_Virtual_Adept_ escreveu:Qualquer um que concorde com o crude nesse aspecto precisa se lembrar de uma ressalva:
Lógica pode ser construída com base em qualquer axioma. Empiricamente, não existe raiz de números negativos, mas, dados certos axiomas, isto se torna possível.
Então, argumentar que é necessário ser ilógico ou irracional para se ter uma crença religiosa é... irracional. Eu posso partir de princípios diferentes dos de vocês e chegar a uma conclusão igualmente lógica, válida e concisa, que envolva teísmo.
E ainda que se fale em empirismo, certas ciências também são construídas sobre coisas que ainda não podem ser analisadas empiricamente, e, se podem, ainda não foram.
Não é à toa que utilizam o termo "modelo" para diversos estudos: porque usamos modelos, baseados em ideias lógicas, de "objetos" reais. Estes modelos estão sujeitos a mudança, e não dá para se dizer que um dia representarão perfeitamente o objeto de estudo.
Não quero insinuar que o conhecimento científico é equivalente a conhecimento religioso, ou que o conhecimento científico é inválido. Estou apenas mostrando que as críticas dadas não fazem tanto sentido quanto se apregoa.
Certamente que a lógica da ótica da nossa realidade, com a qual eu chamo as religiões de coisas caquéticas e corruptas, não é a mesma das épocas que impeliu e manteve povos unidos sob uma mesma fé, o que salvou por exemplo os judeus de serem massacrados e divididos, ou os indianos de acreditar no que Gandhi ensinou e se libertarem do jugo inglês, ou ainda o que mantém os ciganos perpetuando sua tradição.
É quase como se eu precisasse ser hipócrita e cuspir no prato em que toda a raça humana comeu, pra justificar odiar religiões argumentando com tudo que elas tem de ruim para contrabalancear o que elas tem de bom, nos tempos atuais.
Pra mim, é como um dente do siso ou um apêndice. Tem gente que passa a vida toda e não tem problemas com eles sendo vestigiais, e ainda os cientistas achando um ou outro uso, muita gente se livra assim que começam a ameaçar suas vidas.
Mas como argumento mais simplório, posso me deter no simples "as religiões não gostam de discussão quando tem o poder de calar os que falam contra". Isso é falta de ética, executada com retidão mesmo por ditadores que não se ligam muito em rezar pra entidade alguma em seu tempo livre, e absolutamente presente quando a fé cega está no comando.
E se alguém quiser dizer que isso é coisa normal e maneiraça, necessária em qualquer tempo da humanidade e impossível de retirar da humanidade por conta dos benefícios que traz ao controlar a todos desde crianças em seus inconscientes, eu dou o braço a torcer.
Se formos analisar caso a caso cada religião dessas que se vestem de pacíficas e ordeiras quando necessário mas quebram pau bonitinho quando ameaçadas, vai acabar dando na mesma.
Iuri escreveu:No máximo tu falou sobre barbáries cometidas em nome de religiões, mas a não ser que você esteja insinuando que ter uma fé seja o motivo destas pessoas terem feito estas coisas, então você ainda não respondeu a minha pergunta inicial.
"A não ser que eu esteja insinuando"? Cara, você não sabia nem o que era Mariachi, aproveite e vá pesquisar por aí sobre umas tais Cruzadas. Ou a Inquisição. Ou as Guerras Santas que certos indivíduos que professam a religião da paz fazem contra pessoas que os ofendem com palavras, oferecendo dinheiro pelas cabeças dos blasfemos.
Talvez eu esteja apelando demais. Mas eu sendo livre para pensar e agir, não consigo ver boa coisa nessa gente que põe vendas nos outros, os oprimem e ainda tenho que ouvir que eles gostam disso, e não querem mais nada da vida senão servir ao amigo imaginário ou os que o representam na terra...
Você consegue beber desse cálice cheio de fel sorrindo, apreciando o sabor? Eu não.
Que coisa. Parece até que estou sendo trollado.