Mas agora não tem mais desculpa: Fim de Semana grátis e... menos de 3 dólares!!!
LEADandGOLD
Sério, esse jogo me pegou de surpresa e me agarrou à cadeira mais rápido do que a maioria(talvez mais do que qualquer outro). Quase todo jogo que me vicia leva um certo período de aprendizado ou entrar de fato no jogo(passar do tutorial, pegar o feeling, etc), o que vai umas horas ou sessões de jogo... Lead and gold tem um tutorial minúsculo que sequer é necessário e me agarrou na primeira partida. Semanas à fio depois eu só parei por causa de um problema: lag.
Falta de BRBRBRHuehuahuahuaBRBR
Daí a propaganda.
Alguns comparam com 'team fortress no velho oeste', que é como dizer que qualquer jogo com tiro e classes é TF. A premissa é simples: 4 classes distintas, jogabilidade simples, dois times de até no máximo 5 pessoas(ainda bem! falo mais disso à seguir), altamente dinâmico, rápido(MUITO) praticamente bug-free, modos de jogo interessantes(menos clichés) e muito divertido. Terceira pessoa.
Features Gerais
O jogo é intenso, rápido e evoca teamplay em todos os aspectos. Para começar que todos ganham bônus por cobertura: ficar próximo de um aliado dá um bônus por ter alguém te cobrindo, e cada classe dá um bônus diferente. Não existe healer e, uma mecânica bem irreal(mas que é fantástica) é que todos se curam lentamente quando estão com cobertura... Exceto por alto dano e pseudo-críticos, ninguém morre de cara, caindo ferido e qualquer aliado pode re-erguer.
O jogo conta com evolução de personagem... por partida. Ou seja, você ganha níveis que melhoram seu desempenho(nada espantoso demais), até 6 níveis, mas só conta durante aquela partida; na próxima, todos começam do zero em diante novamente.
O mais bacana é que além de experiência(pontos por kills, por assim dizer) de cada jogador, cada time também ganha dinheiro por completar objetivos... e matar adversários de nível alto ou que estejam dominando o jogo dá mais exp E dinheiro, gerando um sutil jogo de caçar recompensas para quem quiser.
Velocidade, spawn dinâmico
A velocidade do jogo vem em parte das habilidades de sprint e cambalhota/esquiva(ótimas), mas principalmente... da BANDEIRA. A bandeira é um item que cada time tem no seu spawn, mas que pode ser carregada por qualquer um: quando alguém morto vai voltar ao jogo, ele pode escolher entre surgir no spawn do time ou... junto a bandeira. A bandeira é um spawn móvel que permite todo mundo voltar rapidamente ao fronte de batalha. Defender quem leva a bandeira é essencial, e táticas interessantes podem ser feitas com ela(quadruplicadas se considerar os prós e contras de que classe carregá-la... mas sniper(trapper) mal conta... se estiver de sniper, não pegue a bandeira, por favor).
Modos
6 modos no total. O jogo tem duas idéias bacanas, cada uma virando dois modos de jogo:
-Dinheiro: envolve roubar sacos de dinheiro, permite jogar sacos de um para o outro, e você não quer ser surpreendido na mira de alguém com as mãos ocupadas. Dois modos usam isso: Greed, onde todos tentam roubar o máximo de sacos para seu time dentro do tempo e Robbery, onde um time defende um banco e o outro ataca.
-Explosivos: Envolve usar barris de pólvora para destruir pontos estratégicos. Novamente dois modos, um com defensores e atacantes e o outro onde cada time tenta destruir a base adversária... esse último bem intenso. O ponto mais interessante é que os barris carregados além de poderem ser jogados se acendem e eventualmente explodem se atingidos(batata quente alguém?). Eu amo uma tática quando percebo que me caçam quando levo o barril: curva, ponto estratégico, solto barril pulando pra trás e atirando... enfim, eles permitem múltiplos usos.
E os outros dois modos são os típicos capturar área e deathmatch...
De cara eu pensava que o jogo teria pouca variedade por falta de recursos dos desenvolvedores... isso deve ter entrado nas considerações, mas nunca vi design mais belo com tão pouco. As poucas classes oferecem estilos interessantes, foram bem divididas e eu ouso dizer que mais delas mudaria a dinâmica do jogo para pior.
São apenas 5 em cada time, não existe 'agachar' e o arsenal é limitado... e isso é ótimo! Exceto por um mapa grande demais, em nenhum momento o jogo parece vazio; Em parte pelos mapas e muito pelo jogo a ação é constante em bang bang desenfreado, a falta de agachar reduz jogos parados com gente abusando da cobertura e a terceira pessoa também ajuda a verificar curvas... o que não impede emboscadas, que aliás são abundantes, apenas requer mais inteligentes.
5 pessoas por time tem efeitos interessantes:
-desincentiva exageros: jogar contra qualquer pessoa que não um iniciante ou noob completo faz todos sentirem a falta de alguma classe, o jogo te leva a querer ter todas no time, e na maioria dos jogos não há mais do que 2 pessoas repetindo roles.
-Cada um faz a diferença: menos gente=skill fala mais alto. Um jogador bom causa um impacto tremendo no jogo, cada um conta, o que incentiva teamplay e na falta de equilíbrio gera um verdadeiro 'procurado: morto' que não deixa de ser divertido(e combinar com o jogo).
O arsenal limitado tem os mesmos prós e contras do caso TF2 quando saiu: pouca variedade, mas o jogador se foca em poucos botões para fazer o que quer(nada de rodar até 9 armas como doom) e o principal: você sabe o que está enfrentando. A galerinha que lembra se divertir mais no TF2 antes de todos os updates deve ser(em parte) por causa disso: o equilíbrio é ótimo, você vê uma classe e sabe o que cara pode ou não fazer, tem certeza de que armas ele pode sacar e a estratégia se torna mais importante.
Classes
TODOS são ofensivos e capazes de impor uma boa ameaça no bang bang.
Deputy: tipo um xerife... a mais apagada, o jack-of-all-trades e aparentemente a menos interessantes(assim eu pensava), até você dominá-la(e gente reclamar que ela é overpower). O Deputy é um atirador versátil para quem gosta de mirar, sendo ágil, boa precisão e um rifle com ótimo alcance, boa precisão e boa repetição. É como um sniper mais móvel com mais pvs que dispara rápido. Sua habilidade especial é marcar adversários como procurados, uma vez marcados aliados podem ver a direção em que estão conforme posição no mapa. Um sniper ofensivo. Eu diria que ele foi praticamente feito para carregar a bandeira: manter uma boa distância, nunca longe demais do fronte de batalha, e ajudar a equipe indiretamente marcando alvos.
>arma melhor em distâncias médias a longas, apanha de perto
+aumenta dano de aliados que cobrir
Gunslinger:o cowboy clássico. A classe mais ágil e ofensiva, ótimos pvs, muitas balas de reserva, ótimo dano... a mais simples de entender porque o safado só tem UMA arma. Mas ele se vira bem em qualquer situação porque tem boa mira(mirar: andar mais lento e zoom, o dele é bom e andando rápido) e sua habilidade especial é colocar uma mão sobre a arma e punhetar o gatilho fuzilando com alta repetição.
>arma melhor em distâncias curtas a médias
+aumenta a precisão de aliados que cobrir
[/i]Trapper: Sniper e sabotadora; não preciso falar nada do sniper, sua habilidade especial é colocar armadilhas pelo mapa. Isso a torna ótima defensora, a predileta para controlar metralhadoras montadas(nos mapas onde existem) e espalhar armadilhas no campo inimigo, ainda mais numa saída de spawn é interessante.
>alto dano de longe apenas
+dá chance de críticos a quem cobrir
[i]Blaster: demolidor. Um minerador gordo munido de shotgun e várias bananas de dinamite. Eu AMO granadas em qualquer jogo, gosto mais de preparar ciladas e surpreender do que o bang bang típico(daí gostar de demoman, spy, scout no tf), e sempre tive uma queda por shotguns então... minha classe predileta.
>dano de perto
+dá proteção a quem cobrir
Fica aqui um review de quando o jogo saiu, primeiro que achei
TLDR:
Menos de 3 dólares, multiplayer, viciante, divertido, bons gráficos e ótimo feeling western...
menos
de
3
dólares
Promoção de fim de semana+demo(free weekend) no steam. Fica aí a boa dica
Não que ser um dos poucos jogos onde eu consigo ownar tenha haver com a propaganda. De modo algum.