Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Ronassic em 17 Jan 2011, 13:34

Não, ocorre que o crescimento muscular é normalmente controlado, e um dos “controladores” é uma proteína chamada miostatina ou factor 8 de crescimento e diferenciação (GDF-8). Esta mutação, por incrível que pareça, danifica o gene que produz a miostatina. Como resultado, a proteína miostatina não é formada normalmente e os músculos crescem de forma descontrolada.

A questão levantada é que esta mutação será realmente benéfica a longo prazo uma vez que a mesma, na vaca Azul Belga, tem efeitos secundários. Por exemplo, a mutação reduz a fertilidade, e os médicos estão preocupados com os efeitos da mesma mutação no super bebê, (pode vir a sofrer de problemas de saúde relacionados com o coração). Até notarmos algum diferença, elas são neutras, realmente.

Ah, e mostrar como é que um sistema biológico funciona não é evidência contra a posição que afirma que o mesmo foi criado por Deus, do mesmo modo que mostrar como é que um carro funciona não é evidência em favor da posição que afirma que eles não foram projetados e construídos por engenheiros e mecânicos.

Funcionamento não explica origem.

PS: Hoje tá especialmente complicado de postar, tá dando erros aqui, pra vocês também?
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Jan 2011, 18:06

Ronassic, quando você usa argumentos que até mesmo os religiosos fanáticos da extrema direita americana têm vergonha de continuar repetindo, é hora de reavaliar suas fontes de informação. Especialmente quando é evidente que está apenas ecoando afirmações prontas de sites apologéticos manjados, sem realmente entender os conceitos que traz à discussão.

Bom, pelo menos leia a lista que o Elven linkou e evite repetir aqueles clichês, isso poupa tempo pra todos os envolvidos. Aqueles são os falsos argumentos "científicos" que os criacionistas já abandonaram - e é uma lista que não pára de crescer, acredite.

Só conferindo, tu tem uma visão literalista da bíblia?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Ronassic em 17 Jan 2011, 19:22

A Bíblia não pode ser interpretada de forma totalmente literal, mas também não pode ser interpretada de forma alegórica, aconselho que peçam a Deus para interpretar as Escrituras, do contrário, pode ser feito através de um estudo dos princípios de hermenêutica. E sim, eu copiei e colei vários textos da internet, como este:

"Os princípios da hermenêutica (bíblica) são baseados nas "normas de linguagem" que governaram a comunicação por escrita nos tempos bíblicos."

Um adendo, os fanáticos que interpretam a Bíblia de forma literal são capazes das maiores atrocidades da humanidade.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Ronassic

Mensagempor arghsupremo em 17 Jan 2011, 19:48

Ronassic escreveu:A Bíblia não pode ser interpretada de forma totalmente literal, mas também não pode ser interpretada de forma alegórica, aconselho que peçam a Deus para interpretar as Escrituras, do contrário, pode ser feito através de um estudo dos princípios de hermenêutica.

Eu acho engraçado isso. É uma resposta bem em cima do muro. É tirar o corpo fora da discussão.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Ronassic em 17 Jan 2011, 20:08

Argh, porque em cima do muro?
Ronassic

Mensagempor arghsupremo em 17 Jan 2011, 20:17

Ronassic escreveu:Argh, porque em cima do muro?

Não pode ser nem literal, nem metafórico, mas sim um meio termo que só com inspiração divina entenderás.

Ou seja, não falaste nada com nada.
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Ronassic em 17 Jan 2011, 20:29

Essa é a sua opinião certo? Eu disse exatamente no que acredito, não só eu, praticamente todo Cristão. Mas você interpretou errado o que eu disse, eu deixei bem claro que você poderá estudar a Bíblia com técnicas de hermenêutica, ou não leu isso? Só veio para zuar como sempre né? Botar lenha na fogueira, algo assim? :hum:
Estamos tentando ter uma conversa aqui, não uma discussão.
Até o momento todos estavam tendo paciência comigo, pois sou muito falho na área da comunicação, peço que tenha um pouco também.
Ronassic

Mensagempor arghsupremo em 17 Jan 2011, 20:51

Ronassic escreveu:Essa é a sua opinião certo? Eu disse exatamente no que acredito, não só eu, praticamente todo Cristão. Mas você interpretou errado o que eu disse, eu deixei bem claro que você poderá estudar a Bíblia com técnicas de hermenêutica, ou não leu isso? Só veio para zuar como sempre né? Botar lenha na fogueira, algo assim? :hum:
Estamos tentando ter uma conversa aqui, não uma discussão.
Até o momento todos estavam tendo paciência comigo, pois sou muito falho na área da comunicação, peço que tenha um pouco também.

É a minha opinião baseado no que tu respondeste.

Te fizeram uma pergunta objetiva e tu respondeste que não era nem uma coisa, nem outra. Que era para ler e rezar para deus que entendesse.

Isso para mim não é objetividade.

E não, não entrei para zuar. Só questionei a tua resposta. Ela me pareceu sem sentido.

De forma alguma eu quero criar flame, eu prefiro assisti-los. Também não acho que fui de maneira alguma agressivo. Direto, talvez. Odeio rodeios.

Eu tenho paciência, acho.
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Ric.freitas em 17 Jan 2011, 21:10

É a minha opinião baseado no que tu respondeste.

Te fizeram uma pergunta objetiva e tu respondeste que não era nem uma coisa, nem outra. Que era para ler e rezar para deus que entendesse.

Isso para mim não é objetividade.

E não, não entrei para zuar. Só questionei a tua resposta. Ela me pareceu sem sentido.

De forma alguma eu quero criar flame, eu prefiro assisti-los. Também não acho que fui de maneira alguma agressivo. Direto, talvez. Odeio rodeios.

Eu tenho paciência, acho.

Argh, se você ler com cuidado a declaração do Rossanic verá que ele responde sim a pergunta, faz apenas a referência a Deus para ilustrar que a leitura da Bíblia não deve ser feita de forma alegórica nem literal, existindo estudos adequados para este fim.
Ric.freitas

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Jan 2011, 21:15

Qual método você usa? Inspiração divina ou hermenêutica?

(Mas lembrando que isso é só um off-topic por curiosidade minha, não vejo motivos pra achar que a bíblia tem qualquer conhecimento divino, a discussão realmente relevante é esclarecer os conceitos errados sobre evlução e as mentiras dos sites criacionistas...)
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Elven Paladin em 17 Jan 2011, 21:23

Não, ocorre que o crescimento muscular é normalmente controlado, e um dos “controladores” é uma proteína chamada miostatina ou factor 8 de crescimento e diferenciação (GDF-8). Esta mutação, por incrível que pareça, danifica o gene que produz a miostatina. Como resultado, a proteína miostatina não é formada normalmente e os músculos crescem de forma descontrolada.

A questão levantada é que esta mutação será realmente benéfica a longo prazo uma vez que a mesma, na vaca Azul Belga, tem efeitos secundários. Por exemplo, a mutação reduz a fertilidade, e os médicos estão preocupados com os efeitos da mesma mutação no super bebê, (pode vir a sofrer de problemas de saúde relacionados com o coração). Até notarmos algum diferença, elas são neutras, realmente.

Isso é chamado de Trade-Off, algo que permeia praticamente toda característica biológica (como as mutações e as consequência delas). E são totalmente esperados e bem encaixados no meio da biologia evolutiva, ainda mais quando você se lembrar que como ela é cega, a evolução geralmente tem "soluções" que se encaixam bem na descrição de "quebra-galhos" (afinal, a seleção natural só atua em meio ao que havia disponível anteriormente, e "novas funções" surgem de exaptações de partes corporais - usando um exemplo de organismos 'superiores"- que tinham outras funções).

Mas afinal de contas, qual a relação desse exemplo com a afirmação que toda mutação resulta em "perda de informação genética"? Esse é apenas um exemplo de como uma deleção gênica pode gerar um fenótipo mutante (para saber se ela é positiva ou negativa, é preciso ver se há alguma redução na capacidade reprodutiva daqueles que sofrem tal mutação).

Ah, e mostrar como é que um sistema biológico funciona não é evidência contra a posição que afirma que o mesmo foi criado por Deus, do mesmo modo que mostrar como é que um carro funciona não é evidência em favor da posição que afirma que eles não foram projetados e construídos por engenheiros e mecânicos.

Funcionamento não explica origem.

Sim. A questão é quando esse sistema biológico tem alguns "defeitinhos estranhos" que nenhum engenheiro humano cometeria. Well, a menos que esse engenheiro seja incompetente ou claramente maligno.

Ronassic, quando você usa argumentos que até mesmo os religiosos fanáticos da extrema direita americana têm vergonha de continuar repetindo, é hora de reavaliar suas fontes de informação.

Apenas por precisão, não necessariamente da extrema-direita. Tem progressivistas (a esquerda americana, que é equivalente da social-democracia européia) em boa quantidade no meio criacionista.

Qual método você usa? Inspiração divina ou hermenêutica?

E porque não... os dois? Você está inserindo algo que é um Falso Dilema para a maioria dos Cristãos. Ainda mais quando alguns dos 9 dons do Espírito Santo incluem a sabedoria e o conhecimento (e não só das "Verdades do Céu", mas também as terrenas).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Cak em 18 Jan 2011, 06:57

Sim. A questão é quando esse sistema biológico tem alguns "defeitinhos estranhos" que nenhum engenheiro humano cometeria. Well, a menos que esse engenheiro seja incompetente ou claramente maligno.

Depende do ponto de vista. Anemia falsiforme, por exemplo, não é uma boa em uma sociedade saudável, mas em um lugar com endemia de malária, é vantajoso ter essa característica. Comparar genética com engenharia é meio complicado.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Ronassic em 18 Jan 2011, 07:11

Eltor Macnol escreveu:Qual método você usa? Inspiração divina ou hermenêutica?

(Mas lembrando que isso é só um off-topic por curiosidade minha, não vejo motivos pra achar que a bíblia tem qualquer conhecimento divino, a discussão realmente relevante é esclarecer os conceitos errados sobre evlução e as mentiras dos sites criacionistas...)

Elven Paladin escreveu:E porque não... os dois? Você está inserindo algo que é um Falso Dilema para a maioria dos Cristãos. Ainda mais quando alguns dos 9 dons do Espírito Santo incluem a sabedoria e o conhecimento (e não só das "Verdades do Céu", mas também as terrenas).

É verdade Cak, uso os dois, mas uso mais Hermenêutica quando vou preparar um estudo, mas quando leio só pra mim, peço entendimento. Pois Inteligência eu tenho, só me falta um bocado de Sabedoria, é como digo aos meus amigos RPGistas, em D&D eu diria que tenho 16 de Int e 8 de Sab, esse -1 atrapalha pacas... :)
Ronassic

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Jan 2011, 12:20

Juro que tô tentando largar o off-topic, mas é tão raro hoje em dia achar alguém com uma visão quase literalista da bíblia, quero aproveitar a chance.

Já que tu confia na inspiração divina pra decidir como interpretar certos trechos, como tu lida com o fato de que tantos outros religiosos interpretam os mesmo textos, também pedindo inspiração divina, e chegam a conclusões diferentes? Deus está pregando uma peça neles, ou eles estão pedindo pro deus errado, algo assim? Deus é muito seletivo pra escolher com quais leitores vai ter uma conexão direta? Ele fez os textos ambíguos e minados de contradições de propósito? Um ser onipotente não poderia ter escolhido uma forma mais clara de passar sua mensagem? Tipo, até minha irmã consegue criar um site no blogspot com mais clareza de conteúdo...

E se a Bíblia já dizia que a terra era redonda (wooow, algo que já havia sido calculado pelos gregos séculos antes de Cristo nascer), por quê ela não mencionou também que ela girava em torno do sol? Teria poupado bastante sofrimento ao pobre Galileu...

Mas, sério, voltando à evolução: você conseguiu entender como funciona a seleção natural, o que são mutações (e como ajudam no processo de evolução), e como o processo de seleção natural não é aleatório?

Só pra finalizar, a analogia de "seleção natural = fabricação de um carro" é completamente furada, carros não se reproduzem nem sofrem variações espontâneas, é um discurso criacionista pré-fabricado no nível de Ray Comfort (e isso não é um elogio). A papagaiada toda do Intelligent Design já está perdendo força até no seu país natal, não vale a pena entrar nesse barco furado, cara.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Elven Paladin em 18 Jan 2011, 12:26

Depende do ponto de vista. Anemia falsiforme, por exemplo, não é uma boa em uma sociedade saudável, mas em um lugar com endemia de malária, é vantajoso ter essa característica. Comparar genética com engenharia é meio complicado.

Por precisão: Anemia falciforme é horrenda seja em um "lugar saudável", seja em um lugar com malária endêmica. Porém, ser heterozigoto com o alelo que causa a anemia falciforme é algo relativamente vantajoso.

E eu não estava pensando nesse caso, mas é um bom exemplo de ineficiência de um criador onipotente, onisciente e totalmente bondoso (que é o que Criacionistas e Neo-Criacionistas, digo, Adeptos do Design Inteligente, defendem). Estou pensando nos terceiros molares, no nervo vago e o tour desnecessário que ele faz em nosso corpo, no reflexo de agarrar de bebês e tudo mais o que pode ser visto no Some More of God's Greatest Mistakes (E por favor, não invoque o Pecado Original para explicá-los. :b ).

É verdade Cak

É, mais uma prova de que sua Sabedoria oscila entre 6 e 8. Fui eu que escrevi aquele trecho :laugh:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic