começar como sumo-sacerdote. Aceita?

Quanto ao culto, sentamos e conversamos rs. mas cargo de Sacerdote não é problema. Acho que o problema maior é decidir quem vai recolher os dízimos.

HEHEHEH :aham:
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Hagen

Mensagempor Allefcapt em 12 Nov 2007, 13:13

Olá a todos,

Vamos lá... mais um cenário ignorante está para ser lançado.
À SEGUIR TRECHOS DE REPORTAGENS encontradas na internet.
Algumas só podem ser lidas na íntegra por assinantes do Globo OnLine.

Observação: LINK PARA O JORNAL DA GLOBO COM A MATÉRIA: http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0 ... 74,00.html

Na Internet:

TERRA ON LINE:
Quarta, 7 de novembro de 2007

“O suspeito teria abordado os adolescentes em um shopping da cidade e nas imediações de algumas escolas. Ele convidaria os jovens de ambos os sexos para reuniões na praça das Cerejeiras que fica no Jardim Icaray, em Prudente.
Ontem, o delegado Dirceu Gravina, titular do 4º Distrito Policial de Presidente Prudente ouviu diversos adolescentes que tiveram contato com o místico. Gravina explicou que os adeptos desse grupo, na sua maioria, praticam a psicosexopatia denominada vampirismo. "Nesse caso, a satisfação da libido é alcançada ao sentir o sangue de outra pessoa", disse. “

O GLOBO ON LINE - Jovem diz que 'vampiro' mandou matar bebê em gestação
09 – 11 - 2007

“De acordo com a garota, o Vandeir mostrava aos seguidores a foto de uma mulher, que ele dizia ser sua "parceira", chamada Rainha Atenas. Ela estaria grávida de um demônio, o anticristo. A depoente, seguidora da seita, estava sendo preparada para "concluir a missão dela na Terra e acabar com essa criança".”

“A história foi confirmada por um outro rapaz que participou dos rituais. Com a foto da suposta Atenas, a polícia conseguiu identificar a mulher grávida. Ela é uma dona-de-casa, de 27 anos, casada com um cobrador de ônibus, mãe de três filhos e grávida de sete meses do quarto. Ela disse à polícia que morou, com sua família, nos fundos de uma casa habitada pelo "vampiro" por oito meses. A mulher afirmou que sempre teve medo de Vandeir.”

“Segundo o delegado Dirceu Gravina, titular do 4 DP de Presidente Prudente, a grávida é evangélica. Segundo ela, o "vampiro" queria obrigá-la a ler seus livros sobre magia negra e tirou a foto quando ela falava ao telefone.”

“O delegado descobriu ainda que a seita tinha uma hierarquia, a começar por Vandeir. Em seguida, havia um coordenador, que aliciava menores em escolas e pela internet, no site de relacionamentos Orkut. Depois, em ordem decrescente, vinham rainhas, generais e guardiões.”

“A polícia investiga se Vandeir estava a serviço de um homem que mantém duas comunidades no Orkut, a Bruxaria-Magia Negra, com 1.029 membros, e a Magia Negra e Feitiçaria. Vandeir negou que exista a seita, mas confirmou a existência de um grupo no Orkut chamado "Anjos rebeldes"

“Na casa de Vandeir foram achados livros e desenhos macabros. “

E no depoimento da figura:

“- Meus amigos sempre me chamaram de vampiro, porque me visto de preto. Gosto de RPG (Role Playing Game), de jogos. Só tenho livros, não tenho diabo no meu quarto.”

No PORTAL MELODIA – 0 Portal do Povo de Deus
O texto é uma copilação de reportagens do O GLOBO ON LINE

“- Meus amigos sempre me chamaram de vampiro, porque me visto de preto. Gosto de RPG (Role Playing Game), de jogos. Só tenho livros, não tenho diabo no meu quarto. Vandeir, que se apresentava como Wlad Hacamia, pode responder por lesão corporal e corrupção de menores. Ele se dizia um anjo-vampiro. O exame da arcada dentária vai mostrar se ele mordeu o pescoço dos jovens. A polícia pensa em pedir exame de sanidade mental.”

Lutem contra a desinformação e a IGNORÃNCIA.
Não levem este papo sem a seriedade devida quando confrontados por aqueles que não conhecem o RPG ok?

ESCLAREÇAM! DESMISTIFIQUEM!

Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Lune em 13 Nov 2007, 11:49

Minha primeira reação quando eu vi essa notícia foi "mas TINHA que ser jogador de Vampiro" :bwaha:

Aí depois eu imaginei o dia que um maluco jogador de D&D resolver surtar: "Garoto de tanguinha mata 3 a machadadas".

Francamente, viu. Mas eu concordo com a análise do vincer: provavelmente o cara é só um desequilibrado que nem fez nada de tão terrível, e o caso tomou proporções épicas por pura desinformação.

Lembrei de um ex-colega de mesa de Storyteller, que chegou a mudar o turno das aulas pra poder sair de casa só de noite. Um belo dia ele chega na mesa com um copo de sangue de boi, "pra refrescar", e toma a gororoba todinha. Desnecessário dizer, nós o expulsamos do grupo no mesmo dia. Mas eu me pergunto quando ele vai aparecer no jornal...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Aluriel de Laurants em 13 Nov 2007, 22:44

Lembrei de um ex-colega de mesa de Storyteller, que chegou a mudar o turno das aulas pra poder sair de casa só de noite. Um belo dia ele chega na mesa com um copo de sangue de boi, "pra refrescar", e toma a gororoba todinha. Desnecessário dizer, nós o expulsamos do grupo no mesmo dia. Mas eu me pergunto quando ele vai aparecer no jornal...

Se alguém viesse com essa palhaçada em uma mesa minha faria a mesma coisa, tudo bem usar sangue falso (mas só fiz isso com um grupo de confiança, muita confiança), quando ele aparecer lembre dele jamais fazer isso na minha cidade, se não eu irei caçá-lo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Elven Paladin em 13 Nov 2007, 22:51

Aí depois eu imaginei o dia que um maluco jogador de D&D resolver surtar: "Garoto de tanguinha mata 3 a machadadas".

Isso foi uma menção ao Massacre do Lago Bodom? :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Allefcapt em 19 Nov 2007, 16:50

Olá a todos,

Fãs de RPG criticam defesa de 'vampiro'
Notícia do G1 - 18 DE NOVEMBRO DE 2007

Texto retirado so site da REDERPG:

"Em um artigo do G1 do site Globo.com, jogadores de RPG foram entrevistados, desmentindo o suposto "vampiro" de Presidente Prudente. Entre os entrevistados temos o Paulo "Aaraon" Galembeck, Coordenador do site Fale RPG (http://www.falerpg.com.br) e Claudio Villa, proprietário da Comunidade RPG Brasil no orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=34919) e autor do romance "Pelo Sangue e Pela Fé" (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=25751714). Confira o artigo no link abaixo:

Fãs de RPG criticam defesa de 'vampiro': http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... MPIRO.html

Novidades em 21 de novembro:

"Laudo confirma que 'vampiro' mordeu vítima"

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... ITIMA.html

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Nov 2007, 10:02

Sorte que a internet nos deixou mais expressivos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lofwyr em 04 Dez 2007, 10:12

Tenho notado um amadurecimento da mídia neste ponto.

Depois que a Xuxa defendeu o RPG em seu programa, a Globo pintar para falar mal é pedir por uma machadada no pé internética. Imagina quantos e-mails passeando por aí com a Xuxa elogiando o RPG e anexado à uma reportagem denegrindo o jogo?

Minha única resalva quanto o assunto é saber que existem, mesmo que poucos, pessoas que só colaboram com a imagem ruim do RPG. Gente que gosta de imaginar seu hobby como sendo algo proibido e misterioso, e gostam de reforçar esta imagem. Conheceço gente que já fez o patético de jogar em cemitério, vestir roupas de Cosplay em locais não adequados e etc.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Lofwyr

Mensagempor Gladius Dei em 04 Dez 2007, 16:09

Pois é, Lofwyr, daí entra naquela idéia que foi falada à algum tempo, de que a Globo (ou sua chefe) tem interesse no RPG para ter ganhos (também, pudera, visto o sucesso que certos jogos fazem, como WoW), e é por isso que eles não estão denegrindo: não querem perder futuro dindin na carteira.

O que acho bom. Se se tornar lucrativo, deixa de ser demonizado para se tornar mais uma opção de divertimento para a pessoa comum. E se eu puder sonhar um pouquinho mais alto, vai fazer as pessoas lerem mais, o que poderá dar a chance de aprender mais cultura (quem aqui não sabe algumas histórias mitológicas dos monstros/criaturas/locais que aparecem no jogo? Ou cujos personagens lidaram com outras culturas?), empatia com outras pessoas (ao interpretar pessoas diferentes), melhor conhecimento da própria personalidade (ao interpretar personagens semelhantes à nós), desenvolver imaginação e trabalho em grupo, e diminuirá o tempo que as pessoas passam assistindo TV e Domingão do Faustão!

Caracas, eu descobri a chave do desenvolvimento do Brasil! Vamos fazer todo o mundo jogar RPG, JÁ!!! :victory:
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Próximo

Voltar para RPG & Sociedade