Petralha: aparece no Gibi do Batman e gera mimimi.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Petralha: aparece no Gibi do Batman e gera mimimi.

Mensagempor Kasuya em 13 Mar 2011, 01:27

PETRALHAS!: ENTENDA A POLÊMICA SOBRE O TERMO QUE APARECEU NO “BATMAN”

Nojentos, horríveis, asquerosos, odiosos, sórdidos,
malcriados, repelentes, vis, desagradáveis,
indecentes, torpes, trapaceiros, vigaristas…
Ou seja: PETRALHAS!

Imagem

A história que vou contar poderia ser divertida não fosse expressão de um fascismo ainda suave que vai se insinuando na sociedade brasileira, especialmente no ambiente da cultura. Em nome do bem ou da liberdade, grupos de pressão tentam impor a sua agenda e calar seus adversários. É a turma que queria e ainda quer o “controle social da mídia”… Patrulham tudo: blogs, revistas, jornais, sites noticiosos, a ombudsman da Folha, programas de televisão, livros e, acreditem!, até gibis do Batman! Leitores me enviaram links de alguns blogs verdadeiramente espantosos. Não sei se é o autoritarismo que alimenta a burrice ou a burrice que alimenta o autoritarismo. É provável que seja uma coisa e outra, num ciclo realmente perverso.

No alto, vocês vêem a capa de uma revista (é assim que a gente chama? Não entendo nada desse assunto!) do Batman, publicada no Brasil pela Editora Panini. O bandidão dessa história, de Grant Morrison (roteiro) e Cameron Stewart (desenhos), é o “Rei Perolado”. Pois bem, num dado momento, uma das personagens se refere ao facinoroso como “petralha”. No original, em inglês, emprega-se “nasty”. A felicíssima tradução é de Caio Lopes. Quando uma pessoa é “nasty”, ela pode ser nojenta, horrível, asquerosa, odiosa, sórdida, malcriada, repelente, vil, desagradável, indecente, torpe e coisas desse paradigma… Em suma, é uma “petralha”. Caio marcou um golaço! Uma tradução busca na outra língua não o sinônimo frio, mas o termo que tem, além do significado semelhante, a mesma carga cultural. Não conheço a história, mas suponho que o “Rei Perolado” também deva ser trapaceiro, vigarista, essas coisas. Ou seja: UM PETRALHA!!!

Vocês acreditam que os petralhas resolveram reagir? “Como ousam usar uma palavra criada pelo Reinaldo Azevedo?” Há blogs protestando contra o que seria a “ideologização” da tradução! De fato, o neologismo é meu: trata-se, originalmente, da fusão de “petista” com “metralha”, dos Irmãos Metralha, os ladrões. Generoso, já disse até na TV que nem todo petista é petralha, mas todo petralha é petista. O que isso quer dizer: nem todo petista rouba, mas sempre que alguém roubar e tentar dizer que é para o bem do Brasil, não duvide: é um petista! Os ladrões dos outros partidos têm ao menos a honestidade dos bandidos: pegos em flagrante, jamais dizem que fazem safadeza em nome da causa. Adiante!

O vocábulo fugiu ao meu controle e foi virando sinônimo de gente que não presta. Não é a primeira vez que isso acontece na língua.

Esses caras são tão dedicados na sua patrulha que um Zé Mané aí se orgulha de ter, acreditem!, entrado em contato com a editora para reclamar. Márcio Borges, diretor de marketing e da área comercial da editora, deu uma resposta excelente, que merece nosso aplauso:
“A Panini considera o termo ‘petralha’ uma gíria que vem se popularizando no Brasil e, independente da origem do termo, não é mais utilizado no linguajar popular apenas com conotação política, mas como sinônimo para ‘asqueroso’, ‘nojento’ etc. A empresa ressalta que não tem qualquer intenção de utilizar seus produtos editoriais de entretenimento para fins políticos.”

Parabéns, Borges! Não se deixe patrulhar por desocupados. O inconformado missivista não gostou da resposta da editora e observou que o termo ainda não está dicionarizado. Pois é! Junta a ignorância ao autoritarismo. Está, sim!

“Petralha” e variantes – “petralhada” – já figura no “Grande Dicionário Sacconi” da língua portuguesa, conforme se pode ver abaixo. A definição é deliciosa. Leiam:

Imagem
Imagem

Espantoso
O que há de espantoso na corrente contra o emprego da palavra na tradução de uma revista do Batman? Os que protestam alegam que o termo incentiva a “intolerância”. Outros dizem que se trata de um abuso da “liberdade de expressão”!!! Como eles são muito tolerantes, então defendem a censura, entenderam?

De resto, ainda que “petralha” não tivesse caído na boca do povo com esse sentido mais amplo, ainda que continuasse a ser apenas o que era na origem – “petista + metralha” -, pergunto: o que há de errado em combater petista ladrão?

Bem, queridos, não sei se a revista ainda está nas bancas, mas vou comprar a minha, hehe. E os convido a torrar alguns tostões fazendo o mesmo, até como ato de desagravo ao achado lingüístico do tradutor e à editora, que teve de agüentar a patrulha boçal.

Não adianta! Vão ter de conviver com este fato: “petralha”, agora, faz parte da língua. E só foi parar no dicionário porque, afinal, existem os petralhas. A patrulha a um gibi e a uma editora prova que existem e que têm de ser combatidos.

Freqüentemente, também eu alargo o sentido da minha criação e emprego “petralha” como sinônimo de “fascista”. Faz ou não faz sentido?

Eu ri alto com essa rixa do Azevedo com o PTista que leu esse gibi, não sei vocês. :haha:

Fonte: http://universofantastico.wordpress.com/2011/02/13/petralhas-entenda-a-polemica-sobre-o-termo-que-apareceu-no-batman/
Editado pela última vez por Kasuya em 13 Mar 2011, 16:32, em um total de 1 vez.
Imagem
Kasuya

Re: Petralha: aparece no Gibi do Batman e gera mimimi.

Mensagempor Hallion em 13 Mar 2011, 01:46

LOL SO FUNNEY

Sério, que tradução porca. Até porque imagino que tradução não exista para alienar parte das pessoas que leem o bagulho.

Aqui está um texto da Denise Bottmann, que é tradutora, sobre o caso.

http://naogostodeplagio.blogspot.com/20 ... peito.html
Hallion

Mensagempor Emil em 13 Mar 2011, 01:50

Sem contar que, né. O texto defendendo a tradução é do Reinaldo Azevedo, o cara que cunhou o termo com intuito único de ofender políticos, militantes e eleitores de um determinado partido.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Kasuya em 13 Mar 2011, 08:47

Sério, que tradução porca. Até porque imagino que tradução não exista para alienar parte das pessoas que leem o bagulho.

Como assim alienar? Um brasileiro que lê "petralha" sabe que trata-se de um termo pejorativo que indica tudo o que o dicionário mostrado diz. Não vejo por que haja uma alienação das pessoas aqui (lembrando que a tradução é para o povo brasileiro não o povo de outros países que, talvez, tenham dificuldades de entender o termo ou interpretá-lo).

Agora, pessoalmente, não achei nem ruim nem excepcional a tradução. Achei engraçada. Mas concordo plenamente com a posição da editora de que o melhor a fazer é procurar termos mais enraizados na nossa cultura e com mais ou menos a mesma carga de significado.

Eu costumo citar muito a "tradução" de Glass Walkers como Andarilhos do Asfalto (a Tribo de Lobisomem: O Apocalipse). Qualquer idiota que entende o mínimo de inglês sabe que não faz sentido nenhum comparar "asfalto" com "vidro" (tradução ao pé da letra de Glass), entretanto, a tradução "Andarilhos do Vidro" não faria o menor sentido para o brasileiro, porque vidro não representa, para nós, o representativo mor da cidade, mas o asfalto o faz.

No caso do "petralha", poucas palavras carregam consigo vários significados asquerosos como o "nasty". Eles poderiam traduzir como, sei lá, "perverso", mas tudo que teríamos aí é um simples xingamento (francamente, "seu perverso"? o.O). Mas "nasty" carrega vários sentidos que a palavra "petralha" também o faz. Enfim, achei válido.

Sem contar que, né. O texto defendendo a tradução é do Reinaldo Azevedo, o cara que cunhou o termo com intuito único de ofender políticos, militantes e eleitores de um determinado partido.

Isso é verdade, mas, enfim, embora ele seja meio suspeito em comentar, achei interessante os argumentos dele:

[É bom frisar que, o que é dito aqui não é da minha parte, mas inferências da leitura do texto do Azevedo e, portanto, argumentos DELE. Não achei que seria necessário destacar isso, mas pelo visto, foi.]

1- a palavra não é mais usada apenas como sinônimo de difamação da imagem do PT, mas para todo tipo de pessoa ruim, asquerosa, e cheia dos piores adjetivos que geralmente colocamos "carinhosamente" nos nossos políticos (incluindo PTistas e outros);

2- a palavra já é termo da nossa língua, não um simples neologismo, tanto que já está catalogada em dicionário, o que não mais pode soar como forçação de barra por parte da editora, ela simplesmente pegou uma palavra carregada de significados para substituir por outra também carregada de significados similares;

3- "petralha" não se refere a todos os integrantes do partido, mas sim aos integrantes ladrões do partido. Aí fica a questão: TODOS são ladrões do ponto de vista de quem defende? :roll:

Editado: Minha opinião quanto a isso:

1- obviamente, ninguém chama PSDBista de "petralha" ou coisa do tipo;
2- não achei condenável a tradução de "nasty" para "petralha" no sentido de adjetivar o vilão do Batman, mas não faria o mesmo se fosse eu a traduzir. Achei inusitado, engraçado e válido;
3- eu enumerei os argumentos-chave do texto por um simples motivo: pra mim, por mais que seja o Azevedo falando do PT, ou o Lula falando do FHC ou o Cassaro falando de D&D 4e, ou quem quer que seja falando sobre um assunto que é suspeito pra falar eu gosto de analisar os argumentos e não dizer "ah, mas é o Azevedo, é claro que o texto é uma merda flamejante" e usei isso para levá-los a encarar esse ponto. Somente. Se soou de forma errada, paciência.
Editado pela última vez por Kasuya em 13 Mar 2011, 16:46, em um total de 1 vez.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Mar 2011, 10:54

Bah, achei que depois da cagada histórica que foi essa última eleição eu ia poder passar pelo menos um par de anos sem ler as asneiras do Reinaldo Azevedo e outros conservadores radicais brasileiros.

Obrigado por acabar com a minha ilusão, Kasuya. :putz:

1- a palavra não é mais usada apenas como sinônimo de difamação da imagem do PT, mas para todo tipo de pessoa ruim, asquerosa, e cheia dos piores adjetivos que geralmente colocamos "carinhosamente" nos nossos políticos (incluindo PTistas e outros);

Ceeerto.

Fazer um experimento rápido então. Cunho agora um novo termo: Kasuyada. Refere-se ao ato de postar um tópico com uma cegueira de análise do discurso tão grande, que o autor parece estar fazendo força pra não ver aquilo que está bem na sua frente.

Mas não entenda mal, a ideia não é que esse termo reflita negativamente na imagem do Kasuya, oh não, é um termo totalmente genérico que pode ser utilizado pra qualquer usuário do fórum, sem nenhuma intenção de atacar indiretamente o Kasuya. Na verdade, DEVE ser usado com todo mundo - de preferência, quanto mais se usar o termo "Kasuyada" pra definir um post desse tipo, melhor.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Nibelung em 13 Mar 2011, 11:25

Nah, seja mais direto.

Faça o homem-aranha chamar o Abutre de Tucanalha.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Kasuya em 13 Mar 2011, 13:34

Fazer um experimento rápido então. Cunho agora um novo termo: Kasuyísmo. Refere-se ao ato de postar um tópico com uma cegueira de análise do discurso tão grande, que o autor parece estar fazendo força pra não ver aquilo que está bem na sua frente.

Sua analogia foi infeliz por dois simples motivos: o termo "petralha" não se refere a uma pessoa em específico, mas um conjunto abstrato de pessoas PTistas que robam (abstrato porque, não se tem bem uma ideia concreta do número de corruptos presentes lá, pelo menos eu não sei disso, sempre tem aquele cara "suspeito" que não se foi provado nada contra ou a favor dele).

O outro motivo é o fato de que uma coisa é você praticar coisas ilegais
e dignas de processo e prisão, outra coisa é você difamar uma pessoa por fazer algo que te "incomoda" (falta de termo melhor), mas que não é um crime/ilegal. Em suma, por exemplo, difamar a imagem de uma pessoa como burra por ela ter cometido uma burrice (não ilegal) quem está errado é você, mas se você difamar a imagem de uma pessoa como ladrão por ter roubado algo (ato ilegal), você pode até não estar "certo", mas está com razão de fazê-lo.

Outra coisa que eu quero deixar bem claro: eu enumerei a argumentação dele por achar interessante fazer, não a defendi propriamente dito. O que eu defendi foi o ponto de vista que motivou a editora traduzir "nasty" por "petralha", exatamente porque se usa "petralha" como um termo cheio de significados asquerosos, não pelo significado político. Não achei nada de mais na tradução. Se EU estivesse lá na hora de traduzir, provavelmente não usaria essa palavra, mas levaria numa boa se a encontrasse em uma revista aleatória (e riria com isso).

Mas, enfim. Eu achei engraçado justamente a polêmica da cosia: ele chamando os os PTistas de facistas e eles fazendo o maior mimimi porque o termo apareceu numa tradução de gibi (de gibi, não uma revista de extrema repercussão no Brasil, que quase todo mundo certamente verá). A graça maior é que, sem dúvida, nós talvez nem saberíamos dessa história toda se os próprios ofendidos da história não tivessem feito algum alarde.... :b

Faça o homem-aranha chamar o Abutre de Tucanalha.

E por que não? Seria igualmente engraçado. =)
Imagem
Kasuya

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Mar 2011, 13:44

O termo petralha, como o próprio autor admitiu, se refere a petistas corruptos.

Cara, se o vilão do Batman for um petista, é algo impressionante.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Madrüga em 13 Mar 2011, 13:48

Kasuya escreveu:Sua analogia foi infeliz por dois simples motivos: o termo "petralha" não se refere a uma pessoa em específico, mas um conjunto abstrato de pessoas PTistas que robam (abstrato porque, não se tem bem uma ideia concreta do número de corruptos presentes lá, pelo menos eu não sei disso, sempre tem aquele cara "suspeito" que não se foi provado nada contra ou a favor dele).

A analogia não foi infeliz porque mostrou algo que você simplesmente não entende: diferença ideológica entre termos supostamente sinônimos.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Kasuya em 13 Mar 2011, 14:30

A analogia não foi infeliz porque mostrou algo que você simplesmente não entende: diferença ideológica entre termos supostamente sinônimos.

Acontece que aqui, na nossa cultura, o conceito centrado na política está fortemente relacionado com corrupção, ladrões, seres asquerosos, dentre outras coisas "nasty" então usar um termo político para a tradução só serviu pra ajudar a reproduzir o sentido da coisa, cheio de significados (repare que a maioria dos adjetivos com vários significados negativos daqui são justamente de origem política).

Se o vilão chamado de "petralha" tem um perfil digno do adjetivo como o conhecemos, não vejo, realmente, problema nenhum. Mas poderia ser outros também, como "tucanalha", "facista" (não aquele que acredita na "ideologia facista", mas aquele político connsiderado autoritário e interventor, cujas intervenções são de benefícios duvidosos para o povo, o que não deixa de ser uma nova forma de empregar o adjetivo), "extremo direitista" (usado popularmente como o "lado negro da Força da política do país"), etc....

Isso é uma metáfora: "aquele cara é um petralha" == "aquele cara age como petralha". Não é, realmente, esquisito chamar um não-petista de petralha.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Mar 2011, 15:44

Kasuya, só conheço duas pessoas nesse mundo que seriam capazes de dizer que "petralha" é um termo usado corriqueiramente pra qualquer político corrupto, e não tem nenhuma conotação de ataque ao PT: você e o próprio Reinaldo Azevedo.

Então me restam duas opções: ou tu realmente acredita nisso (e nesse caso está vivendo em uma ilusão que eu não conseguiria quebrar), ou tu não acredita mas está disposto a passar a ideia adiante assim mesmo (e nesse caso seria perda de tempo tentar quebrar esse fanatismo político).

Em ambos os casos, continuar perdendo tempo nesse tópico não seria muito produtivo.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Madrüga em 13 Mar 2011, 15:55

Kasuya escreveu:Acontece que aqui, na nossa cultura

Sua, pelo jeito.

Kasuya escreveu:o conceito centrado na política está fortemente relacionado com corrupção, ladrões, seres asquerosos, dentre outras coisas "nasty" então usar um termo político para a tradução só serviu pra ajudar a reproduzir o sentido da coisa, cheio de significados (repare que a maioria dos adjetivos com vários significados negativos daqui são justamente de origem política).

Mas política =/= PT.

E essa "maioria de adjetivos"? Cite exemplos com etimologia.

Kasuya escreveu:

Isso é uma metáfora: "aquele cara é um petralha" == "aquele cara age como petralha". Não é, realmente, esquisito chamar um não-petista de petralha.

Isso não é uma metáfora. No máximo seria uma metonímia, mas mesmo assim seria forçar a barra.

Cara, você está enraizando a "kazuyada".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Mar 2011, 16:07

Madrüga escreveu:Cara, você está enraizando a "kazuyada".

...Kasuyada é mais fácil que Kasuyísmo. Gostei. Vou editar o post.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Kasuya em 13 Mar 2011, 16:25

Kasuya, só conheço duas pessoas nesse mundo que seriam capazes de dizer que "petralha" é um termo usado corriqueiramente pra qualquer político corrupto, e não tem nenhuma conotação de ataque ao PT: você e o próprio Reinaldo Azevedo.

Eltor, cara, me diz onde eu disse isso. Dentro do âmbito político, obviamente, se usa o termo para petista ladrão, no máximo, quem sabe, para políticos da base aliada ao PT.

Agora, sério, é realmente incrível assim conceber alguém comparar outrem com um petralha? Pois é assim que eu encaro quando alguém diz "esse cara é um perfeito petralha" como uma metáfora do tipo "esse cara age igual a um perfeito petralha" que é, o que a tradução do quadrinho parece acreditar do vilão.

Quando eu disse "não-petista", eu me referia pessoas descorrelacionadas com a política (pelo menos diretamente), então, nesse ponto, acho que me expressei mal.

Mas política =/= PT.

Sim. É por isso que eu disse que qualquer outro adjetivo do tipo poderia ser aceitável (como "Tucanalha").

E essa "maioria de adjetivos"? Cite exemplos com etimologia.

"Tucanalha", "Facista", "extremo direitista", "mensaleiro", "coronel", dentre outros. Todos eles acarretam uma coletânea de adjetivos ruins e asquerosos, todos advindo da política. Muitos são sentidos agregados a palavras já existentes, como "coronel" que é dado àquele político de áreas mais "interioranas" como interior do Nordeste e regiões do Norte que controlam as votações e supostamente lucram com a desgraça do povo.

A vantagem do "Petralha", do "Tucanalha" e do "mensaleiro" é que ele não precisa exatamente de contexto para funcionar. Já "coronel" e "facista", por exemplo,ficaria difícil de impor sem o contexto da política, a não ser que ele seja evocado (ex: "ele é um verdadeiro coronel político", ou "aquele esquerdista facista vai me pagar").

Mas, enfim, eu concordo com o Eltor: a discussão perde o sentido por aqui. Até porque a intenção do foco era rir da rixa do Azevedo e do PTista aleatório que leu o gibi e se ofendeu.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Mar 2011, 16:31

Kasuya escreveu:

Eltor, cara, me diz onde eu disse isso. Dentro do âmbito político, obviamente, se usa o termo para petista ladrão, no máximo, quem sabe, para políticos da base aliada ao PT.

Kasuya escreveu:1- a palavra não é mais usada apenas como sinônimo de difamação da imagem do PT, mas para todo tipo de pessoa ruim, asquerosa, e cheia dos piores adjetivos que geralmente colocamos "carinhosamente" nos nossos políticos (incluindo PTistas e outros);

Descanso meu caso.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Próximo

Voltar para Off-Topic