Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Cak em 18 Jan 2011, 13:32

Mas independente se a "anomalia genética"(não gosto muito desse termo) trouxer consequencias horrendas ou não, ela consegue prolongar a longividade do indivíduo ao menos pra maturidade sexual, coisa que com malária grave nem acontece(se bobear, no primeiro pico de febre o indivíduo contaminado morre, se for criança então, pior ainda).

Além disso, não vejo o porquê das "imperfeições" serem provas de uma burrice divina. Veja bem, se existisse um indivíduo perfeito na natureza, com certeza não haveria equilibrio no meio. Se existisse um predador que não tivesse nenhum defeito para ser explorado pela presa, com certeza ele acabaria com todas as presas, e depois acabaria se auto-extinguindo.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Emil em 18 Jan 2011, 13:36

Falando nisso, fale-me de um Deus bondoso que só consegue equilíbrio através de predadores.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Cak em 18 Jan 2011, 13:47

Emil escreveu:Falando nisso, fale-me de um Deus bondoso que só consegue equilíbrio através de predadores.

Ou isso, ou você ficaria sem transar? O que seria melhor? :bwaha:

Mas sério, parece aqueles discursos de o porquê as forças armadas não deveriam existir, daí vem alguém e fala: mas se ninguém tivesse forças armadas, elas não precisariam existir!
Cak

Mensagempor Emil em 18 Jan 2011, 13:53

Não, sério. É um uso muito ruim da onipotência. Deviam suspender a licença desse cara.
ImagemImagemImagem

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Cak em 18 Jan 2011, 13:55

Por que é? Eu adoro comer um bifinho! Se você acha realmente predatismo ruim, tem a opção de virar vegan. Agora julgar que ele seja ruim só porque você não gosta é meio nonsense.
Cak

Mensagempor Cyrano em 18 Jan 2011, 14:05

Acho que a visão da Bíblia através da hermenêutica se diferencia bastante da visão literal. Vejo a Hermenêutica como o inverso da visão literal. E a Inspiração divina também se distancia da visão literal.

Eltor Macnol escreveu:E se a Bíblia já dizia que a terra era redonda (wooow, algo que já havia sido calculado pelos gregos séculos antes de Cristo nascer), por quê ela não mencionou também que ela girava em torno do sol? Teria poupado bastante sofrimento ao pobre Galileu...

Fato, hehehe...
Cyrano

Mensagempor Emil em 18 Jan 2011, 14:08

Não, na verdade eu adoro, e como até mais carne que eu deveria. Mas estou longe de achar que é um ato permitido por um Deus bondoso. Quer dizer, ele é bom pra mim, mas se as vacas e as galinhas soubessem onde o cara que permite isso mora, deveriam ter invadido e atirado nele. Mas impossível pra elas, já que Ela não deu as ferramentas necessárias pra que elas O conheçam e entendam. Melhor pra mim, que como mais churrasco.

Só fico meio bolado Dele ter permitido eu dar umazinha, mas só sob condições muito específicas. Caso contrário, danação eterna.
ImagemImagemImagem

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Cyrano em 18 Jan 2011, 14:14

Emil escreveu:Não, na verdade eu adoro, e como até mais carne que eu deveria. Mas estou longe de achar que é um ato permitido por um Deus bondoso. Quer dizer, ele é bom pra mim, mas se as vacas e as galinhas soubessem onde o cara que permite isso mora, deveriam ter invadido e atirado nele. Mas impossível pra elas, já que Ela não deu as ferramentas necessárias pra que elas O conheçam e entendam. Melhor pra mim, que como mais churrasco.

Caraca, essa discussão se engendraria nos limites do que consideramos certo e errado.

Emil escreveu:Só fico meio bolado Dele ter permitido eu dar umazinha, mas só sob condições muito específicas. Caso contrário, danação eterna.

Isso de acordo com a orientação de...?
Cyrano

Mensagempor Monge da Dungeon em 18 Jan 2011, 14:23

alando nisso, fale-me de um Deus bondoso que só consegue equilíbrio através de predadores.

Bom eu pessoalmente se fosse bancar deus faria um mundo onde os seres seriam todos autotróficos alimentando-se apenas de componentes já existentes no ambiente.

Flws
Monge da Dungeon

Mensagempor Emil em 18 Jan 2011, 14:28

De parte da acessoria de imprensa Dele. (ele tem várias, e isso é um problema. De vez em quando os releases vêm contraditórios.)
ImagemImagemImagem

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Cyrano em 18 Jan 2011, 15:16

Emil escreveu:

De parte da acessoria de imprensa Dele. (ele tem várias, e isso é um problema. De vez em quando os releases vêm contraditórios.)

Hahahahaha!

Cara, esse é um grande problema mesmo. Alguns cristãos acreditam piamente no que seus "líderes" dizem. Aliás, boa parte dos religiosos fazem isso, o que é lamentavelmente uma pena. Pensamento crítico e curiosidade são essenciais.
Cyrano

Mensagempor Elven Paladin em 18 Jan 2011, 15:29

Mas independente se a "anomalia genética"(não gosto muito desse termo) trouxer consequencias horrendas ou não, ela consegue prolongar a longividade do indivíduo ao menos pra maturidade sexual, coisa que com malária grave nem acontece(se bobear, no primeiro pico de febre o indivíduo contaminado morre, se for criança então, pior ainda).

Além disso, não vejo o porquê das "imperfeições" serem provas de uma burrice divina. Veja bem, se existisse um indivíduo perfeito na natureza, com certeza não haveria equilibrio no meio. Se existisse um predador que não tivesse nenhum defeito para ser explorado pela presa, com certeza ele acabaria com todas as presas, e depois acabaria se auto-extinguindo.

Eu só posso responder isso com o Paradoxo de Epicuro (Que seguindo a Lei da Misonomia, não foi escrito por Epicuro e não é exposto dessa maneira :b ):

Deus quer prevenir o mal, mas não consegue? Então Ele não é onipotente.
Deus consegue prevenir o mal, mas não quer? Então Ele é malevolente.
Ele quer e Ele consegue? Então por que o mal acontece?
Ele não quer e não consegue? Então por que chamá-lo de Deus?

Falando nisso, fale-me de um Deus bondoso que só consegue equilíbrio através de predadores.

Essa daqui é até fácil de responder seguindo a argumentação cristã; Deus não dá a mínima para animais não-humanos salvo aqueles domesticados, que não podem ser epicamente sacaneados (mas eram usados costumeiramente como sacrifícios no Velho Testamente e ele achava muito bom). Os interesses divinos quanto a bondade e maldade são restritos essencialmente aqueles que foram moldados a sua imagem e semelhança, os macacos sem pêlos.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 18 Jan 2011, 16:55

Sei que as perguntas foram dadas ao Rona, mas...

Eltor Macnol escreveu:Já que tu confia na inspiração divina pra decidir como interpretar certos trechos, como tu lida com o fato de que tantos outros religiosos interpretam os mesmo textos, também pedindo inspiração divina, e chegam a conclusões diferentes?

Mesmo pedindo iluminação espiritual a Deus para interpretar suas escrituras, a resposta que um religioso recebe também não é específica - e nem sempre ele recebe uma resposta imediata ou correspondente ao que ele esperava, em parte porque ninguém consegue reconhecer de primeira o que se caracteriza como resposta divina ou não, em parte porque ele JÁ TINHA uma interpretação formada antes de fazer a oração, e só vai aceitar um sinal que corresponda a essa interpretação.

"Inspiração divina" é insuficiente no estudo de qualquer escritura, vinda de qualquer religião, ou não existiria teologia. Comparação entre escrituras, racionalização, ponderação são necessárias para se chegar a uma conclusão correta. A dita inspiração divina deve sempre vir como um complemento a essas coisas, como um instinto de confirmação, ou será apenas uma sensação estéril.

Eltor Macnol escreveu:Deus está pregando uma peça neles, ou eles estão pedindo pro deus errado, algo assim? Deus é muito seletivo pra escolher com quais leitores vai ter uma conexão direta? Ele fez os textos ambíguos e minados de contradições de propósito? Um ser onipotente não poderia ter escolhido uma forma mais clara de passar sua mensagem? Tipo, até minha irmã consegue criar um site no blogspot com mais clareza de conteúdo...

Poderia haver textos religiosos mais claros, obviamente. Mas já parou para se perguntar por que tantos textos de tantas religiões diferentes usam tantas metáforas e parábolas em sua linguagem?

Para assuntos dessa ordem, uma metáfora fala muito mais do que um texto objetivo. Claro que fala de forma que se crie discussões e cisões, mas se não houvesse esse tipo de coisa, haveria progresso no conhecimento? O que é o progresso humano sem o debate?

Eltor Macnol escreveu:E se a Bíblia já dizia que a terra era redonda (wooow, algo que já havia sido calculado pelos gregos séculos antes de Cristo nascer), por quê ela não mencionou também que ela girava em torno do sol? Teria poupado bastante sofrimento ao pobre Galileu...

Não entendo por que tantos cristãos dizem que a bíblia prega que a Terra é esférica. Ela diz que é redonda, mas dá para notar que, de acordo com ela, é também plana, como uma pizza.

Não fosse por isso, o diabo não poderia ter mostrado a Jesus toda a Terra apenas subindo num monte. :P
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 18 Jan 2011, 19:16

"Inspiração divina" é insuficiente no estudo de qualquer escritura, vinda de qualquer religião, ou não existiria teologia. Comparação entre escrituras, racionalização, ponderação são necessárias para se chegar a uma conclusão correta. A dita inspiração divina deve sempre vir como um complemento a essas coisas, como um instinto de confirmação, ou será apenas uma sensação estéril.

Como um complemento a esse trecho: Isso vai depender de qual tradição religiosa se lida. Mesmo dentro do Catolicismo Romano existe a Renovação Carismática, que qualquer um que já tenha circulado entre eles e visto suas práticas, nota que eles pagam um "lip service" à tradição teológica católica e se focam em seus rituais próprios extáticos e práticas de grupo. Pessoalmente, eu acho os Carismáticos tão estranhos ao Catolicismo Romano que eu me pergunto o que a maioria dos seus membros ainda fazem na "Mater et Magistra".

Não entendo por que tantos cristãos dizem que a bíblia prega que a Terra é esférica. Ela diz que é redonda, mas dá para notar que, de acordo com ela, é também plana, como uma pizza.

Não fosse por isso, o diabo não poderia ter mostrado a Jesus toda a Terra apenas subindo num monte.

Ilustrando:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Jan 2011, 19:47

Cyrano escreveu:Acho que a visão da Bíblia através da hermenêutica se diferencia bastante da visão literal. Vejo a Hermenêutica como o inverso da visão literal. E a Inspiração divina também se distancia da visão literal.

"Hermenêutica" é um dos escapes preferidos dos cristãos. Um coringa bem confortável pra se puxar como defesa e não parecer que apenas aceita superficialmente o texto literal. Desculpa, mas negar a existência da evolução é uma visão semi-literal da bíblia sim, com ou sem a infame hermenêutica.

Emil escreveu:

...ótima. :bwaha:

Cak escreveu:Além disso, não vejo o porquê das "imperfeições" serem provas de uma burrice divina.

Engraçado que tu te contenta com qualquer exemplo de exceção à regra como uma suposta "falha vital na teoria da evolução", mas minimiza o exato mesmo argumento quando vem na direção contrária.

De qualquer forma, a questão é que os mocós que inventaram o "design inteligente" adoram usar o argumento de que a terra foi feita perfeitinha pra abrigar a vida humana*, nem quente nem fria demais, com a quantidade exata de oxigênio, etc etc. Porque, afinal, o "designer" é perfeito. O argumento das imperfeições biológicas é justamente pra derrubar essa besteira. E a tua resposta - "que os animais são assim pros predadores terem uma chance" - não se sustenta nem por um momento, já que os seres humanos criados à imagem e perfeição do criador... também são cheios de imperfeições de design, como o Elven linkou.

* Esse argumento é muito, muito ruim, mas leva tempo pra explicar ele - só vou fazer isso se alguém tiver curiosidade.

Mesmo pedindo iluminação espiritual a Deus para interpretar suas escrituras, a resposta que um religioso recebe também não é específica - e nem sempre ele recebe uma resposta imediata ou correspondente ao que ele esperava, em parte porque ninguém consegue reconhecer de primeira o que se caracteriza como resposta divina ou não, em parte porque ele JÁ TINHA uma interpretação formada antes de fazer a oração, e só vai aceitar um sinal que corresponda a essa interpretação.

Eu proponho uma resposta alternativa: o religioso não recebe resposta divina alguma, apenas imagina receber, e isso explica facilmente as milhares de interpretações diferentes que os mesmos textos têm em diferentes pessoas. Acho mais plausível que imaginar que há uma divindade sacana mandando inspirações propositalmente confusas às pessoas que a adoram...

Poderia haver textos religiosos mais claros, obviamente. Mas já parou para se perguntar por que tantos textos de tantas religiões diferentes usam tantas metáforas e parábolas em sua linguagem?

Para assuntos dessa ordem, uma metáfora fala muito mais do que um texto objetivo. Claro que fala de forma que se crie discussões e cisões, mas se não houvesse esse tipo de coisa, haveria progresso no conhecimento? O que é o progresso humano sem o debate?

Você está duvidando das capacidades literárias de um ser onipotente, nesse caso, o deus cristão? Que... heresia.

Se um mero mortal consegue escrever um texto claro sobre cálculos complexos de estatística (né, Rub?), como um ser desse poder não conseguiria enviar uma mensagem mais clara sobre um assunto levemente mais importante, nesse caso, as regras de comportamento de seus servos pra evitar a danação eterna?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic