KhanNoonienSingh escreveu:Atualmente menos, mas século XIX tá aí pra ser a mancha no currículo da ciência.
& XX
o a experiência da prisão, o "grupo de estudo sobre a sífilis" e as células HeLa tão aí prá mostrar um "panorama mais novo" ;p
Moderador: Moderadores
KhanNoonienSingh escreveu:Atualmente menos, mas século XIX tá aí pra ser a mancha no currículo da ciência.
crudebuster escreveu:Lumine Miyavi escreveu:Mas... medo, opressão e intimidação não são AS formas de obter controle sobre a população de um modo eficiente?
Claro que sim. Mas tem religioso que finge que religião != política.
Eu até estava a fim de analizar esse lado "puro", básico da religião como um dos tijolinhos da consciência e tal. Mas insistiram que eu estava generalizando, lembra?
E logo após repetiram os fatos que demonstrei nos meus argumentos genéricos, mas separados um por um.
Acaba que o Emil derrubou o último bastião mostrando que o Busdismo, pasmem, foi usado como instrumento de opressão...
Acho que agora só mostrando a ciência como opressora e ditatorial pra contrapor isso. E olha que vão acabar achando alguma coisa, não duvido não.
A ditadura era atéia? Então o ditador era o que na sociedade deles?!
_Virtual_Adept_ escreveu:Admira-me que você não perceba o próprio radicalismo, crude.
Que tipo de filosofia não pode ser usada como ferramenta de opressão? Mesmo o aristotelismo era usado como tal, na Idade Média. A dialética foi usada como justificativa para se ignorar uma porção de descobertas de cientistas russos, o que inclui a genética.
Se formos agir como você e desprezarmos tudo o que pode simbolizar ou representar opressão, crude, deixaremos de lado tudo o que nos torna humanos.
Oprimir é algo que o homem sempre fez para consolidar sociedades. Realmente não importa a fonte da opressão.
A ditadura comunista é atéia, afinal de contas.
o a experiência da prisão, o "grupo de estudo sobre a sífilis" e as células HeLa tão aí prá mostrar um "panorama mais novo" ;p
Mas em tese, ateísmo é descrença em deuses, somente! E não me venha com "crença na inexistência" que isso é argumento de crente, por favor, careca não é cor de cabelo e ateísmo não é religião.
A idéia de venerar um líder perfeito, submetendo-se aos seus ideais, me parece um bocado com o que muita religião prega poraí, ou estou enganado? rsrs
A ditadura comunista é atéia, afinal de contas.
Pode tirar o espantalho do milharal, ateísmo não tem nada a ver com opressão, comunismo sim, quando há o quê mesmo? Poder e política em jogo.
Há comunidades de "ateus militantes" que adoram calar a boca das vozes dissonantes.
Mas em tese, ateísmo é descrença em deuses, somente! E não me venha com "crença na inexistência" que isso é argumento de crente, por favor, careca não é cor de cabelo e ateísmo não é religião.
Emil escreveu:Tudo que eu queria fazer era o SIlva entender que esse negócio de "o budismo não usa opressão pra conseguir mais ovelhas" era fruto de uma visão deturpada tanto sobre o que ele chamou de religiões abrâmicas, quanto sobre as religiões orientais
E não teve sucesso, diga-se. Afinal, você mostrou o que o homem faz com a religião budismo, não o que o corpo de ensinamentos do budismo prega. Repito: você (ou qualquer outro) só vai me fazer mudar de idéia quando mostrar trechos e citações budistas contendo insinuações a culpa, medo, intimidação, maniequísmo, ou qualquer outro artificio covarde para convencer o espectador.
Que o budismo tem sua carga de fantasia/sobrenatural, preconceitos e discriminação? Ok, concordo. Até natural, tendo em vista o contexto cultural em que foi desenvolvido. Mas não é esse meu ponto - monstrem-me trechos em seu corpo de ensinamentos análogos ao Elijah "children-slayer" ou a fabula de adão e eva, ou os ensinamentos de apedrejamento e banimento de filhos rebeldes e mulheres adulteras, ou ainda o caminho único e exclusivo de salvação através de Jesus (em outras palavras: ou tu tá com jesus, ou tu tá fodido).
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes