Silva escreveu:Kear escreveu:Sério que tu tá comparando Age of Empires com Starcraft e sério que tu acha Starcraft estratégicamente raso? Starcraft tem Yomi layer suficiente pra fazer a cabeça explodir, cara o_o.
Kear, com todo respeito ao gênero RTS, mas não dá pra comparar a profundidade estratégica de um Starcraft com um turn-based 4X tipo Alpha Centauri, Galactic/Civilizations, Europa Universalis, etc. É como comparar damas com xadrez. Nem mesmo os turn-based mais simplistas como Heroes of Might and Magic, Age of Wonders, Disciples, Warlords, etc. perdem pra Starcraft em termos de profundidade estratégica. É muito mais variáveis. Muito mais possibilidades do quê fazer e como.
Nossa, essa foi uma das coisas mais esnobes que já li.
RTS também tem seus graus de complexidade. A diferença é que eles são diferentes dos de jogos por turnos, e envolvem ações em tempo real. Em Starcraft, por exemplo. Você tem que se preocupar em expandir sua tech tree, mas ao mesmo tempo que se preocupa em ser ofensivo (rush) e preparar suas defesas, ao mesmo tempo que tu tem que explorar o mapa para achar seus inimigos, ao mesmo tempo que tu tem que fazer expansões, ao mesmo tempo que tu tem que defender suas expansões, ao mesmo tempo em que tu tem administrar tua base principal. Tudo ao mesmo tempo.
Fazer isso em turnos é bem menos complicado em turnos do que quando em tempo real. E isso é o modo multiplayer. As campanhas singleplayer introduzem objetivos mais complexos e de vez em quando entregam uma experiência única de jogo.