Aluno poderá ingressar na universidade sem concluir o médio

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Aluno poderá ingressar na universidade sem concluir o médio

Mensagempor Assumar em 18 Mar 2011, 11:41

Aluno poderá ingressar na universidade sem concluir ensino médio

O Projeto de Lei 6834/10, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), em tramitação na Câmara, autoriza matrícula em universidade aos estudantes que passaram no vestibular tendo concluído apenas o segundo ano do ensino médio. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Atualmente, a LDB só permite o ingresso nas universidades para os estudantes que concluíram o ensino médio. Para o deputado, é comum que jovens passem em exames seletivos ainda no segundo ano.

A proibição para a matrícula, na opinião dele, é injusta, pois o aluno mostrou possuir conhecimento para entrar em um curso superior.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo - Rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: http://www.anup.com.br/noticia_detalhe.php?not_id=7199
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais

Re: Aluno poderá ingressar na universidade sem concluir o mé

Mensagempor Lanzi em 18 Mar 2011, 11:48

As pessoas entram cada vez mais jovens na universidade. E isso é uma merda. A tendência é que a universidade se torne só uma extensão do ensino médio. Na UNESP de Franca, por exemplo, o que se vê, cada vez mais, é a predominância de mentalidade e dos comportamentos típicos do colegião.
Lanzi

Mensagempor Allefcapt em 18 Mar 2011, 12:02

Olá a todos,

O que acaba refletindo na imensa dificuldade de se conseguir profissisonais qualificados no mercado.

Esta busca está virando um inferno.

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Sampaio em 18 Mar 2011, 13:39

Poxa, se isso tivesse saído antes eu teria entrado. Passei tanto na Federal quanto na PUC quando eu estava no 2o ano. Fiz por experiência.

Eu sou a favor. Aprendi nada que preste no 3o ano e o deputado tem razão: se o cara fez os pontos suficientes pra passar é pq ele tem o conhecimento mínimo que eles estão pedindo.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 18 Mar 2011, 13:41

Aprendi nada que preste no 3o ano

Esse tipo de raciocínio de "não aprendi nada que preste no ano X" é algo que eu desprezo com todas as forças do meu ser, e tem se tornado tremendamente comum entre alunos de ensino médio.

Essas mesmas pessoas criticam, depois, americanos que não sabem onde fica a Austrália.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Magyar em 18 Mar 2011, 13:49

Alguma coisa você sempre aprende. Nem que seja na questão de autoconhecimento.

Simpatizo da opinião do Lanzi e do Allef. Essa lei não presta, mais por questões de maturidade da pessoa mesmo. Poxa, tem certos comportamentos que eu repudio desde a época que entrei na faculdade, pela falta de maturidade de muitas pessoas na aula. Sem contar que tem muita gente que não aguenta o tranco de morar longe de casa, das famílias e dos amigos. Ou que perde o rumo facilmente graças a cabeça fraca e influências.

Motivo é o que não falta para que a pessoa precise de uma certa maturidade para entrar na faculdade. Quem dera fosse só uma questão de inteligência.
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Assumar em 18 Mar 2011, 14:27

Só lembrando que é um projeto de lei, ainda.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Iuri em 18 Mar 2011, 14:37

Acho que essa medida é condizente com o modelo atual de admissão do ensino superior. O que interessa para entrar em universidades É apenas conhecimento de assuntos científicos e sociais que são (normalmente) abordados no ensino médio. A pessoa não precisa ter de fato concluido o médio para ter esse tipo de conhecimento.

É fato que a maturidade ainda não está completamente desenvolvida nessa idade na maioria dos jovens (cada vez os bixos parecem mais retardados...), mas as universidades não estão nem aí para isso (pelo menos é o que demonstram pelo modelo do vestibular). Neste caso, concordo com esse projeto de lei.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Mar 2011, 14:47

Então que mudem a forma de admissão nas faculdades, ué. SE o único método é o exame nacional de ensino médio / vestibular, que cobre informações ministradas no EM, e o aluno demonstre que é capaz, nada mais justo que passar.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor oculto em 18 Mar 2011, 15:47

Sobre a questão da maturidade, pessoas que chegam a passar para uma faculdade ainda no segundo (ou primeiro o.O) ano do ensino médio, teoricamente já possuem uma diretriz para sua vida e, consequentemente, maior maturidade e conhecimento que muitos outros jovens da mesma faixa.

Acho que todo o ensino segue um fluxo estabelecido, embora existam excessões entre alguns super-dotados (entendendo por SD aqueles que estão três ou mais anos a frente dos demais). O que uma lei como essa me inspira a pensar inicialmente é que querem fazer da excessão uma regra, a menos que um jovem aprovado no vestibular ainda tenha que cursar o terceiro ano antes da faculdade (ou concomitantemente).
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Madrüga em 18 Mar 2011, 15:52

oculto escreveu:Sobre a questão da maturidade, pessoas que chegam a passar para uma faculdade ainda no segundo (ou primeiro o.O) ano do ensino médio, teoricamente já possuem uma diretriz para sua vida e, consequentemente, maior maturidade e conhecimento que muitos outros jovens da mesma faixa.

Isso é besteira. Muita gente só prestou para ver como era, ou para ver se é capaz de passar, etc. E isso só fortalece essa ideia de que faculdade é "ensino médio II".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor oculto em 18 Mar 2011, 16:24

Se você prestou o vestibular antecipadamente, mesmo "para ver só como era", em tese prova que você provavelmente já tem um interesse e uma diretriz planejada. Não são todos os jovens que eu vejo isso, mas todos que eu conheci que fizeram o vestibular antecipado já demonstravam um interesse profissional bem avançado. Eu entendo isso como maturidade, e a capacidade de passar no vestibular como conhecimento.

Se meu segundo parágrafo anterior não ficou claro, não sou a favor da lei se ela for um trampolim para os jovens não cursarem o terceiro ano do ensino medio, mas ela é rezoável caso os vestibulandos apenas consigam "reservar" sua vaga do vestibular ou tenham que cursar ambos os cursos ao mesmo tempo.

E como eu disse (e parece q vc não leu antes de rotular como "besteira") isso é uma "teoria". Lógico que existem suas excessões, mas aí estaríamos fomentando um universo de possibilidades.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Batousa em 18 Mar 2011, 16:25

Na verdade muita gente presta vestibular um ano antes, para simplesmente começar a acostumar com a ideia, saber como é a prova, treinar o tempo e tudo mais, na verdade ja vi muitos pré-vestibulares incentivando tal coisa. Escolas particulares incentivam e muito.

Mas uma coisa eu falo, 1 ano a mais não é o suficiente para o cara amadurecer e etc etc, tem muita gente na faculdade que tem 30 e tantos anos e não leva a faculdade a sério. Isso varia de pessoa para pessoa.
Imagem
Batousa

Mensagempor Agnelo em 18 Mar 2011, 16:39

Batousa escreveu:Mas uma coisa eu falo, 1 ano a mais não é o suficiente para o cara amadurecer e etc etc, tem muita gente na faculdade que tem 30 e tantos anos e não leva a faculdade a sério. Isso varia de pessoa para pessoa.

Concordo 100% contigo. O cara fica maduro quando fica maduro, e isso não dá pra medir com um ano de colégio.

Meu motivo pra ser contra esse projeto é mais simples, se der pra fazer faculdade sem concluir o terceiro ano então que acabemos com ele de uma vez. E essa de "se o cara passou no vestibular" sinceramente...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor juma em 18 Mar 2011, 17:16

Já eu acho que deveríamos ter algo parecido com o High School americano, onde os alunos estudassem conteúdos que realmente seriam usados num curso da universidade e essas notas fossem usadas para seleção de vagas ao invés de um vestibular. Acho que eu veria menos situações de pessoas entrando num curso de exatas e levando ANOS para passar em disciplinas básicas como Cálculo 1 e Vetores/Geometria.
juma

Próximo

Voltar para Off-Topic